Avaliação do Tópico:
  • 3 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que eu não tenho força de vontade?
#1





[Image: cansado1.jpg]



Porque eu não tenho força de vontade para realizar meus objetivos?



Nós somos um sistema complexo, corpo, cérebro e mente. O cérebro é um órgão que possui 2% da massa corporal e que consome 25% da nossa caloria diária. Portanto, somos um sistema integrado de corpo, cérebro e mente. Existe um estudo científico que mostra que a postura de emponderamento, postura de vitória, postura de conquista, postura de comemoração, aumenta a testosterona em até 25%.


Tá mais porque eu to falando isso?!



Eu to falando tudo isso porque muitos confrades, as vezes, é tachado de molenga, preguiçoso, procrastinador, não tem mente forte, pois não consegue conquistar aquilo que quer para a sua vida. Só que o problema desse confrade é outro. O problema dele não está na mente, está no cérebro, no órgão cerebral. Antes de aprofundar nisso, eu quero dizer sobre um experimento com ratos, onde os que tinham baixa dopamina (neurotransmissor que estimula o cérebro a ter força de vontade, satisfação, vontade de fazer mais), procuravam as comidas mais fáceis de encontrar. Já os ratos com alta dopamina, tinham mais força de vontade, em procurar mais comida, eles abriam mão de pegar a comida fácil, para buscar maior quantidade de comida.


Então o paralelo que podemos fazer, é que os confrades que buscam o caminho mais fácil, sem esforço, é tachado de molenga, de baixa determinação, quando na verdade, o que este confrade tem, não é uma mente molenga, e sim, um cérebro com carência de dopamina! 


Não está com dopamina suficiente, para ir atrás do mais difícil, não está com dopamina suficiente para ter força de vontade, persistência, para conquistar seus objetivos!


Portanto, se você, confrade, ainda está indo pelo caminho mais fácil e não está conseguindo conquistar suas metas, te levando a ficar desiludido, descontente e frustrado, saiba que o problema não está na sua mente, não pense que sua mente está fraca, o seu problema é que o nível de dopamina esteja interferindo diretamente no que você está indo buscar, te levando a ter baixa força de vontade, baixa determinação, baixa persistência.


Ok!
Mas como fazemos para aumentar o nível de dopamina no cérebro?! Como podemos gerar mais dopamina no cérebro?!



Vou te dar três sacadas pra você produzir mais dopamina em seu cérebro. Pode parece obvio, mais vamos lá. A primeira atitude para gerar mais dopamina no cérebro é fazer atividade física. Quanto mais você fazer atividade física, mais o seu cérebro recebe doses de dopamina que lhe proporciona sentimento de bem estar. E além desse sentimento de bem estar, a dopamina faz com que você busque recompensas maiores. Força de vontade!


A segunda sacada que eu vou dizer à você, é sobre realização de tarefas diárias. Para aumentar a dose de dopamina no seu cérebro, você tem que dividir suas tarefas em e tarefas menores. Talvez, você confrade, não consegue aumentar seu nível de dopamina, pois polariza seu objetivo.


Como assim polarizo meus objetivos?!



Vamos supor que você queira aumentar seus rendimentos financeiros de R$ 1.000,00 para R$ 5.000,00. Olhando a grosso modo, pode parecer que está muito longe para alcançar esse objetivo. E qualquer pequeno aumento que você adquira em seus rendimentos, pode não fazer a diferença, pois você polarizou a conquista para R$ 5.000,00. E o fato de você polarizar essa conquista, faz você produzir a dopamina, só quando alcançar os R$ 5.000,00.


E qualquer pequeno aumento que você consiga torna-se insignificante, porque para você, só existe início e o fim. Os R$ 1.000,00 e os R$ 5.000,00. Qualquer valor entre eles, não é relevante para seu cérebro.



Porém, se você divide este objetivo, em micro objetivos, estipulando que o primeiro passo para o objetivo principal, é você conseguir aumentar R$ 100,00, R$ 150,00, R$ 200,00, e assim, sucessivamente, você conseguirá aumentar a produção de dopamina em seu cérebro. 


Mesma coisa, em tarefas do dia a dia. Se você tem um livro muito grande para estudar, e se desmotiva pelo tamanho, divida este livro em etapas bem menores e esqueça o final do livro, se concentre na etapa que você estipulou para ler.


Quando você só foca no objetivo final, você perde a possibilidade de comemorar, cada etapa que você conquista. E a cada conquista, você gera dopamina, e, também, bem estar! 


O filme "Poder Além da Vida" ensina muito bem essa sacada, em forma de metáfora: "A felicidade está na jornada, não no destino." O que o filme ensina em metáfora, estou mostrando em ciência.


A ultima sacada que eu coloco pra vocês, confrades, está ligada a segunda sacada. Que é justamente a comemoração de cada etapa que você conquistar!


Celebre, comemore, quanto mais você celebrar suas pequenas conquistas, mais seu cérebro aumentará a produção de dopamina e você vai adquirir mais força de vontade, determinação, persistência, garra, satisfação e bem estar!


E com isso, você cria um ciclo virtuoso em sua vida! 



E uma dica extra pra vocês aumentarem a dopamina em seus respectivos cérebros. A dica é essa:


Faça uma coleção! Tenha um Hobbie de colecionar! Quando você coleciona alguma coisa, e você encontra/acha uma peça que não possui, você comemora e também aumenta a dopamina!


É isso, confrades, espero que essas sacadas sejam relevantes para vida de vocês.









Responda-o
#2
Mandrake, sempre com tópicos foda, parabéns pelo tópico. Uma boa sacada para aumentar a dopamina quando se divide os objetivos em tarefas menores é reservar pelo menos uns 2 minutos para comemorar a realização daquilo. Tipo é uma vitória, comemore! Comemore como se fosse um gol. Isso aumenta a dopamina e te estimula a fazer mais serviços bem feitos para comemorar mais.

Já fiz isso errado, eu simplesmente terminava uma tarefa e começava outra como se fosse uma máquina, não existia prazer, pois sempre eu estava em um "estado incompetente" e só quando terminasse tudo é que sentia que fiz minha obrigação. E também não me sentia satisfeito, pois sentia que não fazia mais do que a minha obrigação. Por isso é bom sempre dar uns tapinhas nas costas e um parabéns para nós mesmos.

Escrevi um negócio relacionado no meu blog: https://diariodoroberto.wordpress.com/2016/12/08/libertando-se-do-habito/
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#3
Excelente, Mandrake!
Responda-o
#4
Sempre que eu alcanço algumas pequenas conquistas ou tenho algum dia bem produtivo, ao fim do dia abro uma cerveja como forma de comemorar isso. Comecei a fazer isso meio na brincadeira, pra desestressar da estafa do trabalho e com o tempo também transformei em hobbie pra estudar mais sobre cervejas e fazer coleção delas.
Hoje, depois de dois anos que comecei nessa brincadeira já estou com mais de 50 garrafas e já bebi nessa brincadeira de comemorações cervejas de todo canto do mundo.
Responda-o
#5
Exercício físico ajuda muito.
Procurem fazer no início do dia, pra começar bem o dia e tomem um café bem reforçado.
Á noite procure algo pra relaxar e conseguir uma boa noite de sono.
Assim você recarrega as energias pro dia seguinte ao mesmo dia que começa cada dia com a energia máxima.
Faço isso desde uns dois anos depois que entrei na real e faz uns 5 anos que não fico doente de coisa nenhuma.
Sobre os exercícios não é nada muito intenso, uns abdominais, calistênicos, flexões, etc. Só pra tirar aquela preguiça típica do pós despertar.
Responda-o
#6
- Mandrake, pra mim esse foi o melhor texto de sua autoria que já li. Ele é simples e fala como é o Emocional e como se comporta o cérebro Quimicamente.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#7
Desculpe ressuscitar o tópico mas achei relevante mencionar um livro que li que aborda o conceito de vontade como um músculo que pode ser exercitado.O nome do livro é Forca de Vontade - Roy F. Baumeister
A Real salva vidas!
“Train yourself to let go of everything you fear to lose.” (Yoda)
Responda-o
#8
(12-12-2016, 09:14 AM)Diamante Escreveu: - Mandrake, pra mim esse foi o melhor texto de sua autoria que já li. Ele é simples e fala como é o Emocional e como se comporta o cérebro Quimicamente.

(2)

Muito bom.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#9
(09-12-2016, 02:48 PM)Mandrake Escreveu:




[Image: cansado1.jpg]



Porque eu não tenho força de vontade para realizar meus objetivos?



Nós somos um sistema complexo, corpo, cérebro e mente. O cérebro é um órgão que possui 2% da massa corporal e que consome 25% da nossa caloria diária. Portanto, somos um sistema integrado de corpo, cérebro e mente. Existe um estudo científico que mostra que a postura de emponderamento, postura de vitória, postura de conquista, postura de comemoração, aumenta a testosterona em até 25%.


Tá mais porque eu to falando isso?!



Eu to falando tudo isso porque muitos confrades, as vezes, é tachado de molenga, preguiçoso, procrastinador, não tem mente forte, pois não consegue conquistar aquilo que quer para a sua vida. Só que o problema desse confrade é outro. O problema dele não está na mente, está no cérebro, no órgão cerebral. Antes de aprofundar nisso, eu quero dizer sobre um experimento com ratos, onde os que tinham baixa dopamina (neurotransmissor que estimula o cérebro a ter força de vontade, satisfação, vontade de fazer mais), procuravam as comidas mais fáceis de encontrar. Já os ratos com alta dopamina, tinham mais força de vontade, em procurar mais comida, eles abriam mão de pegar a comida fácil, para buscar maior quantidade de comida.


Então o paralelo que podemos fazer, é que os confrades que buscam o caminho mais fácil, sem esforço, é tachado de molenga, de baixa determinação, quando na verdade, o que este confrade tem, não é uma mente molenga, e sim, um cérebro com carência de dopamina! 


Não está com dopamina suficiente, para ir atrás do mais difícil, não está com dopamina suficiente para ter força de vontade, persistência, para conquistar seus objetivos!


Portanto, se você, confrade, ainda está indo pelo caminho mais fácil e não está conseguindo conquistar suas metas, te levando a ficar desiludido, descontente e frustrado, saiba que o problema não está na sua mente, não pense que sua mente está fraca, o seu problema é que o nível de dopamina esteja interferindo diretamente no que você está indo buscar, te levando a ter baixa força de vontade, baixa determinação, baixa persistência.


Ok!
Mas como fazemos para aumentar o nível de dopamina no cérebro?! Como podemos gerar mais dopamina no cérebro?!



Vou te dar três sacadas pra você produzir mais dopamina em seu cérebro. Pode parece obvio, mais vamos lá. A primeira atitude para gerar mais dopamina no cérebro é fazer atividade física. Quanto mais você fazer atividade física, mais o seu cérebro recebe doses de dopamina que lhe proporciona sentimento de bem estar. E além desse sentimento de bem estar, a dopamina faz com que você busque recompensas maiores. Força de vontade!


A segunda sacada que eu vou dizer à você, é sobre realização de tarefas diárias. Para aumentar a dose de dopamina no seu cérebro, você tem que dividir suas tarefas em e tarefas menores. Talvez, você confrade, não consegue aumentar seu nível de dopamina, pois polariza seu objetivo.


Como assim polarizo meus objetivos?!



Vamos supor que você queira aumentar seus rendimentos financeiros de R$ 1.000,00 para R$ 5.000,00. Olhando a grosso modo, pode parecer que está muito longe para alcançar esse objetivo. E qualquer pequeno aumento que você adquira em seus rendimentos, pode não fazer a diferença, pois você polarizou a conquista para R$ 5.000,00. E o fato de você polarizar essa conquista, faz você produzir a dopamina, só quando alcançar os R$ 5.000,00.


E qualquer pequeno aumento que você consiga torna-se insignificante, porque para você, só existe início e o fim. Os R$ 1.000,00 e os R$ 5.000,00. Qualquer valor entre eles, não é relevante para seu cérebro.



Porém, se você divide este objetivo, em micro objetivos, estipulando que o primeiro passo para o objetivo principal, é você conseguir aumentar R$ 100,00, R$ 150,00, R$ 200,00, e assim, sucessivamente, você conseguirá aumentar a produção de dopamina em seu cérebro. 


Mesma coisa, em tarefas do dia a dia. Se você tem um livro muito grande para estudar, e se desmotiva pelo tamanho, divida este livro em etapas bem menores e esqueça o final do livro, se concentre na etapa que você estipulou para ler.


Quando você só foca no objetivo final, você perde a possibilidade de comemorar, cada etapa que você conquista. E a cada conquista, você gera dopamina, e, também, bem estar! 


O filme "Poder Além da Vida" ensina muito bem essa sacada, em forma de metáfora: "A felicidade está na jornada, não no destino." O que o filme ensina em metáfora, estou mostrando em ciência.


A ultima sacada que eu coloco pra vocês, confrades, está ligada a segunda sacada. Que é justamente a comemoração de cada etapa que você conquistar!


Celebre, comemore, quanto mais você celebrar suas pequenas conquistas, mais seu cérebro aumentará a produção de dopamina e você vai adquirir mais força de vontade, determinação, persistência, garra, satisfação e bem estar!


E com isso, você cria um ciclo virtuoso em sua vida! 



E uma dica extra pra vocês aumentarem a dopamina em seus respectivos cérebros. A dica é essa:


Faça uma coleção! Tenha um Hobbie de colecionar! Quando você coleciona alguma coisa, e você encontra/acha uma peça que não possui, você comemora e também aumenta a dopamina!


É isso, confrades, espero que essas sacadas sejam relevantes para vida de vocês.










Mandrake, muito interessante o que voce comentou sobre a Dopamina e sua relacao com o estado motivacional da pessoa. Irei pesquisar mais sobre o assunto para poder comentar futuramente.


Em linhas gerais e a grosso modo eu penso que o que determina o estado motivacional de uma pessoa está muito relacionado com a cosmovisao que possui e com questoes circunstanciais que o individuo está enfrentando (muitas vezes um problema ou intempérie da vida pode se transformar num motivo para te fazer crescer e galgar objetivos muito elevados). 


Para uma pessoa estar realmente motivada e não apenas entusiasmada com o que está ou irá fazer, ela precisa ter uma base interna muito sólida com relação ao senso de propósito que a vida dela possui. Quanto mais profundo o propósito, mais duradoura é a motivação que acaba se transformando em disciplina, determinação e finalidade de vida. A verdadeira motivação tem origem cosmológica e altruística. Pode até ter origem no egoismo e desejo de exaltação própria mas acredito que a motivação que advêm do sentimento de altruísmo ainda é mais duradoura e possui uma energia ainda mais transformadora no individuo e no seu entorno físico e social.


Quando me refiro a visão cosmológica estou me reportando basicamente a necessidade de responder a três perguntas fundamentais: 1 - De onde eu venho? 2 - O que estou fazendo nesse mundo, ou seja, qual a minha grande finalidade de vida e 3 - Para onde eu irei depois que eu morrer? Essa visão cosmológica agrega valores éticos e morais que se transformam em princípios norteadores que determinam a conduta da pessoa.


Por ex. meu propósito era me formar em medicina. Eu respondi uma das perguntas (qual a minha finalidade de vida?). Obviamente é uma resposta parcial, visto que a nossa finalidade de vida envolve muito mais do que nossa profissão. Isso por si só já agregou um grande senso de propósito na minha vida e com isso sobreveio a motivação intrínseca, determinação, desejo de lutar para conquistar e realizar meus objetivos. Note que esse simples desejo de ser medico (senso de propósito, meta etc...) já transformou meu entorno físico e social, intelectual, emocional, ou seja, deu um giro de 180 graus na minha vida.


Aqui também fica implícito que descobrir a nossa vocação tem muito a ver com o nosso estado motivacional, tendo em vista que passamos uma média de 8 horas diárias trabalhando durante toda a nossa vida e não venha me dizer que uma pessoa consegue se sentir motivada fazendo o que não gosta por tempo indefinido, ainda que lhe injetassem uma seringa de 10 ml de Dopamina ou Serotonina. 


Sintetizando tudo o que foi dito até aqui: se você não tem um grande propósito na sua vida, uma causa muito maior do que vc mesmo, pela qual lutar e entregar até mesmo a tua vida em nome disso,  uma vocação, então torna-se praticamente impossível sentir-se motivado vivendo uma vida guida por acontecimentos aleatórios. O que esteja fora desse escopo de ação não passa de mero fogo de palha.  


As outras duas perguntas: de onde eu venho e para onde irei são igualmente fundamentais. POrque se vc não tem um passado, então vc não tem uma identidade e sem uma identidade vc fica sem uma base que venha a sustentar a construção do teu eu. E isso se aplica tanto as bases sociais, familiares e principalmente espirituais.


Por ex, se eu acredito que fui formado e planejado por um Deus criador e redentor, então minha vida tem um grande proposito e certamente nao é atoa que estou aqui. Porem, eu realmente me sentiria profundamente frustrado e desmotivado ao saber que sou descendente de uma especie primitiva de Símio. NO outro extremo está o desfecho da minha vida. Para onde vou depois da minha morte ? Se essa pergunta nao estiver satisfatoriamente respondida, tudo o que vc faz nessa vida, no aqui e agora, termina carecendo de propósito, ou se vc quiser agregar um propósito por qualquer outro fator, ainda assim nao seria um propósito solido e suficiente para te dar esperança no dia do amanha, e porque nao na eternidade. Em síntese, se voce nao transcender entao voce nao passa de uma lampada que se ascende e rapidamente se apaga na escuridão de um tumulo vazio e frio perdido num planeta minusculo perdido no espaco infinito.   


Outrossim, uma pessoa que atua embuída de um espirito altruista sempre termina se sentindo mais motivada do que o Narcisista. O processo de ajudar a outrem ativa o sistema de recompensa cerebral promovendo uma maior liberação de dopamina e promovendo bem estar, alguns preferem chamar de felicidade.


Em síntese: precisamos ter uma identidade sólida, ter um profundo senso de propósito e vocação no nosso presente, e ter esperança no futuro. A resposta positiva a estas tres perguntas fundamentais deve culminar com acoes altruístas ao nosso próximo, cumprindo o grande mandamento: amor a Deus (altruísmo vertical) e amor ao próximo (altruísmo horizontal).  


Isso nao quer dizer que uma pessoa que preencha esses requisitos nao tenha momentos de desanimo, o que é completamente normal. Mas por cima das fases difíceis sempre paira uma energia maior, movida por uma visão cosmológica sólida e um senso de proposito firme. 


Com respeito as circunstancias, como ja foi dito, um grande problema geralmente traz consigo uma grande oportunidade e termina sendo uma injeção de dopamina que leva o individuo a traspor as barreiras da mente e se sobressair. O que determina se um problema te destrói ou constrói é sua decisão mental. E essa, depende de muitas variáveis, como as descritas acima. 


Virchow
Responda-o
#10
Dr. ,
Excelente contribuição para o tópico. Agradeço.

Quero convidá-lo a leitura de todos os tópicos da Seção Psicologia, pois acredito que você vá agregar imensamente a cada tema.

Segue o link: http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=947
Responda-o
#11
Eu mesmo estou acabando com minha Dopamina , muito pornô , nunca paro , não consigo parar e é desse jeito mesmo que eu sou , preguiçoso desmotivado procrastinador etc.. parece que eu nunca vou fazer nada
O Dinheiro é nossa sobrevivência , a sociedade a nossa SELVA Exclamation Idea
Responda-o
#12
^ Procure um trabalho.
Em tudo dai graças.

Responda-o
#13
(29-12-2016, 10:34 AM)Bean Escreveu:
(12-12-2016, 09:14 AM)Diamante Escreveu: - Psicologo, pra mim esse foi o melhor texto de sua autoria que já li. Ele é simples e fala como é o Emocional e como se comporta o cérebro Quimicamente.

(2)

Muito bom.

(3)

Tem um texto com ideia parecida com o tópico

http://www.robertofrancodoamaral.com.br/...motivacao/

Sobre a questão de dividir metas em metas de curto prazo, tem do Michael Jordan Nunca Deixe de Tentar.

Não tenho condições de descrever uma melhor análise a respeito dos efeitos da testosterona na motivação, só sei que quando ela tá baixa, é ruim até pra estudar. Quando ela tá alta, dá uma excelente energia. Essa oscilação de hormônio também impacta na motivação do cara.

Muitas vezes eu pensava que era preguiça mental minha, e alguns dias depois acordava motivado mesmo não tendo nenhum trabalho mental nesse sentido. Cheguei a conclusão que só pode ser essa alteração hormonal.
Responda-o
#14
Procrastinação é uma merda, motivação à longo prazo também.

Lutar contra o cérebro e criar uma rotina passa primeiramente pelo físico, quanto mais você dormir, ou adiar, mais na merda você fica.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#15
Tópico muito bom.

Exercício físico ajuda muito mesmo.

Tem uns livros bons também para ser produtivo e evitar a procrastinação.
O poder do hábito(entender o que ativa a sua procrastinação)
23 hábitos anti-procrastinação
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#16
(10-04-2017, 03:13 PM)destruidor Escreveu: Tópico muito bom.

Exercício físico ajuda muito mesmo.

Tem uns livros bons também para ser produtivo e evitar a procrastinação.
O poder do hábito(entender o que ativa a sua procrastinação)
23 hábitos anti-procrastinação


Gargalhadaha o engraçado é não ler o livro por procrastinação.

xD kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ok, parei, man  Big Grin
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#17
Eu pensei justamente nisso quando eu vi o título do livro kkk
Mas tem que ter o minimo de força de vontade para ler ao menos 1 capítulo por dia.

Ah, tem o Salomão, o homem mais rico que já existiu.
No primeiro capítulo ele já dá dicas para superar a procrastinação.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#18
Mais um texto com boas dicas:

https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA...montenegro

Pommodoro é uma técnica que me ajudou muito, principalmente para estudar.
Mas ao invés de 25 / 5. Eu faço 50 / 10.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#19
Sensacional..

Inconscientemente apliquei o fracionamento da meta em um projeto e realmente dá resultado, tendo satisfação a cada etapa cumprida.. Agora lendo esse texto, tudo faz sentido!

Ótimo texto.
Responda-o
#20
UP nesse fodástico texto...
 

Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)