Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Meus Mandamentos
#1
Meus Mandamentos Financeiros


- Estes mandamentos, são mandamentos pessoais. No qual estão me ajudando muito em minha caminhada rumo a Independência Financeira. Espero que ajude a vocês também.

1 - Guarde sempre pelo menos 10% de tudo que você ganhar.

- Independente de tudo, parte dos seus ganhos sempre pertencerão a você.

2 - Honre suas dívidas.

- Primeiramente por motivos óbvios. O segundo, caso você queira ganhar a confiança de algum credor no futuro (amigo, parente ou até mesmo um desconhecido a primeira vista) honre-o com sua ação de pagamento, nem que sejam somente centavos. Pague-os.

3 - Faça a sua Reserva de Emergência.

- Ela o protegerá de eventuais problemas no futuro.

4 - Jamais use o Cartão de Crédito como um extensor do seu salário.

- Muitos têm este péssimo hábito. Isso criará um ciclo vicioso. Sendo assim, todos os meses o seu mesmo salário virá defasado por causa das dívidas pelo cartão.

5 - Jamais empreste o seu nome.

- Salvando algumas raríssimas exceções. Na maioria das vezes, jamais empreste. Eu mesmo já passei por esta situação.

6 - Não deixe os outros saberem o quanto você tem.

- Sendo assim, evitará várias situações desagradáveis. Não ostente.

7 - Seja frugal.

- Diferentemente de ser Sovina. Ser um homem frugal é o cara que gasta com sabedoria. Sempre muito centrado e organizado em seu orçamento sem ter privações.

8 - Evite pagar tarifas dos Bancos.

- Muitos Bancos oferecem produtos e serviços. As grandes maiorias deles não são de serventia.

9 - Faça o seu dinheiro o seu escravo.

- Invista sempre os seus ganhos. Vide o primeiro mandamento.

10 - Evite os hábitos da pobreza. OBS: Tópicos abaixo:

- Os 4 Cavaleiros da Pobreza: http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=574

- O 5º Cavaleiro: http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=586



OBS: Sobre os tópicos, leiam com calma depois. Sem pressa.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#2
tópico muito bom
Responda-o
#3
Dicas valiosas! excelente tópico!
Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.

Buwkoski.

Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.

Leg. Bean, fórum mundo realista.
Responda-o
#4
Excelente tópico
Responda-o
#5
Isso é ouro pra quem busca a IF.

excelente.

Se uma mulher faz de tudo com um cafa e depois paga de santinha, é óbvio que ela está agindo de má fé e prejudicando alguém.
Responda-o
#6
Esse primeiro mandamento é o mais importante, já faz parte do meu também. No mais, pra quem busca a IF, tem que cumprir esses mandamentos mesmo.
Responda-o
#7
Ótimas dicas.
"A evolução do homem passa, necessariamente, pela busca do conhecimento." - Sun Tzu
Responda-o
#8
Diamante sempre Edificando !
Responda-o
#9
- Agradeço aos elogios.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#10
Gostei das dicas. Concordo com todas.

Já leu o livro: "Segredos da Mente Milionária"? E o livro "Pai rico pai pobre"? São muito bons, e tem dicas parecidas. Dê uma lida quando puder, com certeza vai ser edificante pra você.

Na dica numero 9, de investir os seus ganhos, são aqueles 10% da dica numero 1?
Os outros 90% você usa pra suas despesas e diversão?

Essa dica numero 6 é bem interessante, já sofri bastante por conta disso. Agora sigo ela a risca.
Essa numero 5, no livro de Proberbios na Biblia alerta muito sobre isso. Eu evito ao máximo também.
Responda-o
#11
(25-04-2016, 01:51 AM)Libertador Escreveu: Gostei das dicas. Concordo com todas.

Já leu o livro: "Segredos da Mente Milionária"? E o livro "Pai rico pai pobre"? São muito bons, e tem dicas parecidas. Dê uma lida quando puder, com certeza vai ser edificante pra você.

Na dica numero 9, de investir os seus ganhos, são aqueles 10% da dica numero 1?
Os outros 90% você usa pra suas despesas e diversão?

Essa dica numero 6 é bem interessante, já sofri bastante por conta disso. Agora sigo ela a risca.
Essa numero 5, no livro de Proberbios na Biblia alerta muito sobre isso. Eu evito ao máximo também.

- Li os dois, Libertador. Em particular, "O Homem Mais Rico da Babilônia" é o meu favorito.

- Sobre a sua terceira e quarta perguntas: No mínimo 10%. Vai depender de cada um. Tempos atrás, estava guardando 20%. Agora fico na faixa entre 10 e 20%. O restante, divido entre as obrigações e diversão. Geralmente gasto 20% em diversão. O restante (entre 60 a 70%) ficam com as despesas mensais.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#12
Diamante, antes eu achava muito complicado poupar até mesmo 10% dos meus ganhos mensais, era um sacrifício muito grande. Mas, depois, pensando melhor consegui identificar vários pontos de "escoamento" de grana no meu orçamento - inclusive mediante a aplicação de uma planilha que você disponibilizou aqui e agradeço - os quais puderam ser estancados ao longo dos meses.

Queria deixar mesmo o testemunho de o quanto faz diferença anotar todas - absolutamente, todas - as despesas, diárias, semanais e mensais. E, assim, nos surpreender com o quanto "jogamos dinheiro fora".

Hoje já consigo poupar, com tranquilidade, de 20 a 30% dos meus ganhos mensais, conforme os meses do ano, mas sempre dentro desta faixa. A poupança é passo fundamental para a construção do patrimônio. E parei por aqui.

Preciso agora dar outros passos, no sentido de realizar investimentos. Ainda estou estudando este ponto e averiguando possibilidades. Muito embora, já esteja consciente da necessidade de diversificação inter e intra classes de ativos.

Vamos que vamos, sempre acompanhando esta que, para mim, é a melhor parte do fórum.
Responda-o
#13
Up pertinente por esta chegando as festas de fim de ano.

E claro, com o decimo terceiro a vista.......uma boa pedida.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#14
10% é o mínimo eu diria, se puder e sem se apertar o ideal seria uns 30%, outra coisa é jamais aguardar todos os ovos na mesma cesta - investir e poupar em lugares diferentes.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#15
Edificante! 

Acredito que todo brasileiro por ingenuidade se fode em dividas, de uns tempos para cá, penso que o melhor é haver um ensino básico de economia nas escolas publicas, particulares etc.

Parece utópico, mas, acredito que é questão de tempo. 

Meus cumprimentos pela sabedoria compartilhada, Diamante. Abraços


Responda-o
#16
Isso é o minimamente racional, o problema é justamente que fazer isso ganhando até 5k não te levará a lugar nenhum na vida, talvez até com 10k. Sendo assim o foco maior terá que ser primeiro em aumentar a renda. Administrar é o básico. Pena que Bananolandia tudo mundo quer ostentar e as pessoas normalmente são levadas por impulsos mais facilmente que em outros países do mundo (aliado ao baixo quociente de inteligência), então o básico se torna ouro, mas repito isso é o básico, que qualquer pessoa, minimamente sã, esta apta a fazer.
Responda-o
#17
Dicas muito valiosas... excelente tópico, obrigado por compartilhar!
Responda-o
#18
(26-08-2017, 08:23 AM)_Blake_ Escreveu: (...) o problema é justamente que fazer isso ganhando até 5k não te levará a lugar nenhum na vida, talvez até com 10k. (...) .

Com R$ 5K leva sim. É preciso disciplina, como tudo na vida. 

Ganhei menos que o equivalente a isso nos últimos 15 anos e consegui construir patrimônio. Eu posso ficar 25 anos sem precisar trabalhar vivendo com a grana juntada. Isso gastando com as coisas que gasto atualmente, não de forma exagerada mas o suficiente para meu lazer, manter meu carro e minha casa, estando solteiro como estou.

Arrisco a dizer que a disciplina para quem ganha +R$ 10K deva ser ainda maior ao ter que resistir às tentações de comprar um carro bom, trocar de TV todo ano, comprar uma casa maior, ostentar.... com pouco dá pra criar mais disciplina.
Responda-o
#19
[quote="Diamante" pid='16928' dateline='1457814121']
Meus Mandamentos Financeiros


- Estes mandamentos, são mandamentos pessoais. No qual estão me ajudando muito em minha caminhada rumo a Independência Financeira. Espero que ajude a vocês também.

1 - Guarde sempre pelo menos 10% de tudo que você ganhar.

- Independente de tudo, parte dos seus ganhos sempre pertencerão a você.

2 - Honre suas dívidas.

- Primeiramente por motivos óbvios. O segundo, caso você queira ganhar a confiança de algum credor no futuro (amigo, parente ou até mesmo um desconhecido a primeira vista) honre-o com sua ação de pagamento, nem que sejam somente centavos. Pague-os.

Cara esses dois são dois grandes e principais pilares mesmo não tendo uma noção tão ampla de economia, sempre agi e pensei desta forma. Os 8 mandamentos seguintes vou levar pra vida. Vlw confrade.
A vida passa como um conto ligeiro. 
Responda-o
#20
(17-09-2018, 11:36 AM)Stumm Escreveu:
(26-08-2017, 08:23 AM)_Blake_ Escreveu: (...) o problema é justamente que fazer isso ganhando até 5k não te levará a lugar nenhum na vida, talvez até com 10k. (...) .

Com R$ 5K leva sim. É preciso disciplina, como tudo na vida. 

Ganhei menos que o equivalente a isso nos últimos 15 anos e consegui construir patrimônio. Eu posso ficar 25 anos sem precisar trabalhar vivendo com a grana juntada. Isso gastando com as coisas que gasto atualmente, não de forma exagerada mas o suficiente para meu lazer, manter meu carro e minha casa, estando solteiro como estou.

Arrisco a dizer que a disciplina para quem ganha +R$ 10K deva ser ainda maior ao ter que resistir às tentações de comprar um carro bom, trocar de TV todo ano, comprar uma casa maior, ostentar.... com pouco dá pra criar mais disciplina.

TUDO DEPENDE DO ESTILO DE VIDA DO CARA.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)