Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sobrevivencialismo e Preparação
#1
 "Sobrevivencialismo é o termo usado para descrever a cultura de preparação e estratégias de sobrevivência adotadas por grupos ou indivíduos para se precaverem de possíveis problemas naturais, políticos e econômicos que venham a ameaçar sua existência." 


   Devo admitir, quando fui apresentado a essa, vamos dizer, modalidade ou filosofia, achei loucura, assim como muitos de vocês podem pensar. Fiquei mais espantado ao descobrir, através de um confrade que conheci durante o período em que servi as forças armadas, que existem muitas pessoas e grupos que seguem essa filosofia.
   Depois de pensar muito sobre o assunto e analisar mais profundamente as notícias ao redor do mundo atualmente, principalmente sobre o avanço de ideologias esquerdopatas em terras brasilis, deixei de encarar o sobrevivencialismo e preparação como uma loucura, seguida por lunáticos.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#2
As origens deste movimento são muito variadas, incluindo políticas governamentais, iniciativas civis, crenças religiosas, obras literárias de não ficção ou de ficção apocalíptica. Nos EUA e na Europa ocidental, havia programas de defesa civil durante a guerra fria que estimulava comportamentos sobrevivencialistas, como a construção de abrigos, treinamento para crianças.

Atualmente, os praticantes do sobrevivencialismo e preparação (assim como o bushcrafting), se preparam para algum evento de crise local ou regional, alguns podem imaginar que estou falando de ataques alienígenas ou ataque zumbis estilo The Walking Dead, mas não, eles esperam por eventos como uma possível guerra civíl, terremotos, bombardeios, entre outros.
A prática consiste básicamente de adquirir técnicas, conhecimento e objetos que tornem possível a sobrevivência em um ambiente de crise.
Numa crise o estado não vai te ajudar em nada, na verdade, vai cortar sua água, sua energia e se puder leiloar seus bens, ele fará isso. Reflita bastante sobre essa afirmação.

Cada um se prepara para um tipo de situação que acha que pode acontecer e sempre digo que qualquer preparação é válida, afinal uma preparação para zumbis pode ser servir também para uma crise econômica, já que provavelmente ela vai envolver por exemplo um estoque de comida. Seja qual for a sua escolha ela é válida, o importante é se precaver.

Estou começando nessa área, e talvez existam confrades aqui que já conhecem e ja são preparadores/sobrevivencialistas, e que provavelmente saibam muito mais sobre o assunto do que eu.

Caso se interessem pelo assunto, vou deixar alguns sites de referência que acesso e utilizei como base para o post.

sobrevivencialismo.com
https://www.youtube.com/user/Sobrevivencialismo
http://www.sobrevivendo.com.br/
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#3
Esse pessoal tem até um fórum

 http://www.bushcraftbr.com/forum/index.php

 Do jeito que o país anda, é bom dá uma olhada e as dicas do que eles falam.
Responda-o
#4
Exatamente, e apesar de ser algo sério, encaro as atividades como um hobbie, por ter sido militar se tornou mais acessível. Recomendo a todos!
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#5
Tópico oportuno, Confrade Luke! Geralmente afirmam que não precisa muito para o mundo acabar e a sociedade se esfacelar por completo. Membros destes grupos nos questionam se estamos preparados para quando este dia chegar, afinal não cogitam se isso vai acontecer mas sim quando. Na minha opinião acredito nisso e está incluso nos meus planos futuros de desenvolvimento pessoal se aprofundar neste tema, além de treino com armas de fogo. Dos exemplos que citou ressalto guerra civil, seja por direitos suprimidos, golpe ou até mesmo uma quarentena forçada por alguma epidemia. Este motivo é bem real. É melhor estar preparado, se o pior não ocorrer certamente o conhecimento ganho será bastante útil para você e seus familiares.

Nos filmes de apocalipse e fim da civilização como a conhecemos (sejam desastres naturais, inferno nuclear, zumbis, etc) conforme um sobrevivente avança cedo ou tarde vai dar de cara, ou seja, será surpreendido ou abordado por um grupo grande ou pequeno, são organizados, pró ativos e também letais em confronto direto, e que só pelo vislumbre do equipamento percebe-se que estão há muito tempo na estrada. Geralmente são hostis e conquistaram parte importante da cidade para subsistência, seja uma construção fortificada, um armazém de comida ou mesmo o reservatório de água da cidade. E mesmo em uma posição vantajosa estão preparados para bater em retirada a qualquer momento caso sua posição seja comprometida, como verdadeiros nômades.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#6
Planejo futuramente e caso convenha ter conhecimento e prática sobre o Sobrevivencialismo. Alguns conceitos parecem somente restritos a filmes e seriados, mas existem pessoas e núcleos que se comprometem em aderir a essa filosofia, se precavendo, por exemplo, de um ataque zumbi, de uma doença epidêmico-contagiosa em massa ou de uma catástrofe como a erupção do vulcão Yellowstone.

Aprender a armar tendas na floresta, aprender a encontrar água, se curar de feridas, criar armas, entre outros é de suma importância e não devem estar restritos somente à ficção científica.
Responda-o
#7
Existem manuais na Deep Web um pouco radicais, mas alguns interessantes e que podem se encaixar bem num cenário apocalíptico, um desses é o de "quebrar a fechadura de um carro / abrir qualquer porta de carro".
Responda-o
#8
Tópico legal! Eu gosto de acampar no meio do mato, já fiz isso algumas vezes, é sempre legal aprender a viver com poucos recursos e em lugares excluídos da sociedade.
Responda-o
#9
O canal do Celso Cavallini tem umas coisas muito, muito legais. Facas, Sobrevivencialismo, Selva com o 1o. BIS, Nós e até defesa pessoal.

https://www.youtube.com/user/WildWayTube
Responda-o
#10
Assistia uns videos daquele Julio Lobo. O cara era bom.
http://ask.fm/RajadaRealista

Quem são eles, para se entrometer quando cuidamos de NOSSOS interesses? (Vito Corleone).

Responda-o
#11
livro sobre o assunto que o axl postou no chat https://we.riseup.net/assets/160572/John...iencia.pdf

parece bom
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#12
UP aqui pra recomendar o Manual de Sobrevivência do Exército Americano, tem dicas muito boas sobre como sobreviver as diversas situações em locais adversos à sobrevivência, ensina também como se orientar de várias formas. 

Quem quiser tá aí o livro pra download: Manual de Sobrevivência do Exército Americano .
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#13
Obrigado pelo link Hajime, muito bom!
A Real salva vidas!
“Train yourself to let go of everything you fear to lose.” (Yoda)
Responda-o
#14
Muito bom o canal do Cavallini



 

Responda-o
#15


Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#16
Esse canal é muito bom. 

O vídeo é longo; mas para quem gosta e não tem tempo (como eu), vai assistindo por partes. 

O comportamento do Gray Man se assemelha muito ao Low Profile. 



Em tudo dai graças.

Responda-o
#17
(22-06-2015, 01:25 PM)Solomon Escreveu: Esse pessoal tem até um fórum

 http://www.bushcraftbr.com/forum/index.php

 Do jeito que o país anda, é bom dá uma olhada e as dicas do que eles falam.

Eu dei uma passada de olho, parece bem interessante.
Responda-o
#18
Eu ia criar um tópico, mas já tem este aqui que tem tudo a ver com a situação. 

Greve dos caminhoneiros a todo vapor, noticias de desabastecimento dos postos de gasolina e de falta de suprimentos nos mercados. E então vem a pergunta: Se a situação continuar piorando, você está preparado? 

Já fez o seu estoque?

O certo é esperar pelo melhor mas estar preparado para o pior. 

Então comprem agora porque quando tudo voltar ao normal o preço das coisas provavelmente estará mais alto. E se tudo der certo, terminará logo essa greve e essa é a maior probabilidade, mas e se demorar mais que o esperado e começar uma crise? 

Já imaginou acontecer uma emergência de saúde na sua casa e você não ter gasolina para levar a pessoa para o hospital? Os Ubers não estarem rodando por falta de gasolina? Nem as ambulâncias? Vai fazer o que? Viu que é algo simples e pode acontecer com qualquer pessoa e família.

Estou comentando aqui para que vocês postem itens que são importantes comprar neste momento.

Então vamos aos que eu considero importante:

Encham o tanque do carro e se não fosse crime eu aconselharia também comprar um galão de reserva e encher também. Evite sair a passeio e por diversão até a greve acabar para não gastar gasolina atoa. Se puder, ande mais de ônibus e de bicicleta e menos de carro.

Tenha comida em casa para pelo menos 1 semana para que não tenha que pagar muito caro no supermercado depois, se tiver comida para vender.  Big Grin

O melhor momento para comprar é antes das pessoas se tocarem que está acabando. Porque aí dá para comprar com calma e vão ter muitos produtos na prateleira para escolher.

O @Monarca sugeriu vários itens no grupo secreto de investimentos:

"Alguma coisa pra faze fogo (isqueiro, fosforo); álcool para limpeza e desinfecçao; um sabão (pode ser aquele em pedra da ype que tbm da pra tomar banho); papel higienico; arroz feijão e macarrão etc."

E comprem botijão de gas!!
-Carne (vai começar faltar daqui uns 3 dias no maximo)
-Sardinha em lata
-Leite
-Detergente
-Cachaça e cerveja (Como moeda de troca. Imagina quanto um bêbado pagaria por uma cachaça se ele não encontrasse em bar nenhum?) 

O @Monarca e o @Solomon sempre veem um jeito de ganhar dinheiro nas crises.  Yaoming Yaoming Yaoming

Vou adicionar mais alguns itens a lista:
-Fosforo e vela
-Sabão em barra
-Produtos de limpeza em geral
-Alcool
-Papel higienico
-Leite de caixinha ou leite em pó
-Batata
-Sal (Usado para conservação, aplicação na saúde e na comida) 
-Alho e cebola
-Oleo
-Comida enlatada: Milho, sardinha, e etc. (Porque duram muito)
-Sopas (alta durabilidade e vale por uma refeição)
-Arroz e feijão (grãos em geral)
-Medicamentos (Se você usa medicamentos de uso continuo, tenha uma reserva)
-Kit de primeiros socorros (Só por garantia)

Não tenha medo de gastar dinheiro atoa, porque não estará gastando, pois na pior das hipóteses você só comprou comida para o mês inteiro.

Torça pelo melhor mas esteja preparado para o pior.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#19
(24-05-2018, 11:30 AM)Libertador Escreveu: Eu ia criar um tópico, mas já tem este aqui que tem tudo a ver com a situação. 

Greve dos caminhoneiros a todo vapor, noticias de desabastecimento dos postos de gasolina e de falta de suprimentos nos mercados. E então vem a pergunta: Se a situação continuar piorando, você está preparado? 

Já fez o seu estoque?

O certo é esperar pelo melhor mas estar preparado para o pior. 

Então comprem agora porque quando tudo voltar ao normal o preço das coisas provavelmente estará mais alto. E se tudo der certo, terminará logo essa greve e essa é a maior probabilidade, mas e se demorar mais que o esperado e começar uma crise? 

Já imaginou acontecer uma emergência de saúde na sua casa e você não ter gasolina para levar a pessoa para o hospital? Os Ubers não estarem rodando por falta de gasolina? Nem as ambulâncias? Vai fazer o que? Viu que é algo simples e pode acontecer com qualquer pessoa e família.

Estou comentando aqui para que vocês postem itens que são importantes comprar neste momento.

Então vamos aos que eu considero importante:

Encham o tanque do carro e se não fosse crime eu aconselharia também comprar um galão de reserva e encher também. Evite sair a passeio e por diversão até a greve acabar para não gastar gasolina atoa. Se puder, ande mais de ônibus e de bicicleta e menos de carro.

Tenha comida em casa para pelo menos 1 semana para que não tenha que pagar muito caro no supermercado depois, se tiver comida para vender.  Big Grin

O melhor momento para comprar é antes das pessoas se tocarem que está acabando. Porque aí dá para comprar com calma e vão ter muitos produtos na prateleira para escolher.

O @Monarca sugeriu vários itens no grupo secreto de investimentos:

"Alguma coisa pra faze fogo (isqueiro, fosforo); álcool para limpeza e desinfecçao; um sabão (pode ser aquele em pedra da ype que tbm da pra tomar banho); papel higienico; arroz feijão e macarrão etc."

E comprem botijão de gas!!
-Carne (vai começar faltar daqui uns 3 dias no maximo)
-Sardinha em lata
-Leite
-Detergente
-Cachaça e cerveja (Como moeda de troca. Imagina quanto um bêbado pagaria por uma cachaça se ele não encontrasse em bar nenhum?) 

O @Monarca e o @Solomon sempre veem um jeito de ganhar dinheiro nas crises.  Yaoming Yaoming Yaoming

Vou adicionar mais alguns itens a lista:
-Fosforo e vela
-Sabão em barra
-Produtos de limpeza em geral
-Alcool
-Papel higienico
-Leite de caixinha ou leite em pó
-Batata
-Sal (Usado para conservação, aplicação na saúde e na comida) 
-Alho e cebola
-Oleo
-Comida enlatada: Milho, sardinha, e etc. (Porque duram muito)
-Sopas (alta durabilidade e vale por uma refeição)
-Arroz e feijão (grãos em geral)
-Medicamentos (Se você usa medicamentos de uso continuo, tenha uma reserva)
-Kit de primeiros socorros (Só por garantia)

Não tenha medo de gastar dinheiro atoa, porque não estará gastando, pois na pior das hipóteses você só comprou comida para o mês inteiro.

Torça pelo melhor mas esteja preparado para o pior.

Ontem já fiz uma boa reserva. Carnes congeladas, enlatados em geral, leite longa vida, alguns hortifrutis, que já estão em falta ou sem nada.

Gás é muito importante também. Tenha um botijão extra.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#20
É isso aí pessoal. Ter mantimentos em casa é o básico e o normal em países acostumados com catástrofes. No Brasil, também deveria ser. Aqui a maior parte da população espera pelo governo, que nem sequer ajuda as vítimas de enchentes (quem manda comida é a população de lugares não atingidos etc.). Você também vai esperar pelo governo, que nem sequer em situações normais te ajuda?


Quando a greve acabar os produtos provavelmente terão um sobrepreço, devido a lei da oferta x demanda e também para cobrir os prejuízos do desabastecimento. Exemplo: Supermercados compram um estoque grande e depois só vão o reabastecendo para aguentar mais uma ou duas semanas. Se a greve durar mais um pouco, muitos terão que comprar novamente o "estoque grande" (e não somente o repor). E vão comprar praticamente dos mesmos fornecedores. É bem provável que o preço aumente, ainda que a ideia geral seja comprar menos nessas duas semanas (já que o preço vai ser alto e ninguém quer fazer estoque de coisa que foi comprada por alto custo).

E é claro, eu assim como todo outro comerciante vou repassar o preço para os clientes. 

Outro item que pode servir de moeda de troca é o cigarro. [Esse itens que servem de moeda de troca não são apenas para situações mais drásticas... imagina daqui uns 3 dias quanto valeria um litro de gasolina, uma caixinha de cerveja? Aqui no interior muita gente compra com galão falando que é para fazer sabão e etc. Em situações drásticas uma lata de sardinha pode valer muito!]

Também recomendo ter algum alimento como reserva de gordura, como banha suína, torresmo, bacon, azeite etc.; com um pouco deles você adquire muita energia.
Em tudo dai graças.

Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)