Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Preciso de ideias pro TCC
#1
Se você não quiser ler toda a história do porque eu preciso de temas "reservas" pro meu TCC, pule pro "separador"(------)

De forma resumida, eu estava num curso completamente insano. Matérias onde 4 de 44 passam, uma grade de quase 4000 horas, um horário que travava e não me deixava trabalhar e como eu sempre quis fazer engenharia da computação, acabei me mudando de curso e faculdade, sai de sistemas de informação e acabei fazendo um ano de engenharia da computação em uma faculdade privada. Ai descobri que reformularam a grade, um ano após eu largar fiz o reingresso pra nova grade ao descobrir que muitas matérias saíram. Principalmente as mais insanas. Agora em um ano, eu provavelmente vou me formar(se nenhum imprevisto aparecer), porém, falta ainda estágio(não aceitaram meu trabalho), as atividades extra complementares e o temido trabalho de conclusão de curso.

Pensei no que fazer e decidi que queria usar inteligência artificial para "prever" o valor futuro de ativos(ações, ouro, título, etc). Um trabalho muito difícil. Pro sistema ser viável, ele precisa acertar pelo menos uns 70~80% de suas "previsões", caso contrário, ninguém vai "comprar um sistema deste". Mesmo sabendo da enorme dificuldade, ainda vou tentar, pois se der certo vou vender prum banco de investimento e viver como o Dan Bilzerian ficar rico e se não ter certo, terei uma boa pesquisa e conseguirei fundamentar o porque o índice de acerto é baixo ou ruim se comparado com outros sistemas. Isto seria bom para ser aprovado Eu sei que as chances são baixas, mas mesmo assim, parece interessante arriscar. Não e algo novo, isto já foi "tentado" algumas vezes.

Achei um orientador pro meu TCC, porém, ele é de outro departamento. E qual o grande problema? O pessoal que mexe com IA no departamento de informática só usa Java. Eu não acho que conseguiria fazer um sistema deste calibre em Java. Tirando sistemas simples, tipo joguinhos 2D pra celular e sistemas que fazem operações matemáticas simples e acesso a banco de dados, eu nunca fiz nada muito complexo com Java. IA é muito mais complexo que qualquer coisa que já fiz em Java... Aliais, se for pra listar os motivos pra não usar Java no projeto, seriam :

- Poderei reutilizar códigos. Afinal, já desenvolvi uma aplicação para prever chuvas e enchentes em C/C++. Ainda teria muito trabalho para "adapta-la" e treina-la pra isto, mas é melhor que partir do zero.
- Posso produzir mais. Não terei que ficar lendo pilhas de documentação em C/C++. Já usei tal linguagem pra desktop, microcontrolador, arduino, celulares(o antigo Symbian), fiz muito freelancer pelo workana e por isto, raramente preciso olhar a documentação de algum framework(win32, qt, etc)
- Quantidade de informação. Pesquisando rapidamente "neural network in C" no google, eu consigo 17,200,000 resultados , já "neural network in Java", míseros 655,000 resultados o mesmo se reflete nos artigos que estou pesquisando, exemplos e etc.
- Falta de ponteiros. A falta de ponteiros pode facilitar algumas coisas, mas redes neurais é algo que complica.

E o regulamento me obriga a ter um coorientador do departamento de informática. O meu orientador e do departamento de eletrônica. Por isto, preciso ir atrás de um coorientador no departamento de informática e qual o problema? Além do fato de existir poucas pessoas que trabalham com IA, todos usam Java em seus projetos e se eu for obrigado a usar Java, não vou conseguir implementar um sistema destes. E no momento esta difícil achar um coorientador. Já fui recusado 2 vezes.

Caso eu não encontre um coorientador, o mais prudente é trocar de tema ao invés de tentar fazer um sistema complexo ao extremo numa ferramenta que sou inexperiente e é inadequada...

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora que já expliquei o porque de eu precisar de um "plano B", alguém tem uma sugestão de temas caso eu não possa fazer o meu trabalho na área de IA? Se quiserem por sugestões de temas pra TCC de outras áreas que não sejam computação, tudo bem, não servirá para mim, mas pode servir pra um leitor de uma outra área
.
Responda-o
#2
cara como sou de humanas e biológicas tenho ideia nenhuma de temas para te sugerir, mas espero que algum confrade pode te dá umas dicas.abraços
Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.

Buwkoski.

Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.

Leg. Bean, fórum mundo realista.
Responda-o
#3
Ah cara, acho que IA é uma coisa muito complexa pra um TCC de graduação. Eu vi um livro de IA uma vez e ele parecia 2 bíblias e era pura paulera de fórmulas.
Pega um tema mais simples, tipo análise de aplicativos/extensões/antivírus ou senão algum programa que necessite de conceitos básicos de matemática.
Lembrando que depois de formado você vai ter a vida toda pra inventar um programa fodão que adivinhe o futuro do mercado acionário.


Uma coisa que eu gostaria que alguém criasse é um programa que lida com gráficos sem necessidade de saber a fórmula do mesmo.
Olha só esse caso como exemplo:
[Image: Image5.gif]
Supondo que eu pegue o eixo 'y' como 30, qual será o valor do 'x'? 
Detalhe: a fórmula não foi dada.
Daí o sujeito copia o gráfico de um livro ou página da internet, joga no seu programa, o seu programa interpreta as coordenadas e a linha, daí o usuário define o valor de uma coordenada e pronto, o valor aproximado da outra coordenada é dado. Acho que você só vai precisar lidar com regra de três e logaritmos pra fazer isso, lembrando que muitos gráficos são logarítmicos.
Responda-o
#4
Então Aragons, IA não e complicado quando se estuda num lugar bem puxado. Eu já fiz matérias de sistemas inteligentes. Sabe qual foi o primeiro projeto? Implemente o algorítimo A* para que um robô ache o menor caminho em um labirinto. Difícil? Faça isto em Java(sem ponteiros) e usando uma API tão mal escrita que nem o professor consegue usar. E nem pense em criticar esta API. Ele a desenvolveu em seu doutorado e mesmo dando CTRL C + CTRL + V de exemplos de código dele, da erro ao "compilar"... Um mês depois já veio um projeto de computação evolucionária e cada projeto que ia, ficava mais difícil. As provas então...

No final, só 3 pessoas passaram na matéria e não, não é a matéria mais insana. Matemática discreta, eu tive que fazer 3 vezes para passar. Enquanto em outras universidades, é simples, onde estudava, o professor dava exercícios na prova que nem ele consegue fazer. Eu só passei porque colei no celular, com um e-book que descobri de onde ele tirava exercícios e mesmo colando, passei na tampa.

---------------------------------

Tenho 4 matérias obrigatórias faltantes e se conseguir suficiência/equivalência de 3 delas do tempo que fiquei em eng comp, vou ter só sistemas distribuídos. E tenho 1 ano pra fazer o projeto. Além do mais, patentes são caras e talz. Se eu obter sucesso(o que sie que e difícil), vou tentar usar a faculdade para patentear, mesmo que isto signifique perder boa parte do meu lucro.

Mas de qualquer forma MUITO OBRIGADO pela sugestão. Se não der pra fazer em IA, usarei sua ideia...
.
Responda-o
#5
Cara, esquece esse lance de IA para prever o mercado financeiro.

É impossível prever.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#6
Como seria essa IA pra prever o mercado financeiro? Achei interessante rsrs. Mas IA é complexo mesmo, se você não souber mexer em Java, é bom tomar cuidado...

Você manja prototipagem? Já mexeu em Arduino? Você pode fazer um protótipo de um controle de caixa d'água. Com crises hídricas como essa, é sempre importante haver um bom controle de água. Você poderia desenvolver sensores de níveis de água (colocaria em uma bóia, por exemplo, com vários níveis e em cada nível um sensor) e colocaria na caixa d'água, mas aí você teria de ter conhecimentos de mecânica dos fluidos para fazer uns cálculos marotos no sistema, como a vasão da água, pra depois poder pegar os dados e gerar a saída no sistema de controle (que teria que desenvolver), as saídas poderiam ser: o nível da água, quanto tempo faltaria para secar a caixa etc. Mas aí só se manjar em prototipagem e fluidos.

Outra sugestão é fazer um messeger tipo um whatsapp, você teria que manjar em protocolos de internet e programação para a plataforma do mobile (o mais provável é que seja android).

Eu só pensei nisso até agora...
Responda-o
#7
(11-03-2016, 03:11 PM)destruidor Escreveu: Cara, esquece esse lance de IA para prever o mercado financeiro.

É impossível prever.

Depende. Prever com uma grande margem de erro, é possível. Isto que eu quero fazer não é novidade. Eu achei um artigo de 2006 que um Chinês tentou fazer o mesmo e conseguiu por volta de 65% de acerto, com precisões de curto prazo. Aqui tem um video explicando a ideia do cara :





O que e impossível, e 100% de acerto. Fazer um sistema melhor que os que existem no mercado, idem.

(11-03-2016, 04:19 PM)Fëanor Escreveu: Como seria essa IA pra prever o mercado financeiro? Achei interessante rsrs. Mas IA é complexo mesmo, se você não souber mexer em Java, é bom tomar cuidado...

Você manja prototipagem? Já mexeu em Arduino? Você pode fazer um protótipo de um controle de caixa d'água. Com crises hídricas como essa, é sempre importante haver um bom controle de água. Você poderia desenvolver sensores de níveis de água (colocaria em uma bóia, por exemplo, com vários níveis e em cada nível um sensor) e colocaria na caixa d'água, mas aí você teria de ter conhecimentos de mecânica dos fluidos para fazer uns cálculos marotos no sistema, como a vasão da água, pra depois poder pegar os dados e  gerar a saída no sistema de controle (que teria que desenvolver), as saídas poderiam ser: o nível da água, quanto tempo faltaria para secar a caixa etc. Mas aí só se manjar em prototipagem e fluidos.

Outra sugestão é fazer um messeger tipo um whatsapp, você teria que manjar em protocolos de internet e programação para a plataforma do mobile (o mais provável é que seja android).

Eu só pensei nisso até agora...

Não e que eu não saiba mexer com Java. Eu sei fazer aplicações simples como sistemas de controle de estoque e etc. É que fazer algo complexo como uma rede neural em Java não e fácil, por uma série de fatores. Sem ponteiro, numa linguagem que eu tenho pouca experiência e que não foi desenvolvida com o foco em coisas do tipo...

Além do mais, eu já tenho uma rede neural implementada em C++

Mas de qualquer forma, na minha faculdade TCC é algo sério. Existe TCC1 e TCC2. Se eu ver que não aguento, pulo fora. Posso pular fora sem grandes problemas até o começo de março. No mais, excelentes sugestões.
.
Responda-o
#8
Sim, hoje já tem programas e inclusive pessoas que utilizam.

Mesmo que chegue a 90% de acerto, um erro de 10% pode custar mais que o lucro de 90%.

Se você pretende usar o TCC para algum projeto no futuro, recomendo escolher outra coisa.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#9
Tente algo com Text mining ou Data stream mining, você poderá usar várias dessas técnicas de IA que já comentou que conhece. É uma demanda crescente no mercado, muitas empresas buscam por esse tipo de solução atualmente.
Responda-o
#10
Só um update. Consegui resolver todos os problemas de meu TCC, já tenho orientador e já testei uma rede neural camada única e obtive um resultado relativamente bom. Melhor que o esperado pra uma rede de camada simples, sem realizar um treinamento adequado, mas ainda assim muito longe do ideal. Pode-se dizer que pras próximas semanas, eu teria um acerto por volta de 60~80%, no próximo ano, o índice de acerto fica pior que uma moeda... Tentarei uma rede com camada complexa e treina-la de forma diferente, para ver a diferença no resultado.


(15-03-2016, 07:17 PM)destruidor Escreveu: Sim, hoje já tem programas e inclusive pessoas que utilizam.

Mesmo que chegue a 90% de acerto, um erro de 10% pode custar mais que o lucro de 90%.

Se você pretende usar o TCC para algum projeto no futuro, recomendo escolher outra coisa.

Sim, mas não há nada, que tenha 100% de chance de lucro. Supondo que um investidor divida R$100.000,00 em 10 investimentos. Na pior das hipóteses, com um acerto de 90%, ele perderá 10.000,00. Não ha nada neste mundo que não tenha risco. Até mesmo os melhores analistas e investidores as vezes erram...

(23-03-2016, 12:03 AM)Guardeiro Escreveu: Tente algo com Text mining ou Data stream mining, você poderá usar várias dessas técnicas de IA que já comentou que conhece. É uma demanda crescente no mercado, muitas empresas buscam por esse tipo de solução atualmente.

Excelente sugestão, mas já resolvi o problema
.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)