Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Reflexões sobre como a covardia pode destruir um homem
#1
Esse vai ser o primeiro artigo de uma série baseado no melhor romance que alguém já escreveu nessa terra, Moby Dick. Clássico dos clássicos na minha opinião. Se não leu ainda paspalho, trate de ler o quanto antes.


[Image: 1*U9Si0A109citGr5YNzEEbA.jpeg]
Esse é o autor do livro, Herman Melville. 


Esse trabalho que pretendo fazer da melhor forma que conseguir, é de muita responsabilidade, porque falar de uma das melhores obas da literatura, não é tarefa fácil, ainda mais com reflexões acerca do que está magistralmente escrito no livro. Mas eu vou tentar. Que Jonas, Ismael e todos os demais baleeiros me abençoem nessa empreitada, e não permitam que eu blasfeme e fale merdas.


[Image: jonah-and-the-whale-vrl-185371-6155669-full.jpg]
Estamos com você, Hécules.

Primeiramente é preciso deixar bem claro que o livro Moby Dick é vasto, tem muito conteúdo e seria reducionismo fazer uma reflexão do mesmo, de um forma geral. Por isso resolvi pegar por partes e fazer apontamentos. É um livro totalmente voltado ao universo masculino, então tudo que lá foi escrito, podemos tirar como lição para nossa vida cotidiana de homens que querem melhorar sempre.

Bem, hoje falarei sobre como a covardia pode destruir um homem de bem. E para isso, vou usar o exemplo de "Semente-de-Maçã" que é descrito no livro.

Citação:Poucos dias depois de termos encontrado o navio francês, deu-se o mais significativo acontecimento com o mais insignificante dos membros da tripulação do "Pequod", um fato lamentabilíssimo que terminou por fornecer à embarcação, por vezes loucamente alegre, e predestinada, uma profecia viva e sempre lembrada de que destino despedaçado poderia ser o dela.
Ora, num navio baleeiro, não é qualquer um que tripula os botes. Uns poucos marinheiros são reservadamente chamados guardas de navio, sendo sua tarefa cuidar do barco enquanto os botes perseguem a baleia. Em geral esses guardas de navio são tão fortes como os homens que formam a guarnição dos botes. Mas acontece de haver um tipo excessivamente franzino, desajeitado ou medroso no navio, esse tipo certamente virará guarda de navio. Dava-se isso ao negrinho de apelido Pippin, abreviado para Pip - "semente de maçã". Pobre Semente-de-Maçã!
 ....

Aqui já podemos tirar a primeira lição que é ensinada ao longo dos séculos para todos os homens. Se você tem uma aparência excessivamente desleixada, desajeitada, aparenta ser fraco e muito "gente boa", as outras pessoas não vão te respeitar, mesmo que você seja bom no que faz. Ter uma aparência austera e forte, é DEVER de todos os homens. Ninguém quer ser visto ao lado de um bundão com cara de coitado. Então se você transmite fraquesa e timidez na sua linguagem corporal, há grandes chances de você se foder a vida toda. Sem contar que o forma como você se apresenta, transmite o tipo de pessoa que você é na verdade. Se tu tens um carater FRACO, vai aparenter ser fraco.

Entenda paspalho, aparentar ser forte não é só ter mais de 100kg de puro músculo. Conheço inúmeros senhores que tem uma aparência extremamente intimidadora, forte, que não tem corpos grandes e esculturais. Isso tem muito mais haver com seu caráter. Mas não esquecendo, é claro, que a parte física também é importante.

Citação:No aspecto exterior, Semente-de-Maçã e Pudim-de-Farinha faziam uma parelha, como um pônei negro e um branco, de igual crescimento, embora de cor desigual, empurrados numa junta excêntrica. Mas enquanto o infeliz Pudim-de-Farinha era por natureza de inteligência obtusa e apática, Semente-de-Maçã, embora muito mole de coração, era no fundo até brilhante, com aquele agradável, sorridente, alegre brilho peculiar à sua raça...
Mas Semente-de-Maçã amava a vida e suas pacíficas despreocupações, de modo que o acontecimento suscitador de pânico no qual ele se viu envolvido, de modo um tanto inexplicável, obscureceu-lhe tristissimamente o brilho;  
...

Como é descrito em outros momentos no livro, Semente-de-Maçã era um desses caras extrovertidos, que toda hora estão sorrindo, como se a vida fosse um verdadeiro mar de rosas. Tudo é alegria, vivia a vida "zeca pagodinho way of life" . Não que alegria e felicidade seja uma coisa ruim. Longe disso. Mas com toda certeza, você conhece alguém, ou talvez você mesmo seja, aquele tipo de pessoa que tenta forçar alegria para parecer melhor do que realmente é para os outros. Esse tipo de comportamento sempre carrega algum defeito moral grave, como vamos perceber. Normalmente são o tipo de pessoas que infelizmente, não podemos confiar, mesmo que transmitam a melhor das "auto estima" para nós. Fiquem atentos e não sejam esse tipo de pessoa.


[Image: 0,,69770544,00.jpg]
Você é esse tipo de paspalho que vive se abrindo pra todo mundo? 

Citação:Ocorreu que, no caso do âmbar-gris, o remeiro da popa de Stubb deslocasse acidentalmente o pulso, de modo que por certo tempo ficou inutilizado; e Semente-de-Maçã teve de substitui-lo provisoriamente.
A primeira vez que Stubb baixou com ele, Semente-de-Maçã ficou muito nervoso, mas felizmente, dessa feita, escapou de contado mais íntimo com o cachalote, e portante saiu de modo não inteiramente vergonhoso, embora Stubb, observando-o, tomasse cuidado, daí por diante, em exortá-lo a prezar a coragem ao máximo, pois amiúde a acharia necessária. 

Vejam que situação lamentável o pobre sujeito passou, e que conselho poderoso Stubb deu para o negrinho e para nós. Como o típico curtidor "carpe diem" que Semente-de-Maçã era, ele vivia  suavemente em sua zona de conforto, sem se arriscar muito, e sem ter a necessidade de ter coragem, e justamente por isso era visto como medíocre aos olhos dos outros marinheiros. Na primeira oportunidade que teve de mostrar seu valor, ele fracassou miseravelmente, pois não passava de um covarde que fingia que a vida estava a mil maravilhas. Gostava muito de sua vida medíocre a ponto de não se arriscar por algo maior que ele mesmo. Algo que faria a sua vida ter algum sentido. Vejam que isso é como uma bola de neve que vai aumentando cada vez mais. Quanto mais amamos nossas vidas fúteis e fracassadas, menos nos arriscamos, quanto menos nos arriscamos, mais medíocre somos. Quanto mais medíocres somos, mais temos a necessidade de fazer de conta que tudo está bem para nos sentirmos melhor com nós mesmos, e assim, sucessivamente.

Claro que devemos ter apreço pela vida, mas uma certa doze de risco é necessário correr para adquirirmos coragem, e vivermos para além de nós mesmos. Somente assim seremos homens de valor. Como Stubb observou, e o nos aconselhou, assim como um pai honrado aconselharia seu filho em um dia de caçada a porcos do mato, prezar a coragem é o que devemos fazer sempre, pois iremos toda hora, precisar dela, se quisermos nos tornar homens.


[Image: k15805746.jpg]
Meu blog viril está te ajudando a não ser mais esse cara cagalhão que tu és. 
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#2
Citação: Ora, na segunda descida, o escaler remou em direção ao cachalote; e quando a baleia recebeu o ferro que lhe atiraram, deu sua costumeira pancada, a qual sucedeu que, neste caso, acertasse justamente debaixo do banco de Semente-de-Maçã. O involuntário pavor do momento fê-lo saltar do bote, empunhando o remo; e de tal modo que, passando-lhe pelo peito parte da arpoeira solta, ele a carregou consigo por sobre o costado, de jeito a ficar preso nela quando afinal caiu na água. Nesse momento a baleia ferida começou desabalada carreira, esticando-se a linha rapidamente, e, de súbito, o pobre Semente-de-Maçã foi guindado espumejante para o poste da arpoeira, no bote, impiedosamente puxado pela corda, que havida dado várias voltas em torno de seu peito e pescoço.
Tashtego postava-se na proa, cheio do ardor da caçada. Detestava Semente-de-Maçã, pela covardia deste. Tirando a bainha a faca do bote, virou o gume para a arpoeira, e, voltando-se para Stubb, perguntou:
- Corto?
No ínterim, o rosto de Semente-de-Maçã, que a asfixia azulava, parecia pedir: Corte, pelo Amor de Deus!" Tudo se passou num átimo; tudo, tudo em menos de meio minuto.
- Com mil raios, corte! - rugiu Stubb; e assim a baleia foi perdida e Semente-de-Maçã foi salvo. 
Citação:Logo que se recobrou, o pobre negrinho foi acossado com brados e maldições pela maruja. Permitindo calmamente que essas pragas irregulares se evaporassem, Stubb, de modo claro, metódico, mais ainda assim meio jocoso, maldisse Semente-de-Maçã oficialmente; e feito isso deu-lhe inoficialmente muitos conselhos salutares. Em substância, chamava-lhe a atenção para: "Nunca salte de um bote, Semente-de-Maçã, exceto..."mas o resto era vago, como o conselho mais razoável sempre o é. Ora, em geral Agarre-se ao bote é o verdadeiro lema na pesca da baleia; mas às vezes acontecem casos em que Salte do bote é ainda melhor. Além disso, como se percebesse por fim que, se desse conselhos indiluidamente conscienciosos a Semente-de-Maçã, estar-lhe-ia deixando margem ampla demais para saltar futuramente, Stubb de súbito abandonou todo o aconselhamento e concluiu uma ordem peremptória:
- Agarre-se ao bote Semente-de-Maçã, ou, por Deus, não o apanharei se você saltar; lembre-se disso. Não podemos darmos ao luxo de perder baleias por causa de gente da sua laia; uma baleia seria vendida por trinta vezes o seu valor, Semente-de-Maçã, no Alabama. Tenha isso em mente, e não salte mais.  
Citação:Com isso talvez Stubb estivesse a dizer, indiretamente, que, embora o homem aprecie o seu semelhante, é também um animal que ganha dinheiro, inclinação esta que muito amiúde interfere em sua benevolência. 

[Image: MobyDick_326Pyxurz.jpg]
Perdemos uma preciosa baleia por causa de um maldito covarde cagalhão!

Aqui vimos como a covardia prejudicou todos os marujos que confiavam em Semente-de-Maçã. Ou seja, ser um covarde não é prejudicial somente a você. É prejudicial a sua família, pai e mãe, a sua namorada/esposa, a seus filhos, ao seus amigos, ao seus colegas de trabalho, em suma, a todo mundo. O mundo é essa bosta toda hoje em dia, porque a maioria das pessoas são covardes. E eu não estou falando de covarde no sentido de que você deve sair por ai procurando briga com todo mundo, para se tornar homem. Covarde no sentido de não fazer o que realmente precisa ser feito, em cada determinada situação, por não se preocupar com o que o efeito das sua falta de ação pode causar aos outros, já que pra você, naquele momento, é preferível se preservar, já que você está com preguiça de fazer ou algo assim.

Ter coragem para viver a vida requer ESFORÇO! Para você fazer o que precisa ser feito, e meter a real em si mesmo (Salve confrade Chanceler) é necessário agir, viver para além de sua própria bunda.

O dono da loja onde você trabalha, confia que você seja um vendedor esforçado. O seu chefe tetinha no escritório, confia que você seja um cara que cumpre prazos e faz trabalhos bem acabados. O seu professor espera que você se dedique na pesquisa que ele falou que você precisa fazer. A sua mãe e pai, esperam que você seja um sucesso em tudo que empreender, e não um vagabundo que só foge de responsabilidades e coloca a culpa nos outros. A sua namoradinha espera que você seja um homem firme que tenha atitude de tomar decisões que ela não conseguiria tomar corretamente sozinha. Seus amigos esperam que você seja um cara descolado, que tenha boas histórias de vida, por realmente viver o que fala, para poderem se espelhar em você. Deus quer que você viva para além de si mesmo, edificando a vida de todos que convivem com você, da melhor forma que você puder. Em suma, todos que realmente gostam de você, esperam que você seja um grande cara, para eles mesmos poderem ter alguma perspectiva na vida e melhorarem também como pessoa, pois todo mundo quer melhorar de vida. Você por exemplo, gosta de estar na companhia de fracassados medrosos?

Vejam que sua covardia em viver, e falta de esforço e disciplina pode causar prejuízos financeiros para outras pessoas.Acostume-se com essa verdade: a vida é um jogo de interesses. Se você não trás lucro a nada e a ninguém, principalmente no sentido financeiro, ninguém vai se importar com você.

Quando pensar em cagar e andar para alguma tarefa que precisa ser feita, pensa em toda essa gente que você vai estar decepcionando. Isso que eu só citei pessoas diretamente influenciadas em cada situação, imagina mais as indiretamente.

Veja bem paspalho, não estou querendo dizer que todos sonham e torcem com o seu sucesso. Isso seria uma completa mentira. Mas todos esperam que aquilo que você foi designado para fazer, seja feito da melhor maneira possível. Se você é do tipo de sujeito que diz que vive para si mesmo e que se foda o resto, tudo bem, todo mundo tem o direito de ser retardado. A vida vai te ensinar boas lições. Mas mesmo pensando assim, a melhor forma de viver é se empenhando nas coisas com esforço. Isso é um ato de amor consigo mesmo, primeiramente.

Mostra que você se leva a sério, e todos percebem e passam a respeitá-lo mais por isso. Mas só é possível cultivar essa característica com coragem, assumindo riscos. Agindo dessa forma, você não vai ter tempo de ficar sorrindo todo momento pra tudo e todos, pois precisa se concentrar. Sem isso, jamais se tornará um homem. Por isso pessoas demasiadamente sorridentes, e os "carpe diens" transmitem evidentemente que não se levam a sério. Não de forma correta pelo menos. Como respeitá-los assim? Veja que situação lamentável Semente-de-Maçã passou, simplesmente por ser um cagalhão que só gosta de festejar e curtir a vida e não se empenha em nada útil. E como veremos, sua situação vai piorar.

Citação:Mas estamos nas mãos dos deuses, Semente-de-Maçã saltou de novo. Deu-se isso em circunstâncias muito semelhantes às da primeira vez; mas desta feita não levou a linha no peito, e por isso, quando a baleia começou a correr, Semente-de-Maçã foi deixado para trás no mar, como se fosse a mala de um viajante apressado. Ai! Stubb manteve-se fiel à sua palavra. Era um belo e generoso dia azul; o mar lantejoulado, calmo e fresco, estendia-se plano em derredor, até alcançar o horizonte, como a chapa de ouro de um bate folhas, martelada até chegar ao máximo...Stubb voltou-lhe as costas inexoráveis; e a baleia parecia ter asas. Em três minutos, uma extensão de milha interpunha-se, num oceano sem praias, entre Semente-de-Maçã e Stubb. Do centro do mar, o pobre Semente-de-Maçã virava a cabeça crespa, encarapinhada, para o sol, outro náufrago solitário, embora o mais sublime e brilhante...Mas abandonara Stubb realmente o pobre negrinho a sua própria sorte? Não; não desejava isso pelo menos. Pois havia dois botes em sua esteira, e ele calculou, sem dúvida, que se aproximariam de Semente-de-Maçã muito rapidamente e o acolheriam; embora, na verdade, essa consideração para com remeiros postos em perigo por seu próprio medo nem sempre seja manisfestada pelos caçadores em semelhantes circunstancias, que ocorrem não raro; quase inevitavelmente na atividade baleeira, um individuo tido é marcado por aquela mesma detestação implacável, típica da Marinha de Guerra e do Exército. 

[Image: 102_348-alt-20130703163303458RTS.JPG]
Isso é o que lhe acontece quando você vive como um covarde. É abandonado a própria sorte. Ai não adianta chorar e dizer que o mundo é cruel e ninguém gosta de você, paspalho. 
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#3
Ninguém nasce perfeito e sabendo de tudo, precisamos treinar para nos aperfeiçoarmos. Você que cresceu sem um figuram masculina sólida como exemplo, com toda certeza, não vai passar a agir de forma correta e satisfatória do dia para noite, depois de leu meu texto e o livro. Vai errar muitas vezes, e vai levar um tempo para internalizar tudo isso. Claro. Mas o importante é se esforçar. Assim como Semente-de-Maçã fracassou na primeira vez que foi solicitado, teve o tratamento que lhe era justo, mas teve a oportunidade de melhorar. Mas o que o filho da puta fez? Se acovardou de novo. Aí já fica difícil ter piedade de um cara que não quer se ajudar. É a mesma coisa na vida real.

Por mais que você não perceba, muitas pessoas estão dispostas a te dar uma chance de mostrar o seu valor, desde que você se mostre interessado. Logicamente, nada vai cair do céu. Mas o que você faz? Nada. Isso mesmo. Se isola no seu mundinho, e diz que vive só para si e que se foda o resto, e não sabe porque todo mundo de deixa como Stubb deixou o Semente-de-Maçã, completamente isolado no mar. Como veremos, esse atitude covarde perante a vida pode causar danos na sua alma que são irreversíveis e acabar completamente com a s sua alegria de viver.

Como vimos também, quando passamos e insistir em sermos individualistas e cagões, as outras pessoas passam a não gostar de nós automaticamente. Muito provavelmente você já deve ter pensado que ninguém vai com a sua cara, que parece que ninguém gosta de você, sendo que tu nunca fez nada para ninguém. Já te ocorreu esse pensamento? Comigo já ocorreu inúmeras vezes. E eu não sabia qual era o meu maldito problema. Eu achava que Deus me odiava e me amaldiçoou. Porque as pessoas me excluíam?

Porque eu agia feito um imbecil covarde, oras. Agia dessa forma que estou descrevendo aqui no artigo. Essa é a resposta para mim e deve ser para você também, se tu se sente excluído. Você não agrega em nada nada vida de ninguém, vive para si mesmo, e quer que os outros te amem? Vai pr puta que te pariu seu viadinho de merda. Ninguém gosta de homens emotivinhos, envergonhados cuzões afeminados, que só falam de futilidades e alegria . Por mais que o esquerdismo diga que isso é bonito hoje em dia, homem não foi feito para agir dessa maneira. As pessoas querem estar perto do cara que resolve os problemas, que enfrenta as dificuldades. Simples. Sem isso, você vai ser um náufrago ressentido com a vida, no meio da sociedade.

Citação:Mas aconteceu que esses botes sem ver Semente-de-Maçã divisando subitamente baleias próximas a eles, de um lado, voltaram-se e iniciarão perseguição; e o bote de Stubb estava agora tão longe, e ele e sua equipagem tão atentos a seu cachalote, que o horizonte anelar em torno de Semente-de-Maçã começou a ampliar-se lamentavelmente. Por mero acaso, o próprio navio o recolheu-o afinal; mas daquela hora em diante o negrinho começou a perambular pelo convés, como um idiota; pelo menos diziam que ele havia perdido o siso. O mar havia ironicamente conservado à tona seu corpo finito, mas afogara o infinito de sua alma. Não se afogara de todo, contudo. Antes a carregara viva para as espantosas profundezas, onde as estranhas formas do incorrupto mundo primitivo passavam de um lado para outro ante seus olhos desinteressados, e o avaro tritão, que é o Saber, revolveu-lhe os saberes que acumulara; e entre as eternidades alegres, sem coração, sempre juvenis, Semente-de-Maçã viu os multitudinosos insetos de coral, onipresentes como Deus, que do firmamentos das águas inchavam as esferas colossais. Viu o pé de Deus no tear, e falou-lhe; e portanto seus camaradas o disseram louco...

[Image: esquizofrenia.jpg]
Esse é o triste fim de um covarde: loucura e amargura. 


Como vimos, Semente-de-Maçã acabou levando um duro golpe na alma e acabou ficando louco. Sem contar que quase perdeu a vida e foi salvo por pura sorte.

Se não quer que o ostracismo social te transforme em um cara cheio de amargura, inveja e complexado com o mundo, visto como louco, para de se acovardar parante as suas dificuldades. Tem alguma coisa séria para resolver? Resolva. Para fazer? Faça. Pare estudar? Estude. O quanto antes. Sua vida é bem curta para ser desperdiçada agindo feito um bunda mole.

A vida, a sociedade te cobra produtividade, por mais que você não queira admitir isso. Deus te cobra ação. Hore a sua vida sendo útil e corajoso. Semente-de-Maçã era o mais coitado do navio, que ninguém respeitava, porque ele mesmo não se dava o respeito, primeiramente. Se você se sente deprimido e desiludido com a vida, aposto que é porque tu andas complexado com o mundo achando que ninguém gosta de você, ou porque você não vê mais sentido nas coisas que faz. Eu digo para você, baseado nessa história, e no que o grande Viktor Frankl também falou, que você deve criar o sentido de sua vida. Pare de culpar coisas e pessoas por sua amargura e simplesmente aja. Reaja. Realmente, ninguém se importa com você. Sua vida é você que faz, e para ele ter sentido é necessário ter um objetivo. E para achar esse objetivo, e preciso ter coragem, coragem de enfrentar o mundo.

Semente-de-Maçã não tinha coragem de enfrentar o mundo, o mundo onde ele estava inserido, que era a caça de baleias. E você? Tem coragem de enfrentar os desafios para os quais a sua vida está te chamando? Tem pessoas que contam com você paspalho. Não seja um Semente-de-Maçã.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#4
Ótimo tópico parabéns, eu nem sabia que este livro tinha conselhos tão bons, e que era um livro viril, já está na lista de leitura.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#5
- Tópico recomendado. Vale a leitura. 

- Confrade, o amigo é bastante técnico ao elaborar suas resenhas aos livros que lê. Meus cumprimentos por seu talento.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#6
Marcando, também não sabia que era um livro tão bom, vou procurar para ler e depois volto aqui para reflexão.

Enviado de meu E2363 usando Tapatalk
Responda-o
#7

Pare de culpar coisas e pessoas por sua amargura e simplesmente aja. Reaja. Realmente, ninguém se importa com você. Sua vida é você que faz, e para ele ter sentido é necessário ter um objetivo. E para achar esse objetivo, e preciso ter coragem, coragem de enfrentar o mundo.

Covardia com certeza e um dos grandes males na masculinidade, se não trabalhada pode levar o homem a ruína. Para a covardia e maioria dos problemas do home e resolvida caindo no mundo e aprendendo. Excelente reflexão, recomendo  confrades também assistirem o filme de 1956, grande filme excelente atuações.


[Image: moby-dick_ger_56_2sh_a.jpg]
- A verdadeira liberdade está no domínio absoluto de si mesmo (Montaigne).





Responda-o
#8
O homem de verdade é de poucas palavras. Em toda a minha vida nunca encontrei um só falastrão confiável. Assemelham-se a chipanzés. Quando a atitude afrouxa; sobram palavras e macaquices para se justificar para os outros e para si mesmos.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#9
Excelentes reflexões extraídas do livro. Verdadeiras lições de vida. Uma dúvida que eu tenho, esse livro é baseado em uma história real?

@Héracles, você chegou a postar mais reflexões sobre outros personagens desse livro em algum lugar?

(03-03-2016, 08:40 AM)Héracles Escreveu: O dono da loja onde você trabalha, confia que você seja um vendedor esforçado. O seu chefe tetinha no escritório, confia que você seja um cara que cumpre prazos e faz trabalhos bem acabados. O seu professor espera que você se dedique na pesquisa que ele falou que você precisa fazer. A sua mãe e pai, esperam que você seja um sucesso em tudo que empreender, e não um vagabundo que só foge de responsabilidades e coloca a culpa nos outros. A sua namoradinha espera que você seja um homem firme que tenha atitude de tomar decisões que ela não conseguiria tomar corretamente sozinha. Seus amigos esperam que você seja um cara descolado, que tenha boas histórias de vida, por realmente viver o que fala, para poderem se espelhar em você. Deus quer que você viva para além de si mesmo, edificando a vida de todos que convivem com você, da melhor forma que você puder. Em suma, todos que realmente gostam de você, esperam que você seja um grande cara, para eles mesmos poderem ter alguma perspectiva na vida e melhorarem também como pessoa, pois todo mundo quer melhorar de vida. Você por exemplo, gosta de estar na companhia de fracassados medrosos?

Achei essa parte da reflexão fantástica. O desenvolvimento pessoal está longe de ser um ato de egoísmo como alguns pensam. Ele é justamente o oposto, é a melhor forma de você contribuir com a sociedade e com todos ao seu redor.

Obviamente, que de todos, em última instância, o maior prejudicado e o maior beneficiado das suas escolhas será você.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#10
As vezes eu esqueço a quantidade de tópicos que já postei aqui no fórum ... Yaoming

(02-07-2020, 06:15 PM)Libertador Escreveu: Uma dúvida que eu tenho, esse livro é baseado em uma história real?

Sim.

Ele conta a história de um navio real que naufragou misteriosamente por volta de 1820. Dizem que foi um cachalote gigante que bateu no casco do navio. A história se tornou uma espécie de lenda na época, e Hermam Melville usou essa história como pano de fundo para criação de Moby Dick.

Mas o mais interessante de tudo é que Melville realmente foi um marinheiro por muitos anos. Então as histórias que acontecem com Ismael são uma espécie de auto-biografia. A escrita que ele utiliza é um tanto diferenciada e complexas, e a riqueza de detalhes impressiona, fora todas as profundas reflexões que podemos abstrair de cada personagem, que são excepcionalmente bem criados.

Outra curiosidade interessante que demonstra o quão enigmático os personagens são, é que o imediato do capitão Ahab se chama Starbuck, que inspirou a famosa rede de cafeterias. Sem dúvida, esse é um dos livros mais fundamentais já escritos.


(02-07-2020, 06:15 PM)Libertador Escreveu: você chegou a postar mais reflexões sobre outros personagens desse livro em algum lugar?

Apenas em rascunhos, não publiquei nada. Talvez retome esse projeto.


(02-07-2020, 06:15 PM)Libertador Escreveu: O desenvolvimento pessoal está longe de ser um ato de egoísmo como alguns pensam.

Sem dúvida. Mas o problema do jovem é que ele não sabe perceber essas nuances das coisas, eles esperam que tudo seja dito diretamente.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#11
Esse tópico é muito bom!

Lembro que o li há uns 3 anos atrás e me senti mal depois. Foi um soco na cara (como a maioria dos posts do confrade @Héracles ).

Porém aos poucos fui botandoe esse conceito de coragem na mente.

O resultado é que hoje, ao pensar em uma desculpa pra não fazer algo, me sinto envergonhado. E isso é excelente. Eu acredito que minha cabeça criou um mecanismo de identificação de "falsas desculpas" e me avisa por meio do sentimento da vergonha a paspalhice que eu to pensando em fazer (no caso, não fazer determinada coisa, postergar ou fazer mal-feito).

Sobre o desenvolvimento pessoal:

Concordo com o Libertador quando diz que o desenvolvimento pessoal ajuda a sociedade.

Se você for uma pessoa bem trabalhada, pode chamar a responsabilidade de determinadas ações em prol da comunidade para si, tirando a chance de que pessoas irresponsáveis, fracas, incompetentes ou interesseiras trabalhem. Isso é uma grande coisa. Se não me engano, foi um dos motivos de Marco Aurélio ter se tornado imperador: "Se ele não fosse, alguém ruim iria ser e as coisas ficariam extremamente ruins para todo mundo".
Todo mapeamento começa na visualização e compreensão do espaço, dentro da mente. Tal arte, se dominada, pode trazer muitos frutos positivos. 
Responda-o
#12
Texto muito bom
Responda-o
#13
Tópico excelente, já tinha lido antes, mas foi bom reler agora.
Responda-o
#14
Os caras desenterram os tópicos mesmo ... Gargalhada Yaoming nem eu lembrava desse ...

Moby dick é um livro sensacional, ao longo desses anos passados não mudei de opinião em relação a ele - diferente de muitos outros livros - ...

Leiam já, leiam o quanto antes, é importantíssimo.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#15
Mas que tópico maravilhoso!
Oitavo anjo do apocalipse
Responda-o
#16
Eclesiástico 22
1 Ao preguiçoso é atirado esterco, só se fala dele com desprezo.
2 O preguiçoso é apedrejado com excremento, quem o tocar sacudirá a mão.
3 O filho mal educado é a vergonha de seu pai, a filha semelhante não gozará de nenhuma consideração.
4 Um jovem prudente é uma herança para o marido, mas a filha desavergonhada causa mágoa ao seu pai.
5 A mulher atrevida cobre de vergonha o pai e o marido, e é igual aos celerados: ambos a desprezam.
6 Uma palavra inoportuna é música em dia de luto, a sabedoria, porém, emprega com oportunidade o chicote e a instrução.
7 Instruir um insensato é tornar a ajustar um vaso quebrado,
8 falar a quem não ouve é como despertar alguém de um sono profundo.
9 Falar da sabedoria com um insensato é conversar com alguém que está adormecendo, no fim da conversa ele dirá: Que é?
10 Chora sobre um morto, porque ele perdeu a luz, chora sobre um tolo, porque é falho de juízo.
11 Chora menos sobre um morto, porque ele achou o repouso,
12 a vida criminosa do mau, porém, é pior do que a morte.
13 O luto por um morto dura sete dias, mas por um insensato e um ímpio, dura toda a sua vida.
14 Não fales muito com um estulto, não convivas com o insensato.
15 Acautela-te contra ele, para não seres incomodado, e não te mancharás com o contágio de seu pecado.
16 Afasta-te dele: encontrarás repouso, e a sua loucura não te causará mágoa.
17 O que há de mais pesado que o chumbo? E que outro nome dar-lhe a não ser o de insensato?
18 É mais fácil carregar areia, sal ou uma barra de ferro, do que suportar o imprudente, o tolo e o ímpio.
19 Um encaixamento de madeira adaptado aos alicerces de um edifício não se desconjunta. Assim é o coração firmado por uma decisão bem amadurecida.
20 O desígnio de um homem sensato, em qualquer tempo que seja, não será alterado pelo temor.
21 Como a estacada posta em lugar elevado e a parede sem argamassa não podem resistir à violência do vento,
22 assim um coração tímido, de pensamentos tolos, não pode resistir ao choque do temor.
23 O coração medroso do insensato jamais tem temor em seus pensamentos, assim também o que não se apóia nos preceitos divinos.
24 Quem machuca um olho, dele faz sair lágrimas, quem magoa um coração, nele excita a sensibilidade.
25 Quem lança uma pedra aos pássaros, fá-los fugir, assim, quem insulta um amigo, rompe a amizade.
26 Ainda que tenhas arrancado a espada contra o teu amigo, não desesperes, porque o regresso é possível.
27 Ainda que tenhas dito contra ele palavras desagradáveis, não temas, porque a reconciliação é possível, salvo se se tratar de injúrias, afrontas, insolências, revelação de um segredo ou golpes à traição, em todos esses casos fugirá de ti o teu amigo.
28 Permanece fiel ao teu amigo em sua pobreza, a fim de te alegrares com ele na sua prosperidade.
29 Permanece-lhe fiel no tempo da aflição, a fim de teres parte com ele em sua herança.
30 O vapor e a fumaça elevam-se na fornalha antes do fogo, assim o homicídio e o derramamento de sangue são precedidos de injúrias, ultrajes e ameaças.
31 Não me envergonharei de saudar um amigo, nem me esconderei da sua presença, e se me acontecer algum mal por isso, eu o suportarei,
32 mas quem o souber, dele desconfiará.
33 Quem porá uma guarda à minha boca, e um selo inviolável nos meus lábios, para que eu não caia por sua causa, e para que minha língua não me perca?
Responda-o
#17
(18-07-2022, 07:45 AM)Héracles Escreveu: Os caras desenterram os tópicos mesmo ... Gargalhada  Yaoming nem eu lembrava desse ...

Moby dick é um livro sensacional, ao longo desses anos passados não mudei de opinião em relação a ele - diferente de muitos outros livros - ...

Leiam já, leiam o quanto antes, é importantíssimo.

Tenho este livro, a leitura do mesmo é maravilhosa, a coisa que me admira é a amizade do Ismael com o Queequeg. Ambos são diferentes, mas acabam por se completar. Todos os outros personagens criam um pano de fundo para uma história complexa, mas que não é de difícil entendimento, caso a pessoa que o lê mergulhe na história. Excelente tópico.
Spoiler Revelar
"Quando um homem quebra seus grilhões e correntes; jura jamais servir a outro senhor, é aí que ele se torna verdadeiramente livre." (Spartacus)

“O amor-próprio não é um pecado tão grande quanto a auto-negligência.”  (Henry V.)

"...Fui grandemente encorajado, segundo a boa mão do SENHOR, meu Deus..." (Esdras 7:28)
Responda-o
#18
Pobre pip perdeu sua sanidade, pelo menos ganhou a amizade do Ahab. Coitado era visto como um bobo da corte, não sabia do termo "semente de maçã"  Yaoming Yaoming
Responda-o
#19
Não havia lido esse tópico ainda, que coisa fenomenal. Muito bom.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#20
Reler essas citações do livro me trouxe boas recordações e boas risadas, o estilo da literatura clássica americana com o bem humorado sarcasmo do pragmatismo ianque é muito maneiro de se ler... ainda continuo com a mesma opinião: Moby Dick é simplesmente genial. Mas uma coisa que me incomodou bastante foi a minha tendencia de usar demasiadamente as virgulas, vício esse com o qual luto até hoje... mas estou melhorando.

Esse tópico rendeu boas reflexões mesmo eu me valendo de um dos personagens mais desprezíveis ou "simplórios" do romance. Seguramente hoje em dia eu explanaria ideias um pouco diversas sobre o pobre Pip, mas o pano de fundo utilizado aqui é de fato uma argumentação concreta e pertinente... me veio em mente que talvez fosse necessário empreender uma verdadeira odisseia literária aqui no fórum para concluir esse meu plano inicial de falar sobre os demais personagens, que possuem uma envergadura espiritual imensamente maior; seguramente ainda me falta "casca" para abstrair reflexões profundas a partir dos grandes nomes dessa obra como Ismael, Queequeg, Starbucks e o capitão aparentemente vindo da época de ouro da Lacedemônia, Ahab.

Enfim... esse tópico me motivou fortemente a ler de novo essa obra fantástica, e dito isso reforço a sugestão:

SE VOCÊ NÃO LEU ESSE LIVRO, PARE TUDO AGORA MESMO E COMEÇA IMEDIATAMENTE A LÊ-LO!!!
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)