Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Carreira numa PMC(private military company), vale a pena?
#1
Primeiramente, o que me faz cogitar esta hipótese é o salário de acordo com as minhas pesquisas, um "contractor" consegue por dia de trabalho algo entre US$500,00 e US$750,00( http://work.chron.com/private-military-c...24574.html ) . Com o dólar a R$4,00, em um dia, eles ganham mais que um Brasileiro médio ganha em um mês trabalhando.

Outra vantagem deste tipo de carreira é que "PMC personnel aren’t subject to military courts or orders and can resign their positions at any time, without repercussion." 

A European Security Academy esta dando uns cursos na America Latina e eu estou pensando seriamente em fazer. O problema mesmo é o preço(Valor: R$ 5.070,00 já convertido de dólar pra real), eu tenho como pagar isto sem parcelar, mas lá se vai uma boa parte de minha poupança. O que me deixa com "receio" :

- Mesmo que eu faça o curso não é garantia que alguma PMC vai me contratar
- Toda PMC valoriza de mais experiência e eu sou inexperiente. Já atirei em muitos estandes, principalmente no PY(munição barata e sem restrição de calibre), mas experiência real de combate, eu não tenho nenhuma.
- Além de ser meio velho(24 anos) e ter miopia, mas posso investir em uma cirurgia se minha "futura profissão" demandar.
- Nem sei se a lei Brasileira me permite se unir a uma PMC(não tenho intenção de ser punido pela lei), mas como existem Brasileiros na legião estrangeira eu imagino que não exista uma restrição legal no caso de uma PMC também.
.
Responda-o
#2
Frank Salewski e Heiko Helmut Seilbold são recrutadores que estão sendo investigados, além disso todos os que se inscreveram nisso estão na mira da ABIN.

Levando-se em conta que você tem miopia e nenhuma experiência de combate, é impossível você ser selecionado para se tornar um mercenário. Seu perfil bate mais é com o de segurança particular/ de estabelecimento.

Só o fato deles estarem dando cursos para pessoas sem a mínima chance de serem selecionados já mostra que eles estão interessados é no seu dinheiro, estão vendendo ilusões. É algo similar a uma agência de modelos cobrar sei lá quantos mil reais para fazer um book de uma candidata que previamente já se sabe que ela não possui as características necessárias ao cargo.
Responda-o
#3
e quanto se ganha na legião estrangeira?
Dizem q é uma grana.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#4
Aragons O problema mesmo e a falta de experiência. Miopia, eu faço uma cirurgia e resolvo o problema. Quando estive no PY, consegui 3/4 MOA de precisão a 500m, com uma AR-50A1(Não que eu tenha alguma arma, nunca comprei nenhuma arma legal ou ilegal). Eu sei que atirar num campo, em um alvo fixo é bem diferente de "trocar tiros" em uma missão. Eu não estou correndo risco de vida, tenho todo o tempo do mundo para fazer os ajustes ou esperar o vento parar e o alvo esta parado. Eles não confiam em inexperientes, pois é difícil saber como eles vão lidar em situação real de combate, mesmo que ele tenha um bom treinamento.

E sim, eu sei que se entrar numa PMC eu provavelmente vou ficar cuidando de missões de escolta e/ou proteção de alguma pessoa jurada de morte. As pessoas tem uma noção distorcida de PMC's devido a filmes de Hollywood, reportagens sensacionalistas e etc a grande maioria das "missões" são simples escoltas e/ou serviços de proteção. Coisas como o que aconteceu no Iraque, são a minoria da minoria.

Mas de qualquer forma, acho que nem vale a pena fazer este curso. R$5000,00 é de mais pra arriscar jogar fora assim.

machadation Enquanto esta sendo treinado dizem que vc só ganha um salário mínimo, mas em missão, sobe pra 4000 Euros. Eu não sei se é verdade, mas e o que dizem da legião estrangeira.
.
Responda-o
#5
Fiz uma rápida pesquisa aqui, e achei esse gráfico (com a fonte), indicando o crescimento do uso deste tipo de serviço até o ano de 2012 no Afeganistão, já que é mais rentável terceirizar o serviço de logística do que mandar o próprio operacional. O que nos leva a crer que é uma área do mercado com grandes investimentos e demandas.
[Image: IMG_0201.png]

Fazendo uma análise rápida aqui. No caso do mercenário, se capturado, ele não tem nenhuma garantia da Convenção de Genebra para Prisioneiros de Guerra de 1949. A convenção veda expressamente que os direitos ali dispostos sejam extendidos para mercenários, portanto estão sem garantia, sem o apoio da lei e sem a proteção dos organismos internacionais.
Desde 2012 a ONU tem forçado uma regulação do tema. Convenções vêm ocorrendo e até mesmo um Código de Conduta já foi editado para tratar dos limites de atuação das empresas e dos mercenários. Segundo a Convenção de Montreux, a EMP é definida dessa forma:

"CMSPs’ são  entidades  de  negócios  privadas  que fornecem  serviços  militares  e/ou  de segurança, independentemente    de    como    se    descrevam. Serviços  militares  e  de  segurança  incluem,  em particular,  proteção  armada  e  proteção  de  pessoas e  objetos,  tais  como  comboios,  prédios  e  outros locais; manutenção  e  operação  de  sistemas  de armamentos; detenção de prisioneiros; e aconselhamento  para  ou treinamento  para  forças locais e pessoal de segurança."

Qualquer coisa que fuja desse critério será coibido pela ONU.

O Brasil assinou e ratificou o Estatuto de Roma, além de reconhecer o Tribunal Penal Internacional. A França queria que Pessoas Jurídicas fossem responsabilizadas no TPI, mas não conseguiu quórum suficiente para a emenda, portanto, os responsáveis da Pessoa Jurídica de uma EMP podem ser responsabilizados pelo TPI, bem como os integrantes da empresa por eventuais abusos e crimes cometidos em zonas de conflito.

O Artigo 25 do Estatuto têm todas as hipóteses de responsabilidade individual de um mercenários ou dos responsáveis pela Pessoa Jurídica. Um caso análogo de uma EMP, com condenação, foi o do presidente da Libéria Charles Gankhay Taylor, que em 2000, pediu para uma milícia privada intervir na Guerra Civil de Serra Leoa. Ele e e os representantes da empresa foram condenados.

A grande sacada disso são os países, que para não sujar as mãos, contratam tais empresas, mas o TPI puxa a responsabilidade individual em cadeia de cada um, como no caso da Libéria.

Há ainda possibilidade da punição pelo crime de "Agressão", o qual só poderia ser imputado pelos agentes públicos de um Estado que declaram guerra a outro país, sem justificações e motivos plausíveis, mas que o TPI reconhece possível. É bom destacar que esses crimes de guerra, em sua maioria, são punidos com a pena capital.

Qualquer tipo de crime de guerra cometido no estrangeiro vai puxar toda a empresa e os mercenários. Mesmo sendo brasileiro, como o Brasil reconhece o TPI, ele fará a entrega do nacional para a Corte. Ao contrário da extradição para outro país, que o Brasil não faz quando envolve brasileiro.
Como estes crimes de guerra são punidos com a morte, seria uma grande discussão, já que o Brasil é contrário a tal medida. Se o Brasil não fizesse a entrega, o indivíduo seria então julgado aqui, mas isso é tudo teoria, pois nunca houve um caso nacional concreto.

Portanto, qualquer cagada teria consequências jurídicas, passíveis de investigação do Brasil, de qualquer país que reconheça o TPI, da ONU e do próprio TPI.

(28-02-2016, 01:43 AM)machadation Escreveu: e quanto se ganha na legião estrangeira?
Dizem q é uma grana.

Confrade, recomendo a leitura deste tópico no Fórum do Búfalo. Debatemos este tema de forma bem aprofundada.
Link: http://forum.bufalo.info/showthread.php?tid=8361
Responda-o
#6
Prezados, boa tarde!

Interessante o assunto, venho dar algumas ressalvas: Estou em processo para iniciar na carreira, como o amigo citou ter 24 anos, o senhor está equivocado achando que está velho, totalmente pelo contrário. PMC's na sua totalidade já tem vivência na área levando em conta que a sua maioria (não todos) serviram nas forças armadas dos seus países de origem no mínimo 3 ou 4 anos. 
Tenho amigos na Líbia e Afeganistão, 80% deles serviram comigo na Forças Armadas daqui do Brasil, mas há aqueles que não tiveram tal oportunidade e mesmo assim conseguiram. O soldo varia de 9 mil há 12 mil EUROS (na empresa onde trabalham) mensais. 
Tenho conhecidos na Legião Estrangeira Francesa tbm, onde o salário por base é de 1250,00 Euros e em missões internacionais (somente após dois anos de serviço) chega a 4 mil. 
Entenda que apenas o curso de PMC não o deixará "na cara do gol", existem outros cursos complementares como Close Protection, Segurança Marítima, Anti Terror, etc. 
Mas vc fará amizades que o indicarão para trabalhos, pois a maioria dos alunos já tem trabalhos pré encaminhados e fazem o curso apenas pelo certificado. 
Para trabalhos de escolta, captura, preservação da ordem, COMBATE EM SI, de fato eles preferem pessoas com experiência em campo, porém, após fazer outros trabalhos (seg. Marítima por exemplo), já serve como referência pois você já está atuando na área.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DEBATE] Vale a pena fazer Direito? The Duke 19 4,739 05-03-2023, 08:04 AM
Última Postagem: SapoCaco
  [DEBATE] Vale a pena se esforçar para passar no enem? LostBoy 20 6,256 12-01-2020, 01:26 PM
Última Postagem: SapoCaco
  metodo kumon para passar em concurso publico vale a pena?? sobrevivente 5 2,713 17-08-2019, 01:34 AM
Última Postagem: Bilidequidi
  Desafios em se formar numa Uniesquina Ministro 24 10,159 29-10-2018, 04:08 PM
Última Postagem: Ministro
  [DÚVIDA] (Curso de inglês) vale a pena? Machado Annihilator 72 26,801 31-05-2018, 10:39 AM
Última Postagem: Machado Annihilator

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)