Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[INSTRUÇÃO] Produtividade e Disciplina - A chave para o desenvolvimento
#1
Trazendo aqui um dos textos mais importantes que eu li na real, escrito brilhantemente pelo confrade Matt Heaffy, que aborda assuntos que seriam de suma importância não só para os "novinhos", mas sim para a real como um todo. 
Citação:Caros membros da real,


Após eu ter postado um mini relato sobre mim no tópico "Linha do Tempo Masculina", do Joker: 



Acabei recebendo umas MP's com pedidos sobre como eu fiz para conseguir foco, disciplina e ser produtivo. Pois, conforme meu relato, eu, antes da real, era um tremendo zé ruela, vagabundo, burro e procrastinador. (Leiam, se possível).


Vou escrever coisas que deram certo para mim, mas que acredito que possam dar certo para todos os membros de forma geral. Tente adaptar as coisas para a sua realidade, e absorva e ponha em prática (isso é o mais importante) tudo que você considerar plausível e útil. Espero que eu possa contribuir para o desenvolvimento dos membros e com a real, pois é uma forma de eu retribuir tudo que aprendi por aqui.



Parte 1: Metas, Objetivos e o Papel do Desenvolvimento Pessoal



Acredito que seja consenso de todos aqui nas comunidades da real de que nós devemos buscar o desenvolvimento nas mais diversas esferas: pessoal, emocional, física, financeira, intelectual, política, etc. Porquê isso? Simples: A sociedade nos impulsiona à sermos fracassados, tansos, débeis, manginas e perdedores através de uma educação falha, amigos parasitas dizendo que você é louco e que não vai conseguir, falta de oportunidades, derrotismo e energias negativas, auto-vitimismo, aquele seu familiar fracassado casado com mãe solteira e mil prestações no carro pra pagar que não tem onde cair morto dizendo pra você que está na hora de arrumar uma namorada (sugiro lerem os textos que abordam a Matrix Social feitos pelo C.O.B.R.A.), enfim, o mundo nos impulsiona à sermos lixos. Felizmente nós da real já sabemos disso, e também sabemos que a sociedade trata o homem fracassado feito um pedaço de esterco. Nesse contexto, é indispensável para nós, como homens, não seguirmos a massa e sair dessa bostidão do fracasso. Devemos procurar ser homens melhores em todos os aspectos. Não quero ter uma vida desgracenta. Não quero ser um pobre fudido. Não quero ter um corpo escroto. Não quero ser burro. Não quero me sentir um lixo perante os outros. Não sou obrigado a ser vilipendiado por submedianas que se acham última bolacha do pacote devido à minha falta de barganha. Não quero ser um cara sem barganha. Não quero ser um cara sem traquejo social. Não quero ser um homem fracassado. Não quero trabalhar em um trabalho lixo, ganhando um salário lixo e tendo uma vida estressada, sem saúde e sem felicidade. Quero ser o melhor em tudo o que eu puder. Quero ter um corpo bacana e atraente. Quero aprender música, tocar algum instrumento. Quero ter muito conhecimento de filosofia, política, história. Quero ser um dos melhores e conhecer muito sobre a área onde eu exerço função (emprego). Quero fazer algum esporte, lutas. Quero ter hobbies. Quero conhecer o mundo e ser respeitado pelo meu conhecimento, traquejo, barganha e posses (afinal as pessoas te tratam pelo que você tem). Você quer isso? Porquê você quer ser um homem melhor? O que você quer para ser um homem melhor?

Primeiro passo: 

Reflita (de verdade, não passe o texto batido) e responda às seguintes questões, e se possível anote em um papel:

- Quem eu quero ser daqui a 1 ano? Quem eu quero ser daqui a 5 anos? Quem eu quero ser daqui a 10 anos? (OBS: Categorize sua resposta em esferas como "Físico, Conhecimento, Curso, Dinheiro". Enfim, você deve listar seus objetivos em macrocategorias para se organizar melhor.

- Porquê eu quero tudo isso? Valerá a pena?

- Como estou AGORA em comparação à quem eu quero ser daqui há 1, 5 e 10 anos?



Esse passo é o mais simples, porém, o mais abstrato. Exige pensar bastante, não há aplicações de técnicas específicas e nem nada do tipo. É algo que qualquer um aqui já deve ter feito alguma vez na vida. 



Se possível, parta do longo prazo para o curto prazo. O longo prazo é sempre mais importante. Não precisa ser estritamente "10, 5 e 1 ano". Pode ser "longo prazo, médio prazo, curto prazo".



É muito importante que você ESQUEÇA qualquer coisa relacionada à "O que eu poderia ter feito para ser diferente hoje?". Simplesmente esqueça. Não deixe nenhum fator que você NÃO PODE CONTROLAR tomar conta dos seus pensamentos e estressá-lo. Se você não tem influência direta sobre o fator, deixe-o ir embora. Não se arrependa do que você não fez, pois você não consertará o passado, seu paspalho. 



Exemplificação:

- Gostaria de entrar na USP no curso X, no ano de 2011, pois é uma área que eu me dou bem pra cacete e vejo ótimas oportunidades na área.

- Gostaria de, no futuro, saber muito sobre teoria musical, tocar bateria e guitarra de forma foda, pois é um hobbie que gosto pra caralho.

- Ter um shape foda pra caralho

- Gostaria de ter um traquejo social foda e um conhecimento das dinâmicas sociais que façam com que eu tenha o controle sobre a maioria das situações possíveis.

- Saber muito sobre marxismo cultural e conhecer muito de política, filosofia e história, através da leitura de literaturas como mises, hayek, olavo de carvalho, etc..



Claro, são pouquíssimos exemplos, alguns já concretizei, outros estou indo atrás. Mas é para você definir em todas as esferas da sua vida o que você quer, porquê isso é importante, o que você ganha fazendo isso ou não fazendo, quais serão os prejuízos para sua vida se você não alcançar esse objetivo, e etc. 



Até agora foi a parte mais teórica e "mimimi" do texto. Essa parte serve para os que estão perdidos, sem saber porra nenhuma do que querem, estão inseguros com o futuro e etc se localizarem e para os que até já sabem isso, se MOTIVAREM. A dose de motivação, para mim, vem principalmente quando eu penso: "Se, no futuro, eu deixar de ter feito determinada coisa, quão prejudicial isso seria para mim?" ou você pode até inverter a perspectiva: "Quais são os benefícios para mim, como pessoa, alcançar o objetivo Y que eu estabeleci?". Veja como escrever isso no meu relato no começo do spoiler quando eu comparei APENAS UM OBJETIVO (você irá escrever muitos), que era o da minha universidade. Compare o Antes e Depois. Tente ver quais seriam os prejuízos se eu não tivesse conseguido e os benefícios que eu obtive de conquistar o objetivo. Faça isso com os seus e veja se você não vai estar motivado para ser um cara melhor!



"O homem tem muito para saber e pouco para viver; e não vive se não souber nada." - Baltasar Gracián



"Perceba as qualidades positivas e negativas de tudo, distinguindo entre ganho e perda nas questões mundanas." - Miyamoto Musashi





"Sai de tua infância, amigo, acorda!" - Arthur Schopenhauer
Responda-o
#2
Parte 2: Direcionamento, Organização e Planos de Ação



"Ok, estou motivado pra caralho! Quero ser alguém foda, tenho muitos objetivos, vou ser um homem de sucesso! Mas por onde começar?"


Sem dúvida essa é a pior parte. Retirei uma amostra das MP's que recebi e vi os seguintes problemas:

1: Manda ai umas dicas de produtividade. Sou indisciplinado pra cacete e procrastinador profissional.

2: Gostaria de saber tua rotina de estudos e como tu mantém o foco. Estou pensando em cursar odontologia em uma faculdade federal, por isso necessito de muito estudo e foco.

Enfim, um grande problema de todos, principalmente meu, não é o de planejar: Objetivos dos confrades são parecidos em muitas coisas. O problema é como botar a mão na massa.

Lendo bastante sobre o assunto, cheguei à conclusão de que os dois fatores-chave para tirar a bunda da cadeira é: Disciplina (ou foco ou organização) + Motivação.

Vou começar a abordando a Disciplina e Organização.

É o seguinte, após ter descrito todos os seus objetivos, você deverá SABER, claro, COMO é que você pode alcançá-los. Vou começar exemplificando o necessário para se entrar em uma universidade pública, com base no que eu fiz (e aconselhei para um confrade uma vez, que no caso fazia cursinho de manhã). Depois de eu explicar o caso específico, tento partir para o modo geral. Isso se chama método indutivo.

2.1. Exemplificação sobre Vestibulares

[Image: man-thinking-299x300.png]

Primeiramente, você deverá ter em mente que fins de semana serão também para estudos. Reserve apenas 2 sábados para sair, os outros 2 você deverá estudar.

Quanto à organização diária e rotina de estudos:

Você deverá ver as aulas do cursinho (se a aula for de manhã) e, depois, se tiver dúvida de alguma matéria, tirar com os monitores, e depois voltar para casa. Voltando para casa, almoce e descanse uns 20 minutos. Depois, você deverá estudar da seguinte forma:

Estude 50 minutos (tanto faz se é teoria ou exercício), depois, relaxe uns 10 minutos. Durante os 10 minutos de relaxamento, você pode tomar uma xícara de café, uma água, ir mijar, relaxar e respirar um pouco. Depois volte a estudar os 50 minutos... e repita o processo até o horário da sua janta, e quando for umas 21:00 da noite, pode guardar as coisas e ver uma TV, jogar um videogame, vir aqui no fórum ler a real. Mas não perca tempo no facebook. Se você fizer cursinho de noite, faça basicamente o mesmo método de estudo, mas estude de manhã e tarde, para ver o cursinho a noite.

Como se organizar em relação as matérias?
Recomendo você fazer o seguinte:
- Pesquisa sobre o que é Vestibulando Digital. Tem no youtube. Guarde os links de todas as disciplinas. Recomendo você, além das literaturas do cursinho e livros sobre as matérias, seguir tudo que o vestibulando digital ensina.
- Pegue todas as grandes matérias (Matemática, Física, Química, Geografia...) e destrinche-as: "Matemática: Álgebra, Geometria...", "Física: Moderna, Óptica, Mecânica".. e por aí vai. Após destrinchar todas as grandes matérias em categorias ou submatérias (tipo.. biologia vegetal, biologia animal), você deve separar dias para estudar cada uma dessas matérias. Por exemplo: Segunda Biologia Animal, Física Mecânica e Química Orgânica.. é só um exemplo, mas tente seguir isso, claro.
- Utilize o Google Agenda separado por mês para se organizar quanto às matérias que você vai estudar. Você não vai seguir o planejamento inicial: as vezes você tem facilidade com geografia e entende a matéria muito rápido, mas precisa estudar muita álgebra. Então você não vai separar os dias para estudar as matérias como no cursinho, que durante todo o ano as aulas seguem o mesmo padrão. Você vai utilizar o google agenda para separar, via planejamento SEMANAL, as matérias. Vá ajustando conforme as necessidades.

Seguindo esses métodos: organização por subcategorias + método do 50 estudo + 10 relaxamento, você vai muito bem, pode confiar.
Pegue mais leve nos fins de semana, se divirta um pouco também. Durma direito, coma umas putas as vezes.

Outra coisa: tenha foco. Leia os textos motivacionais aqui da real por enquanto. Não desanime: é uma MERDA, cansa, é chato, você vai se sentir um lixo, sem se divertir, mas vá por mim: ter entrado na usp foi a melhor escolha que fiz na vida. me abriu um leque de possibilidades tão grande que não sou capaz de escrever aqui no texto.

E digo mais: dentro da faculdade vai ser bem mais foda. Acostume-se com a rotina de estudos.

Com isso ja ta bom. Não perca muito tempo pesquisando sobre como estudar, mas sim vá la e estude.

[Image: employer-tip.jpg]

Mas e fora do vestibular? Eu já trabalho, sou formado, minhas metas são outras...

Agora, vamos partir para as técnicas relacionadas aos objetivos gerais, não apenas para o vestibular.

Você já deve ter percebido que, o principal de fazer as coisas acontecerem é justamente conseguir destrinchar os seus objetivos maiores em tarefas concretas, mensuráveis e realizáveis. Por exemplo:
- Objetivo: aprender teoria musical e tocar um instrumento. Como alcanço esse objetivo: Estudando 2h~3h de música semanais, treinando x horas por semana determinado instrumento.
- Objetivo: passar em todas as disciplinas no meu semestre com média acima de 8. Como fazer isso: Escrevo todas as tarefas que eu devo fazer dentro de cada disciplina, por exemplo: Disciplina Álgebra Linear: Estudar capítulo x, y e z. Cálculo: Fazer lista 2 e 3, ler capítulos 4 e 5 do livro. E por aí vai (aguarde que você ja vai entender o que fazer com essas tarefas).
- Objetivo: Ter um shape foda. Tarefas: Pesquisar e montar minha dieta com base no meu objetivo do shape, preparar o treino, comprar os alimentos, ir para a academia, dormir direito, etc.

Sacaram mais ou menos a ideia? Você deve sair do pensamento abstrato para o pensamento concreto, através do estabelecimento das TAREFAS necessárias para realizar seus objetivos. A melhor forma que existe é, para mim, a seguinte: Estabelecer tarefas DIÁRIAS e seguí-las através de uma agenda ou timetable. Como assim?

Suponha que você esteja estudando para o vestibular e tenha uma porrada de matérias e capítulos para estudar.

Observe o layout dessa agenda:
[Image: google-homeschool-calendar-jan2013.png?w=869]

Trata-se do Google Agenda. VocÊ pode estabelecer tarefas diárias, colocar horários, alarmes, lembretes e mais uma porrada de coisa para CADA tarefa que você estabelecer. Você também pode separar por dias de semana ao invés de meses. Sugiro que você vá AGORA fuçar Google Agenda para ver como funciona.

Então, você deve fazer o seguinte: Organize os estudos na agenda com base no grau de importância e urgência de cada um. Por exemplo, imagine que na faculdade vocÊ tenha as disciplinas de cálculo, álgebra linear, geometria analítica e física. Com base no google agenda acima, imagine que você está no dia 15 de Janeiro e tenha prova de Cálculo dia 22, e todas as outras provas na semana do dia 28. Imagine també m que você está com a matéria de cálculo bem atrasada e precise estudar mais cálculo do que as outras. O que você faz? Associe os seus estudos dentro de cada dia. Por exemplo, dia 15 de Janeiro você coloca assim: "Livro de Cálculo Cap 5 e exercícios" + "Álgebra Linear revisão cap. 3". Observe que são duas tarefas. Faça isso para TODOS OS DIAS e estabeleca tudo que você vai fazer em cada dia.

Sacaram? É basicamente jogar suas tarefas na agenda. Você pode ir mais além e colocar o horário de cada uma, colocar o período de treino da academia e etc.

Portanto basicamente você deve saber transformar seus grandes objetivos de vida e de desenvolvimento pessoal em subcategorias, subtarefas, e aprender a fuçar no Google Agenda de forma que você atribua essas tarefas aos seus dias. Assim, você tem uma base para seguir diariamente e não ficar "perdido".

Sugiro isso: Estabeleça objetivos gerais para cada área da sua vida: profissional, social, pessoal, emocional, etc. Depois, divida isso em subcategorias de modo que faça mais sentido para você. Depois, ajuste para fazer essas coisas no seu dia-a-dia. E siga. Deve ser obrigação seguir a sua agenda.

Exemplificações:

Social: Objetivo > Ter mais traquejo social, manjar das dinâmicas sociais, melhorar minha oratória, saber argumentar, melhorar minha linguagem corporal.
Tarefas:
-Ler livro "Definitive Book of Body Language", 1 Capítulo por semana, aos domingos (inserir na agenda nos dias de domingo);
-Leitura do livro Social Engineering - The Art of Human Hacking 1 capítulo por semana, qualquer dia da semana, no ônibus. (Insira na agenda algo parecido com: "Leitura Social Eng. Cap. 2".
-Ler Retórica do Aristóteles, 1 cap por semana, blablabla.
-Praticar X na frente do espelho às terças.

Físico: Objetivo > Bulk, ganhar x kgs
Tarefas:
- Comprar alimentos todo quinto dia útil do mês e vigésimo quinto dia útil do mês (alimentação quinzenal). Na agenda, você vai e coloca nos respectivos dias a tarefa "Mercado". A lista de alimentos é por fora.
- Treino ABCDE: Insira na agenda os treinos e o horário que você vai na academia.
E por aí vai...

Intelectual: Objetivo: Aprender sobre Marxismo Cultural
Tarefas:
- Ler 2 Posts do Blog do Mats (Marxismo Cultural) toda quarta-feira (ou no dia de atualização dele, que eu desconheço). Insira na quarta "Leitura Blog Marxismo Cultural 2 Posts".

Entenderam mais ou menos a ideia? Você deve ter tarefas tanto para objetivos de longo prazo quanto de curto prazo!


2.2. Lições Gerais sobre sua produtividade diária

Comece pelo mais difícil, mais importante e mais urgente
As tarefas mais importantes devem ser feitas antes. As vezes, é necessário sacrificar um dia de treino para fazer uma prova. As vezes, falta duas semanas para o vestibular e você ainda está fudido com biologia vegetal e talvez compense não sair num sábado. Saiba definir prioridades e comece pelas tarefas mais importantes.

Tenha uma agenda baseada em números (quantifique!)
Quanto mais abstrato, pior, pois a chance de procrastinar é maior. Faça um schedule, um checklist diário e tente definir horários, quantidades, capítulos, seja bem específico para seguir o que você precisa.

Cuidado com as redes sociais e e-mails
Saia da porra do facebook. Saia do instagram, twitter. Quando você estiver procrastinando ou perdendo tempo com porcaria, pense o seguinte: O que eu estou ganhando com isso? O que eu estaria ganhando se eu estivesse fazendo alguma coisa melhor? Estou perdendo tempo aqui? O que isso está acrescentando na minha vida?
Se depois dessas perguntas você não sair do facebook, acredito que está com sérios problemas.
Cheque seu e-mail periodicamente, mas poucas vezes. Não fique toda hora dando F5 ou algo do tipo. Cheque de 3 em 3 horas, por exemplo. A não ser que envolva o seu trabalho.

Releia seus objetivos principais diariamente e guarde 10 minutos do seu dia para refletir sobre seu desenvolvimento pessoal e sobre seu futuro
Auto-Explicativo. Isso irá motivá-lo diariamente.

Comemore as pequenas conquistas.
Conseguiu realizar TODAS AS SUAS TAREFAS em uma semana sem procrastinar e teve desempenho acima da média? Utilize o sistema de recompensa e faça algo prazeroso para relaxar. Ninguém é de ferro.

2.3. Procrastinação

Para os procrastinadores de plantão, se mesmo com seus objetivos destrinchados em tarefas diárias você não consegue agir, algumas dicas:

1. Instale um software de bloqueio de sites e bloqueie o facebook, twitter, youtube, etc.
2. Pare de ler o fórum da real um tempo e vá aplicar as coisas, e estudar. Venha aqui fim de semana, pare de absorver aqui e não aplicar nada pois você estará virando um zé bostão.
3. Utilize uma agenda e um schedule diário.
4. Elimine as distrações: celular deve ficar no silencioso, não seja interrompido toda hora, não se desconcentre.
5. Pense no objetivo final e tenha-o em mente. Se você não fizer suas tarefas, cara, o que você espera do seu futuro? Acha que desenvolver-se é fácil?
6. A responsabilidade de procrastinação é totalmente sua. Se culpe mesmo, pois você está estragando o seu futuro.

"Haverá ocupação pior do que a ociosidade? Sim, a curiosidade inútil." - Baltasar Gracián

2.4. Uma lição importante
É impossível ser 100% disciplinado durante todo o tempo. Somos seres humanos e é realmente difícil adquirir hábitos produtivos e utilizá-los diariamente. Por isso é importante celebrar conquistas de disciplina e relaxar em um fim de semana fazendo algum role, jogando um videogame, tomando uma cervejinha, enfim, não seja um bitolado fudido. Tenha foco, mas não precisa se matar. Esse mito de que "porra, hoje não fiz nada, to fudido" causa um sofrimento fudido. Eu fiquei com isso durante muito tempo. Se eu passasse um dia sem fazer nada, eu começava a me matar por dentro, é foda. Cuidado com o stress.

Portanto, basicamente, quis dizer que, para ser disciplinado e produtivo, você deve:
- Saber o que você quer (Estabelecimento de Objetivos)
- Estabelecer as tarefas que você deverá fazer para chegar lá (Destrinchamento de Objetivos)
- Organizar um método de atribuir todas essas tarefas à dias específicos (Associação das Tarefas no Google Agenda)
- Fazer.

Não foquei muito em motivação aqui pois creio que já temos textos e cabeça o suficiente para saber da importância do desenvolvimento pessoal para nós. Tentei deixar algo mais prático e que acabou funcionando comigo. Tem um viés relacionado à estudos, mas suas tarefas podem ser de algum treino específico, alguma leitura, música, enfim, serve para muitas coisas na sua vida. A ideia é só partir para o seu Lazer diário após fazer suas obrigações.

Não é necessário teorizar muito sobre produtividade. Melhor mesmo é botar a bunda na cadeira e FAZER O QUE DEVE SER FEITO.
Esqueça esse negócio de cursos de produtividade e etc. Só se seu caso for muito ruim mesmo...

[Image: Rocky.jpg]

Lembre-se: O caminho do desenvolvimento pessoal é doloroso, desanimador, estressante e sofrido. Entretanto, os frutos que voce colherá farão com que você agradeça cada minuto investido.
Responda-o
#3
Lembra das perguntas chave?

- Quem eu quero ser daqui a 1 ano? Quem eu quero ser daqui a 5 anos? Quem eu quero ser daqui a 10 anos?
- Porquê eu quero tudo isso? Valerá a pena?
- Como estou AGORA em comparação à quem eu quero ser daqui há 1, 5 e 10 anos?

Eu venho e adiciono mais uma: E aí, vocÊ quer ser o vagabundão sedentário burro que não faz nada o dia todo, ou alguém que vai ser foda daqui há alguns anos?

Vá agora bolar um jeito de transforma seus objetivos maiores de vida em tarefas diárias para já poder começar seguir isso amanhã mesmo!

Arregace as mangas e VÁ PARA A LUTA
[Image: bruce-lee-5_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800]
"O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe". Bruce Lee

"A vida é um processo fluente e em alguns lugares do caminho coisas desagradáveis ocorrerão. Podem deixar cicatrizes, mas a vida continua a fluir. É como a água fluente, que ao estagnar-se, torna-se podre; não pare! Continue bravamente...porque cada experiência nos ensina uma lição." Bruce Lee

"Saber não é o bastante; precisamos aplicar. Querer não é o bastante, precisamos fazer." Bruce Lee

“Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância. Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer". Bruce Lee

Créditos: Matt Heaffy
Responda-o
#4
Simplesmente um dos melhores tópicos da história desse fórum,

Sem mais !
Oitavo anjo do apocalipse
Responda-o
#5
Quando o MR caiu eu fiquei puto por não ter salvo esse tópico épico, obrigado Ronaldo!
Responda-o
#6
(22-06-2015, 10:00 AM)War Escreveu: Simplesmente um dos melhores tópicos da história desse fórum,

Sem mais !

[2]
Responda-o
#7
(27-06-2015, 11:28 AM)destruidor Escreveu:
(22-06-2015, 10:00 AM)War Escreveu: Simplesmente um dos melhores tópicos da história desse fórum,

Sem mais !

[2]
(3) Não tinha visto este tópico. Da pra abrir a mente sem duvidas. Tem muita coisa boa aqui escondido. Mais um pra minha lista de favoritos.
Responda-o
#8
Caralho, que tópico foda!

Obrigado! Botarei em prática agora.
Responda-o
#9
Um texto complemento para a primeira parte: Metas, Obejtivos, Reflexão:

http://projetofreelifestyle.blogspot.com...uturo.html
- A verdadeira liberdade está no domínio absoluto de si mesmo (Montaigne).





Responda-o
#10
Alguém aqui sabe qual o fim do autor desse texto?

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk
Responda-o
#11
(31-01-2016, 02:35 PM)AndreSantos Escreveu: Alguém aqui sabe qual o fim do autor desse texto?

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk

Não sei quem comentou e não sei se é isso mesmo.

Se formou e esta morando no exterior.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#12
Movido para a área de estudos.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#13
Wink 
Tópico perfeito para começar nesse blog, irei ler tudo o que eu puder, e o mais importante, colocar em prática.
Responda-o
#14
[Image: taxi-drive-clap.gif]
Responda-o
#15
Up! Sem dúvidas, um dos melhores tópicos que já li.
Responda-o
#16
(13-08-2016, 02:01 PM)Charles Machado Escreveu: Tópico perfeito para começar nesse blog, irei ler tudo o que eu puder, e o mais importante, colocar em prática.

topico formidavel!
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#17
Sem palavras. Um puta tópico! Um dos melhores que já li.
Responda-o
#18
Up! Pra quem ainda não leu...
Responda-o
#19
(30-01-2016, 08:05 PM)Madroox Mx Escreveu: Um texto complemento para a primeira parte: Metas, Obejtivos, Reflexão:

http://projetofreelifestyle.blogspot.com.br/2015/05/como-falar-com-voce-no-futuro.html

Ele apagou o blog dele. Mas acabou de trazer esse texto aqui para o fórum: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=3525

Esse tópico de produtividade e disciplina é incrivel.
Responda-o
#20
(22-06-2015, 10:00 AM)War Escreveu: Simplesmente um dos melhores tópicos da história desse fórum,

Sem mais !

Com certeza. Esse tópico me ajudou demais quando comecei na real para ajeitar toda a minha vida.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [Empreendedorismo] Os 7 Princípios Chave para Realizar Seus Sonhos destruidor 3 2,259 28-01-2016, 05:08 PM
Última Postagem: destruidor

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)