Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DESENVOLVIMENTO] Missão, Visão e Valores
#1



Salve Realistas,


Este tópico explicará o que é Missão, Visão e Valores, que eu tanto enfatizo, nas minhas colocações. Vocês verão aqui o quanto essa estratégia é essencial para o nosso Desenvolvimento e para a Realização Pessoal Plena.

Abraços.




Missão



A missão é o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. É o enunciado dos propósitos gerais que expressam intenções fundamentais da gestão global. Traduz-se numa filosofia básica de atuação, é o ponto de partida para a definição de objetivos e deve projetar a cultura da empresa. Deve ser formalmente expressa, servindo de guia e orientação para os colaboradores da empresa, no entanto, traduzindo-se numa declaração explícita ou num implícito entendimento, a sua função é dar continuidade de orientação e uniformidade de propósitos.


Quando se traduz numa declaração explícita a missão deve ser breve e simples para mais fácil entendimento, flexível para durar mais tempo e distintiva para a diferenciar, focalizada nos clientes, desafiadora mas alcançável e motivadora.


A missão pode ser comunicada tanto internamente, aos colaboradores e gestores dos diversos níveis, quer externamente, por diversos meios. Internamente a missão pode ser conhecida, através de declarações formais, ou através das ações que traduzem a cultura e os valores dominantes. Externamente a missão é percepcionada através de declarações públicas, "slogans" ou do próprio nome da empresa.


Uma forma pragmática de definir a missão é procurar responder à questão “Em que negócio se está?” ou “ Qual é o nosso negócio?”. A missão deve propor um desafio, deve enunciar propósitos e atividades em consonância com a visão e os valores da organização e em linha com os valores e expectativas dos stakeholders. A definição deste objetivo fundamental ou missão, deve ser traduzida em objetivos específicos.


A missão corporativa está relacionada com o direcionamento da empresa mediante seus funcionários e colaboradores. É a finalidade pela qual todos os esforços da empresa estão direcionados totalmente as empresas. 


Qual é o nosso negócio? Quem é o cliente? O que tem valor para o cliente? O que se pretende proporcionar de benefícios aos nossos clientes? 


A Missão corporativa deve responder a estas perguntas aparentemente simples, que fazem a diferença nas decisões de gestão mediante um ambiente competitivo acirrado. 


As melhores missões são aquelas guiadas por uma visão utópica de realização, uma espécie de sonho impossível que fornece um direcionamento a longo prazo. É aquela que busca atender às necessidades dos clientes, dos acionistas, da sociedade e também dos funcionários.



A Missão Pessoal



A Missão pessoal orientam todo o nosso Plano de Vida, estão intimamente associadas à nossa Identidade e estão fundamentadas em nossas Crenças e Valores. A Missão  justifica o porquê de levantamos da cama todos os dias. Nossa missão de vida é uma lembrança de quem somos e do impacto que causamos no Universo. Isso faz com que a vida seja completa e feliz. 


Quando temos uma Missão de Vida, temos um horizonte para onde olhar e para onde podemos nos direcionar em todos os afazeres de nossa vida. Pessoas com uma missão se tornaram ícones perante seus semelhantes, e deixaram sua marca mesmo após sua despedida deste mundo.


A Missão, portanto, estabelece o que fazemos e porque fazemos. nossa missão está relacionada aos nossos talentos, às nossas ações e objetivos. Por que você existe? Por que estamos vivos aqui nesse planeta? O que você faz? Para quem? 





Definindo sua Missão de Vida



Citação:Identifique 5 principais características ou talentos que você possua. Para isso, utilize os questionamentos abaixo como referencia:



Quais são seus 5 maiores talentos?

Quando você pensa em si, quais são suas principais características?

Quais os comportamentos que evidenciam a característica ou talento?

Quais são suas ações que comprovam esta sua característica ou seu talento?



Identifique os cinco principais objetivos a ser realizado no período de um ano a partir de hoje.


Quais são seus principais objetivos pessoais ou profissionais a serem realizados daqui a um ano?



Identifique o objetivo financeiro a ser realizado no período de um ano a partir de hoje.



Qual o seu objetivo financeiro para daqui a um ano?



Com sua lista de características e talentos, faça uma classificação de maior e menor importância.



Dos 5 talentos escolhidos qual você considera ser o principal?



A partir desta lista, e das respostas encontradas nas questões anteriores, elabore um esboço de sua missão e de seu propósito de vida, seguindo o seguinte roteiro:



Minha missão é:


Citação:
Ser (talentos ou características), através de (comportamento que a evidencia) para conquistar (objetivos gerais e financeiros).



Continua....
Responda-o
#2



Visão



A visão é o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão “para onde pretende ir?”. 


Normalmente a resposta a esta questão é formulada em função das análises internas e externas efetuadas e condicionada por essas análises. Saber responder a esta questão é fundamental para uma clara definição da missão e dos objetivos da organização. A visão compreende algo que ainda não se tem, um sonho, uma ilusão, que se acredita poder vir a ser real, uma utopia, sobre os negócios e sobre a empresa, além de utópica a visão deve ser mobilizadora e motivadora. No entanto o facto de ser uma utopia não invalida que a visão não possa e não deva vir a ser redigida e explicada ou comunicada.


Segundo Collins e Porras (1996), “é preciso encontrar os valores que sejam a essência do negócio e o conduzam até o futuro”. A dinâmica de preservar o básico estimulando em simultâneo o progresso tem contribuído para o sucesso de muitas grandes empresas, essa capacidade de gerir a continuidade e a mudança, exige disciplina consciente e está vinculada à capacidade de desenvolver uma visão (COLLINS, et al., 1996). 


Segundo estes autores, a visão para ser precisa e esclarecedora deve ter duas componentes principais, a funcionar como o yin e yang, ideologia central e visualização do futuro “A ideologia central, é o yin do nosso esquema, define o que defendemos e a razão da nossa existência. O yin é imutável e complementa o yang, o futuro visualizado. Esse futuro é o que aspiramos, o que esperamos alcançar e criar – algo que requer mudanças significativas e progresso para ser atingido.”



A Visão Pessoal



É motivada por nossa missão de vida, e é o que nos faz vislumbrar nosso futuro, ou seja, o que nos guia para onde queremos chegar e para os resultados que desejamos conquistar ao longo de nossa existência. Todas às vezes que sentimos; desejamos e imaginamos as nossas metas, sonhos e objetivos e, os vemos tornando-se reais; estamos nos conectando e reafirmando, verdadeiramente, a nossa visão.


Este olhar para dentro, para fora e para o outro, é como a luz do sol depois de dias de chuva, é como um sopro divino que acalma o nosso coração. Quem consegue compreender sua própria missão de vida, também consegue ter uma visão mais ampliada sobre si mesmo, o mundo à sua volta, e uma maior consciência sobre o impacto de suas atitudes e pensamentos.


Portanto, a Visão estabelece onde queremos chegar e o que queremos ser. Nossa visão está relacionada com nossos sonhos e aspirações mais profundos. Qual é seu maior objetivo? O que você quer ser? Onde você quer chegar?


O trabalho de identificar sua visão, passa por dois processos distintos. O Primeiro processo é a sua visão de futuro, O que você mais deseja em seu futuro e a forma como isso influência você hoje. O Segundo processo indica como você gostaria de ser visto pelas pessoas ao seu redor, que tipo de sentimentos e reações você espera, e como isso pode lhe ajudar a alcançar seus objetivos de vida.




Definindo sua Visão de Vida




Citação:Como você se sente dentro do seu ambiente de trabalho?


Como você se sente dentro da sua casa?


Quais são os seus comportamentos, ações e reações dentro do seu ambiente de trabalho? 


Quais são os seus comportamentos, ações e reações nas suas relações? 


Quais são os seus comportamentos, ações e reações em casa? 


Dentro dos grupos que você pertence (família, trabalho, religião), você imagina que aglutina forças em cada um desses locais?



Dentro daquilo que você quer se tornar, você vive uma responsabilidade social adequada? O seu senso de humanidade é congruente com o que você quer se  tornar? Existe mais alguém com você nesse Universo?


Descreva abaixo como você espera que seja seu futuro nos:


Próximos 5 anos -
Próximos 10 anos -
Próximos 15 anos - 


Quais serão os sentimentos que você terá, ao realizar estes seus desejos?


Qual o seu grande Sonho de Vida?


O que, ao realizar este sonho, você terá de benefícios?


Existe congruência na sua identidade, entre a sua missão de vida, o senso do seu eu e de quem você quer se tornar?


Qual é a sua visão de mundo? Como você se vê no final do ano, em 5 anos, em 10 anos?



Citação:

Qual o legado que você quer deixar para a humanidade?










Como você é visto pelas pessoas a sua volta? 



Defina 5 Qualidades que as pessoas ao seu redor dizem sobre você:



Defina 5 Defeitos que as pessoas ao seu redor dizem sobre você:


Descreva abaixo o que você sente quando se defronta com cada uma das qualidades:


Descreva abaixo o que você sente quando se defronta com cada um dos defeitos:


De que forma você pode evidenciar suas qualidades?


De que forma você pode neutralizar seus defeitos? 


Continua...
Responda-o
#3



Valores



Os valores são o conjunto de sentimentos que estrutura, ou pretende estruturar, a cultura e a prática da organização. Normalmente, os valores surgem agregados à missão, como uma simples relação ou de forma mais elaborada, como crenças ou políticas organizacionais. 


Os valores representam um conjunto de crenças essenciais ou princípios morais que informam as pessoas como devem reger os seus comportamentos na organização. 


Actualmente, numa sociedade baseada em organizações centradas em processos e num universo socialmente mais fragmentado, os valores, que procuram transmitir um sentido comum a todos os membros nas organizações, assumem uma particular importância (VERGARA, et al., 2004).



Os Valores Pessoais


O que é importante para você? 


Esta resposta dirá muito sobre os valores que guiam sua vida, suas ações e resultados. Independente de quais sejam, o fato comum é que todo ser humano possui seu próprio conjunto de valores e, estes, correspondem ao seu modo de se relacionar com as pessoas e o mundo à sua volta.


Para mostrar ao mundo quais são os valores que lhe guiam, é essencial que você mesmo conheça a sua essência e saiba, verdadeiramente, o que é mais importante em sua vida. Trabalho, família, sucesso, dinheiro, fama? 

  • O que guia você? 
  • Por que e para quê você se levanta todos os dias? 
  • Qual a razão da sua existência? O que é importante para você?

Portanto, os Valores determinam nossas atitudes. Todos os nossos comportamentos estão voltados para o atendimento de nossos valores. Valores são sentimentos, para descobrir nossos valores, devemos antes descobrir quais são os sentimentos que são importantes para nós. Os valores formam uma base para que encontremos o melhor caminho para seguir nossa missão. Quando temos valores bem sólidos, tomar decisões, definir metas, desenvolver as competências certas para cada função, se torna um processo muito mais fácil.




Identificando Meus Valores Pessoais



Citação:Faça uma lista dos 5 sentimentos mais importantes em sua vida.


Para cada sentimento importante, defina uma situação que demonstre o mesmo.



A partir da sua lista de sentimentos, determine o porque isso é importante para você.


Pensando em seus objetivos de vida, determine o porque estes objetivos lhe são importantes? Quais sentimentos surgem ao realizar seus objetivos?


A seguir, segue um questionário que irá auxiliar você a encontrar seus valores:


Qual é o momento mais gratificante de seu dia?


O que este momento faz você sentir?



Quais as qualidades mais importantes nas pessoas de seu convívio?



Cite 5 pessoas que você admira:


Quais são os comportamentos que te faz admirar estas pessoas?


Se você tivesse apenas 6 meses de vida, quais seriam suas principais preocupações?


Defina 3 ensinamentos que você gostaria de deixar após sua morte.

Responda-o
#4
Mais um excelente tópico. Muito bom Mandrake.
Cada dia consigo melhorar mais graças a sua ajuda.

Pessoal que esta estagnado ou quer melhorar, leia e resposta todas as questões dos tópicos que o mandrake tem.
Reflitam e vejam no que podem melhorar.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#5
Agradeço Destruidor!!!

Esse conceito é empresarial e foi adaptado para a vida pessoal. Se funciona bem em uma empresa, certamente, funciona na vida da gente.
Responda-o
#6
Aonde assino ?? Esplendido, fantastico.....dei minha reputaçao ao confrade.
Responda-o
#7
- Estas informações, complementam um outro tópico: Roda da Vida.

- Este tópico, é praticamente um guia. Acredito que todos que buscam o Desenvolvimento Pessoal, deveriam imprimir este conteúdo e fazer o questionário (além da Roda da Vida). É deste ponto, que vocês poderão se auto analisar e evoluir.

* PS: Mandrake, com estas informações, acredito que você deveria escrever um livro no futuro. Você tem material suficiente para isto.

- Tópico complementar: http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=866
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#8
Nossa, você tem trazido ótimos conteúdos, confrades. Muito bom!
Responda-o
#9
Penso sim, um dia ter o privilégio de escrever um livro... A caminhada para isso é longa... Tenho alguns degraus para subir até que isso aconteça... Muito estudo, muita especialização e muita experiência... Ainda estou engatinhando na profissão de Gestão de Pessoas.... Tudo ao seu tempo... Hehe...

Penso nisso sim...
Responda-o
#10
Parabéns confrade, conteúdo excelente.
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#11
Up neste texto, todo realista deve ler.
Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.

Buwkoski.

Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.

Leg. Bean, fórum mundo realista.
Responda-o
#12
(17-09-2016, 03:33 PM)Cônsul Ragnarok Escreveu: Up neste texto, todo realista deve ler.

Concordo Cônsul.

Deve ser um dos materiais indicados para os realistas iniciantes.
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#13
Escrevi as perguntas em um papel e estou respondendo com paciência.

Grande tópico de desenvolvimento pessoal.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)