Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DESENVOLVIMENTO] O Eu Pessoal – Autoconhecimento
#1



Pessoal, segue mais um texto de grande otimismo e sabedoria que compartilho com vocês. O poder do autoconhecimento na vida do ser humano.







O Eu Pessoal – Autoconhecimento



A busca pelo autoconhecimento envolve saber quais são os valores, as crenças, a missão que conduz nossa vida; os objetivos e as metas que queremos alcançar, daqui 2, 5, 10 anos; ter a ciência de nosso estado atual, para saber o que queremos como estado desejado. Tudo isso é determinante para que tenhamos sucesso em nossa carreira, pois fica claro que este depende muito mais de nossos esforços do que de fatores externos.


É nesse momento que iremos nos questionar se o que desejamos é ter uma situação financeira melhor, ter mais amigos, sermos mais desenvolvidos espiritualmente, mais voltados à convivência familiar ou para a vida no trabalho. Questões como: saber quais os nossos limites, até onde estamos dispostos a ir para alcançar nossos objetivos, bem como nossas características mais marcantes, são importantes para nos fazer refletir sobre nós mesmos. A partir disso, poderemos elaborar melhor os caminhos que iremos percorrer para sermos seres completos.


Hoje, estas podem não ser as informações que você mais busca, no entanto, as pessoas à sua volta têm expectativas com relação a você, e desejam que você responda satisfatoriamente a elas. Porém, deve-se tomar cuidado para não se anular com o intuito de agradar o outro. 


Primeiramente, leve os seus anseios em consideração, em seguida lembre-se que das outras pessoas, o que você precisa é de ajuda e companheirismo, que elas lhe impulsionem a seguir em frente, que realmente contribuam com o seu crescimento, afinal não somos ninguém sozinhos.


Alguns itens são comumente levados em consideração por muitas pessoas na hora de tenderem a descobrir o que rege suas vidas.  Abaixo colocarei algumas perguntas poderosas para desenvolver seu autoconhecimento:


Citação:
• O que o dinheiro representa para mim? É ele que rege e orienta minha vida?
• O que os meus amigos representam para mim?
• Como separo amizade de negócios?
• A minha necessidade de ser aceito ajuda ou atrapalha minha caminhada rumo ao sucesso?
• Como eu me sinto com relação à espiritualidade? Trata-se de um fato importante para o meu desenvolvimento?
• Como eu costumo me divertir? Existe algum momento em minha vida dedicado ao lazer ou não tenho tempo para isso? Se a resposta for negativa, por quê?
• O quanto estou disposto a me expor cara conseguir o que eu quero?
• Qual o meu limite?
• O que o outro representa para mim?



Estes são questionamentos que vão começar a mexer conosco, com nossa estrutura e pensamento. São perguntas que têm o poder de nos incitar pela busca do que é mais importante para nós, nos mostrando quem realmente somos.


Faça o alinhamento de suas ideias, de seus valores às suas crenças e aos seus objetivos, para que assim você inicie sua jornada tendo maior clareza do que deseja, de quem você é e sendo mais coerente consigo mesmo, para que assim não haja grandes frustrações em sua vida.


Com estes exercícios, estamos iniciando uma jornada rumo à descoberta de nós mesmos, do que verdadeiramente faz com que gostamos mais de nós. Quanto mais informações tivermos, maiores serão as chances de que sejamos pessoas bem-sucedidas, principalmente em nossa carreira, pois o mais importante nessa busca é saber o que de fato nos faz bem.


Ampliar o conhecimento referente ao que nos faz bem, ao que gostamos de fazer e queremos conquistar, é essencial para darmos início ao nosso exercício diário em busca de autoconhecimento. Por mais que o retorno financeiro seja um fator primordial para que possamos ter uma qualidade de vida cada vez melhor, ele não é o único fator de satisfação. Reconhecimento, satisfação nos relacionamentos amorosos, amigos, familiares e no ambiente de trabalho, novos desafios, são alguns dos itens que levam as pessoas a terem sucesso na carreira.


(continua)
Responda-o
#2




No entanto, cada um de nós é diferente, sendo assim, o que foi dito acima pode valer para mim, porém, pode não ser primordial para você. Cada coisa tem um peso distinto. Por isso, é determinante honrarmos e respeitarmos nossa história, bem como quem somos e quem queremos nos tornar, para podermos obter a realização necessária à nossa vida.


Caso contrário, se nossas metas e objetivos forem desalinhados com a nossa essência, com o que verdadeiramente nos faz feliz, seremos mais cedo ou mais tarde, inteiramente afetados, o que fará com que nós não tenhamos mais vontade de prosseguir em busca de nossas conquistas.


Investir em autoconhecimento envolve a habilidade de assumir o controle da vida, levando em consideração nossas vontades e anseios, sem deixar que a opinião de terceiros tenha grandes interferências em nossos atos e decisões para o futuro. Dessa forma, temos a consciência esclarecida de que somos os responsáveis pela nossa felicidade e realização.


Nesse sentido, é preciso termos sempre objetivos e metas, e, ser fieis a elas. Note que não é preciso ser inflexível, mas sim toma-los como um direcionador para a sua vida, sem deixar que influências externas se manifestem. Falando ainda sobre objetivos, caso você não os tenha claro em sua mente, pode começar a busca-los, fazendo algumas perguntas básicas:


Citação:
• Quais são as minhas habilidades e competências?
• O que eu desejo alcançar ao final deste ano? E daqui 2, 5, 10 anos?
• De que forma estas habilidades podem me ajudar a alcançar o que eu quero?
• Que habilidades preciso desenvolver para conseguir atingir meus objetivos?
• Onde e como estarei quando tudo der certo na minha vida?
• Quem serão as pessoas que estarão ao meu lado nesse momento?



Coloque no papel as respostas e caso tenha mais perguntas a se fazer a partir destas, siga em frente, até esclarecer tudo e começar a agir. Para isso, como já disse até este momento, autoconhecimento é fundamental; ter sensibilidade para identificar o nosso estado de espírito e aceitarmo-nos exatamente como somos, sabendo que temos muitas qualidades e alguns pontos de melhoria, também é essencial para o estabelecimento de nossas metas.


Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer: muitas pessoas ao nosso redor gostam de estar conosco e gostam de nosso jeito de ser, então quem somos nós para não gostarmos?! Pense nisso!


Sendo assim, esqueça quem não quer ver o seu sucesso e foque naqueles que celebram cada vitória junto a você. Seja você mesmo e importe-se cada vez menos com o que os outros pensam sobre isso, caso contrário, isso lhe trará ansiedade e sofrimentos desnecessários.



(continua)

Responda-o
#3



Comece a mensurar os resultados. Verifique se seus objetivos estão sendo atingidos. Esta avaliação é importante para você ter a ciência se está saindo do lugar ou não. Caso não esteja, avalie o que está sendo feito e o que não está funcionando, e mude a rota. Nenhum plano deve ser engessado, saiba o momento certo de trilhar outros caminhos, lembrando-se de ser congruente com suas ações e crenças.


Quanto mais você levar a sério o desenvolvimento de seu autoconhecimento, passando a trata-lo como uma necessidade fundamental para que você seja um ser humano cada vez melhor e se reconheça em constante estado de evolução, maiores serão as chances de ter uma carreira de sucesso.


Portanto, o autoconhecimento está ligado diretamente a todas as realizações que um indivíduo pode querer na vida: profissionais, sentimentais e espirituais. A partir disso, nossa capacidade de vencer medos e crenças limitantes será potencializada, ao passo que passamos a nos conhecer melhor. A grande questão é que existe uma resistência de todos nós no que tange o desconhecido.


Quando nos propormos a explorar os caminhos que nos levam a ser como somos, a nos compreendermos melhor, nos deparamos com insatisfações, receios e medos, que nos paralisam. Com isso a tendência é que comecemos a agir em função de querer eliminar tudo o que nos incomoda e nos angustia, ou seja, somos impelidos a sair de nossa zona de conforto, da acomodação, que nos cerca e quer nos manter exatamente onde estamos.


É aí que mora a grande questão: temos medo de sair do lugar, o que, consequentemente, não nos deixa agir para mudar a situação que nos chateia. A maneira mais segura para isso é enfrentar, conscientemente e de forma gradual, nossas inseguranças, dúvidas, bloqueios e crenças limitantes, para que assim possamos começar a trilhar o nosso caminho em busca da evolução contínua. Nesse caminho, encontraremos paz interior, pois teremos mais clareza de como devemos agir, respeitando à nós mesmos e aqueles que nos cercam.


A partir do momento que nos permitimos desenvolver nosso autoconhecimento, estamos automaticamente, aprimorando ingredientes essenciais à nossa evolução, que é a nossa intuição e sabedoria, tão valiosa para que tenhamos as respostas necessárias ao nosso crescimento, bem como para que saibamos lidar com as diversas situações que nos envolvem no dia a dia. Tornamo-nos ainda, mais conscientes e responsáveis por nosso atos e escolhas, sabendo exatamente até onde estes irão nos conduzir. Passamos a ter maior clareza do papel que desempenhamos e que queremos desempenhar na nossa vida.


Refletir mais sobre estes aspectos traz grandes aflições, no entanto, não devemos pensar assim, devemos concluir que isso na verdade nos tira da escuridão, pois passamos a ser mais participativos em nossa própria vida. Passamos a correr atrás das mudanças que farão verdadeira diferença para nós, contribuindo para o nosso crescimento e evolução.


Portanto, essa é uma das maneiras mais eficientes para obtermos sucesso duradouro e felicidade autêntica para a nossa vida. Internalize essa realidade e comece a agir. Aproveite as oportunidades que surgem. Depois, veja os Resultados acontecerem. Estes são duradouros, o que é fundamental.




Responda-o
#4
- O homem tem curiosidade em explorar desde os fundos dos mares até o universo em si. Porém não tem curiosidade de conhecer sua própria psique, não conhece a sua própria essência. Sendo assim, muitas questões aparecem por justamente não ter o prazer de se autoconhecer. Muitas questões poderiam ser evitadas e resolvidas apenas se autoconhecendo.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#5
(05-02-2016, 07:53 PM)Diamante Escreveu: - O homem tem curiosidade em explorar desde os fundos dos mares até o universo em si. Porém não tem curiosidade de conhecer sua própria psique, não conhece a sua própria essência. Sendo assim, muitas questões aparecem por justamente não ter o prazer de se autoconhecer. Muitas questões poderiam ser evitadas e resolvidas apenas se autoconhecendo.

Estou nessa a 7 anos e cada vez me impressiono mais comigo mesmo. E ainda falta muito pra me chegar ao ideal, mas vou caminhando aos poucos.

O problema é que realmente às vezes da preguiça de fazer reflexão, pois dá trabalho revisar tudo o que já foi feito, pegar o histórico, o diário, as planinhas e comparar o que foi atingido ou não, o que tem melhorar, etc...

Mas uma vez feito, agrega e muito a capacidade do sujeito de avançar e superar suas limitações e atingir seus objetivos de maneira mais rápida.

Agora quem não faz isso, só tende a viver na mercê do momento, da motivação excessiva, do sentimentalismo, de palestras animadoras, pra realmente conseguir alguma coisa e olhe lá.

A maioria dos brasileiros se inserem nesse último aí. Operam no piloto automático indefinidamente, a não ser se um grande evento ocorrer na vida deles para tirá-los da letargia e procurar uma reflexão sincera sobre si mesmo.
Responda-o
#6
Mandrake vem contribuindo com excelentes tópicos de desenvolvimento pessoal.

Observo, mas estou pecando em não comentar em cada um, botem na conta de eu estar muito ocupado nos últimos tempos, mas atento eu estou (como em todo o MR).

Grato pelas suas contribuições, amigo.

Abs.
Responda-o
#7
Excelente tópico.

Outro que salvei para leituras futuras.

Essa questão de se auto-conhecer envolve bastante determinação e disciplina.
Pois como Sun Tzu diz:

[Image: frase-se-voce-conhece-o-inimigo-e-conhec...135373.jpg]

É algo interessante de se pensar, pois uns dias atrás eu tive esse debate com uma colega de trabalho, no que disse para ela que se ela não sabe o que queria, ela estava a mercê do vento. A maré podia levá-la para qualquer direção, e ela me indagou se isso é um problema, por que poderia ocorrer algo benéfico nisso, quem sabe uma grande surpresa. Fiz a tréplica explicando que na maioria das vezes o destino não se encarrega de escolher o que é bom ou ruim e se estiver preparado para os momentos ruins, não saberá apreciar o que é bom.
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#8
Li o tópico durante a semana e esqueci de logar para comentar. Mais um tópico incrível. Estou tentando colocar todas as ideias em prática.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)