Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Prazer versus Satisfação
#1
.


Temos prazer quando satisfazemos programas biológicos (dormir, comer, descansar, fazer sexo; etc). O prazer ajuda a manter o equílibrio físico, mas não gera crescimento, não acrescenta nenhuma complexidade ao self.

A satisfação é igual a acontecimentos onde a pessoa não apenas realizou desejos, mas alcançou algo novo ou além do que conseguia antes. É provável que a experiência não tenha sido agradável no momento, mas depois de concluída, sentimos satisfação. Nosso self expandiu e se tornou mais complexo.

O prazer é fugidio porque o self não cresce com atividades prazerosas. A busca de satisfaço exige que a energia psíquica seja investida em metas novas e desafiadoras. Achar que investir energia psíquica em novas metas é desperdício, a menos que tenha garantias de recompensas, é um erro, pois acaba gerando insatisfação com a vida e a necessidade de prazer se intensifica. Não haverá qualidade de vida autêntica a nao ser que se aprenda a construir satisfação ao invés de prazer momentâneo.

A habilidade mais importante para se ter qualidade de vida é ter capacidade de transformar adversidade em desafio gerador de satisfação - transformar ameaças potenciais em desafios satisfatórios. Esse estilo de personalidade tem algumas características básicas: busca de tarefas desafiadoras que requerem suas habilidades e a tarefa deve ter metas claras, ou a pessoa estabelece as próprias metas. A satisfação surge entre o tédio e a ansiedade, quando os desafios estão em equilíbrio com a capacidade de adaptação da pessoa.

As metas nos levam a caminhos novos, mas podem surgir todos os tipos de problemas. A tentação é desistir e procurar outras menos exigentes. Quem modifica suas metas sempre que encontra oposição, consegue uma vida mais confortável a curto prazo, mas uma vida vazia, frustrada e sem sentido.

Para o senso de autoestima, não importa se realizamos totalmente o propósito, e sim se o esforço foi utilizado para alcançar a meta, ao invés de ser desperdiçado. Para gerar satisfação é necessário ter variedades, desafios adequados, metas claras e retorno imediato.
Responda-o
#2
- Onde muitos pecam é justamente no prazer instantâneo. Vejo muito na área das finanças também.

- Acredito que se o cara gostar de resolver problemas, nenhum deles o derrubará. Ao contrário, só dará mais satisfação para subir nos degraus do sucesso. O cara focar no trabalho, no empenho, na sua inteligência emocional. E posteriormente gerando sua satisfação pessoal.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#3
Acho que a grande sacada, é fazer seu prazer te trazer lucros.
Responda-o
#4
(07-02-2016, 04:35 PM)clark001 Escreveu: Acho que a grande sacada, é fazer seu prazer te trazer lucros.

Concordo cara, é uma grande sabedoria canalizar nossas forças naturais para alcançar nosso propósito, mas a matrix faz o contrário; usa nossa própria energia para destruirmos a nós mesmos, através das ilusões que acreditamos/criamos.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)