Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Elabore seus gastos
#1
Elabore seu orçamento pessoal e familiar.
 
- Identifique como você está utilizando seu orçamento atualmente.

- Tenha uma avaliação de seus gastos e defina metas para as despesas junto com seus objetivos financeiro a curto e a médio prazo.

- Faça um acompanhamento de suas futuras despesas (financiamento e cartão de crédito) são exemplos clássicos. Assegure e veja se está dentro do planejado.
 
.: Identifique seus gastos:

- Elabore uma planilha e veja onde seu orçamento está sendo gasto. O objetivo principal desta categoria é justamente você evitar gastos desnecessários.

.: Divida o seu orçamento em três classes:

Dívidas Fixas (são as dívidas que ocorrem todos os meses), exemplos: Aluguel, condomínio, questões com planos de saúde, gás, luz, água, telefone, alguma prestação (eletrodomésticos, carro, entre outros), despesas com alimentação (supermercado, açougue e sacolão), internet, entre outros (vai depender das características particulares de cada um).

Dívidas Variáveis ou Eventuais (são as despesas que não necessariamente ocorre todos os meses), exemplo: Despesas de começo de ano (IPTU, IPVA, seguro, material escolar), problemas com o veículo, alguma emergência médica, doações, gastos de algum material a respeito da faculdade, etc etc...

* Gastos Livres (gastos livres de culpa): Roupas, passeios, materiais pessoais, etc etc (vai depender da particularidade pessoal de cada um).

.: Tenha um planejamento realista:

- Não seja sovina ao extremo. Reserva uma parte do orçamento para gastos livres. Estes gastos livres serão o seu ânimo (seu prêmio) para se manter leal ao planejamento orçamentário, sendo assim, conquistar seus objetivos. Tópicos de apoio: Divida o seu salário e Tabela Financeira
Responda-o
#2
Muito bom to aprendendo a me controlar com essas dicas
Responda-o
#3
Muito bom seu texto, orçamento é a base para se começar a cuidar do dinheiro e investir. Só um aviso: Os links do Sumário estão inativos, falta apenas trocar o domínio que eles voltam a funcionar tranquilamente.
Responda-o
#4
Muito boa as dicas, já implemento faz bastante tempo.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)