Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Escolha Segunda Graduação\Profissão
#1
Olá colegas,

Depois de levar uma surra por conta do que fiz num tópico que abri, cujo link é esse: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=2700, passei a observar mais as demais discussões nos demais tópicos dos colegas. Aprendi e aprendo muito.

Bom, ando muito reflexivo sobre minha vida profissional e meu futuro financeiro. Caso tenham aberto o tópico que abri e fui esculachado, eu relatei como andavam minhas finanças. Nada mudou daquilo, porém conversei com minha namorada sobre ela não usar a minha conta para ela fazer depósito, coisa que ele reclamou, contudo acabou entendendo e tá guardando de outro jeito.

O intuito desse tópico é pedir a opinião dos colegas sobre uma decisão profissional e financeira que desejo fazer. Trabalho atualmente na área de TI, sou servidor público, inclusive passei num outro concurso e estou aguardando a convocação, cujo trabalho será em outro Estado, com previsão de salário bruto na casa dos R$ 7.000,00. Outro detalhe é que sempre trabalhei no setor público, nunca no privado.

Um ponto que friso é que tenho de fazer alguma graduação\pós graduação, pois pago IR e tenho que pegar a isenção do leão.

Ocorre que quero me posicionar profissionalmente e não ter uma só fonte de renda, bem como ser um profissional que se faça necessário no mercado, principalmente nesses períodos mais complicados no mercado de trabalho.

Pensei em investir em alguma profissão no setor de saúde, pois imagino que seja uma área que tem demanda de profissionais tanto no setor público como no setor privado, porém tem de ser uma profissão que eu possa conciliar com meu emprego concursado, pois trabalho 40h semanais. Nas pesquisas que fiz, pensei em fazer algo na área de Radiologia (curso superior tecnológico), pois é uma profissão que por lei tem restrição de carga horária, com horários diferenciados. Inclusive tem salários com pisos nacionais fixados por lei, ficando numa média de R$ 2.000,00.

A Faculdade que pretendo fazer é perto de casa e eles tão com uma "promoção" de R$ 374,27 no primeiro semestre e a partir do segundo ficaria em R$ 523,97. No meu orçamento dá pra pagar, só não vai sobrar muito pra poupar (só vou conseguir colocar nos investimentos uns mil reais por mês).

Ocorre que tô em dúvida se invisto na minha área atual (TI), cujos cursos são mais baratos, ou faço um curso numa nova área pra diversificar e ter mais opções no mercado de trabalho. Outro ponto que acho importante é que tenho a tara de ser professor universitário, porém penso que só seria viável no setor público (Universidades Federais), coisa que teria de estudar mais ainda, fazer mestrado, doutorado, etc.

Desculpa pelo texto alongado e fico no aguardo das reflexões dos colegas, principalmente os que já atuam nessa área da saúde, especificamente em Radiologia, bem como colegas que já pensaram em fazer algo parecido ou fizeram tal decisão.
Responda-o
#2
Eu estou fazendo a minha segunda graduação (terceira, se contar um tecnólogo).
Tenho direito e trabalho na área, analista de tribunal. O salário é ótimo.

Resolvi fazer outra, não tanto pela renda mas pelo prazer e vocação mesmo, por isso fui para licenciatura em letras para dar aulas.

Resumindo, a área da educação ainda parece ser um setor bom, parece-me melhor ainda no longo prazo, e cara competente ganha bem nessa área ao contrário do que se pensa mas o mais importante, é ir para algo mais de acordo com o seu perfil e não pensar tanto na $$$$, pode parecer lugar comum mas é uma grande verdade que a vida nos ensina.
Responda-o
#3
(07-02-2018, 01:36 PM)Academo Escreveu: Eu estou fazendo a minha segunda graduação (terceira, se contar um tecnólogo).
Tenho direito e trabalho na área, analista de tribunal. O salário é ótimo.

Resolvi fazer outra, não tanto pela renda mas pelo prazer e vocação mesmo, por isso fui para licenciatura em letras para dar aulas.

Resumindo, a área da educação ainda parece ser um setor bom, parece-me melhor ainda no longo prazo, e cara competente ganha bem nessa área ao contrário do que se pensa mas o mais importante, é ir para algo mais de acordo com o seu perfil e não pensar tanto na $$$$, pode parecer lugar comum mas é uma grande verdade que a vida nos ensina.

Legal.

Inclusive mencionei no tópico que tenho um sonho de lecionar no ensino superior, já comecei até mestrado, porém tive de desistir. 

Meus contras sobre isso é que no setor privado é complicado, muito QI e salários baixos. Outro contra é que no setor público tem que ter no mínimo um mestrado pra ser um candidato com chances reais. Outro contra é que não tenho experiência nenhuma em ensino.

O lado positivo é que tenho essa vontade de estar na vida acadêmica, gosto dessas coisas de pesquisas, ler artigos científicos. Minha única graduação foi um tecnólogo bosta que nem sequer tenha incentivo a pesquisa científica, iniciação científica, etc.
Responda-o
#4
@Haggar falou algo interessante quando anteriormente tinha comentado uma parte do meu plano num outro tópico na postagem desse link https://legadorealista.net/forum/showthr...7#pid51047.
Responda-o
#5
Saga, percebo um real interesse seu em fazer radiologia. Já havia dito em outro tópico sobre a realidade do mercado de trabalho para a área, mas já que você quer cursar essa graduação, desde já, recomendo ir estudando para concursos públicos tanto voltado para técnicos em radiologia como para tecnólogos.
O tecnólogo pode assumir vaga para técnicos, no entanto, técnico não pode assumir para tecnólogo.
Responda-o
#6
(07-02-2018, 01:36 PM)Academo Escreveu: Eu estou fazendo a minha segunda graduação (terceira, se contar um tecnólogo).
Tenho direito e trabalho na área, analista de tribunal. O salário é ótimo.

Resolvi fazer outra, não tanto pela renda mas pelo prazer e vocação mesmo, por isso fui para licenciatura em letras para dar aulas.

Resumindo, a área da educação ainda parece ser um setor bom, parece-me melhor ainda no longo prazo, e cara competente ganha bem nessa área ao contrário do que se pensa mas o mais importante, é ir para algo mais de acordo com o seu perfil e não pensar tanto na $$$$, pode parecer lugar comum mas é uma grande verdade que a vida nos ensina.

Tu acha que pra ser escritor de literatura tem que fazer Letras? Sou da area de Direito também, estou pensando em fazer uma nova graduação pra tentar virar escritor literário.
Responda-o
#7
(09-02-2018, 11:22 PM)Marcílio Escreveu:
(07-02-2018, 01:36 PM)Academo Escreveu: Eu estou fazendo a minha segunda graduação (terceira, se contar um tecnólogo).
Tenho direito e trabalho na área, analista de tribunal. O salário é ótimo.

Resolvi fazer outra, não tanto pela renda mas pelo prazer e vocação mesmo, por isso fui para licenciatura em letras para dar aulas.

Resumindo, a área da educação ainda parece ser um setor bom, parece-me melhor ainda no longo prazo, e cara competente ganha bem nessa área ao contrário do que se pensa mas o mais importante, é ir para algo mais de acordo com o seu perfil e não pensar tanto na $$$$, pode parecer lugar comum mas é uma grande verdade que a vida nos ensina.

Tu acha que pra ser escritor de literatura tem que fazer Letras? Sou da area de Direito também, estou pensando em fazer uma nova graduação pra tentar virar escritor literário.


Absolutamente não. Eu inclusive escrevo há muitos anos (inclusive já ganhei prêmios nacionais) e estou lançando um livro agora. A graduação que faço é mais no intuito de lecionar mesmo, mas mesmo o bacharelado não é essencial. Com certeza ajudará a se organizar melhor no que tem que se saber para escrever e arrumar contatos, mas só.

Afinal, talento e imaginação não se aprendem nas faculdades mas podem ser modelados pelo esforço próprio. Na minha humilde opinião, as coisas mais importantes para escrever (sou da poesia) são:

* ter uma bagagem cultural monstra, ou seja LER MUITO; os grandes clássicos da literatura mundial são fundamentais para se desenvolver o imaginário literário e os clássicos da língua portuguesa, aqueles que todo mundo acha chato (Machado, Jose Alencar, Guimarães Rosa...), simplesmente obrigatórios.

* uma bagagem boa, não no mesmo nível da cultural mas quanto mais melhor, em filosofia e sociologia, Assim os seus textos terão mais substância e serão mais interessantes. Acredite, a filosofia geralmente é descartada mas é importante para o escritor não ser apenas mais um "metido a escrevinhador" e ter algo a dizer.


* escrever muito, mas muito mesmo. Tem coisas que só a prática nos leva a bons resultados e escrever é uma delas.

* se você já faz/possui os três acima mas ainda está inseguro com o que escreve então dá pra partir pra cursos bem específicos para a carreira literária, existem vários, pela internet até.

Se o confrade quiser, estou a disposição para ajudar no que for preciso.
Responda-o
#8
(11-02-2018, 12:53 AM)Academo Escreveu:
(09-02-2018, 11:22 PM)Marcílio Escreveu: Tu acha que pra ser escritor de literatura tem que fazer Letras? Sou da area de Direito também, estou pensando em fazer uma nova graduação pra tentar virar escritor literário.


Absolutamente não. Eu inclusive escrevo há muitos anos (inclusive já ganhei prêmios nacionais) e estou lançando um livro agora. A graduação que faço é mais no intuito de lecionar mesmo, mas mesmo o bacharelado não é essencial. Com certeza ajudará a se organizar melhor no que tem que se saber para escrever e arrumar contatos, mas só.

Afinal, talento e imaginação não se aprendem nas faculdades mas podem ser modelados pelo esforço próprio. Na minha humilde opinião, as coisas mais importantes para escrever (sou da poesia) são:

* ter uma bagagem cultural monstra, ou seja LER MUITO; os grandes clássicos da literatura mundial são fundamentais para se desenvolver o imaginário literário e os clássicos da língua portuguesa, aqueles que todo mundo acha chato (Machado, Jose Alencar, Guimarães Rosa...), simplesmente obrigatórios.

* uma bagagem boa, não no mesmo nível da cultural mas quanto mais melhor, em filosofia e sociologia, Assim os seus textos terão mais substância e serão mais interessantes. Acredite, a filosofia geralmente é descartada mas é importante para o escritor não ser apenas mais um "metido a escrevinhador" e ter algo a dizer.


* escrever muito, mas muito mesmo. Tem coisas que só a prática nos leva a bons resultados e escrever é uma delas.

* se você já faz/possui os três acima mas ainda está inseguro com o que escreve então dá pra partir pra cursos bem específicos para a carreira literária, existem vários, pela internet até.

Se o confrade quiser, estou a disposição para ajudar no que for preciso.

Valeu. Eu vou escrever literatura mesmo, não é trabalho acadêmico não (a não ser pra mestrado ou doutorado). 

Talvez eu escreva um livro de filosofia envolvendo os intelectuais brasileiros negligenciados pela mainstream acadêmica e faça um guia de iniciação. Mas de literatura, me servirei, porque existe certas coisas que são melhores ditas nesse campo do que num livro de sociologia.

Eu fiz a pergunta porque tem muitos poetas ou escritores (Alberto Mussa, por exemplo) que tem graduação em letras. Parece que tá virando obrigatório um literário passar nessa área. Só que não sei até que ponto isso virou regra e se tem realmente funcionado, uma vez que a literatura moderna é um verdadeiro lixo, com algumas poucas exceções.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DÚVIDA] Renda extra que se transforma em profissão Concurseiro 15 744 12-01-2024, 06:54 PM
Última Postagem: Concurseiro

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)