Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Não gaste com suplementação!
#1
Título meio polêmico, porem necessário para chamar atenção. Gastei muito com suplementos outrora, grana que poderia ter investido em outras coisas. Esse texto do Eduardo Haluch esclarece muita coisa sobre balonies. Hoje em dia eu uso somente um Ômega 3 e um multi-vitamínico e tenho muito mais ganhos que antigamente, minha dieta sólida é completa e os macro-nutrientes bem divididos e contados.


''Tem muito profissional entupindo as pessoas de suplementos inúteis que custam uma fortuna, com as justificativas mais estúpidas possíveis. Nem parece nutricionista, parece vendedor de suplementos. Whey hidrolisado, bcaa, glutamina, ninguém precisa disso para atingir um físico de excelência, Arnold não tomava, Oliva pegava boa parte de suas proteínas tomando litros de leite, Nubret comia muito arroz e feijão, e porque vc com um shape tão inferior acha que precisa que os aminoácidos que estão nos alimentos venham em embalagens especiais? Ou é ignorância ou é viadagem, prefiro acreditar no primeiro ponto. Seu corpo não é fresco, não precisa de proteína que custa 300-500,00 lol, coma carne, use um whey básico se precisar de sabor na dieta ou de praticidade. Temos suplementos mito úteis e alguns que podem ser necessários para suprir carências nutricionais, como ômega 3, vitamina D, ou alguma outra vitamina, principalmente em dietas restritivas. BCAA pra não catabolizar, lol, para de frescura caralho.Eu gosto muito de cafeína, creatina, porque realmente cumprem o que prometem, com um excelente custo-benefício, e também não vou negar que um BCAA, glutamina, até um hidrolisado podem ter seu uso em alguns contextos restritos, mas em relação a otimizar o físico das pessoas comuns, não perca seu tempo queimando dinheiro.

Antes que eu me esqueça, ZMA não serve pra nada a menos que vc tenha deficiência de zinco ou magnésio, e bom, o ZMA é uma grande história de picaretagem na indústria da suplementação. A carnitina é muito importante na oxidação de ácidos graxos dentro da mitocôndria, mas infelizmente seu corpo não vai aumentar a queima de gordura quando vc suplementa carnitina, e nem quando vc suplementa MCT. Melhor suplementação para queima de gordura liberada aqui no Brasil continua sendo a cafeína, e claro que ela também não faz grande coisa nesse sentido, mas pelo menos vc pode ter benefícios na melhora do rendimento. Não existe termogênico poderoso com base apenas em suplementos legalizados, quando algo é muito eficaz para queimar gordura é porque existe algum tipo de substância ilegal afetando seu metabolismo, e isso só pode ser efetivo temporariamente, então não se iluda. Alguns estudos mostraram eficiência do CLA, mas infelizmente, assim como a beta-alanina, ele não se encontra liberado aqui no Brasil.
Duro é que quando vc vai em muitos workshops e eventos de nutrição esportiva acaba ouvindo um monte de estudos sobre uso de suplementos, que na maior parte das vezes não esclarecem o contexto e nem problematizam o uso, como comparar o uso de alguns suplementos com alimentos. As coisas são consideradas em contextos restritos apenas para mostrar que elas funcionam, e não para debater sua eficiência.
Não preciso falar de waxy maize, ou de como é estúpido gastar dinheiro com essas fontes de carboidratos cheias de frescura que não possuem benefícios como os alimentos tradicionais. Agora a moda é batata doce em pó, palatinose, um açúcar de baixo índice glicêmico, lol, e há quem usa esse balonie e tire as frutas da dieta por causa da frutose, lol. Coma batata doce e/ou arroz branco que é muito melhor, e se for suplementar carboidratos use as fontes mais baratas e eficientes, dextrose e maltodextrina. Mas tem pico de insulina, blablabla, então simplesmente coma carboidratos de baixa índice glicêmico/carga glicêmica.
Bons profissionais encaram a nutrição esportiva como uma ciência que busca otimizar o metabolismo, a saúde e a performance de uma pessoa, entendo suas respostas individuais aos mais diferentes nutrientes, observando suas carências. Nutrição esportiva na mão dos incompetentes virá um grande receituário de suplementos inúteis, que não é nada mais nada menos que uma forma de disfarçar a incompetência na verdadeira compreensão de como nosso corpo funciona.''
Responda-o
#2
Ótimo texto.

Realmente é uma frescuragem dos diabos no meio da musculação hj em dia. Muita gente chega e me pergunta o que tem que tomar pra emagrecer, pra dar ânimo, pra ganhar massa, pra etc, e etc., mas como comer minimamente bem e com inteligência ninguém pergunta.

Eu uso proteína em pó somente por praticidade, e uso a albumina que é mais barato. To fora de comprar whey isolado por exemplo.

Esse "tecnicismo" de hj em dia está MUITO impregnado na musculação, pois é o que garante dinheiro para as empresas de suplementação, e emprego para os intelectuais da nutrição. O que é preciso é voltar ao básico. Exercícios básicos, comida básica. Esqueçam toda essa boiolice de o que suplementar e o que não suplementar, em qual horário, quantos gramas, e etc. Aprendam os aspectos básicos primeiro.

Eu por exemplo treinei por mais de 5 anos sem tomar NENHUM suplemento, e tive um avanço igual ou melhor a qualquer outro cara que suplementava mil coisas.

Comer mais kcal do que se gasta, provenientes de alimentos bons, é o que é preciso para crescer, e se tu for minimanete esperto, crescer com qualidade.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#3
Exatamente Hércules,

Proteínas em pó somente por praticidade. O básico é o poder, nada como um treino que consiste em uma base forte de agachamento/barra fixa/levantamento terra/supino/desenvolvimento militar. E uma dieta com bons macro-nutrientes e dependendo do objetivo, um déficit calórido de 300kcal, ou um superávit de 300kcal(variando de organismo pra organismo, vide individualidade biológica, é claro)

Vou ver se consigo outro textinho dele falando sobre o 'shake pós treino'
Responda-o
#4
- Minhas 'bombas'!

[Image: carne.png]

- O único suplemento que consumo é uma Albumina, geralmente pela manhã. E um polivitamínico + Magnésio. O mais importante é a dieta regrada de nutrientes ao longo do dia, exercício compostos + uma boa noite de sono.
Responda-o
#5
A galera já recomendou ovo pra caramba aqui, seria bom se dessem mais dicas de alimentos que servem e são mais baratos que o suplemento.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#6
(26-01-2016, 08:23 PM)Awaken Escreveu: A galera já recomendou ovo pra caramba  aqui, seria bom se dessem mais dicas de alimentos que servem e são mais baratos que o suplemento.

No tópico que criei falei outras proteínas alem do ovo recomendo ler.

http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=787
Responda-o
#7
Impossivel nao gastar , na dieta sempre vai falhar , vale a maxima de estudar os rotulos dos suplementos.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  O lado obscuro da suplementação Diamante 1 532 06-04-2016, 05:00 PM
Última Postagem: Alberto Santos

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)