Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Empreendedorismo
#1
Saudações confrades. Faz muito tempo que não acesso o forum e nem sabia se meu login ainda era válido. Fiquei muito tempo longe pois nos últimos meses simplesmente não dá tempo de fazer nada. Dormir, meu trabalho e ir na academia ou treinar em casa ocupam a maior parte do meu dia de segunda a sábado, saio de casa pra ir pro trabalho quando está raiando o dia e volto quando já está escuro. E depois ainda tenho um namoro que querendo ou não, demanda certo tempo também. Dai sobra o pouco tempo para os hobbies, entre eles escrever no meu blog, responder comentários lá e no email que disponibilizo. 


Recentemente também fui ameaçado por alguém que se diz membro da Real e disse que iria me "denunciar" aos moderadores aqui do forum pelas minhas visões sobre religião. Espero ainda ser bem vindo aqui. Acredito que aquilo tenha sido uma ameaça vazia de algum moleque, mas nunca se sabe. Na vida eu aprendi que não se deve subestimar ninguém, principalmente quando esse alguém faz ameaças.


Eis que decidi dar uma olhada aqui, vi esse tópico e me interessei, afinal eu sou empresário e sei muito bem dos prós e contras de empreender aqui no Brasil. É uma oportunidade de compartilhar experiência com os confrades.


Primeiro comentando o post original do confrade Aragons.


Porque pessoas como o Flavio Augusto, Carlos Wizard Martins, etc, gostam de incentivar as pessoas a empreender? Aliás, eu próprio faço isso no meu humilde blog, porque mesmo estando longe de ter a fortuna deles, eu me considero semelhante. Eles, assim como eu, temos/tivemos um empreendimento no Brasil. Eles tiveram um sucesso estrondoso por anos e depois colheram os frutos, eu comecei do zero como eles e sou peixe pequeno ainda, mas colho muitos frutos também e apesar dos obstáculos e dificuldades estou sobrevivendo como empresário aqui. Minha empresa não "morreu" como aquelas das estatísticas.


A resposta é simples: É gratificante mostrar para as pessoas que elas podem vencer na vida. E é positivo para a sociedade como um todo. Sendo positivo para a sociedade será de volta pra mim de alguma maneira. Eu escrevo meu blog de engenharia pessoal porque além de ser um hobby é gratificante para mim e me ensina algumas coisas também. No caso do Flavio Augusto, ninguem da grande mídia o conhecia até ele começar o projeto chamado de "Geração de Valor". Infelizmente o Geração de Valor também é uma empresa e como lida com mídia e opinião, precisa ser politicamente correta (apesar de que ele mete o pau no marxismo, o que é ótimo), diferente de fontes de experiência como meu blog, onde posso esternar minhas opiniões que muitas vezes não são populares e em muitas são politicamente incorretas. Por isso tem tanta gente que me odeia.


Agora sobre o empreendedorismo em si, o que eu digo é que não é para todos. Assim como não pode existir uma sociedade onde todo mundo é médico, uma sociedade onde todo mundo é gari e uma sociedade onde todo mundo pilota avião, não é possível uma sociedade onde todo mundo empreenda e tenha sucesso.


Existem seis grandes problemas em empreender (que consigo lembrar agora) começando do zero, começando pequeno, que são a causa da "morte" das empresas em seu início. E esses problemas acrescidos de dificuldade por estarmos no Brasil:


1 - A maioria das pessoas quer empreender para enriquecer rápido e não serem mandados por outras pessoas. Enriquecer é uma palavra chave aqui. Empresas existem para ter lucro, sim, mas para que elas tenham lucro elas precisam entregar algo em troca para a sociedade. No Brasil, se você não nasceu numa família rica, o jeito mais fácil e comum de enriquecer, tirando virar artista de TV, jogador de futebol de alto nível, funcionário público ou político de alto escalão, traficante de drogas/armas, chefiar redes de prostituição ou virar bispo de igreja evangélica, é empreendendo.


Só que pra conseguir o dinheiro das pessoas, é preciso que você esteja produzindo algum tipo de produto ou serviço que as pessoas queiram/precisem. Caso contrário elas não vão te dar o dinheiro delas. E sempre terá alguém mandando em você. Eu tenho em torno de 20 funcionários na minha empresa. Podemos dizer que eu mando neles, mas os meus clientes mandam em mim. Se você é empresário, seu chefe é o cliente. Ele vai mandar em você. E clientes as vezes podem ser muito mais filhos da puta do que chefinhos que são apenas um bloco dentro de uma hierarquia empresarial. Riqueza é igual beleza, é diferente para cada pessoa, tem gente que acha que quem tem R$ 1 milhão de reais é rico, tem gente que não acha. E não se chega nesses montantes do dia pra noite. A geração de hoje não tem paciência.


2 - Você quer empreender? Ótimo. Mas para que dê certo é preciso que você SAIBA o que está fazendo. É preciso conhecer o negócio de cima a baixo. Você quer abrir um food truck de sushi? Mas você sabe preparar sushi? Não? Então o negócio não vai dar certo. Você sabe montar sushi mas não sabe fazer isso com rapidez e evitando desperdício? Vai dar errado. Quer montar uma pastelaria mas não sabe montar nem fritar um pastel? Não vai dar certo. Eu mesmo sei desempenhar todas as funções dentro da minha empresa. No começo do ano fiquei sem um funcionário e assumi as funções que ele desempenhava enquanto não conseguia contratar outro. É uma posição que exige certo conhecimento técnico. Graças ao que aprendi no meu curso universitário de exatas eu sabia como fazer e contei com os conselhos e ajuda de outros dos meus funcionários. Enquanto eu desempenhei essa função, continuei com as minhas funções de tocar a empresa como um todo. Foi extremamente cansativo e desgastante, mas empreender é isso ai.


3 - Dinheiro. Você VAI ganhar dinheiro empreendendo se o produto ou serviço que oferecer for minimamente bom, pois no Brasil tem muita gente incompetente que não sabe fazer absolutamente merda nenhuma. Só que você precisa ter um montante inicial pra criar seu negócio, seja lá o que for. O que a maioria das pessoas não sabe, e nem merdas como o SEBRAE dizem (porque o que eles querem é atingir a meta estatistica pra receber a verba deles vinda do governo), é que além do dinheiro pra abrir o negócio, você precisa de dinheiro pra mantê-lo funcionando pelo menos 6 meses sem lucro nenhum. Pois dificilmente empresas dão lucro no primeiro ano, as vezes nem no segundo e nem no terceiro. Lembrem-se, estamos no Brasil. Se você é empresário e quer andar na linha, você será estuprado por impostos e burocracia. Dependendo de onde estiver operando, vai ter a bandidagem e sempre vai ter inadimplencia dos clientes, seja porque são mal carater ou porque não podem realmente pagar pelo que compraram. As pessoas que começam um negócio geralmente não pensam no "custo Brasil" (impostos, burocracia, criminalidade, inadimplência). E isso é o que derruba muitas empresas que poderiam ter dado certo.


4 - Dinheiro de novo. O empresário no Brasil geralmente não sabe se portar com seu pró-labore, não sabe operar como pessoa física e pessoa jurídica ao mesmo tempo. Uma empresa é igual uma planta e o lucro obtido por ela é igual um copo d'água. No fim do mês você tem um copo cheio até a boca. O certo é dar um golinho na água, pra não morrer de sede e jogar o restante da água na planta, para que ela não seque. Mas tem muito empresário, principalmente nos primeiros meses de empresa que ve um mês terminar no azul e pensa "Pqp, vou embolsar essa bolada desse mês. Acertei em montar saporra!". Ai você embolsa a grana e não paga as contas da empresa ou empurra as contas pros meses seguintes no cartão do BNDES e por ai vai. Isso em si já é uma cagada.


O certo é pagar todas as contas da empresa com o lucro primeiro, depois o que sobra, você aplica no colchão de segurança da empresa, porque sempre vão existir os meses que você fecha no vermelho e AI SIM, você retira um montante pra pagar suas dívidas pessoais. Digamos que a empresa deu R$ 30 mil de lucro no mês. Mas os custos operacionais e outras responsabilidades ficaram em R$ 20 mil. O que você faz? Quita os R$ 20 mil e embolsa os outros R$ 10 mil? Não. Você quita os R$ 20 mil, coloca R$ 5 ou 6 mil no colchão de segurança e leva o restante como pró-labore.


Em vários meses que minha própria empresa operou no vermelho, principalmente nos primeiros dois anos, tinha mês que eu, Rover, levava ZERO temers pra minha conta bancária pessoal. Por outro lado teve mês que consegui, depois de todas as responsabilidades quitadas, levar quase R$ 100 mil pra conta pessoal. Então fica a lição de sustentabilidade aqui. Primeiro a empresa e depois você, mesmo que seu objetivo seja unica e exclusivamente ganhar dinheiro. Não se esqueça que o colchão de segurança pra manter a empresa funcionando durante meses ruins, é dinheiro que você pode pegar de volta se passar o negócio pra frente, afinal tudo ali é seu (e talvez do(s) sócio(s) se for o caso). E esse dinheiro de segurança fica investido, gerando renda também. É só achar um investimento que alie um rendimento razoável e liquidez.


5 - Sendo empresário você trabalha mais do que se fosse funcionário e tem algo que sendo funcionário você não precisa se preocupar: o futuro do negócio. Como funcionário, você chega na hora marcada, faz seu trabalho (ou faz de conta que faz), sai na hora marcada ou faz hora extra e foda-se. Vai pra casa para descansar pro dia seguinte. Esperando chegar o fim do mês pra receber o salário e pagar suas contas. Já o empresário vai ter mais esse fardo pra carregar. Além de ter que trabalhar mais, você precisa se preocupar em fazer tudo certo para que sua empresa se mantenha no negócio. E vai depender das pessoas, funcionários não dependem de ninguem geralmente, eles fazem a parte deles e foda-se. Vai ter que se virar nos 30 muitas vezes pra resolver pepinos. E infelizmente nem todo mundo consegue funcionar assim. Nem todo mundo tem força mental pra lidar com isso. E quanto maior a empresa fica, quanto mais gente trabalhando pra você, pior, mesmo que você tenha pessoas contratadas apenas para te ajudar a administrar. 


Pra ter sucesso sendo empresário, é preciso também ser meio obcecado com sua empresa. Você precisa estar dedicado 110% pra dar certo, repito, isso aqui é Brasil. E o Brasil não é para amadores. Esse é um país onde as pessoas defendem assassinos, estupradores, traficantes e vilipendiam empresários que geram empregos. Empresários são párias pra maioria dos brasileiros. Tem gente que te olha como se você fosse um criminoso quando fala que é empresário.


6 - Aqui eu complemento o ponto 4. Se você não é uma pessoa que possua o mínimo de educação financeira, e não é regrado com suas próprias finanças pessoais, suas chances de cair do cavalo são enormes. Com toda essa crise e dificuldade histórica que o Brasil oferece ao empreendedor, o seu fluxo de caixa tem que ser controlado nos centavos, não importa o tamanho do empreendimento. Tem gente que ser enforca aqui, na parte de lidar com o dinheiro.


Agora como os outros confrades ai disseram, é positivo trabalhar de empregado pra aprender um ofício ou como funciona certo tipo de negócio e é claro, pra juntar o montante necessário pra abrir uma empresa e ter aqueles 6 primeiros meses de segurança pelo menos. Eu fiz isso. Trabalhei dois anos depois de formado, na área em que me formei, antes de meter as caras. Mas durante o tempo da faculdade e de ser empregado, eu já fui adquirindo o know how pra abrir meu negócio. 


Claro que, por exemplo, pra ir vender pipoca na rua não é preciso ser nenhum "cirurgião de foguetes", o pouco que precisa ser aprendido você aprende trabalhando. Mas tem certos tipos de negócios, que você vai precisar pesquisar muito e trabalhar na área antes como funcionário, isso ajuda.


E o que o Loki disse é valido. Se você é empresário, vá criando ativos com tudo que você conseguir ganhar com sua empresa, porque vai chegar uma hora que você vai querer meter o pé. Do mesmo jeito que o cara do food truck ali, eu também quero vender minha empresa e me mandar desse buraco de país aqui. Tempos atrás, um empresário conhecido meu me ofereceu um Mustang (até postei na minha pagina do Facebook sobre isso, veja), pq ele estava com problemas de caixa na empresa e precisava de dinheiro rápido. O cara além de outros carros novos tem um Mustang, no Brasil. Eu tenho um Fiestinha empoeirado, o cara tem (ou tinha) um Mustang. Mas minha empresa não está com problemas financeiros, aliás, eu posso me dar ao luxo de pagar mais aos meus funcionários do que meus concorrentes, pegando profissionais melhores pra produzir mais e melhor, e é claro, lucrar mais.


Se você conhece alguma criança, a partir dos 8, 9 anos, dê de presente pra ela o livro que o Loki indicou, que também indico no meu blog. Ou então o Homem mais rico da Babilônia é bom também, além dos livros do Napoleon Hill para quem já for um pouco mais velho. Quanto mais cedo uma pessoa tem acesso à esse tipo de informação, maiores as chances dela ter sucesso financeiro, mesmo que não venha a empreender.


Concluíndo. Empreender pode ser uma faca de dois gumes. É muito positivo se a pessoa tiver os pés no chão e saber dar um passo firme de cada vez, mesmo que não tenha escolaridade e não tenha um puto na carteira no início. É possível começar totalmente do chão. Mas ficar fantasiando com fortunas e com os luxos que elas proporcionam, é perigoso. É como se fosse uma corda onde você se enforca. Essa geração quer resultados muito bons, muito rápidos e com o mínimo esforço. E não é assim que funciona.


Depois eu volto aqui pra ver se alguem comentou, pra irmos trocando umas ideias. Eu sempre me empolgo escrevendo sobre o assunto, olha a parede de texto que escrevi ai, devem ter passado uns 20 minutos e nem vi o tempo passar. Me perdoem.


Aliás, parabéns pela nova interface do forum, ficou muito boa, muito profissional.
Responda-o
#2
Esses dinheiro extra para manter a empresa funcionando por 6 meses sem dar lucro, é preciso ter quanto? Por exemplo se para iniciar a empresa precisei de 100 mil reais, quanto seria preciso para manter a empresa por 6 meses? Mais 100 mil reais ? 
Na hora de fazer o planejamento para montar a empresa, qual porcentagem do capital inicial devo deixar para esses 6 meses no total? 

Tenho vontade de empreender, mas ainda preciso ter mais experiência profissional e de vida para fazer isso. Meu objetivo não é ficar rico e sim ajudar a sociedade gerando emprego. Ficar rico sendo empresário é só alguns que conseguem, é igual ser jogador de futebol famoso. Quem entra querendo ficar rico na maioria das vezes vai quebrar a cara, tem comerciante que é comerciante há 30 anos e nunca que o comércio deles cresceu. 

A Maioria dos empresários que ficam ricos de verdade ou tem algo inovador como a Uber ou tem ajudinha do governo como a JBS ou mesmo da maçonaria que tem vários contatos com pessoas que o ajudam a subir a empresa. Aqui tem uma churrascaria que vendia pouco, foi só o cara entrar na maçonaria que encheu de gente endinheirada comprando lá. Pouco se fala disso mas muita gente fica rica, com ajuda de certos grupos, como governo ou maçonaria, ficar rico com esforço próprio só tendo algo muito inovador ou revolucionário no mercado que seja capaz de derrubar concorrentes que possuem essas ajudinhas que citei. 

O que mais desanima de empreender é os impostos, como nunca empreendi não sei exatamente o quanto se paga de impostos, mas já vi que cada tipo de empresa (Micro, média...) paga um tipo de imposto diferente, pelo que vi (No Sebrai) empresas  médias já pagam 40% do faturamento em imposto, se fosse ao menos 40% do lucro, mas não é do lucro é do faturamento, isso fode a empresa, os políticos não sabem governar para criar leis como essas.
Responda-o
#3
(25-08-2018, 10:33 AM)Cavalheiro Negro Escreveu: Esses dinheiro extra para manter a empresa funcionando por 6 meses sem dar lucro, é preciso ter quanto? Por exemplo se para iniciar a empresa precisei de 100 mil reais, quanto seria preciso para manter a empresa por 6 meses? Mais 100 mil reais ? 
Na hora de fazer o planejamento para montar a empresa, qual porcentagem do capital inicial devo deixar para esses 6 meses no total? 

Tenho vontade de empreender, mas ainda preciso ter mais experiência profissional e de vida para fazer isso. Meu objetivo não é ficar rico e sim ajudar a sociedade gerando emprego. Ficar rico sendo empresário é só alguns que conseguem, é igual ser jogador de futebol famoso. Quem entra querendo ficar rico na maioria das vezes vai quebrar a cara, tem comerciante que é comerciante há 30 anos e nunca que o comércio deles cresceu. 

A Maioria dos empresários que ficam ricos de verdade ou tem algo inovador como a Uber ou tem ajudinha do governo como a JBS ou mesmo da maçonaria que tem vários contatos com pessoas que o ajudam a subir a empresa. Aqui tem uma churrascaria que vendia pouco, foi só o cara entrar na maçonaria que encheu de gente endinheirada comprando lá. Pouco se fala disso mas muita gente fica rica, com ajuda de certos grupos, como governo ou maçonaria, ficar rico com esforço próprio só tendo algo muito inovador ou revolucionário no mercado que seja capaz de derrubar concorrentes que possuem essas ajudinhas que citei. 

O que mais desanima de empreender é os impostos, como nunca empreendi não sei exatamente o quanto se paga de impostos, mas já vi que cada tipo de empresa (Micro, média...) paga um tipo de imposto diferente, pelo que vi (No Sebrai) empresas  médias já pagam 40% do faturamento em imposto, se fosse ao menos 40% do lucro, mas não é do lucro é do faturamento, isso fode a empresa, os políticos não sabem governar para criar leis como essas.

depende do tempo do ciclo operacional e portanto da natureza da empresa
tem empresa que tem mais estoque e menos caixa
observe o balanço de boas empresas com a mesma atividadee para ter uma noção e faça uma analise da demonstracao pra achar o ciclo operacional e financeiro
cada caso eh um caso

nao tem como fugir dos impostos. eh preciso fazer um planejamento tributario, e entao nao precisara se preocupar com isso

mas se a empresa nao der lucro, pouco importa essas merdas

o que importa eh se o negocio eh rentavel, nada mais
Responda-o
#4
@Cavalheiro Negro

Essa papo de abrir empresa "para gerar empregos para a sociedade" é tolice; depois da primeira ação trabalhista esse conto de fadas vira filme de terror. 

O que todo empresário quer é ganhar dinheiro; alguns para apenas se sustentarem, outros para ficarem ricos.

Só quebra a cara quem quer ficar rico em pouco tempo ou comete muitos erros nesse processo (um deles, contratar demais). 


Gerar rentabilidade (lucros constantes) é o principal desafio, e daí não importa se o empresário quer apenas garantir o sustento da família no fim do mês ou montar uma mega empresa e dominar grande parte do mercado; não importa o objeto final, a pergunta sempre vai ser: "Como posso lucrar?"
Em tudo dai graças.

Responda-o
#5
e nao adianta lucrar pra bancar a familia e nao aumentar a reserva, porque no primeiro drawdown vc quebra
Responda-o
#6
Muito bom essas dicas. Eu tenho muita vontade de empreender e as usarei pra me orientar nesse caminho.
Uma dúvida: Vocês acham que é bom abrir uma MEI no Brasil, para poder operar com CNPJ?
Eu não tenho condições para abrir algo maior, ou contratar outras pessoas, e é só eu mesmo. Aí estava fazendo algumas pesquisas e vi que MEI's são atrativas pelo que o governo diz (mas não sei na realidade).
O que acham?
Todo mapeamento começa na visualização e compreensão do espaço, dentro da mente. Tal arte, se dominada, pode trazer muitos frutos positivos. 
Responda-o
#7
Eu nunca empreendi e também tenho vontade. Mas quando eu for empreender não vou começar investindo uma bolada em algo grande, se não tem experiência em empreender é melhor começar com algo pequeno, seja um MEI ou uma pequena franquia barata. É bom começar com pouco para quem não tem experiência, porque se você não conseguir fazer um pequeno empreendimento dar lucro, se tivesse começado com muito, também não daria lucro e se você falir perde mais tendo algo grande do que pequeno. Para quem é inexperiente é melhor começar com pouco por segurança. 

No Sebrai tem vários mini cursos online gratuitos que explicam como funciona o MEI, o regime de impostos,  e um monte de dicas sobre como montar uma micro empresa. Já fiz esses cursos, são bem rasos mas te ajudam a ter uma ideia do que é um MEI.  

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebr...oes_online
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)