Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Análise do Kindle Paperwhite
#1
Teve um tópico daqui do fórum no qual eu fui convencido a comprar um Kindle Paperwhite, prometi que daria um review assim que possível e vou fazer isso agora!
Vou fazer a minha análise com os seguintes tópicos: custos, eficácia, primeiras impressões, bullshits da internet, eficácia, e considerações finais.
 

Compra e Custo
Eu gastei R$ 393.82 no aparelho e R$ 13.92 de frete, comprei no site ClubedoRicardo
Descrição do produto: "Kindle Paperwhite AO0456, Tela 6" de Alta de resolução (300 ppi), 4GB, Wi-Fi, Iluminação Embutida"
Convém ressaltar que o mesmo aparelho custa R$ 480,00 no site da Amazon, isso significa que provavelmente eu comprei uma versão antiga dele.
O produto chegou no prazo combinado, não houve nenhum tipo de problema na entrega.


Eficácia
É dito que a leitura não cansa a vista igual a um computador, e isso é verdade mesmo. E vou mais além, isso é até melhor que um livro.
Eu gosto de ler livros deitado, e quando eu fico deitado fica a luz da lâmpada do teto queimando a minha vista, a única forma de ler um livro acaba sendo sentado, e essa posição é desconfortável de se ficar por horas a fio. Já com o Kindle
dá pra ler deitado com as luzes apagadas e a tela com uma iluminação de apenas 5 tracinhos.


Primeiras impressões
Quando eu comprei, a primeira coisa que fiz foi tentar configurar o Kindle pro formato em francês. Isso foi uma cagada porque depois disso eu fiquei todo confuso sobre como fazer ele voltar ao normal. Depois de uns 1 minuto fuçando tudo eu consegui programar pro português. Depois que o idioma dos menus é mudado, o aparelho se reinicia. O simples fato de eu ter programado ele pro francês fez com que eu ganhasse um dicionário Francês-Francês, conforme o post continua você verá a utilidade dele.
Menu em português, o aparelho possui apenas um livro lixoso sobre como usar o aparelho. Deletei logo isso aí porque eu já nasci sabido e ler manual é pros fracos.
A todo instante aparece um carrinho de compras no topo da tela, eu cliquei nele e acabei escolhendo comprar um livro gratuito chamado  "Alice aux pays des merveilles", esse livro é em francês.
Demorou menos de um minuto pra eu já estar com esse livro aberto, como eu não sei muito de francês, acabei segurando uma palavra com o dedo e apareceu o significado e sinônimos dela em francês, lembram-se daquele dicionário que surgiu do nada quando eu configurei o aparelho pro francês? Pois bem.
Percebi que eu podia selecionar uma palavra ou uma frase e escolher 3 opções, uma delas é o dicionário, a outra é a wikipedia e o último é o google tradutor. O Kindle é ótimo pra quem está aprendendo outros idiomas.
Toda palavra que é pesquisada nos livros acabam indo parar no 'construtor de vocabulário', esse construtor tem uma opção de Flashcards, imagine que você recortou um monte de frases e definições e sorteia elas pra testar sua memória, é tipo isso.
Eu tentei usar o Calibre pra converter um programa PDF para o formato do Kindle, demorou 20 minutos e ficou um LIXO. Depois disso eu tentei enviar um e-mail pra mim mesmo com o arquivo em anexo e com o título 'Convert', ficou bem melhor, mas longe do ideal. Essa técnica só é ótima para arquivos PDFs sem imagens, nem gráficos e nem notas de rodapé, ou seja, 1% de todos os arquivos PDFs da net.
Notei que existem pouquíssimos arquivos no formato do kindle, então fui pro Youtube e comecei a assistir vídeos lixos que só serviram pra me deixar desesperado.


Bullshits da internet
Tem um monte de gente falando merda na internet.
Olhem esse vídeo lixoso: E esse outro:  https://www.youtube.com/watch?v=ch2WiCgckRA
Eu não consigo entender como é que um homem jovem consegue ser tão imbecil na informática. Mas com apenas 1 ou 2 dias de uso eu também era ignorante.
Enfim, tive que recorrer a uns sites pra descobrir como ler PDFs no Kindle com qualidade. Foi então que encontrei uma notícia no tipo '24 coisas que você não sabia que dá pra fazer no kindle', não era bem esse o nome mas o título da notícia era mais ou menos esse. Em uma dessas dicas é citado o nome k2pdfopt.
Eu baixei esse programa e dei de cara uma interface difícil que me assustou. Coloquei o arquivo PDF que eu queria e depois de apanhar por uns minutinhos deu tudo certo. O PDF que eu coloquei é exatamente o mesmo PDF que aquele bossal do vídeo 'Kindle Paperwhite X Artigos Científicos' tinha mostrado no vídeo dele. 
A questão é a seguinte: artigos científicos são divididos em 2 colunas e possuem formato de folha A4, então se o animal de teta simplesmente pegar o artigo PDF e jogá-lo no aparelho, o mesmo irá mostrar TODA a página numa tela pequenininha. Converter não é solução porque os gráficos, figuras e tabelas ficam uma bosta. O programa k2pdfopt faz com que todas as páginas do artigo científico sejam cortadas em vários pedaços, as duas colunas viram apenas uma, e ao invés de ficar uma página gigante, as páginas ficam exatamente nas mesmas dimensões do Kindle.
O k2pdfopt trabalha basicamente com 2 tipos de arquivos:  PDF com 2 colunas por página (artigos), e arquivos que só possuem uma coluna (livros). No caso dos livros, o programa corta as margens e faz com que as dimensões da página fiquem amigáveis com as dimensões do aparelho.


Observe a imagem:
[Image: v6kh8z.jpg]
Isso é exatamente o que o seu kindle vai mostrar quando você abrir ele. Essa conversão foi feita por mim, então é confiável. Escolhi esse arquivo justamente por ele ser o modo Hard.
Se você jogar esse arquivo PDF no Kindle sem convertâ-lo, TODA a página da direita aparecerá numa tela do tamanho da sua mão!  A única forma de ler seria dando zoom, o que extremamente monótono e torna a leitura impossível. Converter então nem pensar, viu as fórmulas alí?
A imagem da esquerda é usando o k2pdfopt, perceba que as equações são protegidas, e também a página já fica com o formato exato do Kindle, não precisa dar zoom. Bem prático. Cabe ressaltar que de vez em quando o programa corta uma equação ao meio, mas isso não é nada que tem me atrapalhado.


Eficácia
Era véspera da segunda fase da Fuvest, eu tinha que ler TODOS os resumos e análises dos livros exigidos, bom momento pra usar o Kindle! Eu entrei nesse site e copiei todos os resumos e análises em um arquivo do word. Depois enviei um e-mail pra mim mesmo com o título 'Convert', e pronto, li tudo isso em uma noite. Cabe ressaltar que eu já li todos esses livros inteiros, esse evento não foi vagabundagem minha, foi só pra relembrar mesmo.
O Kindle diz quanto porcento já foi lido do livro, levando-se em conta que do momento que eu escrevi esse post eu completei 10 dias de uso, essa é a porcentagem que eu já tenho:
"Direito Constitucional Descomplicado"----> 5% concluído
"Le Conte de Monte Cristo" -----> 1% concluído (livro grande do cacete)
"Principles of Thermodynamics" ----->18% concluído (levando-se em conta que estou pulando partes ao ler apenas o que o autor recomendou para o nível undergraduate)
A minha biblioteca de Flashcards já tem mais de 200 palavras, aquele livro do Conde de monte Cristo tá enriquecendo ela bastante. Percebam que eu estou lendo 3 idiomas diferentes, todos esses idiomas possuem dicionários do próprio aparelho.

Erros do aparelho
Houve um tempo em que o aparelho estava muito lento pra mudar de página e pra verificar o significado da palavra. Em um dado instante o aparelho ficou com uma tela branca e travou. Tive que correr pra net, descobri que era só reiniciar o aparelho que tudo voltava ao normal.
Segurei o botão liga por uns 7 segundos e aí surgiu uma tela com a opção de reiniciar, reiniciei e aí tudo voltou ao normal, a velocidade também está bem rápida. Só que acontecer esse erro com apenas 10 dias de uso é um ponto negativo pro aparelho.
Pesquisando na net descobri que o suporte da Amazon é bom pra caralho. Não fiz o teste, então não posso confirmar isso.

Considerações finais
Aparelho muito bom, valeu a pena ter comprado. 
Percebi que estou usando o PC bem menos do que eu usava antes. 
Eu passo horas lendo e meu olho fica branquinho da silva. As vezes dá sono mas aí é por causa da chatice do livro do Conde mesmo. Aliás, eu não estou entendendo nada do livro do Conde de Monte Cristo, porém já estou percebendo que meu vocabulário francês está aumentando a cada dia. Acho que quando eu terminar essa bíblia eu já vou ser fodão no idioma.
No que tange ao dinheiro, daqui a pouco o meu aparelho já vai se pagar.
Acredito que a pessoa deve investir nela mesma, desenvolvimento pessoal custa dinheiro também. Então se você tem grana e sofre com leituras no computador, faça esse investimento.
Responda-o
#2
- Confrade, só para confirmar. Este erro de travamento, só foi visto quando você estava lendo os PDF's ou outro formato de arquivo?
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#3
Kindle é muito bom mesmo, eu tenho esse paperwhite também.

Recomendo para qualquer um que queira ou goste de ler.

Eu baixo livro em PDF e envio para o meu e-mail kindle com o assunto 'convert' e em menos de 5min o livro esta lá no meu kindle. Convertido e sem problemas. Uma mão na roda o kindle.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#4
Eu tenho o mais simples do kindle e só tenho uma coisa a dizer sobre ele:

[Image: ciro_bottini.jpg]
Responda-o
#5
(18-01-2016, 04:24 AM)Diamante Escreveu: - Confrade, só para confirmar. Este erro de travamento, só foi visto quando você estava lendo os PDF's ou outro formato de arquivo?

Esse erro correu no PDF do livro "Direito Constitucional Descomplicado".
Mas a lentidão também estava ocorrendo nos livros originais comprados diretamente do site da amazon.
Ou seja, TODOS os arquivos estavam lentos, acho que o travamento ocorreu no PDF simplesmente por acidente. Não tem nada a ver com incompatibilidade.
Responda-o
#6
Kindle realmente é bom.

Só uma coisa confrade, acho que não era necessário fazer a "gambiarra" de colocar o kindle em francês. Pelo que eu saiba, o kindle já reconhece o idioma do livro e é só selecionar a palavra que aparecerá a tradução/significado. Eu tenho a versão normal, comprei a uns anos atrás, mas testei em livro em inglês e não francês. Não sei se a diferença de língua influencia nisso, mas no meu caso no idoma inglês funcionou perfeitamente o dicionário inglês.
Responda-o
#7
Tenho o meu desde 2013 e recomendo fortemente.

Enviado de meu SM-N910H usando Tapatalk
Responda-o
#8
(22-01-2016, 01:34 AM)lawlyet leonardo Escreveu: Tenho o meu desde 2013 e recomendo fortemente.

Enviado de meu SM-N910H usando Tapatalk

Comprei o meu nessa época (o mais simples) por R$ 199 e foi a melhor compra que fiz. 

Big Grin
Responda-o
#9
Eu tenho o sem luz interna paguei duzentos e poucos e vale cada centavo pra que gosta de ler, muito melhor que tablet, celular ou PC, além de ser barato.
Uma dica é vc testar o carregador do seu celular pra carregar ele na tomada, pois só vem um cabo USB, então carrego na tomada pelo carregador Samsung que é bam mais forte que carregar no PC.
Se vc for comprar o carregador original é quase o preço de outro Kindle.
Capa pra ele a mesma coisa, fui numa lojinha de acessórios pra celulares e comprei uma capinha de tablet, dei uma adaptada e agora fica com cara dessas agenda pretas, bem prático pra se abrir e ler sem chamar a atenção no onibus.
A capa original é uma facada nas costas.
Responda-o
#10
Caros confrades,

estou pensando na possibilidade de comprar um Kindle Paperwhite.

Entretanto, se o fizesse, não teria muita grana para comprar os livros digitais e por isso teria que baixá-los de sites de Torrent. Algum confrade saberia me dizer se ele irá aceitar de boa? 

E os EPUBS convertidos, ficam bons?
Responda-o
#11
(29-01-2016, 07:26 AM)the_hunter Escreveu: Caros confrades,

estou pensando na possibilidade de comprar um Kindle Paperwhite.

Entretanto, se o fizesse, não teria muita grana para comprar os livros digitais e por isso teria que baixá-los de sites de Torrent. Algum confrade saberia me dizer se ele irá aceitar de boa? 

E os EPUBS convertidos, ficam bons?

Tem o site Lelivros que tem todos os formatos disponíveis lá pra baixar, mobi, epub, pdf. Tem programas que convertem epub pra mobi um deles é o Calibra a conversão é bem rápida menos de 1 min e geralmente não dá treta com epub. PDF se tiver muitas imagens fica zicado.
Responda-o
#12
(29-01-2016, 07:26 AM)the_hunter Escreveu: Caros confrades,

estou pensando na possibilidade de comprar um Kindle Paperwhite.

Entretanto, se o fizesse, não teria muita grana para comprar os livros digitais e por isso teria que baixá-los de sites de Torrent. Algum confrade saberia me dizer se ele irá aceitar de boa? 

E os EPUBS convertidos, ficam bons?


Aceita sim, eu mesmo faço isso.
Só tenho 4 livros comprados e uns outros 20 que baixei e enviei para o e-mail da Amazon como eu citei ali em cima.

Se for PDF, não espere que ele fique 'bonitinho'. Pode quebrar algumas linhas e fica espaçado, mas dá para ler tranquilo.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#13
Andei pesquisando na net, fiquei inclinado em comprar o Lev, da saraiva.
Ele tem uma funcionalidade que converte o PDF, como uma espécie de OCR. Até onde eu entendi não vira um EPUB, mas consegue dimensionar certinho o PDF para o tamanho da tela.

De todo modo, sei que o kindle é o mais famoso no segmento, por isso estou com receio de comprar esse lev.

Alguém aqui do fórum tem ele e pode me informar se realmente é bom?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responda-o
#14
Comprei um Kindler Paperwhite há algum tempo e foi um dos melhores investimentos que fiz na minha vida.

Vale muito a pena
Responda-o
#15
(29-01-2016, 02:02 PM)Artorias_ Escreveu: Andei pesquisando na net, fiquei inclinado em comprar o Lev, da saraiva.
Ele tem uma funcionalidade que converte o PDF, como uma espécie de OCR. Até onde eu entendi não vira um EPUB, mas consegue dimensionar certinho o PDF para o tamanho da tela.

De todo modo, sei que o kindle é o mais famoso no segmento, por isso estou com receio de comprar esse lev.

Alguém aqui do fórum tem ele e pode me informar se realmente é bom?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

É o seguinte.

O aparelho é bom, principalmente por ser um ótimo leitor de epubs e também por conseguir visualizar bem pdfs.

Mas esse pdf reflow é uma aplicativo que facilita a leitura do pdf como se fosse um epub convertido de um pdf. Mas nem todos pdfs ficam bacana, alguns ficam desfigurados e não presta.

Tem também a opção de cortar a margem do pdfs para deixar apenas o texto, o que facilita a leitura. Mas não é perfeito, pois tem pdfs que mesmo vc cortando as margens, não fica legal, como exemplo de monografias ou teses de doutorado.

A maior desvantagem que tenho em relação a esse aparelho são 3 a meu ver:

1) não é muito simples sublinhar, pois vc tem que usar os dois dedos, ao contrário do kindle em que vc selecionar a palavra e arrasta até onde vc quer.

2) As anotações e grifos não são muito práticos depois de vc retomar a leitura no aparelho.

3) Não tem navegador de internet, embora tenha acesso loja virtual da saraiva.


Só compraria se tivesse numa promoção bacana e tivesse a pretensão apenas de ler os arquivos. Estudar por ele, jamais.
Responda-o
#16
(29-01-2016, 09:13 PM)Don Welzo Escreveu:
(29-01-2016, 02:02 PM)Artorias_ Escreveu: Andei pesquisando na net, fiquei inclinado em comprar o Lev, da saraiva.
Ele tem uma funcionalidade que converte o PDF, como uma espécie de OCR. Até onde eu entendi não vira um EPUB, mas consegue dimensionar certinho o PDF para o tamanho da tela.

De todo modo, sei que o kindle é o mais famoso no segmento, por isso estou com receio de comprar esse lev.

Alguém aqui do fórum tem ele e pode me informar se realmente é bom?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

É o seguinte.

O aparelho é bom, principalmente por ser um ótimo leitor de epubs e também por conseguir visualizar bem pdfs.

Mas esse pdf reflow é uma aplicativo que facilita a leitura do pdf como se fosse um epub convertido de um pdf. Mas nem todos pdfs ficam bacana, alguns ficam desfigurados e não presta.

Tem também a opção de cortar a margem do pdfs para deixar apenas o texto, o que facilita a leitura. Mas não é perfeito, pois tem pdfs que mesmo vc cortando as margens, não fica legal, como exemplo de monografias ou teses de doutorado.

A maior desvantagem que tenho em relação a esse aparelho são 3 a meu ver:

1) não é muito simples sublinhar, pois vc tem que usar os dois dedos, ao contrário do kindle em que vc selecionar a palavra e arrasta até onde vc quer.

2) As anotações e grifos não são muito práticos depois de vc retomar a leitura no aparelho.

3) Não tem navegador de internet, embora tenha acesso loja virtual da saraiva.


Só compraria se tivesse numa promoção bacana e tivesse a pretensão apenas de ler os arquivos. Estudar por ele, jamais.

Obrigado pela aula, verei se compro o kindle então.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responda-o
#17
(30-01-2016, 06:47 AM)Artorias_ Escreveu:
(29-01-2016, 09:13 PM)Don Welzo Escreveu:
(29-01-2016, 02:02 PM)Artorias_ Escreveu: Andei pesquisando na net, fiquei inclinado em comprar o Lev, da saraiva.
Ele tem uma funcionalidade que converte o PDF, como uma espécie de OCR. Até onde eu entendi não vira um EPUB, mas consegue dimensionar certinho o PDF para o tamanho da tela.

De todo modo, sei que o kindle é o mais famoso no segmento, por isso estou com receio de comprar esse lev.

Alguém aqui do fórum tem ele e pode me informar se realmente é bom?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

É o seguinte.

O aparelho é bom, principalmente por ser um ótimo leitor de epubs e também por conseguir visualizar bem pdfs.

Mas esse pdf reflow é uma aplicativo que facilita a leitura do pdf como se fosse um epub convertido de um pdf. Mas nem todos pdfs ficam bacana, alguns ficam desfigurados e não presta.

Tem também a opção de cortar a margem do pdfs para deixar apenas o texto, o que facilita a leitura. Mas não é perfeito, pois tem pdfs que mesmo vc cortando as margens, não fica legal, como exemplo de monografias ou teses de doutorado.

A maior desvantagem que tenho em relação a esse aparelho são 3 a meu ver:

1) não é muito simples sublinhar, pois vc tem que usar os dois dedos, ao contrário do kindle em que vc selecionar a palavra e arrasta até onde vc quer.

2) As anotações e grifos não são muito práticos depois de vc retomar a leitura no aparelho.

3) Não tem navegador de internet, embora tenha acesso loja virtual da saraiva.


Só compraria se tivesse numa promoção bacana e tivesse a pretensão apenas de ler os arquivos. Estudar por ele, jamais.

Obrigado pela aula, verei se compro o kindle então.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O Kindle pra estudos é muito bom mesmo, vc vai lendo um livro e sublinhando as partes que vc achou interessante, no final da leitura está lá em um arquivo texto as partes que vc sublinhou, já tudo resumido.
Responda-o
#18
Tive um Kindle e justamente com os arquivos em PDF ele travava. Com EPUB roda tranquilo e rápido.  Investi em um Ipad Air e te digo, é a melhor ferramenta de estudo. Mas o custo também é proporcional à qualidade.
Responda-o
#19
50% dos meus livros do Kindle são arquivos PDF.
Eu enviei para o meu e-mail da amazon/kindle e ele converteu praticamente 90% certo. (as vezes quebra uma linha errada ou uma frase fica fora de lugar).
Não trava de jeito nenhum.

O meu é o PaperWhite.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#20
Cavalheiros, vamos por partes.

1) como transferir os epubs do meu PC para o KPW, só via nuvem?

2) A tela PB não atrapalha?

3) tirando o preço da equação um tablet de 8" não seria melhor?

Se uma mulher faz de tudo com um cafa e depois paga de santinha, é óbvio que ela está agindo de má fé e prejudicando alguém.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)