Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] O vazio existencial do homem moderno
#21
(23-02-2016, 09:28 AM)Roland Escreveu: Minhas saudações ao Batman, autor do texto que me levantou da deprê. Bem vindo de volta.

Fico feliz em saber disso, Roland.

Big Grin
Responda-o
#22
(23-02-2016, 11:13 AM)mentefantastica Escreveu: Saudações ao Batman, escritor da real!


Haha  Big Grin

É isso ai, estamos juntos!
Responda-o
#23
O pós-modernismo tirou do homem a concepção do transcendente. Ora, se não existe algo além da vida terrena ou se não existe esperança Real de um mundo melhor, logo tudo é válido, desde o hedonismo até coisas bem piores.
"Quando tua inteligência tiver cruzado a densa floresta da ilusão, tornar-te-ás indiferente a tudo o que se ouviu e a tudo o que se há de ouvir."

– Bhagavan Sri Krishna, Capítulo II, Verso 52, Bagavadguitá
Responda-o
#24
Isso e fome come umas batatas viris e opressora que passa, acompanhado de uma bela cerva!
Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.

Buwkoski.

Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.

Leg. Bean, fórum mundo realista.
Responda-o
#25
Eu estive lendo "A Natureza da Psique" de Carl Jung esses dias, e quando li essa reflexão do confrade Batman consegui notar muitas relações de ideias entre ambos. De certa forma muito do que fora dito pelo confra - principalmente no que se refere ao avanço da humanidade nas questões ligadas ao mundo exterior como a tecnologia e ciência e esquecimento do mundo inteirior - está em acordo com o que os antigos - como o próprio Jung ou como Karl Jaspes - já disseram.

Já sobre a questão do sentido da vida não creio que pensar nisso seja coisa de vagabundo ou ocioso como disseram alguns confrades. Ora, o Presidente Ronald Reagan, segundo Olavo de Carvalho e muitos outros intelectuais, era um homem extremamente intelectualizado, apesar de ser ao mesmo tempo extremamente ocupado.

O lado negativo ou que alguns consideram negativo na busca pelo sentido da vida é que essa busca leva até um caminho doloroso, os poucos que conseguem chegar no fim dessa busca se tornam homens santos ou ao menos extremamente honrados - como os Budas, os Santos, os Profetas, os Filósofos, os Heróis e os Sábios de diversas culturas. Eu diria até que ao olhar para a história desses grupos de pessoas que eu citei, a esmagadora maioria deles passou por provações enormes. E dessas provações que essas pessoas passaram eu tiro que fugir da dor verdadeira - a dor existencial - não é a saída, mas sim encará-la, ou seja, experimentá-la, é a saída.

Esses grandes homens sentiram essa dor verdadeira e não fugiram dela. Já os homens ditos modernos fazem o máximo de esforços possíveis para escapar dela, são covardes. Os homens modernos usam todos os recursos disponíveis para escaparem da dor verdadeira, mas no fim só fazem aumentá-la. Por isso acredito que aguentamos a dor e sermos resilientes é uma forma de nos mantermos firmes na busca pelo sentido da vida. Nada do que é verdadeiramente bom vem sem o mínimo de esforço.
"Quando tua inteligência tiver cruzado a densa floresta da ilusão, tornar-te-ás indiferente a tudo o que se ouviu e a tudo o que se há de ouvir."

– Bhagavan Sri Krishna, Capítulo II, Verso 52, Bagavadguitá
Responda-o
#26
Realmente hoje as pessoas vivem nas ostentações de segunda a segunda, aquele vazio, da para escutar a alma da pessoa pedindo por verdade, realmente o ser humano tem se complicado e as vezes se mediocrizando!!
Responda-o
#27
Excelente!
Responda-o
#28
(21-02-2016, 05:16 PM)Batman Escreveu:
(17-01-2016, 01:38 PM)Hombre de hielo Escreveu: Vazio existencial é frescura. Por onde anda o batman? Tem um artigo dele muito bom que se chama 'a matrix feminina', que fala sobre a ilusao que as mulheres bonitas vivem na juventude.

Olá, Hombre! Tudo bem?

Tinha muitos projetos para executar  e isso gastou bastante meu tempo.

Mas agora que terminei meu segundo livro, já tenho como "passear" no fórum por mais vezes.

Esse texto da "Matrix Feminina' não tenho ele salvo. Talvez alguém tenha.

Eu tenho ele salvo. Vou postar aqui no fórum. E volto aqui nessa postagem colocando o link.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#29
(17-01-2016, 01:38 PM)Hombre de hielo Escreveu: Vazio existencial é frescura. Por onde anda o batman? Tem um artigo dele muito bom que se chama 'a matrix feminina', que fala sobre a ilusao que as mulheres bonitas vivem na juventude.

A Matrix Feminina: https://legadorealista.net/forum/showthr...5#pid90505
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#30
Bem vindo ao mundo dos adultos, bem vindo a realidade, onde não se pula de para-quedas com a Beyonce todo dia caindo no gramado do Jay-z.

Ser humano é química, precisa de emoção todo momento, e realidade não é essa, maioria do tempo é chato, entediante, as emoções são uma montanha russa de êxito e frustração, mais frustração do que alegria, felicidade que já não é uma constante.

No homem moderno é potencializado porque você é bombardeado todo dia por coisas que te convencem a querer mas não necessariamente são adequadas a você ou que exigem de você um esforço que você não tá disposto ou ainda aquelas ilusões que sociedade coloca desde criança na sua cabeça que vão te fazer um homem completo mas nem sempre é verdade, na maioria das vezes é ilusório e você só tem certeza depois de provar e ver que não era tudo aquilo.

A vida não é filme de hollywood, quanto mais cedo aceitar isso, mais cedo você se livra do vazio existencial e aprende focar no que importa e nisso achar alguma satisfação em viver.

Por isso povão se completa enchendo a cara, usando droga, fodendo e fazendo drama, por isso que mulher no auge da juventude só quer saber de se envolver com o que não presta e pra elas cara certin e trabalhador não é atraente, porque querem EMOÇÃO a todo custo e todo momento e emoção é igual efeito de crack, dura pouco e com tempo custa caro.

Viva, deixe fluir, não seja burro e no caminho vai achar coisas que vão te dar alguma satisfação em viver.
Responda-o
#31
O que difere um homem de garoto deslumbrado é quem consegue suportar tudo isso e ainda consegue viver, conquistar, correr atrás do que quer sem ser otário e de vez em quando desfrutar das satisfações que a vida proporciona.

Hoje é mais aparência que verdade, a vida não é instagram onde todo mundo parece feliz, rico e bem sucedido tempo todo, ninguém transa todo dia mas todo mundo mente pra caralho e conta história pra afagar o ego e ter plateia de garoto deslumbrado que acha que a vida tem que ser assim pra se sentir completo.
Responda-o
#32
"O código dos homens é o código de gangue"...

Os homens tem seus imperativos biológicos, nosso senso de pertencimento está ligado a criar laços com camaradas leais e lutar por algo maior, faz parte daquilo que somos.

A civilização com suas facilidades e modernidades, nos tirou grande parte de nosso papel primordial... com essa simplificação da subsistência (ao menos para alguma parte da população), teve diversos efeitos inesperados: moral liquida, superficialidade das relações, desvirtuamento das relações entre sexos e etc...

Isso faz parte de uma agenda, uma população masculina ligada aos valores primordiais é rebelde e tende a se insurgir contra o Estado arbitrário, o que não é conveniente.
Então a dissolução daquilo que nos torna "bons em ser homens" é o que nos deixa desnorteados e sem capacidade de reação.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#33
O vazio é real, somos inteiramente responsáveis pelas nossas existências, não dá para se ter certeza de muita coisa fora que a gente é finito e falho, e que a morte é certa. É uma absurdidade inconcebível pra qualquer alma viva.

As religiões no passado quiseram tirar parte dessa dor, mas tudo o que temos é a crença para confortar nossas dores, uma aspirina espiritual que pode até curar algum doença perdida, mas definitivamente é apenas um paliativo para as dores da alma, pois não dá para se ter certeza de muita coisa, apenas acreditar e... acreditar?

Diante da nossa consciência de existir e da finitude do nosso eu, paira sempre a questão de propósito, afinal pelas repetidas relações de causa e efeito somos viciados a acreditar que tudo precisa ter uma causa, e que toda ação precisa ter uma finalidade. Mas nada patentemente mais falso, ou ao menos incerto, pois nem sempre temos todas as informações e nossa intuição pode falhar.

Mas o que podemos fazer?

Tirar a cabeça do idealismo, em primeiro lugar. A felicidade que a gente procura não existe. Parar de se comparar com os outros (que vivem suas vidas perfeitinhas no Insta, outra coisa mais falsa que nota de 3 reais), e procurar a si mesmo. O que gosta de fazer, o que te dá prazer, agrada a fazer para si mesmo. É um bom começo.

A logoterapia já comentada aqui é um bom " " "teste vocacional" " " onde você pode descobrir o que você pode fazer - e apenas você pode - dar de contribuição para o mundo, sua marca pessoal que vai continuar quando sua existência já tiver sido apagada, que dará senso de continuidade e duração para sua existência ínfima, mas única e insubstituível.

Para acalentarmos o vazio existencial é preciso que encontremos a nós mesmos em meio ao caos desse mundo moderno.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
#34
(21-02-2016, 05:13 PM)Batman Escreveu: Que bom que ainda há textos meus salvos pela rede!

Nunca me preocupei em fazer Back ups, por isso muito do que escrevi se perdeu na internet.

É sempre bom relembrar.  Cool

Batman, sei que não acessa o fórum a bastante tempo, mas vou escrever assim mesmo, vai que você acessa como visitante ou alguém que tenha o seu contato veja e te informe. Eu tenho o backup completo do seu blog Homens Realistas com todas as postagens e comentários. Desde a primeira postagem até a última feita em 13/04/2013. Todos os 122 posts do blog. Me mande uma MP que te envio tudo.
Responda-o
#35
O vazio existencial... Tu entra em metrô em São Paulo lotadasso cheio de gente! Um empurrando o outro, em pé, nos assentos, sentados no chão. Com a cara no smartphone e passando vídeos no tikoteko parecendo zumbis. Sem almas.

Que doidera. Apesar do texto não ter relação. Muita gente essa demasiadamente vazia é o mal dos séculos.
A vida passa como um conto ligeiro. 
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)