Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] O vazio existencial do homem moderno
#1
Por Batman

[Image: cansa_o_04_homem_de_corda.jpg]

Carros confortáveis e super velozes, computadores modernos e rápidos, aplicativos, super ideias, aviões , máquinas de lavar, televisões com telas enormes que mais parecem um telão de cinema, luz eléctrica e mais um monte de tecnologias, que se eu viajasse no tempo e dissesse a meus tataravós, que o futuro seria assim, com certeza eles iriam rir da minha cara, as coisas melhoraram , a vida melhorou, até roupas são mais fáceis de se comprar, o alimento então, comer carne pra mim , há uns 18 anos atrás, era coisa rara, Coca Cola eu bebia em 20 ou 30 goles, porque era tão raro beber uma, que me dava dó de terminar com tudo de uma vez só, não sei qual seja sua classe social e nem se sua infância foi farta ou não, mas há de se concordar que as coisas estão mais fáceis hoje em dia, tudo mais rápido , mais fácil e melhor, e o que é mais cómico, até fazer sexo está mais fácil hoje, não digo isso porque todos podem fazer com frequência , mas por que muitos tabus sociais e repressões dimunuiram em relação a isso.

Mesmo com toda essas mudanças no padrão de vida, a medida que evoluímos em termos tecnológicos, ficamos atrasados e relação ao “ser “, programamos máquinas electrónicas, mas os programados somos nós, dirigimos carros e pilotamos aviões, contudo, somos nós os dirigidos, achamos que estamos no controle da nossa vida, no entanto, somos nos os controlados, ninguém pensa mais por si próprio, pois pensar dá trabalho, pegar aquela ideia do fulano, escutar a música que todos escutam e fazer o que todos fazem é mais cômodo, porque agir diferente dá trabalho, pois será julgado de fora de moda e fracassado, não existem mais pessoas na rua e sim marionetes, se aparecer algum famoso ( com os cabelos pintados de rosa ), na televisão, dizendo que homens que usam cabelos cor de rosa atraem as mulheres, haverão uma legião de “retardados mentais ” pintando os cabelos dessa cor, ou melhor, errei nessa parte, pois ” retardados mentais ” são bem mais inteligentes que esses caras, pois deficientes mentais vivem em outro mundo e vivem nesse mundo de acordo com o que eles escolhem viver e não por que querem se enquadrar em modismos, portanto pessoas com problemas mentais são bem mais inteligentes que muitos que se dizem saudáveis.

Eis o problema do vazio existencial, que na minha humilde opinião,seria a falta de existência, ninguém existe pra si mas sim para os outros, em vez de tentarem compreender a causa do vazio que sentem, procuram preenchê_lo, mais ai está a ignorância da maioria dos seres humanos, pra se preencher algo precisamos saber o que o preenche,por exemplo, pra se preencher um balão, primeiro pensamos no que é preciso pra enche_lo, isto é,o ar , e que fazemos em seguida ??, começamos a enchê_lo com nosso ar ,mas pra isso identificamos o componente necessário para enche_lo antes( o ar ) , contudo não é assim que as pessoas agem, ninguém se preocupa em se concentrar na causa do tal vazio e o que é necessário para enche_lo, apenas sentem um enorme desespero em completá_lo.

É ai que começa o desespero, a frustração,a perversão sexual, a depressão, o uso de drogas ,as tentativas de suicídio e quase todos os problemas da humanidade, querem todos uma solução rápida e fácil para superarem suas tristezas, vão paras igrejas e sentam nos bancos para escutarem seus líderes religiosos, e na hora que o líder esta falando, ao invés de prestarem atenção, passam o tempo pensando na ” morte da bezerra “,pois a maioria estão lá por interesse de uma vida melhor, um bom emprego, uma casa, carro, uma bênção ou sei lá o que, mas poucos vão lá pelos simples desejo de seguir nosso honrado Deus, pelo contrário, estão sempre esperando algo em troca ou com medo de irem para o inferno, poucos estão lá por amor a seu Deus.

Não ter namorada hoje em dia, ou não ser casado, parece sinônimo de sentir vazio por dentro, a mediocridade do ser humano, principalmente o ocidental, criou uma ilusão de que os outros que preencherão nosso vazio, não nos mesmos, aquele que não esta “amando” e não é “amado” por ninguém, na visão dos imbeicis , tem uma vida vazia e sem graça, tamanha idiotice é as inúmeras cobranças que os homens passam quando não possuem uma fêmea (quer dizer : mulher ) ao seu lado para apresentarem para essa sociedade hipócrita e imbecil, se de um lado existem homens atrás de carros, roupas de marcas e todo um aparato artificial para atrair mulheres, pois nada mais coerente, “uma imagem artificial para atrair mulheres artificiais “, do outro, há mulheres agindo de modo mesquinho também, pois estas se preocupam tanto com o tamanho da bunda, dos seios e de pintarem seus rostos que não fazem nada em relação a mente e o espírito, se esquecem totalmente dessa parte e agem como se fossem briquedinhos sexuais, brinquedinhos esses que custam caro, e que se o infeliz ( que se sente tão vazio por dentro quanto ela ) não consegui arcar com os custo, se ferrará, homens querem mulheres para aliviarem suas tensões sexuais e para se vangloriarem perante a sociedade, porque assim estão agindo de acordo com o que é aceito por todos, terá seu ego saciado e, as mulheres querem os homens para se auto promoverem, satisfazerem suas exigências e, principalmente, tirá_las do tédio, ou seja, preencher o tal vazio que elas sentem, mas ambos dão ” murros em pontas de facas “, por que depois do beijo, sexo ou seja lá o que for : o vazio continua lá e em alguns casos, até maior que antes.

E por ultimo, vem o consumismo, compram carros em 60 vezes e colocam aquele som alto com aquelas desgraças de músicas para o bairro todo escutar, aquela moto barulhenta de não sei quantas mil cilindradas, tênis de R$ 500,00, roupas de marca e gastam mais uma fortuna com acessórios emprestados, (sim, meu amigo, tudo nesse mundo é emprestado pois iremos deixar nosso pertences para os outros quando morrermos, e nossas mulheres também seu bobões,rsrs !! ), não que se vestir bem , ter um bom automóvel e ter uma boa vida seja errado, mas o problema é comprar exageradamente pensando que assim, irá por fim a suas tristezas, é inútil agir assim, pois além da tristeza existencial, terá muitas dividas.

[Image: perfil1.jpg]

Muitos podem atá discordar de mim, mas esse tal vazio nunca será preenchido com a Religião, uma namorada ou esposa e muito menos com bens materiais, porque por todas essas vias você será explorado e passará por manipulações e mentiras, não porque todas as religiões são mentirosas, ou porque as mulheres são monstros e que bens matérias são destrutivos, mas porque estará inconscientemente mentindo pra si mesmo. esse vazio não tem nada a ver com sua vida sexual, tanto um cafajeste quanto um homem casado (ou solteiro) pode se sentir vazio por dentro, quem se casa achando que vai preencher essa lacuna do seu ser é tão burro quanto o homem que tem várias mulheres pensando que vai eliminar essa angústia, idependente de você ser um cafajeste ou bonzinho, se sentirá angustiado do mesmo jeito, seu vazio não poderá ser suprido com rezas, gritos de “fé “, essas coisas que o capitalismo usa para lucrar as custas da sua ignorância e nem com sexo, bebidas alcoólicas, maconha, cacaína e essas porcarias que estão por ai.

Esse tal vazio existencial é apenas um grito da alma, uma alma que clama por verdade e não mentiras, essa alma precisa compreender o que é amor verdadeiro antes de procurá_lo nos outros e em coisas inanimadas, essa alma deve agir de acordo com suas intuições e não pela cabeça dos outros, quem os outros pensam que são para dizer que você tem que casar, ter namorada, seguir uma religião ou comprar aquele carro ??, quem lhes deu esse direito de escolher o que você, eu e nós faremos da vida ??, é justo que não matemos, não roubamos e não prejudiquemos aos outros, mas o resto é problema nosso.

[Image: liberdade-tr.jpg]
Se querem preencher o tal vazio que sente dentro de vós, primeiramente amem a si mesmos, evolua espiritualmente : procure entender a vida, tenha esperança, mas não esperança em relação ao mundo, as mulheres mas em relação a si mesmo e também em Deus ( se acreditar nele , é claro !!), não procurar a Deus querendo ganhar algo com isso como faz esses ‘bonzinhos ” por ai, mas procure esse ser divino como fonte de fortalecimento mental e físico, evolua intelectualmente : leia , aprenda coisas novas, e também supere_se , ouse, desafie a vida e principalmente a si mesmo, mude pra melhor e viva de acordo com suas regras sem se importar com os outros, dê valor a sua família e os poucos amigos ( se tiver um ), não digo que isso irá eliminar todo a vazio que sente dentro de si, mas que vai te ajudar com certeza vai, e só depois procure por bens materiais e mulheres, ou case se quiser, apesar de o casamento não ser uma boa ideia hoje em dia, mas como não mando na vida de ninguém, que sofram as consequências se a união der errado e se der certo, seja feliz.
Responda-o
#2
Vazio existencial é frescura. Por onde anda o batman? Tem um artigo dele muito bom que se chama 'a matrix feminina', que fala sobre a ilusao que as mulheres bonitas vivem na juventude.
Responda-o
#3
Boa mensagem cara, acho que ela serve principalmente para os jovens adultos de hoje em dia.
Para eles aprenderem que tem muito o que aprender e que ainda não tem maturidade.
Responda-o
#4
Numa realidade complexa e com muitas sutilezas emocionais, o homem fica paralisado, pois não foi treinado para lidar com a amplitude de identidades. Sendo assim fica a merce de algo mais grave, vide entrar num estado depressivo e causar sua auto destruiçao.
Responda-o
#5
Recentemente eu escrevi sobre o vazio existencial no meu facebook pessoal e coincidentemente foi na mesma época que o Batman veio falar comigo sobre um assunto a respeito do segundo livro dele. Não me lembrava desse texto dele, bacana.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Responda-o
#6
O vazio existencial é o mal do século XXI, que atinge todos os gêneros e faixas etárias. A falta de valores morais e a indecisão/insatisfação das pessoas em relação ao que querem e o que não querem faz com que as mesmas se sintam vazias, mesmo quando, realizam um sonho que desejavam ou alcançam aquele objetivo que necessitou de um bom planejamento e muito tempo.
Responda-o
#7
Este vazio existencial possui alguma relação com a falta de trabalho e/ou ocupação. É sabido e consabido que a labuta enobrece e dignifica o homem; ficar parado é desestimulante, mas construir, conquistar algo com as próprias mãos gratifica (claro, se não estivermos falando dos vagabundos que se orgulham do ócio).

Mesmo analisando a questão fora da ótica do trabalho, percebe-se que o vácuo interno é causado, mais das vezes, por um sentimento de que a própria vida é uma droga (afinal, a grama do vizinho é sempre mais verde). Uma solução para o problema seria levantar a autoestima, dar-se mais valor e, especialmente, perceber que a felicidade não está necessariamente nos bens materiais ou na forma como os outros nos enxergam (aqui o link com o tópico das redes sociais).

Escolher um caminho a trilhar, e agir em nome do que se decidiu, para alcançar os objetivos. Eis uma boa forma de obliterar o vazio e se sentir vivo. Se na metade do caminho se perceber que o rumo devia ser outro, que se enverede por este. Certo é que a vida é curta demais pra não tentar.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#8
Muito bom texto

Responda-o
#9
Cabeça vazia = oficina do diabo.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#10
Bom texto. Não lembrava dele.

Vai pros meus backups do Fênix!!!

Sobre o vazio existencial. O homem precisa de um sentido para a própria vida e é ele quem deve dar sentido à ela.

A respeito disso, para aprofundamento, recomendo o livro do Viktor Frankl: "Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração".

Para mim, descobri que o sentido da vida, a minha, é crescer pra deixar pra humanidade algo que trancenda-me, que me faça ser lembrado após essa curta vida terrena. É esse o ideal que os grandes homens sempre buscaram. Não por orgulho para serem lembrados, mas para terem um sentido de propósito e responsabilidade com a própria existência. Criando seu sentido de vida ao mesmo tempo que alcança os objetivos pessoais e consegue deixar sua marca na humanidade.

Pretensão demais? Não sei rsrs. Mas é o que me motiva acordar toda a manhã.
Responda-o
#11
(18-01-2016, 07:50 PM)THOTH Escreveu: Bom texto. Não lembrava dele.

Vai pros meus backups do Fênix!!!

Sobre o vazio existencial. O homem precisa de um sentido para a própria vida e é ele quem deve dar sentido à ela.

A respeito disso, para aprofundamento, recomendo o livro do Viktor Frankl: "Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração".

Para mim, descobri que o sentido da vida, a minha, é crescer pra deixar pra humanidade algo que trancenda-me, que me faça ser lembrado após essa curta vida terrena. É esse o ideal que os grandes homens sempre buscaram. Não por orgulho para serem lembrados, mas para terem um sentido de propósito e responsabilidade com a própria existência. Criando seu sentido de vida ao mesmo tempo que alcança os objetivos pessoais e consegue deixar sua marca na humanidade.

Pretensão demais? Não sei rsrs. Mas é o que me motiva acordar toda a manhã.
Um pedaço do meu texto que fiz sobre esse assunto:

Sobre o vácuo existencial, Viktor Frankl, um médico psiquiatra austríaco afirma em seu livro "Um homem em busca de um sentido":

" Como se sabe, o termo latino finis tem dois significados: fim e meta. A pessoa cuja situação não permite prever o final de uma forma provisória de existência também não consegue viver em função de um alvo. Ela também não consegue mais existir voltada para o futuro, como o faz a pessoa numa existência normal"

"Em vez de transformar as dificuldades externas da vida no campo de concentração numa prova de sua força interna, elas não levam a sério a existência atual, e depreciam-na para algo sem real valor. Preferem fechar-se a esta realidade ocupando-se ainda apenas com a vida passada"

Frankl afirma que pessoas sem um sentido forte de vida, sem uma vocação e objetivos fortes, tendem a entrarem em um vácuo existencial e serem infelizes em sua vida. Ele pôde observar isso quando esteve um tempo em Auschwitz(campo de concentração nazista). Ele observou que os judeus que tinham um forte sentido de vida conseguiram suportar o inferno de Auschwitz. Com essas observações e sua própria experiência no campo de concentração, desenvolveu a logoterapia no ramo da psiquiatria.
Responda-o
#12
Que bom que ainda há textos meus salvos pela rede!

Nunca me preocupei em fazer Back ups, por isso muito do que escrevi se perdeu na internet.

É sempre bom relembrar.  Cool
Responda-o
#13
(17-01-2016, 01:38 PM)Hombre de hielo Escreveu: Vazio existencial é frescura. Por onde anda o batman? Tem um artigo dele muito bom que se chama 'a matrix feminina', que fala sobre a ilusao que as mulheres bonitas vivem na juventude.

Olá, Hombre! Tudo bem?

Tinha muitos projetos para executar  e isso gastou bastante meu tempo.

Mas agora que terminei meu segundo livro, já tenho como "passear" no fórum por mais vezes.

Esse texto da "Matrix Feminina' não tenho ele salvo. Talvez alguém tenha.
Responda-o
#14
(21-02-2016, 05:16 PM)Batman Escreveu:
(17-01-2016, 01:38 PM)Hombre de hielo Escreveu: Vazio existencial é frescura. Por onde anda o batman? Tem um artigo dele muito bom que se chama 'a matrix feminina', que fala sobre a ilusao que as mulheres bonitas vivem na juventude.

Olá, Hombre! Tudo bem?

Tinha muitos projetos para executar  e isso gastou bastante meu tempo.

Mas agora que terminei meu segundo livro, já tenho como "passear" no fórum por mais vezes.

Esse texto da "Matrix Feminina' não tenho ele salvo. Talvez alguém tenha.




Bem vindo de volta confrade!!!
http://ask.fm/RajadaRealista

Quem são eles, para se entrometer quando cuidamos de NOSSOS interesses? (Vito Corleone).

Responda-o
#15
Obrigado pela recepção, Rajada!  Shy
Responda-o
#16
Seja bem vindo de volta ao lar, Batman!

Com você aqui, nos tornamos melhores e mais fortes.
Responda-o
#17
Minhas saudações ao Batman, autor do texto que me levantou da deprê. Bem vindo de volta.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#18
Saudações ao Batman, escritor da real!
Responda-o
#19
(17-01-2016, 12:19 PM)Diamante Escreveu: - O problema de muitos é colocar o centro da felicidade em algo ou alguém. Quando o mesmo aprender a colocar o próprio bem estar em si mesmo, as coisas mudarão.


Perfeito!

Os homens modernos querem TER e não SER.  Assim nunca encontrarão a felicidade. 

Para atingir a felicidade, precisa primeiro SER, para depois TER.

O TER na frente do SER, torna o homem vazio e doente.

A única forma de conseguir SER, é através do AUTOCONHECIMENTO e da ESPIRITUALIDADE.

Quando o homem consegue SER, ele tb consegue enxergar sua MISSÃO, VISÃO e alinhar com seus VALORES. E então, canalizar suas AÇÕES para suas METAS E OBJETIVOS, que vão AGREGAR ao SELF por completo, como O ESTADO DE FLOW, em cada ação.


ps. Qdo eu tive tempo eu vou colocar os topicos sobre Estado de Flow, Missão, Visão e Valores, pra deixar arquivado no fórum. No antigo MR, o Toth fez um topico sobre o Estado de Flow onde eu dei minha contribuição...
Responda-o
#20
(22-02-2016, 11:46 PM)Loki Escreveu: Seja bem vindo de volta ao lar, Batman!

Com você aqui, nos tornamos melhores e mais fortes.


Obrigado, Loki!

Também aprendo muito nos fóruns da Real  Cool
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)