Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Economia - Investir trata-se também de economizar
#1
Bom galera, fiz um mini curso sobre economia de energia aqui e to empolgado, a maior parte do curso se voltava para TI, logo eu vou precisar fugir do assunto de TI para apresentar para vocês algumas dicas práticas do curso para vocês levarem para casa.


  • Tecnologia verde é cara, lide com isso. Porque? Simples, todo tipo de pesquisa depende de um vasto investimento que deve ser retornado em X anos, então se pesquisaram um sistema de ventiladores que resfriam tanto quanto o ar condicionado e ecomizam até 80% de energia, o cara que investiu nessa idéia vai querer um retorno do que gastou nas pesquisas.
  • Alguns produtos você vai olhar e sentir que precisam amadurecer: Sim, eu conheço lampadas LED a muito tempo, estou planejando minha casa com todos os cômodos apresentados com ela, o que vai me dar o mínimo de gasto, assim meu salário vai servir para mais coisas, porém quando foram lançadas, não sei se todos lembram, mas o LED não era lá muito confiável, ele queimava atoa e era caro demais para pouca garantia e tempo de vida. Então se for o caso, espere.
  • Evitar aparelhos ligados tem o seus pontos: Vamos a eles.

Outro exemplo é você utilizar o computador no modo Economia de Energia, é útil se você usa pouco o computador, porém você perde muito em desempenho com o ondemand.
Por exemplo: Se você usa raramente seu computador, convém deixá-lo desligado da tomada até que venha a necessidade de usá-lo novamente, porém o boot do computador é uma coisa que demanda tempo e tempo é $$

Outro exemplo: Se você usa constantemente seu computador não convém, não é vantajoso ligar e desligar com frequência, como eu disse anteriormente o processo de inicialização toma mais tempo na suas tarefas, então o jeito certo é botar o computador no modo de SUSPENSÃO quando for parar de usar, assim quando voltar a tela já estará de imediato de prontidão.
  • Nem sempre manter sua vida de economia elétrica no modo powersave te dá mais vantagem, se você toma um caminho equilibrado ou com performance que te faz atingir o objetivo coisa de horas ou minutos mais cedo do que o powersave, ele se torna inviável. Eu falo de computador, mas isso serve para TV, som e qualquer outro aparelho doméstico que disponha de controle de gerenciamento de energia, pois se você usa MUITO um aparelho, quanto mais desempenho você tiver, mais cedo você acaba, menos luz você gasta.
  • Se possível aprenda a utilizar o modo econômico de seus aparelhos eletrodomésticos manualmente.
  • Evite o ar condicionado que não seja com a tecnologia INVERTER, durma no modo Sleep e mantenha durante o dia o resfriamento no AUTO.
  • Se possível, durante o dia, troque o resfriamento do ar por ventiladores. (eu sei que no calor é foda)
  • Compre e pesquise aparelhos com o selo Energy Star e/ou o selo PROCEL, claro, confraria, não se esqueçam de conferir também se o produto que você está comprando é certificado pela portaria do INMETRO.
  • Pesquise sobre empresas verdes, Panasonic, Dell, HP, Philips, entre outras são empresas que frequentemente vem inovando no ramo de economia de energia, então se for dar preferência, dê a eles.
  • O famoso horário de pico, quando tá geral chegando em casa, é a hora que mais você deve desligar os aparelhos, imagine todos chegando em casa entre 18 e 21horas... fudeu! É um tal de chuveiro, TV, secador, banheira, luzes, aquecedores elétricos, então realmente quanto mais sobrecarregada a rede fica, mais seu relógio vai computar um consumo mais esforçado, isso vai cair na sua conta.
  • Chuveiro elétrico é uma coisa que não dá pra achar econômico, nem os de selo da procel tem econômico, eu só vi um B na vida e ele é uma bosta, acho que o banho tem que economizar é no ato mesmo, já que não dá pra economizar no aparelho.
  • Benjamim pra caralho, extensão (principalmente as de fio fino), aquelas porras de gambiarras maravilhosas, ranca TUDO! Distribua melhor as tomadas de sua casa, ou distribua melhor os aparelhos.
  • Chame o eletricista! Remendo é o caralho, puxa o fio certo, sem remendo. Tem outra, se o aparelho pede é porque tem que ser! Eu já discuti com eletricista porque na casa do meu pai ele estava trocando os fios de 3mm por outros de 3mm que estavam queimados do chuveiro e queimaram o disjuntor.  Porra, vagabundo! Essa foi de doer. Na caixa do produto dizia (Usar fio de 10mm e disjuntor de 50), o cara veio me dizer "Ah mas isso é balela, eles põem aí, mas ninguém usa não".... OOO CARALHO! Se tá ali é porque alguém testou, porra! Tem que botar fio certo, fica fazendo miserinha de fio, depois pega fogo na casa e a conta de luz vem alta por causa de fio errado!
  • Aterramento para que te quero: Casa tem que ter aterramento na tomada, isso eu falo com clientes e eles ficam com cara de cú azedo pra mim achando que eu to errado, vamo lá, vem uma descarga fudida na rede elétrica, o teu estabilizador, nobrake, ou seja lá o segura macumba que for tá lá pra corrigir a tensão, ele manda a tensão certinha pro PC, e o resto? O senhor vai enfiar no cu? Então põe a porra do aterramento. (capitão nascimento mode ON)
Ahh, nota, os equipamentos categoria A tem histórico, pelo menos da minha parte, de serem mais sensíveis a descargas e a irregularidades na rede/instalação, por isso, se você achou brincadeira o lance da rede elétrica e do aterramento, se fudeu.

  • TV? Ranca da tomada.
  • Modem ligado sem ninguém em casa? Ranca da tomada.

  • Microondas ligado? Ranca da tomada.
  • Enfim arranque da tomada mesmo, tudo aquilo que você não vai usar por muito, muito tempo, é uma boa idéia também manter as tomadas facilitadas para você acessar facilmente quando precisar.

Bom essas são só algumas dicas, eu só complementei porque todo mundo só fala a mesma coisa sobre economia de energia, e eu achei importante complementar com algumas coisas menos "mecânicas" para mais "depende".

Então podemos concluir que: Para uma boa economia de energia, não é necessário só tirar da tomada ou usar o powersave dos equipamentos, utilize também a gerência do seu próprio tempo para poder ter uma eficiência maior na sua economia e assim garantir uma redução, podemos chutar de 40% ou mais na sua conta.

 Os confrades são livres para fazer qualquer comentário e acrescentar qualquer coisa que porventura eu tenha esquecido.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#2
- Sobre o chuveiro: banho frio mesmo. Economiza luz e água ao mesmo tempo. Acho muito difícil alguém ficar de "molho" embaixo do chuveiro com água fria. Big Grin

[Image: view_1076_produtos.jpg]

- Selo procel - (A).  Big Grin
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#3
Tirar da tomada da economia decente?
Pq parece ser só uns ledzinhos acesos, imagino que gaste pouco.


Outra duvida:
Monitor desligado ou só com a luz de led de ligado dele acesa(modo economico), da diferença grande de consumo?
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#4
(14-12-2015, 11:28 AM)destruidor Escreveu: Tirar da tomada da economia decente?
Pq parece ser só uns ledzinhos acesos, imagino que gaste pouco.


Outra duvida:
Monitor desligado ou só com a luz de led de ligado dele acesa(modo economico), da diferença grande de consumo?

Dizem que dá para diminuir até 15% da conta de luz, nunca fiz o teste real para saber, já que aqui eu sempre desligo tudo da tomada mais pela queda de luz que ocorre no prédio como por causa de temporais que podem queimar os aparelhos e não tem aterramento nas tomadas...computador, tv, microondas, máquina de lavar, etc...nunca fica ligado aqui em casa, só a geladeira mesmo...
Responda-o
#5
Estou garimpando todo dia meios de economizar. quanto mais o tempo passa mais sabedoria temos que ter com os nossos recursos.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)