Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Negócios Online
Criei este tópico para que os confrades deste fórum que mexem neste nicho falarem suas experiências, as que deram certo e quais são alguns "copes".

Já começo este tópico citando que já lucrei um pouco com um certo nicho, mas sempre foi algo de baixo lucro e é algo muito nichado, acabei parando e voltando recentemente, agora estou em procura de outros nichos e oportunidades, visto o que eu estava já não lucra tanto mais pós-pandemia. Falando de copes comuns, já cito a questão dos vendedores de curso em nichos variados, de machosfera até nomadismo digital, é incrível como vendem uma "fórmula de lucrar", que acaba sendo um clichê eterno na internet...  
you ain't alone in the streetz, cousin
Responda-o
Acho que ter uma negócio que seja lucrativo atualmente é muito difícil porque a liberdade de informação gera poucos sobreviventes no mercado.

Um sujeito engraçado é o Marombeiro Pobre Loco, aqui ele revela a loja nunca deu lucro:

Responda-o
Bem, eu já pensei sobre isso e queria tentar algo simples paralelamente ao meu trabalho.

A primeira coisa que pensei foi em algum produto que fosse um hobbie pra mim e que também tivesse boa procura no mercado. Assim, sempre que eu buscasse e encontrasse algo para mim, poderia colocar outro para venda, para outros locais mais escassos do produto.

O problema que esbarrei é que as taxas de shopee e mercado livre são muito altas, então a maior parte do lucro acabava ficando para a plataforma. Na casa dos 20% do valor do produto. No marketplace inviabiliza pela cidade ser minúscula.

Então vendi alguma coisa até, aprendi um pouco sobre venda online, mas para o nicho que escolhi o retorno era extremamente baixo. Então acabei desistindo.

Eram carrinhos em miniatura.

Talvez mais pra frente pense em outra coisa.

Enfim, veja aí o que tem grande oferta a preços baixos na sua cidade e tente vender online para outras regiões que é mais caro. Eletrônicos, videogames retrô, celulares, bicicletas, computadores...
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
Se tem algo que aprendi é que para alguem que ganha um salario minimo ou um pouco acima, uma das melhores coisas que essa pessoa pode fazer é a de criar conteudo orgânico, seja no Tiktok e no Youtube.

Falo isso pois realmente não consigo ver outras opções.
Vão te falar pra investir em Saas, mas é furada, precisa de uma grana decente pra investir; Vão te falar de gestão de trafego, a mesma coisa.
  • Além da criação de conteudo orgânico tem o Senai Pill, fazer algum curso técnico onde realmente se tenha boa demanda como Técnico em Refrigeração por exemplo (ou entao algum curso com foco apenas em instalação de ar condicionado), trabalhar na CLT pra obter experiencia e grana pra investir nas ferramentas, e então abrir um negocio de prestação de serviço. A mesma logica se aplica a outras profissionais, ainda mais as de nivel de subsistência como Encanador, Eletricista e etc. Nesse país, prestar serviço vale a pena, e nem precisa ser necessariamente em profissões como essas, pode ser algo digital como Edição de vídeo (principalmente voltado para os gringos), design gráfico, gestão de trafego (como prestação de serviço vale a pena) e etc, pode ser algo Higienização de Estofados, Limpeza de Residências e etc, o importante é saber algo que as pessoas estão dispostas a pagar.
  • E para quem curte cozinhar, talvez abrir um delivery de algum alimento.

No momento o que está dando certo pra mim é a de Edição de vídeo, infelizmente meu ingles ainda não é muito avançado então foco em clientes do Brasil mesmo. Mas enquanto isso tambem faço conteudo pra Tiktok, estou com um perfil que fiz a pouco tempo (é desse ano) e já esta indo para os 500 seguidores, minha meta é chegar em 2 mil para desbloquear o Tiktok Shop e assim vender produtos como afiliado.
E no meu tempo livre ando estudando Desenvolvimento de jogos para PC, usando a Godot Engine. Estou com ideias de jogos que pretendo lançar esse ano ou no ano que vem na Steam.

E é isso pessoal, não tem muita alternativa.
Responda-o
Ponto importante , o curso técnico certo aliado ao marketing online e vocÊ vai ser um serviço por longos anos no BRASIL, a automação técnica só chega no brasil acredito que daqui há uns 30 anos.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol

Eclesiastes 1:9
Responda-o
Os negocios on line que mais prosperam são os ilicitos que vão desde papinha de nene, salada fit, kit de queijo mineiro e etc Gargalhada  Só tem fraude e os bostileiros ainda alimentam o banco de dados dos golpistas com dados pessoais e o que a POLICIA FAZ : NADA.

Tanka o Bostil aí....

Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
Tenho um site de som voltado para o público doméstico, este ano completa 8 anos. E foi muito difícil mantê-lo até então, acerta o nicho e manter a consistência e qualidade de publicação. Só conseguir monetizar ele em 2019, contudo, o primeiro pagamento via adsense só veio em 2021. Até então, conseguia tirar até dois pagamentos de 110 a 115 dolares no ano. Com isso, dava para pagar o hospedagem e domínio, e o restante tirava para mim. Claro, o ideal era parte desse valor, ao menos um pagamento voltar para mais investimento no site, mas a situação estava complicada para o meu lado kkk.

Já tentei vender infoproduto como afiliado do hotmart, todavia os protudores são péssimo de comunição, não respondem as propostas para se afiliar, comissão baixíssima. Fora que os infoprodutos têm o marketing quase nulo, com descrição genéricas, artes que até uma criança no curso de ambiente do windows no paint faz melhor, leadpage difícil de converter em vendas. Isso quando tem uma página decente com CTA e copywrite para converter.

Atualmente, consigo monetizar com doação via paywall (embora não cobre para acessar o contéudo), e até pix direto. Basta escrever mais artigos com qualidade para trazer os leads certo. É justamente nesse ponto que pega a parada de ter um negócio online.

Basicamente é somente eu em tudo, desde a manutenção do site (wordpress + host + domínio), estrutura do site (seo on page), artigos de qualidades (som com foco no público-alvo), marketing de conversão (copywrite + cta) e divulgação. Tive que aprender tudo isso do zero, no youtube e alguns cursos gratuitos. É muito exaustivo fazer tudo esse trampo para mal gerar 2 pagamentos NO ANO. Sendo que praticamente um deles é para manutenção do site.

Desanimador.

Pagar cursos para melhorar a qualidade, fica complicado. Com qual renda? Automaizar? O que dar para automaizar (e é gratuito) até tento fazer, mas o bom de negócio online é justamente o baixo custo, que de baixo não tem nada.

"Mas e as IA?" Essas IA tão é f*d3d0 o acesso ao meu site. Toda ferramenta de SEO agora tem "IA WRITE ASSIST". Este bendito Geminai resumo tudo, e o visitante mal entra no site para ver o bendito do anúncio (ou doar) para eu ganhar kkkkk. Fora que as pessoas querem ler (as poucas que se interessam) por algo escrito por alguém que vivenciou o teve tal experiência com tal som. Afinal, a escrita também é um jeito de compartilhar experiências, que na maioria das vezes, apenas informações técnicas não ajudam muito na tomada de decisão.

Criar um site wordpress é gratuito, contudo, sem uma hospedagem boa, seu site é penalizado por lentidão (ranqueamento do google). Precisa de um domínio para se inscrever no google adsense. Só aí já foram dois gastos. Cursos básicos de marketing, copywrite, vendas, seo, sei lá mais o que, criação de infoproduto etc. Também não nada acessíveis.

"Mas tem IA, post automático, criação de contéudo automático etc..." Primeiro que IA boa são pagas, segundo, volta no paragráfo anteanterior.  Joinha

Os que esses coachs vendem sempre é o mesmo: Definir um público-alvo (persona) -> Gerar contéudo para esta persona -> site/rede social com link (cta) para um -> infoproduto -> em uma plataforma de vendas -> dinheiro no bolso. "Comprem o meu CURSO!"

Muito fácil falar, mas a real que a maioria que estar na internet, estar mais preocupado em influenciar por algum apelo (no youtube, sem apelo visual, esquece) para simplesmente empurrar (la ele) um info/produto qualquer. 

Ninguém se preocupa em entender a dor da pessoa para propor um resolução ainda que o mesmo não ganhe (dinheiro), mas sim, quem sabe, um a lea(d)ldade que poderá se convertido futuramente, pois CREDIBILIDADE se construi, assim com AUTORIDADE que leva tempo e gasto.

Fazer reacts tá na moda, basta rir, fazer caras e boca das desgraças do outro e monetizar com isso. Rápido e fácil.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
A moda hoje é montar um PC gamer com 30 fans e 50 RGBs, um microfone da SHURE ou HiperX, e falar qualquer experiência aleatória (até fic) ou dar opinição de um assunto aleatório que teve e pronto. "Compre curso tal, acesse link tal etc."

Meu sonho era ficar no meu estúdio, gravando áudio de assuntos aleatórios, experiências, pensamentos, ensaios, até ''reacts'' (palpitador, by R414m S4nt0s) e vendendo algum treinamento, apoia-se, livro (e-book) meu, etc. 
Enfim a hipocrisia, a gente ser por aqui!  Gargalhada

Afinal, para quer ler livros para gerar contéudo que uma IA pode resumir em 1 minuto? Para que vou ler, por exemplo, "Pai Rico Pai Pobre" e tentar mostrar que os conceitos funcionam, contudo leva-se tempo? 

As pessoas estão em busca de informação, assim como uma bala hall, que elas chupam (la ele) para adoçar a boa. Apenas dopamina barata. Não querem o trabalho e desconforto de ter que transformar tal assunto ou informação em algo tangível ou transformador na vida.

Meu trabalho no site era justamente facilitar o máximo, otimizando e fazendo a parte técnica, bastar apenas baixar e montar (não dar para pegar na mão da pessoa também), ao invés da pessoa fica batendo cabeça e fazer m3rda. Gastar um dinheiro, tomar um choque e se frustrar por não ter funcionado. 

Mas até este trabalho DIY (e pensar por si, usam IA para resumir, ao invés de usarem as faculdades mentais) querem terceirizar.
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(23-02-2026, 09:06 PM)Merdingo Escreveu: Bem, eu já pensei sobre isso e queria tentar algo simples paralelamente ao meu trabalho.

A primeira coisa que pensei foi em algum produto que fosse um hobbie pra mim e que também tivesse boa procura no mercado. Assim, sempre que eu buscasse e encontrasse algo para mim, poderia colocar outro para venda, para outros locais mais escassos do produto.

O problema que esbarrei é que as taxas de shopee e mercado livre são muito altas, então a maior parte do lucro acabava ficando para a plataforma. Na casa dos 20% do valor do produto. No marketplace inviabiliza pela cidade ser minúscula.

Então vendi alguma coisa até, aprendi um pouco sobre venda online, mas para o nicho que escolhi o retorno era extremamente baixo. Então acabei desistindo.

Eram carrinhos em miniatura.

Talvez mais pra frente pense em outra coisa.

Enfim, veja aí o que tem grande oferta a preços baixos na sua cidade e tente vender online para outras regiões que é mais caro. Eletrônicos, videogames retrô, celulares, bicicletas, computadores...

Paralelamente, ao meu site, já vendi um bucado no Mercado Livre. Isso em 2020. NA época, até conseguir importar uns fones de ouvido no Aliexpress para revender. Consegui, mas foram poucos. Sem contar a luta que foi para ativar a conta, pois na época, ainda tinha que ver 10 produtos para aquecer o termômetro. Conseguir com a ajuda de um sargento que tava fazendo umas live para promover seu curso.

Infelizmente, mesmo em uma cidade "média" do RJ, o Mercado Livre, a cada ano, elevou muito as taxas. Sem contar que empurram o frete grátis para o vendedor, o que, para quem nã o tem uma reputação boa, paga 44,90 reais para oferecer esse p0ha para o país todo. 

Não posso dizer que foi de todo mal, vendi minhas queridas placas de vídeo lá, e foram os produtos que mais tive margem de lucro.

O difícil é o de sempre, conseguir um fornecer bom, baixo custo de compra para poder revender e lucrar, apesar das altas taxas. Fora o custo com etiqueta, já que tinha que imprimir fora, pois não tinha impressora e a embalagem. 

O Mercado Livre foi para um caminho que o vendedor é obrigador a ter um fluxo de venda razoável, o que para quem tá inicial é muito difícil. Sozinho não dar. 

Até conseguir vender na Shopee, mas foi uma vez para nunca mais. O safado do cliente queria dar golpe. Felizmente, conseguir o meu dinheiro. Mas não vendo, nem compro lá. O suporte não era legal. Deve ter melhorado.

Na Enjoei, consegui despachar uns produtos, mas não recomendo. Além das taxas, demora para pingar, sem falar que se acontecer alguma coisa, tu que se f0de, porque, para entrar com em contado com a Enjoei é uma odisséia. (Nem reclame aqui ajuda tanto kkkkk).
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(26-02-2026, 11:45 AM)ghos_tlooks Escreveu: Se tem algo que aprendi é que para alguem que ganha um salario minimo ou um pouco acima, uma das melhores coisas que essa pessoa pode fazer é a de criar conteudo orgânico, seja no Tiktok e no Youtube.

Vão te falar pra investir em Saas, mas é furada, precisa de uma grana decente pra investir; Vão te falar de gestão de trafego, a mesma coisa.
  • Além da criação de conteudo orgânico tem o Senai Pill, fazer algum curso técnico onde realmente se tenha boa demanda como Técnico em Refrigeração por exemplo (ou entao algum curso com foco apenas em instalação de ar condicionado), trabalhar na CLT pra obter experiencia e grana pra investir nas ferramentas, e então abrir um negocio de prestação de serviço. A mesma logica se aplica a outras profissionais, ainda mais as de nivel de subsistência como Encanador, Eletricista e etc. Nesse país, prestar serviço vale a pena, e nem precisa ser necessariamente em profissões como essas, pode ser algo digital como Edição de vídeo (principalmente voltado para os gringos), design gráfico, gestão de trafego (como prestação de serviço vale a pena) e etc, pode ser algo Higienização de Estofados, Limpeza de Residências e etc, o importante é saber algo que as pessoas estão dispostas a pagar.

No momento o que está dando certo pra mim é a de Edição de vídeo, infelizmente meu ingles ainda não é muito avançado então foco em clientes do Brasil mesmo. Mas enquanto isso tambem faço conteudo pra Tiktok, estou com um perfil que fiz a pouco tempo (é desse ano) e já esta indo para os 500 seguidores, minha meta é chegar em 2 mil para desbloquear o Tiktok Shop e assim vender produtos como afiliado.
E no meu tempo livre ando estudando Desenvolvimento de jogos para PC, usando a Godot Engine. Estou com ideias de jogos que pretendo lançar esse ano ou no ano que vem na Steam.

Dev de jogo... Boa sorte, man, ainda mais lança na Steam (Até aonde sem precisa de 10 wishlist ou indicações na curadoria para ir para o wishlist, não me lembro). Já tentei desenvolver jogos a muito tempo atrás, papo de 2014, com MMF2 e posteriormente Construc 2 (hoje 3). Tentar publicar na play store e lucrar (A conta de dev ainda é 25 dolares).

NUNCA conseguir finalizar um projeto. Mesmo com assets pronto, fazer algo comercial, lançar e lucrar, tudo sozinho é para poucos. Hoje em dia, tudo é hiper, tem que criar um, o viralizar nas redes para aí sim, seu projeto fica 'aguardado', pois o maior boom de vendas é justamente no lançamento.

Sobretudo, boa sorte, com seu projeto.
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(01-03-2026, 04:05 PM)Libre Escreveu:
(26-02-2026, 11:45 AM)ghos_tlooks Escreveu: Se tem algo que aprendi é que para alguem que ganha um salario minimo ou um pouco acima, uma das melhores coisas que essa pessoa pode fazer é a de criar conteudo orgânico, seja no Tiktok e no Youtube.

Dev de jogo... Boa sorte, man, ainda mais lança na Steam (Até aonde sem precisa de 10 wishlist ou indicações na curadoria para ir para o wishlist, não me lembro). Já tentei desenvolver jogos a muito tempo atrás, papo de 2014, com MMF2 e posteriormente Construc 2 (hoje 3). Tentar publicar na play store e lucrar (A conta de dev ainda é 25 dolares).

NUNCA conseguir finalizar um projeto. Mesmo com assets pronto, fazer algo comercial, lançar e lucrar, tudo sozinho é para poucos. Hoje em dia, tudo é hiper, tem que criar um, o viralizar nas redes para aí sim, seu projeto fica 'aguardado', pois o maior boom de vendas é justamente no lançamento.

Desenvolvimento de games não é pra qualquer um de fato, ainda mais pra quem não tem noção nenhuma e nem vai atras de aprender sobre marketing de games (e isso inclue capsula, tags, descrição e etc).
Agora é burrada se meter em play store, fazer algo pra android só vai dar lucro se investir boas quantidades no trafego pago, logo é impossivel pra quem nao tem um puto no bolso.

Mas enfim, cara desenvolvimento de games deve ser encarado como um negocio, mas o que boa parte das pessoas fazem é focar apenas no que querem desenvolver, sem antes estudar o mercado e ver o que de fato o publico da Steam quer. Ai esse desavisado vai e desenvolve um jogo de plataforma 2D linear em pleno 2026, com a capsula que parece que foi feita com IA ou nem isso, deixa o idioma apenas pra portugues brasileiro, não capricha na descrição do jogo, gasta 100 dólares na pagina da steam, lança e depois fica revoltado que não teve sucesso e culpa o algoritmo da Steam kkkkkkkkkkkk ai meu caro vai ser realmente dificil.

Pra aprender sobre o marketing de games pra Steam eu sugiro que veja no Youtube os videos com o Chris Zukowssky, ele é um consultor de marketing com foco em games indies pra Steam, tem bastante podcast com ele, alem do canal dele.

Esse de longe é o melhor video pra compreender sobre marketing de games:

E tem o canal do Chris Zukowsky: https://www.youtube.com/@howtomarketagame/videos

Enfim, se vc ainda se interesse pelo desenvolvimento de games, recomendo que assista esse video principalmente.
Responda-o
Pra mim o mais evidente e promissor sempre vai ser o comércio.

Desenvolvimento de games é para poucos, ser famoso/reconhecido é para poucos. Você precisa ser acima do normal para ser reconhecido nessas áreas.
Já no comércio, padrões altos nem sempre decidem a venda, pois o consumidor está procurando sempre o melhor preço.

Vá de comércio se você quer começar do zero. Venda alguma coisa em um marketplace ou seja um distribuidor na sua casa/loja.
Use o lucro para investir em si mesmo, se você tem o objetivo de ser desenvolvedor de games, invista, se você tem objetivo de crescer no ramo do varejo, invista.

Nem sempre o "ônibus" que você pega é em si o destino final, você pode fazer outras coisas e a internet te dá esses caminhos.
Redes sociais, NA MINHA OPINIÃO, são um completo tiro no escuro.

Fora que, se você for minimamente informado, saberá que o famoso nessa área é quem faz conteúdo deplorável, e bom, cremos que você não é desse tipo.
The absence of virtue is claimed by despair

Responda-o
Achei que jogos 2D (2.5 D) bem feitos eram quase que a regra no mundo indie, há bons títulos e que fizeram certo barulho no lançamento. 

(03-03-2026, 12:55 AM)ghos_tlooks Escreveu: Ai esse desavisado vai e desenvolve um jogo de plataforma 2D linear em pleno 2026, com a capsula que parece que foi feita com IA ou nem isso, deixa o idioma apenas pra portugues brasileiro, não capricha na descrição do jogo, gasta 100 dólares na pagina da steam, lança e depois fica revoltado que não teve sucesso e culpa o algoritmo da Steam kkkkkkkkkkkk ai meu caro vai ser realmente dificil.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
(03-03-2026, 12:55 AM)ghos_tlooks Escreveu:
(01-03-2026, 04:05 PM)Libre Escreveu: Dev de jogo... Boa sorte, man, ainda mais lança na Steam (Até aonde sem precisa de 10 wishlist ou indicações na curadoria para ir para o wishlist, não me lembro). Já tentei desenvolver jogos a muito tempo atrás, papo de 2014, com MMF2 e posteriormente Construc 2 (hoje 3). Tentar publicar na play store e lucrar (A conta de dev ainda é 25 dolares).

Desenvolvimento de games não é pra qualquer um de fato, ainda mais pra quem não tem noção nenhuma e nem vai atras de aprender sobre marketing de games (e isso inclue capsula, tags, descrição e etc).
Agora é burrada se meter em play store, fazer algo pra android só vai dar lucro se investir boas quantidades no trafego pago, logo é impossivel pra quem nao tem um puto no bolso.

Mas enfim, cara desenvolvimento de games deve ser encarado como um negocio, mas o que boa parte das pessoas fazem é focar apenas no que querem desenvolver, sem antes estudar o mercado e ver o que de fato o publico da Steam quer. Ai esse desavisado vai e desenvolve um jogo de plataforma 2D linear em pleno 2026, com a capsula que parece que foi feita com IA ou nem isso, deixa o idioma apenas pra portugues brasileiro, não capricha na descrição do jogo, gasta 100 dólares na pagina da steam, lança e depois fica revoltado que não teve sucesso e culpa o algoritmo da Steam kkkkkkkkkkkk ai meu caro vai ser realmente dificil.

Pra aprender sobre o marketing de games pra Steam eu sugiro que veja no Youtube os videos com o Chris Zukowssky, ele é um consultor de marketing com foco em games indies pra Steam, tem bastante podcast com ele, alem do canal dele.

Esse de longe é o melhor video pra compreender sobre marketing de games:

E tem o canal do Chris Zukowsky: https://www.youtube.com/@howtomarketagame/videos

Enfim, se vc ainda se interesse pelo desenvolvimento de games, recomendo que assista esse video principalmente.

Confrade, Play store é lucrativa sim, não atoa, muitas desenvolvedoras/publicadoras grandes, como a própria Nintendo, Sega, Konami, Capcom, até a SNK já tentaram lançar algo lá para fisgar uma fatia do mercado. Claro, isso falando de empresas com centenas de funcionários, bugde de milhões para um único projeto. Não um jovem aventureiro no seu pc e quarto.

Falei do cenário de 12 anos atrás. Para muitos, auge dos smartphones no Brasil, pelo menos. Naquela época, não tinha tantos jogos de 30gb (tipo genshi impact) para competir. Era jogos menores, mais simples, mais ''passatempo''. Onde uma ou um pequeno grupo de pessoas poderia muito bem fazer um sucesso como o Flap Bird.

Hoje, o público mainstream da play store mudou. Falo tanto da perspectiva de jogador, perdi muito tempo e dinheiro em jogos endness como o Dragon Mania, Sim City, Free Fire etc. Isso é para game para ''jogador casual''. Hoje, os jogadores mirim, com jogos dinâmicos, geração fortnite, free fire. Fica difícil para um simples adolescente fazer um jogo indie de sucesso na playstore, como Stardew Valley.

Agora, na Steam, já são outros 500. Tem muito jogo trash lá, de 10 dolares, que cai no hyper por uma mecânica besta. Já dar algum retorno para o criador. Fora que não precisa ser plataforma, rpg isolétrico ou shump. Tem muito jogo Light novel 2d (até coisas +18 bizarras) que ficou famosinho lá.  Fora todo o suporte da comunidade para o cara conseguir lançar o seu projeto na steam.

Tu citou um ponto interessante. Mesmo com todo o suporte para agilizar e tirar o projeto do papel, muitos devs, acabam usando tal como muleta, como IA. Mano, dificilmente o projeto irá se destacar se o camarada fica com preguiça e mete IA em tudo. Não se atenta aos detalhes, não refina mecânicas, músicas, artes etc. Tudo isso para, quem sabe, fazer um sucesso. 

É justamente aí que é o ''f0d4'' de desenvolver um game solo. Ter tamanha dedicação e não ser recompensado por tal esforço. 

Paciência.  Joinha
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  O mundo dos negócios é uma guerra - Baseado em minhas experiências. Herbert Greenleaf 3 1,092 24-12-2023, 05:57 PM
Última Postagem: Ministro
  CURSOS ONLINE FUNDAÇÃO BRADESCO FENRIZ 4 3,523 22-10-2015, 10:43 AM
Última Postagem: mafioso

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)