Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] Insegurança por falta de conhecimento
#1
Estou trabalhando com programação numa empresa. Primeiro emprego, primeira experiência de tudo.

Lá, sou o único desenvolvedor, logo absolutamente tudo sou eu. Tanto erros como acertos, porém estou me formando num curso técnico da área e ainda não tenho conhecimento de tudo. Estou "me batendo" em muitas coisas, tá foda. E consequentemente, pelas dificuldades que está área tem, acabo ficando pensativo.

"Porra, eu não tenho a mínima noção sobre como fazer isso"
"Apareceu um bug no sistema, estou tentando resolve-lo mas sem sucesso, fudeu"
e por aí vai...

Sou um cara confiante, confio no meu taco. Mas esse tipo de situação é totalmente nova pra mim e realmente me encontro perdido.

Queria saber a opinião, ter um papo com vcs a respeito do assunto.
Tempo, o seu bem mais preciso.
Responda-o
#2
Tem coisas que você somente aprende em situações reais na rotina do trabalho, com o problema na sua frente, isso é fato, o conhecimento acadêmico apenas dá um suporte para você agir numa determinada atividade, é ilusão achar que o que você aprende em um curso/faculdade irá cobrir todas as situações de uma atividade tem imprevistos e acontecimentos inimagináveis essa é a vida.

No mais você vai ficar safo aprendendo a resolver esses problemas, tudo que é novo dá medo, é normal da vida humana.

Todo começo é difícil.
Responda-o
#3
- Confrade, para aqueles que escolheram a informática como profissão, lhe digo: Curso e faculdade só lhe colocam no caminho, você só aprenderá mesmo a profissão na prática. Você terá que ser auto-didata e saber procurar soluções e antecipar problemas. 

- O que está acontecendo com você é natural. É uma fase. Isso faz parte da sua evolução como profissional.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#4
Tinha que ver eu nos meus primeiros meses de trabalho...