Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] Insegurança por falta de conhecimento
#1
Estou trabalhando com programação numa empresa. Primeiro emprego, primeira experiência de tudo.

Lá, sou o único desenvolvedor, logo absolutamente tudo sou eu. Tanto erros como acertos, porém estou me formando num curso técnico da área e ainda não tenho conhecimento de tudo. Estou "me batendo" em muitas coisas, tá foda. E consequentemente, pelas dificuldades que está área tem, acabo ficando pensativo.

"Porra, eu não tenho a mínima noção sobre como fazer isso"
"Apareceu um bug no sistema, estou tentando resolve-lo mas sem sucesso, fudeu"
e por aí vai...

Sou um cara confiante, confio no meu taco. Mas esse tipo de situação é totalmente nova pra mim e realmente me encontro perdido.

Queria saber a opinião, ter um papo com vcs a respeito do assunto.
Tempo, o seu bem mais preciso.
Responda-o
#2
Tem coisas que você somente aprende em situações reais na rotina do trabalho, com o problema na sua frente, isso é fato, o conhecimento acadêmico apenas dá um suporte para você agir numa determinada atividade, é ilusão achar que o que você aprende em um curso/faculdade irá cobrir todas as situações de uma atividade tem imprevistos e acontecimentos inimagináveis essa é a vida.

No mais você vai ficar safo aprendendo a resolver esses problemas, tudo que é novo dá medo, é normal da vida humana.

Todo começo é difícil.
Responda-o
#3
- Confrade, para aqueles que escolheram a informática como profissão, lhe digo: Curso e faculdade só lhe colocam no caminho, você só aprenderá mesmo a profissão na prática. Você terá que ser auto-didata e saber procurar soluções e antecipar problemas. 

- O que está acontecendo com você é natural. É uma fase. Isso faz parte da sua evolução como profissional.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#4
Tinha que ver eu nos meus primeiros meses de trabalho...

Fui jogado em meio a um tumulto, sem treinamento específico pro sistema q estava sendo usado e pra piorar, na época eu era um banana. Devem ter sido os 6 meses mais massacrantes da minha vida.

Mas como macho, fui lá, superei a porra toda e no fim do ano dava até risada dos problemas e xingava o chefe pelos equipamentos ruins que tinham na época.
Responda-o
#5
Fiz um estágio no TI de uma empresa em uma época que estavam se mudando para uma nova unidade mais estruturada e moderna. Resultado: só fui conhecer meu chefe 3 semanas depois e tive que dar de conta com outros funcionários da antiga e nova unidade ao mesmo tempo. Foi uma correria do carai, mas consegui. E de quebra aprendi muitas coisas novas.
Responda-o
#6
É exatamente como a rapaziada tá falando, confrade.
Faculdade te dá uma base, mas vc vai se fuder muito quando partir pra vida profissional.

Sou estudante de direito, último período do curso. Sempre tive boas notas e diria que adquiri um conhecimento razoável durante todo o curso.

Porém sempre que iniciei um estágio, senti exatamente isso que vc sente.
Uma sensação de ignorância e desorientação.

A vida real é muito diferente da acadêmica. Acho que não tem muito o que fazer, a não ser passar por esses perrengues e atingir posteriormente a matéria.

Por isso, confrade, continue se esforçando em seu ofício e tente adquirir conhecimento com os mais experientes.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responda-o
#7
Vc tem apenas um técnico incompleto e é o único programador do local?

Vc fez estágio ao menos?
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#8
Aproveita agora que você tá no "fogo" e use isso como forma de crescimento. Não há aprendizado melhor do que na prática. Esse é o momento certo pra você treinar sua calma, seu psicológico, seu conhecimento. Apareceu um problema? Se acalme, respire fundo e vá pesquisar sobre como solucionar. Você estará assim "linkando" a prática do seu dia a dia no trabalho com a teoria dos seus cursos. Seja inteligente, pense com calma e concentrado sem se abalar e bola pra frente. Frieza na hora do pepino mermão!

Abraço! Boa sorte!
Responda-o
#9
(17-12-2015, 05:31 PM)destruidor Escreveu: Vc tem apenas um técnico incompleto e é o único programador do local?

Vc fez estágio ao menos?
Não tenho faculdade. Tenho técnico, hoje, completo. Já estou formado.

Essa é a minha primeira experiência profissional!

(17-12-2015, 11:11 PM)soldadodareal Escreveu: Aproveita agora que você tá no "fogo" e use isso como forma de crescimento. Não há aprendizado melhor do que na prática. Esse é o momento certo pra você treinar sua calma, seu psicológico, seu conhecimento. Apareceu um problema? Se acalme, respire fundo e vá pesquisar sobre como solucionar. Você estará assim "linkando" a prática do seu dia a dia no trabalho com a teoria dos seus cursos. Seja inteligente, pense com calma e concentrado sem se abalar e bola pra frente. Frieza na hora do pepino mermão!

Abraço! Boa sorte!

Calma, paciência. É disso que preciso ter. Sempre quero tudo na hora, pra já. Ter o conhecimento pra tudo, mas entendo que não é da noite pro dia. É exatamente como você disse, a cada dia você vai linkando o conhecimento. Cada linha finalizada, cada problema solucionado, cada código rodando é um passo a mais para o aumento do meu conhecimento.

Ainda está sendo um pouco difícil lidar com isso, mas creio que irei superar. Obrigado pela opinião de todos.
Tempo, o seu bem mais preciso.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)