Postagens: 746
Tópicos: 34
Ingressou: Aug 2017
Reputações:
432
05-01-2025, 11:46 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 05-01-2025, 11:47 AM por Subsolo.)
(04-01-2025, 03:17 AM)Libre Escreveu: Eu pergunto a ti: Dei uma olhada no pdf: Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Peer-to-Peer. Tem o livro do 38tão também, embora não tenha lido, só passado o olho por cima. Já conseguir entender mais ou menos com alguns videos. Mas fica meio vago... muito gente no Youtube fala sobre o assunto, mas não sei se tem o Q dá real.
Para um iniciante, tu @Trglodita recomendaria começar por onde? antes de efetuar a primeira compra da fração do bitcoin...
Eu não sou o Trglodita mas vou indicar três livros muito fáceis de compreender que qualquer iniciante consegue ler e entender:
1- O QUE O GOVERNO FAZ COM O NOSSO DINHEIRO - MURRAY ROTHBARD
Esse já foi indicado aqui, e eu creio ser o primeiro a ser lido. Ele não fala de Bitcoin, mas trata da moeda fiduciária. Antes de entender o Bitcoin, é essencial que se entenda o que é moeda, inflação, reserva de valor, como os governos destroem o poder de compra da população de forma dolosa, e por aí vai. É muito mais difícil entender o BTC sem saber o que é a "moeda" que nós usamos, sem saber o porquê a moeda fiduciária sempre perderá valor e etc.
2- BITCOIN, A MOEDA DA ERA DIGITAL - FERNANDO ULRICH
Livro muito didático e básico. O Ulrich é um grande economista, faz análises tanto da economia brasileira, quanto de outras economias importantes, como Estados Unidos, por exemplo. Inclusive, os vídeos dele sobre a Argentina são incríveis, recomendo muito para quem quer saber o que o Milei está conseguindo fazer por lá.
3- UM CAFÉ COM SATOSHI - FELIPE SANT'ANNA
Esse livro é simplesmente completo e bem didático também, qualquer um consegue entender. Felipe Sant'Anna é um monstro das criptomoedas, o cara conhece tudo e mais um pouco sobre esse mundo.
Nesse livro ele explica todas as nunaces do Bitcoin, o que é na prática, como funciona, o que afeta, entre outras várias coisas.
Mateus 21:22
Postagens: 388
Tópicos: 11
Ingressou: Jul 2024
Reputações:
32
(05-01-2025, 11:46 AM)Subsolo Escreveu: (04-01-2025, 03:17 AM)Libre Escreveu: Eu pergunto a ti: Dei uma olhada no pdf: Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Peer-to-Peer. Tem o livro do 38tão também, embora não tenha lido, só passado o olho por cima. Já conseguir entender mais ou menos com alguns videos. Mas fica meio vago... muito gente no Youtube fala sobre o assunto, mas não sei se tem o Q dá real.
Para um iniciante, tu @Trglodita recomendaria começar por onde? antes de efetuar a primeira compra da fração do bitcoin...
Eu não sou o Trglodita mas vou indicar três livros muito fáceis de compreender que qualquer iniciante consegue ler e entender:
Esse já foi indicado aqui, e eu creio ser o primeiro a ser lido. Ele não fala de Bitcoin, mas trata da moeda fiduciária. Antes de entender o Bitcoin, é essencial que se entenda o que é moeda, inflação, reserva de valor, como os governos destroem o poder de compra da população de forma dolosa, e por aí vai. É muito mais difícil entender o BTC sem saber o que é a "moeda" que nós usamos, sem saber o porquê a moeda fiduciária sempre perderá valor e etc.
Livro muito didático e básico. O Ulrich é um grande economista, faz análises tanto da economia brasileira, quanto de outras economias importantes, como Estados Unidos, por exemplo. Inclusive, os vídeos dele sobre a Argentina são incríveis, recomendo muito para quem quer saber o que o Milei está conseguindo fazer por lá.
Esse livro é simplesmente completo e bem didático também, qualquer um consegue entender. Felipe Sant'Anna é um monstro das criptomoedas, o cara conhece tudo e mais um pouco sobre esse mundo.
Nesse livro ele explica todas as nunaces do Bitcoin, o que é na prática, como funciona, o que afeta, entre outras várias coisas.
Achei interessante os títulos que você apresentou.
Dando um UP aqui pra ler depois.
Postagens: 285
Tópicos: 8
Ingressou: Sep 2018
Reputações:
79
(04-01-2025, 10:19 AM)Trglodita Escreveu: Acho que primeiro você deve entender o Porquê o BTC ser o passe para a liberdade financeira. Já leu meus tópicos?
Depois precisa entender como ele funciona, onde ele fica armazenado, e como você tem acesso a ele.
E aprenda sobre dinheiro fiduciário, eu não tive medo de dar ALL in após entender como funciona a moeda Fiat, então mesmo que o BTC não se valorize como dizem, eu escapo da perda absurda que a moeda estatal proporcionará.
Um livro que me ajudou muito foi o "O que o governo fez com nosso dinheiro" de Murray Rothbard, indicado pelo amigo @Temujin, um livro simples, leve e fácil de entender.
Eu fui mais ao fundo da toca do coelho no BTC depois que entendi a escravidão da moeda Fiat.
Pelo pouco de noção de mercado, propriedade privada e "direitos humanos" que sei, o bitcoin seria o único e legítivo patrimônio que não poderia ser confiscado ou revogado como, até propriedade privadada e a liberdade de ir e vir... estão ameaçadas...
Não li seus tópicos específicos sobre BTC... (puxão de orelha).
Como sou simpático às ideias do Robert Kiyosaki, já vi comentários sobre o livro de "Fake" e alguns videos deles sobre... Então, tenho uma vaga ideia do porque moedas fiat (no caso, se ele que é americano não confia no dólar... quem dirá nós...) não são confiáveis...
Lerei este livro.
Obrigado pela indicação.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"
Reputações:
79
(04-01-2025, 09:15 PM)Libertador Escreveu: Aí quando a gente vai avaliar a pessoa que faz esse comentário descobre que ela tem todos os ovos investidos dentro da mesma cesta. Imagina como está hoje o venezuelano que tinha todos os seus investimentos diversificados mas dentro da mesma cesta que era a Venezuela. Tesouro direto, ações das melhores empresas da bolsa venezuelana, imóveis alugados no país, fundos imobiliários, poupança, achava que estava diversificado, mas perdeu tudo.
Mesmo diversificando para a bolsa americana o que já seria bom, ainda assim estaria confiando seu patrimônio em outro governo, aí já cai no mesmo problema.
Bom, se 3 cartões estourados é patrimônio, é o que tenho kkkkk. Mas sério. Sob a minha tutela, poderia dizer que tenho apenas 1 patrimônio que me gera uma renda passiva. E sim, está mais ou menos no Brasil. Mesmo que eu fosse para fora, ainda estaria atrelada ao Brasil.
Deu um exemplo bem discrepante e um tanto distópico. Até porque, o venezuelado para ter acesso a outros ativos/passivos para transformar em patrimônio não é fácil. Então, (não passando pano), este venezuelano teria que espandir sua renda por lá, para depois comprar o BTC... O ele ganhar tem q fazer isso com 1000 pesos ? não comprar um 10x10^-12 do BTC...
Logo,
Todo mundo precisa e começa de algum lugar... O que estou dizendo é: O cara gera receita mais rápida com as modeas fiat, para depois converter para BTC, do que comprar direto... Até porque a mesma BTC não oscila tanto para comprar na baixa... É só um raciocínio.
Cai no mesmo problema, embora acredito que deria um pouco mais tempo para o cabra converter os dolares dele. Com certeza a bolsa americana colapsaria antes da nossa...
Bem, estou começando, e aos poucos as crenças comuns vão se desfazendo... E bem, não sou venezuelado, então estou alguns passos na frente.
Reputações:
79
(04-01-2025, 09:15 PM)Libertador Escreveu: Além de que não há segurança jurídica no Brasil e com uma canetada um juiz qualquer rouba todo seu patrimônio que está ao alcance do governo. Por isso abandonei a ideia de manter imóveis em um país que vive em estado de exceção, onde não existe mais propriedade privada, e que está ficando cada vez mais desgastante manter um patrimônio sendo diluído em real e em impostos, então optei por transferir boa parte do meu patrimônio para bitcoin que é o que me garantirá um futuro mesmo que eu seja perseguido por defender uma opinião controversa ou o país quebre por completo. E se eu quiser me permitirá até mesmo sair do país tranquilamente sem dar evasão de divisas.
Bitcoin para mim é reserva de valor, serve para proteger o patrimônio da inflação e do alcance de governos. E eu acredito que ainda é um excelente momento para fazer essa transição de imóveis para bitcoin, o preço dos imóveis ainda não desvalorizou muito e o preço do bitcoin ainda não valorizou muito.
Vou lançar a braba então:
1) Se o mantra é "COMPRE BTC A TODO CUSTO, SACRIFIQUE TUDO E COMPRE TUDO EM BTC", O cabra vai morar aonde? Vai viver de que renda? Então, o cara precisa de algum ativo/passivo em fiat para a vida dele andar...
2) Se a m3rda feder mesmo, farão o que se o BR quebrar? Sem Real? ... Vai sair do país?! Vai precisar de grana... Conseguindo, lá fora, saiu... foi para aonde? Se BR quebrar, quais outro países ao redor não estaria quebrado? Argentina? Uruguai? Chile? Vai precisar de mais moedas ou já tocariam no precioso BTC ? Se sairem de boa, sem serem por perseguição, ok.
Mas, senão, facilmente eles cancelam a cidadania e fica muito complicado de entrar em outros países sem PASSAPORTE VáLIDO (RG não vale, mesmo no Mercosul é pedido passaporte). O acordo Mercosul vale para cidadão não "foragido" pedindo asilo. Viverão ilegal? Mesmo com patrimônio em BTC, precisará de um lugar para morar, e lá fora, moradia não é nem um pouco fácil para quem tem residência legal, quem dirá para um "sem patria".
Entendo que BTC pode ser assimilar a estocar ouro de forma muito segura... mas meu ponto é: Se fiat são 'espiritos malignos', governos são "demônios" que precisam desses "serviçais".
Refazer a vida fora do sistema governamental não será fácil. Acredito que precisaria existir um mercado a parte... Mas, como o governo não incomodaria esta comunidade com seus patrimônios físicos (imóvies, terrenos etc)? Nesse cenário, realmente parece um Cyberpunk 2077. Quem aderiu as fiat e a supremacia governamental, os rebeldes que não... claramente precisaria de uma divisão e força paramilitar, porque o governo teria as polícias e os militares...
Claro, isso tudo é hipotético...
Reputações:
79
(05-01-2025, 11:46 AM)Subsolo Escreveu: (04-01-2025, 03:17 AM)Libre Escreveu: Eu pergunto a ti: Dei uma olhada no pdf: Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Peer-to-Peer. Tem o livro do 38tão também, embora não tenha lido, só passado o olho por cima. Já conseguir entender mais ou menos com alguns videos. Mas fica meio vago... muito gente no Youtube fala sobre o assunto, mas não sei se tem o Q dá real.
Gostei muito das indicações, especialmente o primeiro livro.
Agradeço pelas indicações.
Postagens: 2,041
Tópicos: 102
Ingressou: Jun 2015
(06-01-2025, 02:18 AM)Libre Escreveu: Vou lançar a braba então:
1) Se o mantra é "COMPRE BTC A TODO CUSTO, SACRIFIQUE TUDO E COMPRE TUDO EM BTC", O cabra vai morar aonde? Vai viver de que renda? Então, o cara precisa de algum ativo/passivo em fiat para a vida dele andar...
Entendi seu ponto Libre. Talvez eu não me expliquei bem. Vou explicar melhor agora.
O Bitcoin para mim é reserva de valor, não é um investimento que eu pretenda sacar depois de valorizar determinada quantidade ou que eu pretenda ficar recebendo rendimentos passivos dele. É como comprar ouro, só que com várias vantagens que o ouro não tem, como de poder transportar quantidades altas por aeroportos sem dar evasão de divisas nem estar ao alcance de confiscos por governos, poder usar sem prestar contas a ninguém, quantidade limitada, não ser físico.
Se o Bitcoin não é investimento e sim reserva de valor, então no que eu invisto? O meu investimento está sendo totalmente no meu desenvolvimento pessoal dentro da minha área de atuação, investindo tempo e dinheiro em cursos e aprimoramentos, para conseguir me especializar cada vez mais na área e assim ser mais relevante e consequentemente ganhar mais.
Até eu me aposentar a minha renda vai continuar vindo do meu trabalho e é com a renda do meu trabalho que eu vivo e pretendo continuar vivendo. O que sobra do meu trabalho (o que eu ganho menos as minhas despesas mensais) eu coloco em bitcoin. Sendo assim, o que está em bitcoin não é a minha renda e nem dependo dele para viver, por isso posso ficar muitos anos ou décadas sem precisar sacar nada de bitcoin.
Só que eu fui um passo além nisso: Eu tinha um patrimônio em imóvel que é algo que fui acumulando ao longo de vários anos (comprei financiado) e decidi migrá-lo para bitcoin. Eu já não morava nesse imóvel e vou continuar morando onde estou (imóvel próprio). O que eu recebia de aluguel desse imóvel era uma renda extra que optei em perder para alocar em bitcoin depois que entendi que o rendimento do imóvel era bem menor que a inflação e outros rendimentos do mercado. Eu tirava uns 0,5% do valor do imóvel ao mês com o aluguel. Sem contar a desvalorização imobiliária, o imóvel já está há alguns anos sem subir de preço e até caindo o valor lentamente enquanto o poder de compra dos brasileiros diminui rapidamente.
Depois de estudar o assunto e conversar com o Trglodita eu decidi migrar uma boa parte desse patrimônio de imóveis (que seria a minha aposentadoria privada) para o Bitcoin porque o considero uma escolha mais inteligente para deixar meu dinheiro na situação atual do país. E o imóvel que estou morando eu também vou vender para comprar bitcoin e morar de aluguel em um local mais próximo do meu trabalho.
Mas não recomendo isso para ninguém, cada um deve analisar o que é melhor para si mesmo e o seu grau de tolerância ao risco e ao desconforto. No meu caso em específico eu considero mais sensato vender os meus imóveis e deixar em bitcoin.
(06-01-2025, 02:18 AM)Libre Escreveu: 2) Se a m3rda feder mesmo, farão o que se o BR quebrar? Sem Real? ... Vai sair do país?! Vai precisar de grana... Conseguindo, lá fora, saiu... foi para aonde? Se BR quebrar, quais outro países ao redor não estaria quebrado? Argentina? Uruguai? Chile? Vai precisar de mais moedas ou já tocariam no precioso BTC ? Se sairem de boa, sem serem por perseguição, ok.
Se deixar todo o seu patrimônio ou reserva de emergência em reais, eles vão afundar junto com o país (seguindo sua suposição que o país vá mesmo quebrar).
Quando um país quebra sempre tem outros países ao redor ou mais afastados em situação melhor. É possível fazer cidadania em outros países para se ter como plano b. Além da importância de dominar o idioma do país que pretende migrar. Que são duas coisas que estou fazendo agora. Afinal eu não sei o dia de amanhã e nem sei se vou precisar disso um dia, mas se precisar já quero estar preparado.
Então se a situação piorar muito, é optar em sair do trabalho (se já não for demitido durante a quebradeira de qualquer forma), escolher um país para imigrar e usar a reserva de emergência que fez em bitcoin para se sustentar até se consolidar em uma nova carreira.
Em casos de crise iminente é bom já ir se preparando e ter uma boa parte do patrimônio disponível em algo seguro e com bastante liquidez como o bitcoin. Exemplo real: https://br.cointelegraph.com/news/discov...lash-drive
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Postagens: 2,186
Ingressou: May 2017
Reputações:
677
O país não irá quebrar, já quebrou. É classe média quem ganha partir de 1950 pila (300 dólares/mês). Vsf.
Essa porra já quebrou (as pessoas quebram, o país do continua emitindo moeda), mas ninguém percebeu. O plano real já acabou, mas ninguém percebeu.
Um cara que ganha 2k e trabalha 44 horas semanais recebe 11 reais por hora trabalhada,
Não dá 2 dólares/hora. Meio kg de café custa mais do que isso.
Eu não pretendo vender BTC, em 10 anos teremos um mercado forte pra poder emprestar moeda podre dando BTC como garantia. Não se paga imposto em dívida.
@ Libertador felizmente MUITA gente não entendeu. Entendemos antes do Larry Fink da blackrock e de muitos outros caras do mercado. E vamos colher os frutos disso. Há farto material aqui no fórum para um iniciante, e sinceramente estou cada vez com mais preguiça de apontar para o óbvio, e mudando um pouco minha forma de pensar. A maioria é escravo e prefere segurança do que liberdade, mesmo que falsa. A pandemia mostrou do que o bostileiro é feito.
Além do mais, não sou inimigo do estado, trato qualquer funça que conheço muito bem, não posto nada contra o Xandão, e se me perguntarem dessa tal de bitcoio afirmo que é pirâmide.
Diversificação serve pra quem não sabe o que está fazendo.
Além de BTC, eu tenho ações da MSTR, empresa da NASDAQ muito alavancada em BTC.
O BTC já me salvou.
Não se doxem, cuidem da sua privacidade, não seja uma ameaça ao sistema. Hoje qualquer pessoa que tiver BTC será considerado um inimigo do estado. E podem apostar que quando o bostileiro médio se tocar que o plano real acabou, culparão quem conseguiu tirar algo desse país.
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Reputações:
79
No seu caso, @ Libertador , já tinha um baita patrimônio, sonho de muitos, fez a escolha mais sensata, ao seu ver, para preserva-lo. Foi o exercício mental que fiz do venezuelano também.
O que pega são os "telefone sem-fio", tipo "compre BTC a todo custo". Uns diria até que é alarmismo, como se o mundo estivesse acabando... "Seu patrimônio está desvalorizando, inflação, o governo vai tomar..." e etc... Quando o cara não tem nem uma renda mensal fixa para se manter, quem dirá isso... Muitos (jovens) fazem loucuram para ir a essa "febre do BTC dourado". Vivem de alugel, vendem carro... etc... Alias, não vivem, sobrevivem para economizar o máximo é 'investir' em BTC.
Todavia, ironicamente, quem estar na boa do BTC não são as 'sardinhas', são os 'tubarões' do BTC. Mérito total destes... Mas também, "o perfil de investidor" não casa. Tipo o Primo rico falando uma coisa (vivem de alugel - quando o mesmo tem muita renda para poder viver assim, então, realmente é melhor do que comprar um imóvel); e o Primo Pobre falando outra ("para o pobre, melhor financiar e amortizar"). São público diferentes na mesma bolha... porém, por estarem falando de finanças parece que é para todos...
x
Quanto a uma crise iminente, vocês lembram da onda de sobrevivencialismo ? Teve um alarde semelhante, vários influencers iniciaram canais, muitas empresas aproveitaram o boom e venderam a rodo seus produtos... Que fim levou isso? O pessoal deixou isso de lado, e todo "investimento" que fizeram e agora é tudo BTC? Ou estão "unindo o últil ao agradável" ?
"Já compraram o seu bunker?"
Não estou dando de advogado do diabo em relação ao BTC, até porque acredito na proposta do mesmo. Contudo, a gente sabe que essas ferramentas são um meio de escapar do aperto de qualquer governo... valorizam com a crise dos mesmo... ontem foi o sobrevivencialismo, hoje o BTC... e amanhã ?? ?
Vamos torcer para que seja algo que veio para ficar e não mais "meios alternativos de escapar do governo".
Reputações:
79
(06-01-2025, 01:14 PM)Trglodita Escreveu: Entendemos antes do Larry Fink da blackrock e de muitos outros caras do mercado.
Existe a possibilidade dessas mega incorporações dominarem o mercado o BTC? Digo, elas compram centenas de milhares de BTC... E depois formam S/A, "um bancão central", e jogam com títulos com garantia para, sei lá, qualquer transação ou negócios que eles queiram fazer... "ditam" as regras, afinal, têm boa parte...
Falo isso porque não gostaria de repetir todo o mercado/economia com BTC... Com bancos, títulos, leis "confisco de pix e cartão de crédito até 5 mil". Enquanto outros player não entrarem para valer, antes do governo voltarem totais atenção parao BTC, o mesmo está valendo...
(Só viagem minha, ignorem se quiser...)
Reputações:
677
(08-01-2025, 02:11 AM)Libre Escreveu: (06-01-2025, 01:14 PM)Trglodita Escreveu: Entendemos antes do Larry Fink da blackrock e de muitos outros caras do mercado.
Existe a possibilidade dessas mega incorporações dominarem o mercado o BTC? Digo, elas compram centenas de milhares de BTC... E depois formam S/A, "um bancão central", e jogam com títulos com garantia para, sei lá, qualquer transação ou negócios que eles queiram fazer... "ditam" as regras, afinal, têm boa parte...
Falo isso porque não gostaria de repetir todo o mercado/economia com BTC... Com bancos, títulos, leis "confisco de pix e cartão de crédito até 5 mil". Enquanto outros player não entrarem para valer, antes do governo voltarem totais atenção parao BTC, o mesmo está valendo...
(Só viagem minha, ignorem se quiser...)
Eu posso ter 20 milhões de BTCs, não terei possibilidade alguma de mudar as regras.
A prova de trabalho é descentralizada. A única forma de mudar as regras é via consenso da maioria dos mineradores e nodes. No último hard fork em 2017 houve mudança no tamanho do bloco, parte da rede continuou com o algoritmo sha256 (BTC) e parte foi pra rede com bloco maior (BTCcash).
Acho que o @ Libertadorrecebeu tokens de BTCcash após o hard fork.
Eu gostaria de um novo hard fork, pois quem tem BTC receberá a mesma quantidade de tokens da nova moeda nesse fork.
Em resumo: enquanto tiver mineradores e nodes independentes haverá BTC com as regras atuais. Eu mesmo vou rodar um fullnode na minha casa.
Reputações:
677
(08-01-2025, 02:01 AM)Libre Escreveu: No seu caso, @Libertador , já tinha um baita patrimônio, sonho de muitos, fez a escolha mais sensata, ao seu ver, para preserva-lo. Foi o exercício mental que fiz do venezuelano também.
O que pega são os "telefone sem-fio", tipo "compre BTC a todo custo". Uns diria até que é alarmismo, como se o mundo estivesse acabando... "Seu patrimônio está desvalorizando, inflação, o governo vai tomar..." e etc... Quando o cara não tem nem uma renda mensal fixa para se manter, quem dirá isso... Muitos (jovens) fazem loucuram para ir a essa "febre do BTC dourado". Vivem de alugel, vendem carro... etc... Alias, não vivem, sobrevivem para economizar o máximo é 'investir' em BTC.
Todavia, ironicamente, quem estar na boa do BTC não são as 'sardinhas', são os 'tubarões' do BTC. Mérito total destes... Mas também, "o perfil de investidor" não casa. Tipo o Primo rico falando uma coisa (vivem de alugel - quando o mesmo tem muita renda para poder viver assim, então, realmente é melhor do que comprar um imóvel); e o Primo Pobre falando outra ("para o pobre, melhor financiar e amortizar"). São público diferentes na mesma bolha... porém, por estarem falando de finanças parece que é para todos...
x
Quanto a uma crise iminente, vocês lembram da onda de sobrevivencialismo ? Teve um alarde semelhante, vários influencers iniciaram canais, muitas empresas aproveitaram o boom e venderam a rodo seus produtos... Que fim levou isso? O pessoal deixou isso de lado, e todo "investimento" que fizeram e agora é tudo BTC? Ou estão "unindo o últil ao agradável" ?
"Já comp
raram o seu bunker?"
Não estou dando de advogado do diabo em relação ao BTC, até porque acredito na proposta do mesmo. Contudo, a gente sabe que essas ferramentas são um meio de escapar do aperto de qualquer governo... valorizam com a crise dos mesmo... ontem foi o sobrevivencialismo, hoje o BTC... e amanhã ???
Vamos torcer para que seja algo que veio para ficar e não mais "meios alternativos de escapar do governo".
Vou explicar duma forma muito simples:
Se você é um fodido e não poupa nada, esse post não é pra você.
Você não poupa porque toda tua grana vai pra sobrevivência básica? Esse post não é pra você.
Você é aquele cara do "caixão não tem gaveta" ou "you only live once"? Também não é pra você.
Você consegue poupar uma parte do excedente do seu trabalho? Sim, esse post é pra você.
Sempre se falou em dolarizar patrimônio, e não é a toa, nossas moedas nunca duraram muito e seu poder de compra sempre se perdeu ao longo do tempo, o Real até que durou muito, mas ele já acabou, porque você seria estúpido em poupar numa moeda tão podre como a nossa? Não há segurança alguma em perder 25% de poder de compra ao ano, se você conseguir 12% aa com juros isento de IR da tua perda, tá perdendo só 13%.
Eu sei que dolarizar não é tão simples, comprar e deixar no colchão não dá, e comprar em banco digital e deixar lá não é muito confiável.
Felizmente inventaram o melhor sistema de dolarização de patrimônio que já existiu. É gratuito pra aprender, gratuito pra armazenar, mas há uma taxa pra converter sua moedinha podre, na Bipa é 2% O governo já se ligou da facilidade da retirada de patrimônio por esse meio e vai ser cada vez mais difícil fazer essa conversão sem tomar uma dentada.
Poupar em real? Coloca de colher, governo tira de pá.
Poupa em previdência privada? Se a firma te dá contrapartida, ótimo. Continue com ela. Faça saques regulares e compre BTC.
Aprender o básico sobre BtC pra comprar e armazenar adequadamente não é nenhuma grande coisa.
Poupar o excedente do seu trabalho num dinheiro duro não é apenas escapar do governo, é comprar mais tempo para você no futuro.
Destruir a sua moeda é a forma que o governo descobriu pra te escravizar pro resto da vida. Será comum vermos pessoas da geração x trabalhando aos 65/70 anos para poder garantir a sobrevivência básica.
Poupar em BTC vai garantir que você compre muito mais horas no futuro do que no presente, o Real garante que você compre menos horas no futuro do que no presente, isso nos estimula a ter uma alta preferência temporal, pois sabemos que o dinheiro vale menos ao longo do tempo, isso explica o desespero das pessoas em aprender sobre investimentos, pois sabem que se o dinheiro não render nada parado a perda é constante.
Eu me acho estúpido pra caramba por ter descoberto isso tão tarde, se eu tivesse me antecipado em uns 7 anos já estaria aposentado. Infelizmente ainda ganho em real.
Reputações:
79
Talvez, ainda sou 'uma sardinha nesse mar'. E este post não é para mim. Mas é legal andar com 'os tubarões'. A gente sempre aprende alguma coisa... Mas só talvez...
Reputações:
677
09-01-2025, 07:58 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 09-01-2025, 09:21 AM por Trglodita.)
(09-01-2025, 12:45 AM)Libre Escreveu: Talvez, ainda sou 'uma sardinha nesse mar'. E este post não é para mim. Mas é legal andar com 'os tubarões'. A gente sempre aprende alguma coisa... Mas só talvez...
Não tem nenhum tubarão aqui, só sardinha que já se ligou que não dá pra seguir o que as sardinhas fazem.
Em 2022 já era bastante claro pra mim que a nossa moeda morreu, hoje está escarrado na cara de todos e não consigo entender como muita gente ainda tem dúvidas sobre comprar BTC, caso tenha essa possibilidade.
Todo brasileiro deveria fazer uma viagem pra fora do Brasil, mesmo que seja em área fronteiriça da América latina, Paraguai, Argentina, Uruguai, pra ter noção que a nossa moeda não vale mais bosta nenhuma. Foi 25% de perda em relação ao dólar só em 2024, que também teve uma inflação muito grande, temos 2025 e 2026 pela frente pra dobrar a meta, que está aberta. Kkkkkkk
"Junte-se a nós, mas não conte com a nossa ajuda".
"Do not Trust, verify"
Postagens: 28
Tópicos: 2
Ingressou: Jul 2024
Reputações:
4
11-01-2025, 10:49 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 11-01-2025, 10:52 AM por Moisés.)
Confrade Troglodita, valeu pelas dicas que você me passou por MP, não te respondi por lá pois minha conta é conta Aprendiz, não está aparecendo pra mim se a mensagem foi enviada, vou precisar excluir algumas mensagens da minha inbox e dos itens enviados pra tudo voltar ao normal.
Então fica por aqui o meu agradecimento, vou me aprofundar nessa parada de bitcoin.
Valeu, abraço.
Força e Honra.
Reputações:
79
(09-01-2025, 07:58 AM)Trglodita Escreveu: (09-01-2025, 12:45 AM)Libre Escreveu: Talvez, ainda sou 'uma sardinha nesse mar'. E este post não é para mim. Mas é legal andar com 'os tubarões'. A gente sempre aprende alguma coisa... Mas só talvez...
Não tem nenhum tubarão aqui, só sardinha que já se ligou que não dá pra seguir o que as sardinhas fazem.
Em 2022 já era bastante claro pra mim que a nossa moeda morreu, hoje está escarrado na cara de todos e não consigo entender como muita gente ainda tem dúvidas sobre comprar BTC, caso tenha essa possibilidade. ![Yaoming Yaoming](https://legadorealista.net/forum/images/memes/yaoming.png)
Todo brasileiro deveria fazer uma viagem pra fora do Brasil, mesmo que seja em área fronteiriça da América latina, Paraguai, Argentina, Uruguai, pra ter noção que a nossa moeda não vale mais bosta nenhuma. Foi 25% de perda em relação ao dólar só em 2024, que também teve uma inflação muito grande, temos 2025 e 2026 pela frente pra dobrar a meta, que está aberta. Kkkkkkk
"Junte-se a nós, mas não conte com a nossa ajuda".
"Do not Trust, verify"
Quanto disse investi, melhor expandir na moeda fiat ("diversificar"), não disse que necessariamente o "venezuelano" tem que manter tudo em fiat ou investimento supostamente lastreado na fiat ou na "riqueza" natural do país (no caso o nosso mesmo). Falei que esse estágio é mais líquido, fácil de ganhar e vender em fiat para investir em outras moedas, no caso dolár, e até criptomoedas...
Entendo o ponto do Libertador, quando disse sobre "diversificar" num país (Venezuela) que não é tão estimado assim... É ter 1.000.000 de pesos que não vale nada 'lá fora'. A real que fora criptomoedas, não tem muito no que investir quando se trata de 'moedas de troca'. Ainda mais para que não tem "Tubarões" ao seu lado (S/A, grupo de investimento), para tentar, sei lá, uma Ilha particular? Uma Saf? Bolsa de valores, etc...
O mundo é um só...
Bom, a sardinha tem que engordar de algum jeito...
Sigamos os nossos caminhos....
Postagens: 65
Tópicos: 1
Ingressou: Dec 2019
Reputações:
22
Eu ainda acredito no bom e velho ditado: "não existe almoço grátis" e acrescento que, quando vemos a história do dinheiro, vemos que não tem lugar seguro. No mundo das moedas, todas são falhas; uma pode demorar mais do que outra para perder valor, mas uma hora ela perderá. As pessoas precisam entender que o valor de algo, e, a sua perda, depende exclusivamente de como o ser humano a utiliza.
É interessante notar o quão racional as pessoas parecem quando atacam uma moeda FIAT, mas transmitem uma fé cega com o BTC. Ninguém para pra pensar como uma linha de código na internet foi criada para transferir riqueza de uma pessoa para outra como nunca antes visto na história do mundo. Um cara no Brasil resolve comprar alguma fração de BTC todos os meses e sem perceber, transfere seu suado dinheiro para o bolso de algum Indiano, Russo, Mexicano e etc, algo que há 10 anos atrás era extremamente difícil de fazer - BTC é um pix internacional.
Não faz sentido o BTC ter preço, porém ele tem e mt gente ta enriquecendo, mas não em BTC, mas em FIAT e essas pessoas estão comprando casa, carro, comendo puta, enquanto isso o existem milhares de idiotas que ficam defendendo um código na internet
Reputações:
677
(12-01-2025, 10:20 PM)Roris Morfí Escreveu: Eu ainda acredito no bom e velho ditado: "não existe almoço grátis" e acrescento que, quando vemos a história do dinheiro, vemos que não tem lugar seguro. No mundo das moedas, todas são falhas; uma pode demorar mais do que outra para perder valor, mas uma hora ela perderá. As pessoas precisam entender que o valor de algo, e, a sua perda, depende exclusivamente de como o ser humano a utiliza.
É interessante notar o quão racional as pessoas parecem quando atacam uma moeda FIAT, mas transmitem uma fé cega com o BTC. Ninguém para pra pensar como uma linha de código na internet foi criada para transferir riqueza de uma pessoa para outra como nunca antes visto na história do mundo. Um cara no Brasil resolve comprar alguma fração de BTC todos os meses e sem perceber, transfere seu suado dinheiro para o bolso de algum Indiano, Russo, Mexicano e etc, algo que há 10 anos atrás era extremamente difícil de fazer - BTC é um pix internacional.
Não faz sentido o BTC ter preço, porém ele tem e mt gente ta enriquecendo, mas não em BTC, mas em FIAT e essas pessoas estão comprando casa, carro, comendo puta, enquanto isso o existem milhares de idiotas que ficam defendendo um código na internet
Tudo tem valor subjetivo.
Qual o sentido de uma nota de 5 reais valer 5 reais, e a mesma nota impressa com o número 100 valer 100 reais?
No mais, gosto do teu raciocínio, tem os dois pés no chão e as duas mãos também.
|