Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O homem tem que criar
#1
Textinho meu que escrevi por aí a tempos atrás. Estou colocando ele aqui também, para consulta dos demais leitores. Espero que gostem.

Um mal da nossa era é “achar que tá confortável”. Isso é muito comum com cara que se mata pra passar em concurso público bom e acha que depois que passa e é chamado é só esperar 35 anos pelas aposentadoria…

Meu deus, que patético isso!!!

Ao contrário dos liberais que são contra concursos por “sugar dinheiro” do contribuinte (o que não deixa de ser um dos problemas, neste caso), eu sou contra justamente pela estagnação. Por essa paradeira que dá na mente das pessoas. Mas isso já é outra história.

Quando leio o cara falando “já cheguei a um ponto bom” eu fico FURIOSO! Como bom? Como assim? Não tem mais nada na vida pra se fazer? Nada novo pra dominar? Novas metas, conhecimentos a se adquirir e serem botados em prática? Nada?

Uma coisa que gosto de ler nas biografias dos grandes líderes de nosso tempo é justamente que eles não sofrem desse mal: estão sempre atrás de mais. Sempre atrás de evoluir, de ser melhor do que eram ontem.

Pegamos o Silvio Santos, por exemplo. O cara tá “num ponto bom” x1000000 vezes superior a todo mundo que tá lendo isso aqui JUNTOS. E tá todo o dia lá nos estúdios do SBT ou envolvido nos negócios da emissora, seja gravando, seja administrando, seja correndo atrás pra melhorar a programação do SBT. Resumidamente: SEMPRE QUERENDO EVOLUIR.

Confesso que tempos atrás tive um estagnação parecida com essa. Acha que já tava “confortável” e que não precisava fazer mais nada na vida. Que tava tudo bom. E, por mais contraditório que isso possa parecer, tava num momento onde fiquei bem pra baixo. Bem mais quando eu tava numa pindaíba miserável e comendo o pão que o diabo amassou.

Tive um estalo quando li a biografia do Jece Valadão, onde ele falava justamente isso aqui:

“O cara tem que criar, do contrário não sobrevive. Isso vale para qualquer um. Quem não consegue criar, ser habilidoso, não sobrevive. É a própria vida quem ensina.”

Outro estalo eu tive quando vi a nova série Cosmos e comecei a ver a vida dos grandes gênios do passado. Faraday, Halley, Newton, entre outros. Ficou claro como a luz do dia. Se o cara não “cria”, ele não sobrevive. Se ele não tem essa alegria de viver e evoluir, a alma morre. E era justamente isso que tava me matando!

Peguem por exemplo a história de Michael Faraday. O cara nasceu ferrado, teve pouco acesso a educação formal e tinha que conciliar a vida científica com cuidar da família. E mesmo assim gravou seu nome na história. Até o fim da vida, ele contribuiu para o aumento do conhecimento humano. Tinha alegria naquilo que ele fazia, mesmo com tudo conspirando contra ele.

Nós não precisamos de uma “felicidade” ilusória, se tornar um mero macho alfa ou ficar com 40 de braço pra agradar essas promíscuas que tem por aí… Nós precisamos criar. Ser “eternos insatisfeitos” com a qualidade das coisas que fazemos. Sempre buscar evoluir! Alcançar essa alegria de viver e de criar.

Caso algum dia se sinta estagnado, recomendo pegar um bocado de argila e tentar fazer um vaso…

http://canal.bufalo.info/2015/12/o-homem-tem-que-criar/
Responda-o
#2
- Sobre os concursos públicos, não sou contra. Ao mesmo tempo sou contra essa modinha e exageros dos tempos de hoje. São muitas vagas com salários a perder de vista. País sério, investe em educação. Vide os países de primeiro mundo. 

- Sobre o homem ficar estagnado, acho que todos nós passamos ou passaremos por esta fase. De uma certa forma este estado é até natural.

- No fim do texto me lembrou uma frase do livro "O Homem mais rico da Babilônia": "Antes você (Dabasir) era uma argila onde todos podiam moldar. Hoje você se tornou forte escudo de bronze". A frase é mais ou menos assim. Tradução: O homem há de trabalhar para se tornar forte em todas as áreas da vida.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#3
Esse cara era funcionario publico, foi 'ambicioso' ao querer enfrentar a iniciativa privada, agora quer voltar... um trecho importante da materia:

"Logo vi que havia feito uma escolha precipitada. Por mais que reclamemos da labuta do dia a dia, no funcionalismo não sofremos uma pressão por metas e desafios fora da realidade para serem cumpridos."

Materia completa:

http://jcconcursos.uol.com.br/portal/not...62344.html
Responda-o
#4
(09-12-2015, 04:24 PM)Hombre de hielo Escreveu: Esse cara era funcionario publico, foi 'ambicioso' ao querer enfrentar a iniciativa privada, agora quer voltar... um trecho importante da materia:

"Logo vi que havia feito uma escolha precipitada. Por mais que reclamemos da labuta do dia a dia, no funcionalismo não sofremos uma pressão por metas e desafios fora da realidade para serem cumpridos."

Materia completa:

http://jcconcursos.uol.com.br/portal/not...62344.html

- Esse cara foi um tapado mesmo. Contando ninguém acredita.

- Tem uma parte da matéria no qual ele questionou a labuta entre ser Funcionário Público e ser funcionário pela Iniciativa Privada, uma clara prova entre muitas que Funcionário Público tem uma vida mansa do caramba. Tirando raríssimas exceções. 

- Foi o que eu disse no meu primeiro comentário: "País sério, investe em educação".
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#5
Citação:Isso é muito comum com cara que se mata pra passar em concurso público bom e acha que depois que passa e é chamado é só esperar 35 anos pelas aposentadoria…
Essa é uma das críticas que eu também faço. O bom de trabalhar na iniciativa privada é que o indivíduo tem que estar sempre se aprimorando, sempre se desenvolvendo, pois "o futuro é incerto". E esta incerteza que impulsiona a capacitação, a criatividade, a inovação entre os indivíduos. Isso que é desenvolvimento pessoal genuino...
Responda-o
#6
(09-12-2015, 08:17 AM)DiamanteNegro Escreveu: País sério, investe em educação.

Será?

Brasil dá mais do PIB para educação que países ricos

O Brasil e a Argentina gastam mais em educação com relação ao PIB do que Japão, Singapura, Qatar...
Responda-o
#7
(09-12-2015, 07:59 AM)Barãozin Escreveu: Textinho meu que escrevi por aí a tempos atrás. Estou colocando ele no Canal também, para consulta dos demais leitores. Espero que gostem.

http://canal.bufalo.info/2015/12/o-homem-tem-que-criar/

Peço licença ao confrade barao, pra postar aqui o seu texto do canal do bufalo, eu Busquei lá e joguei aqui, com uma unica finalidade, nos desenvolvermos sempre.


O homem tem que criar


Por Barãozin



Textinho meu que escrevi por aí a tempos atrás. Estou colocando ele aqui também, para consulta dos demais leitores. Espero que gostem.



Um mal da nossa era é “achar que tá confortável”. Isso é muito comum com cara que se mata pra passar em concurso público bom e acha que depois que passa e é chamado é só esperar 35 anos pelas aposentadoria…



Meu deus, que patético isso!!!
Ao contrário dos liberais que são contra concursos por “sugar dinheiro” do contribuinte (o que não deixa de ser um dos problemas, neste caso), eu sou contra justamente pela estagnação. Por essa paradeira que dá na mente das pessoas. Mas isso já é outra história.



Quando leio o cara falando “já cheguei a um ponto bom” eu fico FURIOSO! Como bom? Como assim? Não tem mais nada na vida pra se fazer? Nada novo pra dominar? Novas metas, conhecimentos a se adquirir e serem botados em prática? Nada?



Uma coisa que gosto de ler nas biografias dos grandes líderes de nosso tempo é justamente que eles não sofrem desse mal: estão sempre atrás de mais. Sempre atrás de evoluir, de ser melhor do que eram ontem.
Pegamos o Silvio Santos, por exemplo. O cara tá “num ponto bom” x1000000 vezes superior a todo mundo que tá lendo isso aqui JUNTOS. E tá todo o dia lá nos estúdios do SBT ou envolvido nos negócios da emissora, seja gravando, seja administrando, seja correndo atrás pra melhorar a programação do SBT. Resumidamente: SEMPRE QUERENDO EVOLUIR.



Confesso que tempos atrás tive um estagnação parecida com essa. Acha que já tava “confortável” e que não precisava fazer mais nada na vida. Que tava tudo bom. E, por mais contraditório que isso possa parecer, tava num momento onde fiquei bem pra baixo. Bem mais quando eu tava numa pindaíba miserável e comendo o pão que o diabo amassou.
Tive um estalo quando li a biografia do Jece Valadão, onde ele falava justamente isso aqui:
“O cara tem que criar, do contrário não sobrevive. Isso vale para qualquer um. Quem não consegue criar, ser habilidoso, não sobrevive. É a própria vida quem ensina.”



Outro estalo eu tive quando vi a nova série Cosmos e comecei a ver a vida dos grandes gênios do passado. Faraday, Halley, Newton, entre outros. Ficou claro como a luz do dia. Se o cara não “cria”, ele não sobrevive. Se ele não tem essa alegria de viver e evoluir, a alma morre. E era justamente isso que tava me matando!
Peguem por exemplo a história de Michael Faraday. O cara nasceu ferrado, teve pouco acesso a educação formal e tinha que conciliar a vida científica com cuidar da família. E mesmo assim gravou seu nome na história. Até o fim da vida, ele contribuiu para o aumento do conhecimento humano. Tinha alegria naquilo que ele fazia, mesmo com tudo conspirando contra ele.



Nós não precisamos de uma “felicidade” ilusória, se tornar um mero macho alfa ou ficar com 40 de braço pra agradar essas promíscuas que tem por aí… Nós precisamos criar. Ser “eternos insatisfeitos” com a qualidade das coisas que fazemos. Sempre buscar evoluir! Alcançar essa alegria de viver e de criar.
Caso algum dia se sinta estagnado, recomendo pegar um bocado de argila e tentar fazer um vaso…
Se você tá na depressão por uma qualquer ter te chutado, porque não começar a "criar" para fazer essa sensação ruim passar? Que tal aprender a forjar facas?



Se você tá na depressão por uma qualquer ter te chutado, porque não começar a “criar” para fazer essa sensação ruim passar? Que tal aprender a forjar facas, por exemplo?
Responda-o
#8
O fato é que o Brasil e a Argentina gastam mais em educação com relação ao PIB do que países ricos. Cingapura, Japão, Coréia do Sul, gastam bem menos. Atualmente, a Costa Rica gasta menos.

Como está no texto, Michael Faraday teve pouco acesso a educação formal e inventou o motor elétrico.
Também, Richard Arkwright, grande inventor da Revolução Industrial, cuja  família era pobre e não podia se dar ao luxo de colocá-lo em uma escola.
E como eles, há muitos grandes inventores que não tiveram uma educação formal.

Então não precisa de muito gasto com "educação" para termos uma sociedades de criadores e inovadores. Lembram-se daquele cara se tornou médico lendo livros encontrados no lixo? Então, quem quer estudar, estuda, mesmo não tendo acesso à educação formal. Meios é o que não falta. Ainda mais hj em dia, com acesso à internet, não estuda quem não quer. Mas, se o indivíduo prefere ficar inflando o ego de vadia nas redes sociais do que estudar... não adianta o governo gastar "10% do PIB" (como a esquerda reivindica) com quem não quer estudar.

Ademais, educação no Brasil é Paulo Freire e socioconstrutivismo. Então quanto menos dinheiro destinado para isso, melhor. Entenda, quando a esquerda fala sobre "educar as massas" é aplicar o gramscismo. Não é a toa que o pais que mais gasta com educação é CUBA. Gasta 12% do seu PIB com educação. Seria Cuba um "país sério"?
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)