Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Como colher a virtude da paciência em esportes com adversários desleais ?
Qualquer homem que pratique atividades que exija contato físico ou de coalisão, com certeza já se deparou com situações em que sua capacidade de temperança foi colocado a prova. Artes marciais, basquete, futebol, e afins são exemplos de esportes que geram uma disputa que excede o contato físico tido como "legal", gerando muitas vezes brigas e rivalidades desnecessárias.

É natural (e necessário) que em competições nossa testosterona aumente o ego durante a disputa, porém o controle é essencial para evitar excessos de comemorações que gerem atritos com outros adversários. 

Além disso, qualquer um que pratique esportes de contato sabe que há os mal-intencionados que irão fazer um contato desleal enquanto o juiz não vê, com o objetivo de te emputecer e te tirar do jogo (de 2 formas isso pode acontecer: O cara entrar na tua mente e arruinar teu jogo ou luta; ou buscar que você se vingue com excesso e cause sua expulsão).

Trago um reflexão de Marco Aurélio acerca do assunto no Livro Meditações.

" Durante alguma atividade física, se alguém nos arranhar ou ferir nossa cabeça, não expressaremos ressentimentos, não ficaremos ofendidos nem suspeitaremos futuramente de tal pessoa como alguém que trama contra nós. Entretanto, de fato, ficamos atentos em relação a tal pessoa, mas não como se fosse um inimigo ou suspeito. Com educação, apenas ficamos fora do seu caminho. Portanto, comportemo-nos assim em outros assuntos da vida e ignoremos as muitas ofensas feitas contra nós, como se fossem do outro time na atividade física do mundo. Como eu disse antes, vamos ficar fora do seu caminho, mas sem desconfiança ou ódio."

De quais maneiras a confraria lida com paspalhos desleais, ou melhor como controlam o emocional em situações em que são desafiados/inflamados durante uma competição, seja um trash talk ou empurrão no basquete, uma deslealdade no sparring no boxe, um carrinho desnecessário no futebol etc. ?

obs: Eu tenho ciência que o texto pode estar confuso, eu realmente não tenho experiência para esboçar o que quero expressar.
 Mas busco melhorar, pois vejo que a maioria dos membros tem uma externilização clara do que deseja expressar e isso é admirável.
Responda-o
Opa jovem; Vou mais para o lance do futebol que é meio 'senso comum' do brazuca, mas pode ser transportado para outra atividade também.

Muitas vezes o futebol é um encontro sadio e as vezes ele é só o pretexto para a turma queimar uma carne, beber uma cerveja e contar umas mentiras para os colegas.

A galera do futebol sempre reclama que falta bons grupos de jogo e quando encontram a galera costuma convidar apenas por indicação.

Aí deve existir certa percepção de nível da prática, tem caras que gostam do jogo mais pegado, cujo o nível técnico é melhor e a turma está acostumada a um nível físico/técnico melhore tem outros perfis de jogadores que são mais voltados a algo apenas para desopilar a semana, cuja a galera está geralmente mais fora de forma, o jogo é mais tranquilo e a turma não quer entrar rachando nas divididas até porque muitos dividem a diversão com suas atividades laborais.

Eu considero aceitável o homem possuir alguma atividade de interação esportiva ou competitiva mas em todas as áreas sempre tem o princeso intocável e o camarada mais agressivo, mas que não é bem intencionado e qualquer excesso pode ser do jogo e depois a coisa acaba ali. Por isso é que jogo todo de homem tem certa dimensão de competição, e consequente dizer que não pode ter alguma discussão nesse tipo de ambiente é querer transformar algo do esporte em um simulacro de jardim da infância encantado, o que é muito difícil, todavia o saco de vacilos e o treteiro contumaz devem ser disciplinados ou em casos especiais, banidos de certos círculos, para o bom andamento da coisa.

Responda-o
(10-08-2024, 11:07 PM)Jovem Escreveu: De quais maneiras a confraria lida com paspalhos desleais, ou melhor como controlam o emocional em situações em que são desafiados/inflamados durante uma competição, seja um trash talk ou empurrão no basquete, uma deslealdade no sparring no boxe, um carrinho desnecessário no futebol etc. ?

Vou falar com base na minha vivência de mais de 15 anos participando ativamente de campeonatos, torneios, etc

Primeira coisa é não abaixar a cabeça pro folgado. Sempre vai ter aquele fodão que acha que é um super homem. Te empurrou, pare o peito, olhe nos olhos, mas não precisa falar nada e nem revidar ... mas não tire o olho do sujeito por nada desse mundo. Geralmente a galera do time do brigão leva ele pra longe se você souber se portar sem perder a cabeça. Agora se tu inflama também, é capaz de virar uma briga generalizada e tu sair por errado ainda. 

Se for jogo oficial (com arbitro) jogue com o emocional do sujeito. Provoque indiretamente, fale ao pé do ouvido que a sua vó tem mais força, grite na cara cada ponto;  pro mais inflamado dos adversários, quando ele arremessava perto de mim eu geralmente falava: "iiiii não tem nada, não tem nada, é nossa a bola" ... nisso o fulano vai pegando pilha e logo ele vai ser expulso sem você precisar fazer nada. Se tu manter uma postura correta, é bem capaz que ele faça essa falta de expulsão em outro jogador pois inconscientemente você já produziu medo nele. Os árbitros geralmente ficam de olho nesses caras, então seja esperto, use os árbitros ao seu favor. 

Não discuta faltas igual todo chimpa bostileiro adora fazer... eu demorei para aprender isso mas se você não reclamar toda hora os árbitros começam a jogar ao seu favor, pq por aqui, todo mundo reclama toda hora como você deve muito bem saber, ou seja, se você se mostra controlado e ponderado, evidentemente e arbitragem vai com a sua cara - e aqui fala um cara que aprendeu na marra, pois já fui expulso dezenas de vezes por chingar árbitro ... Yaoming

Se for jogo arbitrado, nunca discuta... se o cara inflamar vire as costas e saia e não deixe ninguém do time brigar. Esse ignorar machuca mais o brigão do que tentar medir forças... isso eu também demorei para aprender. Porém, há uma linha tênue entre ser esperto e covarde. Por isso sua postura é fundamental

Entretanto, apesar disso tudo, algumas pessoas só entendem uma linguagem que é: a violência. Tem nego que vai pro esporte só para encontrar adversários a altura ... com esses você tem que fazer eles se sentirem idiotas ... do tipo, chegou muito forte em você, tu sai dando risada ironicamente falando "o cara enlouqueceu" ... como eu disse, o próprio time adversário segura as pontas do desequilibrado. No último jogo oficial que eu fui, botaram um brutamontes lá só pra me bater... eu soube disso já no aquecimento pq o fulano ficava me encarando e dando risada. Sabendo disso, eu já tinha um plano: toda vez que eu recebesse a bola, ia segurar um pouco o jogo e já ficar preparado para pancada. O sujeito era bem aquele esteriótipo bruta-montes ignorantão, ou seja, pouco inteligente. Obviamente ele caiu na minha armadilha, e foi expulso em menos de 5 mim de jogo. Como eu já estava esperando as pancadas, e já me posicionava favoravelmente para ele me acertar, nenhuma chegou nem perto de me machucar. Ou seja, use o cérebro antes do coração.

Agora se você toda vez é vítima, isso na verdade é mais um problema com a sua postura e que seguramente você tem uma aparência muito frágil. Como todo predador, instintivamente nós sabemos quem são os fracos e quem são os fortes num campo de batalha, numa quadra, enfim... com certeza vc deve saber dos seus adversários quais caras não é uma boa ideia provocar desse jeito mais folgado. Por isso não demonstre medo, insegurança, fadiga, indecisão hora nenhuma ... sempre esteja reto, com olhos de águia.

No fim, é tudo um jogo mental, o mais perspicaz e com a melhor postura sempre vai sair vencendo. Especialmente no brasil, e especialmente no esporte onde a esmagadora maioria é muito levado pelo emocional e pelo calor do momento, quem for mais frio em situações quentes, se sai melhor e bota medo no adversário.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
Fácil, rápido e objetivo: sempre trabalhe o emocional do oponente!
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)