Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Que livros estão lendo?
Drácula de Bram Stoker
Bíblia Deuteronômio
"O mais forte espadachim não necessariamente é o que vence. É a velocidade! Velocidade da mão, a velocidade da mente." Abade Faria
Responda-o
(30-01-2021, 11:11 PM)sombra Escreveu: Acabei de terminar um livro chamado "A Lista Negra"
O livro aborda chacinas dentro de escolas, inspirado em casos de adolescentes que eram humilhados por colegas e que entram na escola para matar todo mundo
É um tema que acho bastante interessante, pois passei pelos dois lados da moeda, durante a quinta série eu era humilhado desde a professora aos alunos, e era algo pesado, ao ponto de 15 caras armarem para me bater e eles tinham um código que quem falasse comigo iria apanhar acabei reprovando na escola por conta disso, então decidi no ano seguinte (e sim falo com orgulho da minha atitude aos 11 anos) dar a volta por cima, estudei sozinho, não fiz nenhum trabalho em grupo, sabia que isso me deixaria em recuperação e fiquei, porem passei de ano na recuperação, e mudei de escola, de atitude e passei a ser o cara mais respeitado da escola, inclusive eu tinha tudo para ser o cara que faria bullying se eu quisesse, eu optei por não ser esse otário, pelo contrário, fui campeão de judô e passei a participar de jogos escolares, ou seja, reviravolta total,  e é esse momento de decisão que acho que é o momento mais crítico , ou você muda para melhor ou para pior, e esse livro aborda esse tipo de tema, enfim, acabei de terminar, caso alguém se interesse recomendo

Caraio sombra, que história.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
Raízes do Brasil - Sergio Buarque de Hola
Formação histórica do Brasil - Nelson Sodré

Livros para tentar entender o contexto historico e, consequentemente, o contemporaneo do brasil sobre 2 oticas : A ótica weberiana e a ótica marxista.
Responda-o
(05-02-2021, 09:23 AM)Awaken Escreveu:
(30-01-2021, 11:11 PM)sombra Escreveu: Acabei de terminar um livro chamado "A Lista Negra"
O livro aborda chacinas dentro de escolas, inspirado em casos de adolescentes que eram humilhados por colegas e que entram na escola para matar todo mundo...

Caraio sombra, que história.

Pois é, Awaken, você se encontra entre a cruz  e a espada quando consegue reverter uma situação dessas, é muito fácil a pessoa chegar para um garoto pre adolescente e falar "vai revida" quando na prática, esse mesmo cara é odiado pelas professoras, coordenadora, colegas de sala, eu não sei se agiria da mesma forma, após reprovar, voltei ao covil para enfrentar e depois de vencer, sair de la, lembro até hoje, da minha atitude, depois de vencer o problema que enfrentava, fui buscar meu boletim na escola, que constava que eu estava aprovado, sai com ele nas mãos, cheguei no portão da escola dei um chute e cospi nele, encerrei um ciclo e enterrei, mudei completamente de atitude, e de cara senti como era ser respeitado e por alguns temido, daí vem a hora de você escolher, vai virar um otário ou vai mostrar que é melhor que eles, quem passou por isso e deu a volta por cima, sabe bem, você querendo ou não, vai precisar fazer a escolha
Responda-o
Atualizando as leituras:

Terminei de ler o Novo Testamento e iniciei o Antigo.
Indescritível. A bíblia contém as respostas de todas as nossas perguntas e nos mostra, a todo instante, em quem devemos buscar amparo.

Terminei de ler também o livro Apocalipse, uma obra que serve de estudos e melhor compreensão do livro Apocalipse da bíblia. Na obra, eles explicam as simbologias e figuras de linguagem.
Essencial, pois sem esse livro de apoio, não entenderia as várias analogias feitas no texto sagrado.

Hoje eu terminei de ler Crônica de um Amor Louco, do Charles Bukowski. É a parte I da série Ereções, Ejaculações e Exibicionismos Gargalhada (essa série é composta de duas partes, não me lembro o nome da outra, mas vou ler em breve).

Já disse um milhão de vezes e repito, Charles Bukowski foi genial!

Falando dessa obra especificamente, nunca ri tanto na minha vida.
É baixaria que não acaba mais, bicho Gargalhada

É um compilado de contos do Velho Safado, quase todos sem final ahuahuahuauh.
Rapaz, vai rir para lá, doideira pura porra. Vou falar mais dessa obra no Conhecendo Bukowski.
Mateus 21:22
Responda-o
@hjr_10

Sobre o Bukowski, a outra parte chama-se: Fabulário Geral do Delírio Cotidiano ... é uma bagaceira, mas muito legal!

Responda-o
Terminei de ler Por que nós dormimos? do cientista e professor de neurociência, Matthew Walker, e Caminho a Cristo, da Ellen White.

POR QUE NÓS DORMIMOS?
Livro muito bom, inúmeras informações interessantes e importantes, com uma vasta bibliografia de referência.
Negligencio meu sono há algum tempo e a obra me fez ter uma noção que eu nunca tive antes da importância do sono.
É a terapia natural do corpo. A mais poderosa de todas.

Ele mostra como a falta de sono aumenta a chance do indivíduo desenvolver alzheimer, câncer, depressão, envelhecimento precoce, ansiedade e outras coisas.
O que mais me chamou a atenção foi a questão do café (cafeína, na verdade, mas vou falar café, pois é o que eu consumo em excesso).
Em um dos experimentos, eles deram algumas drogas para uma aranha e observaram a construção de sua teia.
A teia da aranha sob efeito de cafeína foi brutalmente ridícula, sendo pior até do que as aranhas que receberam anfetamina, LSD e uma outra substância que não me recordo.

Engraçado que a própria Ellen White, em seus livros, já havia dito do mal que faz o café e alguns chás.
Não obstante, no próprio comentário que fiz logo acima, do livro do Capitão Bates, ele próprio já alertava sobre isso.
Argumentos técnicos, científicos, espirituais e religiosos acerca do malefício dessa merda. Vou parar de consumir e tentar observar as mudanças. Eu volto aqui e relato.

==============

CAMINHO A CRISTO
Obra F A N T Á S T I C A. A Ellen White mostra como podemos, através da oração, nos conectar com Deus, através de Jesus Cristo.
Mas o livro é muito mais do que uma receita de bolo, uma cartilha. Muito pelo contrário.

Através de passagens bíblicas, ela nos mostra a importância de nos mantermos conectados ao Pai.
O bom é que o tempo todo ela utiliza passagens dos próprios apóstolos, mostrando que eles, assim como nós, foram tentados, tinham defeitos, pecaram, caíram. Mas humilharam o coração perante Deus e levantaram.

Jesus mesmo, que estava no Pai, assim como o Pai estava Nele (João 14:9), sentia necessidade de orar. É óbvio, então, que também temos a mesma necessidade.
A oração não é semanal, mensal, anual. É diária.
Na própria oração que Jesus nos ensinou, diz "o pão nosso de cada dia nos dai hoje".

Jesus é a ponte que devemos utilizar para nos conectarmos ao Pai.
Mas não tem como isso acontecer se não nos arrependermos dos pecados e humilhar nosso coração em oração.

E aquele que pedir em oração, crendo, receberá (Mateus 21:22).
Mateus 21:22
Responda-o
[img]<a href=[/img][Image: mAGNATAS.jpg]" />

Um famoso do Insta indicou esse livro pra mim e confesso que me surpreendi.

QUE LIVRO SENSACIONAL! Para quem gosta de Empreendedorismo e cultura americana, este é o LIVRO.

No livro tem vários insights sobre os Magnatas que pode ser aplicado nos dias de hoje.

A maioria deles começaram debaixo e os valores que cultivaram são os mesmos dos que enriquecem hoje.

TRABALHO DURO E POUPANÇA. Esse é o inicio.

Depois eu percebi que boa parte deles investiram onde estava O GROSSO DO DINHEIRO na sociedade.

Na época, Ferrovias, aço, transporte e alimentos.

UM MAGNATA nos dias de hoje não iria montar um comércio na esquina, ele iria comprar uma carreta, uma pá carregadeira, mexer com madeira ou gado.
Tudo oque te resta é o desenvolvimento pessoal.

https://twitter.com/Oldwiseone8
Responda-o
Confrade @hjr_10 poderia nos dar mais detalhes a respeito da cafeína?

Lhe pergunto pois sou um assíduo bebedor de café e confesso honestamente que não vejo nenhum problema, muito pelo contrário, eu trabalho melhor, treino melhor e fora o sentimento bom de tomar aquele café preto
Responda-o
(01-10-2020, 08:44 AM)Héracles Escreveu:
Spoiler Revelar
[Image: 1fae00071ad8545cad2edd8760d153b2.jpg]
Quando terminar volto aqui para relatar o que achei definitivamente.


O livro é fraco no começo, mas do meio pra frente fica interessante. Algumas passagens são bem fortes, sem dúvida, mas não achei tão pesado e escabroso assim, especialmente pq se tratava de uma período de guerra, e guerras são cruéis. É interessante notar, que o programa dos bebes perfeitos Nazistas (Lebensborn) segue uma "visão de mundo" baseada nas leis de Licurgo. Aliás, é bem sabido que Hitler tinha um grande conhecimento da mitologia Germânica e Indo-européia e com certeza o seu idealismo é fruto dessas cosmovisões. Talvez Esparta, se existisse hoje, seria como a Alemanha Nazista? Muito provavelmente. E quem aqui não é fã de Esparta? É algo a se pensar, apesar que muitas coisas ditas sobre o Nazismo é puro achismo e folclore. Porém é bom lembrar de uma célebre frase da antiguidade, que definitivamente coloca uma diferença central em tudo isso:

Citação:"Mostraram ao rei Agis uma nova catapulta que poderia atingir mortalmente a 200 jardas. Diante disso, ele se lamentou: Deus meu, acabou-se o heroísmo".

O ideal de virtudes que tanto admiramos no Espartanos advinham, e muito, da necessidade de uma proximidade letal para se alcançar o inimigo. Inovações tecnológicas praticamente acabaram com a honra nas lutas. Talvez esse fato tenha produzido efeitos tão diversos, se tratando de duas sociedades que tinham um alicerce ideológico semelhante. Enfim ... voltando ao livro...

Também não achei surpreendente o final. Na verdade, era algo bem previsto, dada as circunstâncias.

O mais legal de toda a história é a noção de que as nossas crenças limitantes podem ser destruídas a qualquer momento, e que as coisas que acreditamos podem ser, na verdade, uma maquiagem mortal da realidade. Por isso, se prender irredutivelmente  a paradigmas e dogmas (que MUITOS AQUI NO FÓRUM tem o costume de fazer) pode ser um baita tiro no pé e um caminho certo para o vazio existencial. Resumindo, o que eu aprendi com o livro foi: no seu PIOR INIMIGO você pode encontrar toda a sua razão de viver e a salvação. Pensem nisso.

O relato histórico é muito bom, e por mais escabroso que pareça, todas as coisas pelas quais o moleque Max passa, realmente acontecerão, inclusive o irmão polonês dele, foi um sujeito que realmente existiu.

Vale a lida se você não for muito afoito para que comece a parte interessante, pq o começo é bem maçante e sem graça.


------------------


[Image: 34fdb00704.jpg]


Sou suspeito para falar dessa série. Fantástica!!! (se você se basear na qualidade de série da netflix para julgar os livros, além de estar fodidamente enganado, você é um grande pau no cu. as únicas coisas parecidas são os nomes dos personagens... pode confiar)

Depois de matar Ubba, Utredh vai atrás do Rei Alfredo o Grande (único rei da Inglaterra que teve a honra de receber essa alcunha, e não foi por acaso como veremos nessa série) reivindicar a sua glória que foi "usurpada" por um engomadinho playboy puxa saco do rei. E é aí que ele já começa a se foder ...

Os relatos históricos, e o conhecimento da cultura saxônica e nórdica que Bernard Cornwell tem é impressionante. A leitura é muito suave e divertida, ele consegue facilmente te transportar para aquela época ... você vai sentir adrenalina e saber como é estar no meio de uma parede de escudos, onde uns endemoniados lunáticos barbados tentam te enfiar uma espada de 1,5m nas suas tripas, e partir seu crânio com um machado, depois disso, estuprar sua esposa e seu filhos.

Noções de honra são dadas a todo momento, o nosso universo masculino é todo vasculhado... ao mesmo tempo, noções de imprudência, e de como a negligência do homem pode ser fatal, principalmente para os inocentes.

Foi nessa série que eu aprendi uma lição muito importante que eu comecei a levar na minha vida e tenho a certeza que me mudou drasticamente, a de que os melhores elementos da sociedade não estão confinados numa raça especifica, ou num lugar especial, são aqueles que vão primeiro... são aqueles que fazem a primeira linha de defesa (ou ataque) numa parede de escudos. São aqueles que vão morrer pelo colega ao lado sem pensar duas vezes. Esse tipo de sujeito, sempre será o primeiro a morrer, os que ficam, são os covardes, os fracos, os estúpidos ... reflita sobre isso e entenda como pode ser aplicado no seu cotidiano.

A linha de frente da parede de escudos é onde estão os verdadeiros homens... nunca mais esqueça disso.

------------------


Estou lendo mais um aí, mas cansei de escrever... outra hora comento.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
(11-03-2021, 12:40 PM)donborjone Escreveu: Confrade @hjr_10 poderia nos dar mais detalhes a respeito da cafeína?

Lhe pergunto pois sou um assíduo bebedor de café e confesso honestamente que não vejo nenhum problema, muito pelo contrário, eu trabalho melhor, treino melhor e fora o sentimento bom de tomar aquele café preto

Salve camarada.


Seria muito leviano da minha parte discursar tecnicamente sobre a cafeína como se eu fosse um especialista da área.
Então eu vou deixar alguns argumentos retirados dos livros em que já li.

Antes disso, confesso que tentei ficar essa semana sem consumir café e/ou cafeína, mas ontem tomei quase uma garrafa inteira, puta que o pariu, vá se foder.
Pode ser placebo, mas segunda e terça eu não tomei e consegui me concentrar bastante, ontem e hoje que eu bebi já não consegui parar quieto.

Vou me esforçar e ficar uma semana. Tente aí, as vezes você tem um ótimo resultado com o café mas um melhor ainda sem ele.
Enfim, segue o que disseram:

No livro Por que nós dormimos, ele mostra que o fator mais importante para a vigília e o sono é o ritmo circadiano de 24 horas. O segundo fator é a pressão do sono e é onde a cafeína tem efeito nocivo. Ela atrapalha bruscamente a substância adenosina. Quanto mais você fica com sono, mais adenosina você produz, ao passo que a cafeína inibe a produção dela, pois toma o seu lugar nos receptores do cérebro, impedindo sua produção (ele dá o exemplo de que é como se você enfiasse o dedo no ouvido para parar de ouvir algum som). Isso contribui para que o sujeito passe a ter insônias. 
A título de curiosidade, terça e quarta acordei 6h da manhã (não consumi café segunda e terça), mas hoje acordei às 9h (tomei café que nem louco ontem). 
Quanto mais velhos, mais lenta a enzima do fígado que "remove" a cafeína fica. 
Enfim, tem vários outros, vou deixar a imagem do teste que me referi na postagem anterior.

Spoiler Revelar
>>> imagem retirada do livro Por que nós dormimos, página 41 <<<
[Image: ft.png?1615512542]

No livro do Capitão Bates, ele relata que assim que fez uma aliança com Deus, parou de consumir bebidas alcóolicas. Ele continuou bebendo chá e café, mesmo sabendo de alguns malefícios. Um dia passou mal bebendo chá e decidiu parar. Desde então, ele relata que teve uma melhora significativa da saúde, mais clareza mental.

Spoiler Revelar
Citação:
Se o leitor quiser saber o quanto ganhei com isso, responderei com prazer: minha saúde está melhor, minha mente, mais clara, e minha consciência a esse respeito, tranquila. - página 220

Citação:Sylvester Graham, em suas Palestras sobre a Ciência da Vida Humana, diz:
“Não há verdade mais clara na ciência do que o fato de que tanto o chá quanto o café estão entre os venenos mais poderosos do reino vegetal”.

O Jornal de Medicina da Transilvânia declarou que o chá é como um analgésico, em alguns casos tão potente quanto o ópio.

A Enciclopédia Americana diz:
“Os efeitos do chá sobre o organismo humano são como os de um narcótico muito leve. Esses efeitos, como os de qualquer outro narcótico, quando tomado em pequenas quantidades, é estimulante”.

O Dr. Combe, em sua valiosa obra sobre digestão e nutrição, observa que “quando preparado muito forte, ou tomado em grandes quantidades, especialmente tarde da noite, eles [o chá e o café] não apenas arruínam o estômago, mas perturbam seriamente a saúde do cérebro e do sistema nervoso”. - página 221
Mateus 21:22
Responda-o
Dois livros em andamento ao mesmo tempo. Esse é o tipo de coisa que comigo não funciona direito, mas não resisti à tentação.  
A ERA DOS IMPÉRIOS 1875 - 1914 de Eric J.  Hobsbawm, tratando dos choques predatórios que levaram ao primeiro grande conflito. A leitura corre fácil.
UMA TEORIA DO SOCIALISMO E DO CAPITALISMO  de  Hans-Hermann Hoppe. Esse é mais lento. Precisa de uma leitura mais cuidadosa.
Uma frase de Hoppe me fez se interessar por seus escritos:

"O igualitarismo, em todas as formas e contornos, é incompatível com a ideia de propriedade privada."
Responda-o
(07-03-2021, 05:58 PM)hjr_10 Escreveu: CAMINHO A CRISTO
Obra F A N T Á S T I C A. A Ellen White mostra como podemos, através da oração, nos conectar com Deus, através de Jesus Cristo.
Mas o livro é muito mais do que uma receita de bolo, uma cartilha. Muito pelo contrário.

Através de passagens bíblicas, ela nos mostra a importância de nos mantermos conectados ao Pai.
O bom é que o tempo todo ela utiliza passagens dos próprios apóstolos, mostrando que eles, assim como nós, foram tentados, tinham defeitos, pecaram, caíram. Mas humilharam o coração perante Deus e levantaram.

Jesus mesmo, que estava no Pai, assim como o Pai estava Nele (João 14:9), sentia necessidade de orar. É óbvio, então, que também temos a mesma necessidade.
A oração não é semanal, mensal, anual. É diária.
Na própria oração que Jesus nos ensinou, diz "o pão nosso de cada dia nos dai hoje".

Jesus é a ponte que devemos utilizar para nos conectarmos ao Pai.
Mas não tem como isso acontecer se não nos arrependermos dos pecados e humilhar nosso coração em oração.

E aquele que pedir em oração, crendo, receberá (Mateus 21:22).

Terminei de ler esse livro Caminho a Cristo essa semana. Gostei bastante também. Ele é curto e fala de forma contundente verdades negligenciadas por alguns cristãos.

[Image: download-7.jpg]

Na leitura da bíblia terminei de ler os livros: 
  • Josué
  • Juízes
  • Rute
  • 1 Samuel
  • 2 Samuel
  • 1 Reis
  • 2 Reis
  • 1 Crônicas
  • 2 Crônicas
  • Esdras
  • Neemias
  • Ester

Comecei agora o livro de Salmos, o maior de todos e o livro que se encontra no meio da bíblia. Demorei 4 meses para chegar na metade. O ritmo de leitura caiu devido ao excesso de compromissos, mas tenho me esforçado para ler pelo menos um pouco todo dia e espero concluir a leitura da bíblia toda em mais uns 4 a 6 meses.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
Depois de algum tempo sem postar porra nenhuma devido ao ritmo de trabalho, e aproveitando o ensejo de reclusão em casa, comecei a assinar um clube literário (... a quem se interessar, mande uma MP!) e tenho recebido alguns títulos bem interessantes, cujo qual estou lendo "Arquivo X - A verdade está lá fora", do Jonathan Maberry.

Spoiler Revelar

"Do seriado arquivo x, inédita coletânea de contos repletos de mistérios, segredos obscuros, visitas alienígenas e psicopatas assassinos".

[Image: 51-QDh-DTc-OL-SX345-BO1-204-203-200.jpg]


Nota pessoal: Leitura de banheiro (...aquela que não te agrega em porra nenhuma mas é divertida!).
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
[Image: 81CZ84Ani4L.jpg]


É uma leitura leve, recomendável pra quem está começando a desenvolver o hábito de leitura. Como se trata de contos e lendas medievais, são histórias um pouquinho "clichês", já que elas definiram muitos padrões que são reproduzidos na ficção até hoje. Apesar disso, essas histórias contém mensagens perenes, as quais é bom que sejam reforçadas em nosso interior de tempos em tempos. 

A obra também tem seu valor para o estudo da história. Ela nos fornece algumas informações, curiosidades e insights sobre a vida medieval e sobre o misticismo daquela época. O leitor atento perceberá que muitas das "superstições" de seus avós remontam, no mínimo, desde daquela época. 

Ademais, apesar de as histórias serem mais ou menos "clichês", como disse acima é impossível não deixar de vibrar com algumas delas.
Responda-o
[Image: 41D+IyLm-6L._SY344_BO1,204,203,200_.jpg]

muito bom!
Responda-o
Clichê, mas terminando ainda A Arte da Guerra, edição da Martin Claret Pocket, que um amigo me emprestou. É um livro pequeno mas muito interessante, sei que meu amigo leu sób a ótica da administração mas os princípios daquilo são muito mais interessantes e universais do que aparentam numa rápida olhada. Já vou deixar a recomendação.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
Terminei de ler O Livro dos Cinco Anéis, de Miyamoto Musashi.

No decorrer da leitura, me lembrou muito o livro A Arte da Guerra. Não que sejam parecidos ou equiparados - acho o do Sun Tzu muito melhor, inclusive -, mas por falar muito de táticas de combate/guerra, acabou me remetendo ao outro título.

Bom, não é um livro ruim, mas a menos que você queira ser um samurai que rode o Brasil fazendo duelos, vai precisar de muita interpretação para levar os ensinamentos ali descritos para sua vida.

Achei um livro bom, a história de Musashi é incrível, exímio samurai de guerra, mas acho que a romantização que fazem ao entorno dessa obra é deveras exagerada. Lá vem polêmica hehe.


===========================
Fiz o teste do café.
Todos os dias que fiquei sem consumir café, acordei mais disposto no outro dia e no horário, inclusive uma vez sem o despertador.
Com café, dificuldades ao sair da cama no dia seguinte, principalmente quando tomei consumi no período da tarde.

Concentração sem café também melhor. Com café, fiquei muito agitado e toda hora levantava para fazer algo.

Obs: engraçado isso, pois eu sempre achei que o café não produzia efeito em mim. Acho que era por conta do excesso de consumo.

Ainda não consegui ficar sem café definitivamente, mas estou diminuindo o consumo aos poucos.
Se antes eu consumia todos os sete dias da semana e várias vezes ao dia, hoje consumo uma vez a cada três dias e em menor quantidade.
Mateus 21:22
Responda-o
Catecismo sobre o Modernismo
[Image: cat_modernismo_mockup.png?fit=465%2C617&ssl=1]
Baseado na Carta Encíclica
PASCENDI DOMINICI GREGIS
(Sobre o Modernismo)

Promulgada por Sua Santidade o
Papa S. Pio X
(em 8 de setembro de 1907)
"Nós precisamos agora quebrar o silêncio, para tornar bem conhecidos à Igreja esses homens tão mal disfarçados".
S. Pio X
"Levar os homens à verdade é o maior benefício que se pode prestar aos outros." 

-São Tomás de Aquino
Responda-o
Spoiler Revelar
[Image: 71aS8ckztLL._AC_SL1500_.jpg]

[Image: images?q=tbn:ANd9GcSYkljdDZV1mFxPhzIh5zM...g&usqp=CAU]

[Image: 81N4LkPVgML._AC_SL1500_.jpg]

[Image: images?q=tbn:ANd9GcT6_U3kaiGhxj8U7VsN8cH...g&usqp=CAU]
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Marcações de livros do acervo da real e outros livros Myers 3 1,259 13-09-2022, 10:33 AM
Última Postagem: Myers

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 5 Visitante(s)