Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Introversão x Timidez
#1
por Fisthead » 06 Fev 2012, 16:54

Fala amigos da Real, tive a ideia de dividir um pouco do meu conhecimento sobre o assunto que é Timidez/Introversão, para contribuir com o crescimento pessoal de vocês.
Primeiramente, leiam o texto com atenção, sei que é um assunto bem comentado e conhecido, inclusive recomendo que vejam o post do Doutrinador sobre o assunto. Caso tenham algo a acrescentar,sintam-se a vontade e lembrem-se que meu objetivo é ajudar quem ainda não sabe ou sabe pouco sobre o assunto.

Introversão

Você é do tipo de pessoa que prefere conversar com apenas uma pessoa por vez? Gosta de ficar sozinho a maior parte do tempo? Se sim, você é introvertido. E já deve ter percebido a diferença do teu comportamento, com a dos cafas que já viu na sua vida. Enquanto os promíscuos estavam na balada chegando diretamente em todas as mulheres (vadias?) da balada, você fica olhando, imaginando como seria facíl conseguir mulheres se tivesse esse comportamento, e depois se sentiu um merda.

Bote na cabeça uma coisa... Introversão não é doença, é uma característica da sua personalidade. Aceite-a, deixe a REAL entrar na sua cabeça, não tente pagar de extrovertido amigo da galera, que você vai tomar no cú e vão ficar te conhecendo como o idiota babacão, a não ser que você seja um exelente ator.

O que devo fazer então, já que sou um introvertido?

Se você choraminga por causa disso, sugiro que dê 3 tapas na sua cara, e aceite. Depois reflita e veja que isso não é desvantagem pra ninguém, na MINHA opinião, o famoso "Perfil Ideal" do NA é um perfil introvertido, perceba as características:

"O HOMEM IDEAL, MODELADO SEGUNDO OS NOSSOS OBJETIVOS, FALA POUCO E DE FORMA ACERTADA (É SÓ UM MODELO PARA REFERÊNCIA). USA UM TOM DE VOZ GRAVE E IMPERATIVO. FALA EM TOM DE COMANDO. NÃO PEDE PERMISSÃO PARA SUA COMPANHEIRA: ORDENA, MAS NÃO A OBRIGA A OBEDECER, DEIXANDO A ELA O DIREITO DA RECUSA. NÃO FALA SOBRE SI MESMO. NÃO SE LAMENTA. NÃO CONFESSA SUAS FRAQUEZAS. NÃO CHORA EM PRESENÇA DA COMPANHEIRA. NÃO É TAGARELA..."

Claro que nem todo introvertido é assim, mas nunca vi introvertido tagarela, e é óbvio que nem todo introvertido tem tom de voz grave, é forte emocionalmente e etc ,mas isso são atributos que podemos mudar. Bom, minha dica pra você amigo introvertido, é que não confunda sua introverção com Timidez, e não se mate por ser um introvertido, isso não vai te impedir de nada, nem de crescer na vida, nem de conseguir mulheres (não viva em função disso).

Timidez

Pra mim, a diferença do introvertido pro tímido, é que timidez não é uma característica, mas sim uma falha na sua "personalidade". Muitos vão discordar e dizer que é sim uma característica, mas
se for parar pra pensar, não nascemos tímidos. A timidez nada mais é que uma insegurança exagerada do novo, ou das coisas que não temos muita prática, e essa é a parte boa, você pode SIM, perder sua timidez ou pelo menos diminui-la a ponto de não atrapalhar a sua vida, basta apenas PRATICAR. Se tem medo de falar em público, encha seus culhões, crie coragem é va lá e faça, faça tanto até que seu cérebro se acostume e faça você perder a insegurança (Timidez) que você TINHA em relação ao praticar um ato.

Você é o único responsável pelo seu crescimento pessoal, e perder sua insegurança em relação as coisas faz parte dele. Já parou pra pensar quantas oportunidades você já perdeu por ter aquele receio de fazer algo? Não deixe mais isso acontecer, aceite a REAL e vença sua insegurança.

Conclusão

Se você é extrovertido ou introvertido, aceite a si mesmo do jeito que é. Ambos possuem vantagens em aspectos diferentes.

Qualquer crítica ao meu ponto de vista é bem vinda, valeu!
O que me preocupa não é nem o grito dos esquerdistas, das feminazis, das mães solteiras, dos corruptos, dos maconheiros, dos cachorrentos, dos LGBTs, dos sem caráter e sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.
Responda-o
#2
O titulo certo pra esse topico seria 'discriçao X timidez', que as pessoas confundem as 2 coisas, isso é fato.
Responda-o
#3
(20-11-2015, 04:58 PM)Hombre de hielo Escreveu: O titulo certo pra esse topico seria 'discriçao X timidez', que as pessoas confundem as 2 coisas, isso é fato.
Fato mesmo.

Tímido é o cara que precisa falar para ganhar alguma coisa mas tem medo.

Discreto é só o cara que sabe se portar sem parecer uma att whore.

Aqui no Brasil, discrição é considerada timidez.
Responda-o
#4
Não sei se eu ainda me considero timido depois que eu comecei a trabalhar com o público, eu converso de boa com as pessoas,nenhuma restrição em fazer amizades,cumprimento de boa os conhecidos, nada mais me trava principalmente com mulheres que alguns anos atrás tinha vergonha de bater papo com elas,no entanto chega final de ano pra passar em casas de parentes ou em festas por exemplo, prefiro não ir,não gosto de ser o centro de atenções, prefiro ficar na minha meio que "isolado".
Responda-o
#5
Eu já fui bastante introvertido e tímido, não sei se isso foi ruim ao todo porque eu me tornei mais observador e analítico, talvez até crítico demais e muito exigente, porém acredito que se eu não tivesse andando de freio de mão puxado talvez eu tivesse feito muita merda sem pensar.

Eu sei porque eu experimentei dias anormais que simplesmente minha timidez sumiu e o resultado é que eu conseguia ao mesmo tempo o que eu queria ao ponto que eu também chocava as pessoas com a maneira que eu agia, o que prova que se eu fosse extrovertido mesmo eu não iria valer 1 centavo.

O grande problema da introversão é o sentimento de incapacidade, e o que leva a timidez é nada mais, nada menos que a porcaria da nossa mente. Eu garanto pra você que as pessoas tímidas tem um Q.I maior, porque elas conseguem fazer uma previsão das ações futuras e fazer um diagnóstico de todas as possibilidades matemáticas de uma coisa dar certo ou não.

O problema é justamente a ação, expressar atrasado ou não expressar nada por medo da sua próxima ação dar errado, quando você começa a sua ação você tenta observar a análise crítica de todos ao invés de se concentrar em sua própria tarefa, para um introvertido e tímido, a aprovação dos outros conta muito para a própria felicidade.

Isso é um grande problema, pois ou isso leva a uma motivação ou uma procrastinação, ou nos casos mais extremos, depressão e suicídio.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#6
Gostei da colocação de vocês a respeito de discrição, não tinha pensado nisso.

Timidez pra mim é algo que acomete aos mais jovens, geralmente com a experiência de vida, se o cara não se bloquear lógico, isso vai passando.

Alguém aí já leu aquele livro "O Poder dos Quietos"? Já vi um .pdf dele, mas tenho vontade de comprar pra ter na minha estante.
O que me preocupa não é nem o grito dos esquerdistas, das feminazis, das mães solteiras, dos corruptos, dos maconheiros, dos cachorrentos, dos LGBTs, dos sem caráter e sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.
Responda-o
#7
Timidez é o sentimento de vergonha e incapacidade, já introspecção é muito diferente. (Você pode ser introspectivo e arrogante ao mesmo tempo) No livro mencionado, "O Poder dos Quietos", a autora explica que a pessoa introspectiva tem a energia exaurida por conta de situações sociais e necessita de momentos de solidão para repor essa energia - o que acaba com a visão depreciativa do antissocial. O extrovertido é o inverso, ele "se carrega" nas interações sociais. Por conta disso os introvertidos costumam desenvolver mais a inteligência, por necessitarem de mais momentos a sós e terem maior facilidade de concentração - além de serem mais observadores e críticos.
"Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes" Isaac Newton


Responda-o
#8
(22-11-2015, 11:55 AM)Major Lobo Honrado Escreveu: Gostei da colocação de vocês a respeito de discrição, não tinha pensado nisso.

Timidez pra mim é algo que acomete aos mais jovens, geralmente com a experiência de vida, se o cara não se bloquear lógico, isso vai passando.

Alguém aí já leu aquele livro "O Poder dos Quietos"? Já vi um .pdf dele, mas tenho vontade de comprar pra ter na minha estante.

Então Major, eu adquiri o livro, mas o li muito porcamente...na verdade pretendo pegar ele e ler direito. 
Pelo que me lembro, a autora começa fazendo uma analise histórica da cultura americana. Antigamente a sociedade valorizada a personalidade introspectiva, porque via nesse tipo de homem virtudes ligadas ao bom caráter e sensatez. Posteriormente, por causa das mudanças na economia e na sociedade, o extrovertidos começaram a ser mais requisitados, foi aí que começou o culto à extroversão.
O livro vale a pena porque mostra que a introversão não é nenhuma doença, mas algo que faz parte da pessoa.
"Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes" Isaac Newton


Responda-o
#9
Para quem tem dificuldades em interações socias, recomendo o livro:
Como fazer amigos e influenciar pessoas.

Este livro é fantástico, irá mudar a vida de vcs.
Responda-o
#10
Cada um aprende a lutar com as armas que tem!

Um vídeo relevante ao assunto.



Responda-o
#11
Pra mim tudo está relacionado diretamente com a testosterona no corpo, quem fez o teste de No Fap por um tempo, nota que a timidez para falar com mulheres diminui e o cara fica mais extrovertido automaticamente...
Responda-o
#12
Excelente texto.
Eu sou tão extrovertido que tenho que controlar minha língua, coisa mais dificil que existe.
Mas eu já fui extremamente tímido, qualquer dia vou escrever um guia pra vencer a timidez rs.
Responda-o
#13
Timidez é uma fraqueza, é comum ela está presente junto a introversão, mas isso não é uma regra, timidez também tem graus e também depende as vezes com a situação e as circunstâncias, muitas vezes o sujeito é tímido em uns ambientes e em outros fica mais desinibido, pode ser vencida, como há graus as vezes quando é muito braba, só com ajuda médica, talvez o melhor nome para chamar isso que estamos descrevendo seja: ansiedade social. Quando estamos tímidos estamos fracos, por baixo... Agora tem situações que quase todo mundo fica meio tímido, faz parte, e faz parte também disfarçar, as pessoas disfarçam, não pense você (caso seja seu caso, vc que está lendo) que é o único que fica meio desconfortável quando tá no meio de um monte de mulheres por exemplo (ainda mais se pelo menos algumas delas forem bonitas) e elas tiverem te provocando/testando, a maioria dos caras ficam e  elas fazem isso de propósito mesmo e quando o fazem é porque você não é um lixo(isso é um bom sinal), se você fosse um merda total elas iam tratar você com indiferença...

Vale ressaltar que timidez diante de mulheres é uma característica bem masculina, porém quando ela atrapalha os relacionamentos tem que ser vencida.

Pessoal, por favor tem caras que são bem singulares com as mulheres, os famosos "cafas", mas eles não são deuses não, vamos parar de mitificar eles, ou no mínimo tentar melhorar o melhor possível, mas tem cara que é bom de fazer dinheiro, tem cara que é bom no esporte X, tem cara que é bom singular em outra coisa... a vida é assim... tem uns que tem o dom da putaria kkkk, são os verdadeiros "picas das galáxias"... isso pode ser trabalhado, mas tentar ser o que não é, não vira, na boa, vai se frustrar...

E olha na humildade eu conheço a real a tempo, já tentei bancar o cafa, já fiquei sem fapa, não é por ai...
A vida é muito além disso e acredite você vai mudar, você não percebe mais você provavelmente tá mudando, tá amadurecendo, ganhando experiência e quanto mais o tempo passa e dramas vão se dissipando e claro outros dramas surgem... Agora uma dica boa pra ficar tranquilo? Trabalhe o seu lado social, saia, pratique e aprenda coisas novas (úteis pra você) não precisa fazer coisa que não tem nada a ver ficar isolado só vai piorar a situação, conheça pessoas novas, tenha uma vida social, se teme algo, enfrente! Evite ser pessimista, não que pensar positivo atraia coisa boa(isso é besteira), mas não precisa gastar energia sofrendo de véspera, se der merda começa de novo, igual eu...
a vida é foda mesmo...

Palavras de um tímido, porém não introvertido.
Responda-o
#14
Olá Brascco, tudo bom? Retirei sua postagem dupla e tentei dar uma ajeitada no seu texto, pois o achei muito bom e acrescenta boas ideias a este tópico. Continue postando, você tem potencial. Obrigado por sua participação! Abraços cordiais.
O que me preocupa não é nem o grito dos esquerdistas, das feminazis, das mães solteiras, dos corruptos, dos maconheiros, dos cachorrentos, dos LGBTs, dos sem caráter e sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.
Responda-o
#15
Se tem medo de algo faça, se tem medo de falar em público pois seu rosto ficará vermelho, seu jeito de falar, do seu sotaque, da sua fala rápida ou devagar, da sua cara de bunda, faça e não tente esconder suas fraquezas, não tente não ficar ruborizado, apenas vá e faça, verá que o problema não é o que os outros acham, pensam, imaginam, e sim o que você mesmo acha que os outros acham. Depois que engrena é um abraço.

Quando criança eu simplesmente falava e falava e falava, no ensino fundamental quando já se adquire uma certa consciência e começa a zueira simplesmente deixei de falar, não gostava, não apresentava trabalhos orais, não respondia questões não apresentava falas, frases cujo palavras não conseguia pronunciar simplesmente eu me recusava a falar, conversas sobre assuntos que envolviam palavras com algumas silabas cujo não conseguia pronunciar (pronunciava errado): palavras com x, ch, j, g, r, rr, ex: Xicara, laranja, aranha, chá, vra, vre, vri, gra, gre, trem, e todos os seus derivados...

Para mim isso era motivo de extrema vergonha, deixei de fazer coisas, perdi oportunidades, deixei de pegar meninas quando adolescente pois o nome delas tinham algumas dessas consoantes no meio e como precisaria pronunciar evitei, incrível.

Fiz fonoaudióloga quando pequeno durante 2 anos, por motivos $$ deixei de fazer sem resolver 100% o problema, quando comecei a trabalhar, depois do ensino médio e começo da faculdade, a primeira coisa que fiz foi voltar a fazer fonoaudióloga, mais 1 ano, em valor atual custa aproximadamente R$ 80,00 a sessão.

Bom acontece que durante esse tempo, +ou- 6 anos, fiquei tímido, envergonhado, quieto, conversava com pessoas somente ao meu redor não gostava de me expor ao público pois sabia previamente que se precisasse falar alguma palavra com as consoantes citadas acima eu iria pronunciar errado e seria motivo de chacota, piada... nessa época, com minha idade, como era muito mais fácil ficar quieto e não resolver realmente o problema, e não tinha apoio muito menos condição, foi o que eu fiz, esperar e na primeira oportunidade resolver o problema.

Bom hoje pronuncio todas as palavras normais, todo mundo me entende e ninguém suspeita que precisei fazer 3 anos de fonoaudióloga, trabalho diretamente com pessoas, e não tem nada mais satisfatório que dizer palavras que antes eram impossíveis como: três, treze, granja, prato, é muito decepcionante pedir um prato e a pessoa falar pato ?. Quando pronunciei corretamente a primeira silaba com r, GRA, foi simplesmente fantástico.

Enfim se você tem um problema, resolva, mas não faça disso um bicho papão. Não mude o seu jeito, não deixe de fazer coisas pensando no que o outro irá fazer, não deixe sua timidez, sua vergonha tóxica, ditar as coisas que você pode ou não fazer, para falar "GRA" eu fiquei mais de 5 meses treinando, quase todo dia, somente para pronunciar qualquer silaba com r no meio, que qualquer criança fala normal, não deixe que os outros ditem o que é importante ou não para você, não deixem os outros falarem que isso não é importante.

Vença a sua timidez para você, faça o que é importante para você e depois colha os frutos.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#16
Pica das galáxias! é difícil acha relatos tão incentivadores e reais sobre o assunto. sou introvertido até os ossos. sou novato, estou lendo os tópicos pra pegar o clima, já que nunca fiz parte de um fórum. estou abismado com a mentalidade de vocês. simplesmente geniais. não pude deixar de postar minha primeira resposta, por que, realmente, demais! principalmente a resposta do Brascco e do Bean. enfim, vou postar meu relato contando um pouco da minha introversão.
Responda-o
#17
Ambos são mal vistos pela sociedade, aqui na huelândia todo mundo tem que ser político.
Responda-o
#18
Metade das pessoas é introvertida e não tem como mudar isso.
Muitos CEOs, artistas, professores, palestrantres, etc. são introvertidos.
O Ratinho, Carlos Massa, mesmo, é introvertido e isso não impede que ele apresente espontaneamente o programa de tv dele e comande os negócios da Rede Massa.

O que acontece é que tem gente que fica se pautando em estereótipos de comportamento influenciados por jornal nacional, novelas da grobo, bbb, revista capricho, eMoTV e outras viadagens e inutilidades, de que é preciso ser um falastrão pra ser o descolado, pra ser desde um bom amigo ou um bom marido até mesmo pra ser um bom torcedor de time de futebol".
pesquisem sobre os 4 tipos de temperamento segundo Hipócrates, eu mesmo sou fleumático e me sinto muito bem assim! isso não me impede de dosar algumas coisas de colérico e de melancólico quando necessário para me relacionar bem com as pessoas civilizadas e para liderar bem turmar de alunos que tenho.


Timidez, eu não sei muito sobe isso e nem me interesso em saber tbm. No achismo, considero que timidez só é ruim quando realmente lhe atrapalha a conseguir oq naturalmente vc mereceria e isso realmente te afeta! Se vc não se importa, é indiferente, então não é timidez, é zona de conforto. E se zona de conforto fosse ruim, iria se chama zona de desconforto. Não é preciso ficar tagarelando como um papagaio sempre, basta fazer e falar oq fo necessário e oq vc quiser sem isso prejudicar ninguém, mto menos prejudicando vc mesmo.
Responda-o
#19
Introversão difere de timidez. eu por exemplo, sou introvertido e muito comunicativo, expressivo, sinto-me a vontade ao discursar para uma plateia.

As pessoas introvertidas são mais reflexivas e possuem um senso de análise crítica mais aguçado, devido a sua habilidade de observação. Elas são reservadas e ao contrário do que a maioria deduz, não são avessas a manter relacionamentos interpessoais.  

O introvertido possui vida social devidamente ativa, no entanto, é mais criterioso no que se refere às pessoas que serão incluídas em seus contatos. Ele prefere dividir seu tempo com poucos amigos, com os quais se sente verdadeiramente a vontade, compartilhando conversas construtivas e momentos agregadores, do que estar em meio a muitas pessoas trocando diálogos superficiais.

A consciência se expressa por atitude - introversão e extroversão (Jung). No caso da extroversão, o individuo se preocupa e canaliza sua energia para o ambiente, para o mundo externo. É aquele tipo de pessoa que se sente muito bem quando está num ambiente agitado, com outras pessoas, em grupo. Fala o que pensa. Dá valor ao mundo externo, foca em objetivos.



Deem uma olhada https://lucianavarrobrasil.wordpress.com...troversao/
Responda-o
#20
Tem o teste de personalidade.... https://www.16personalities.com/br
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)