Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que Bitcoin? Parte l – O dinheiro e a moeda
#1
Por que Bitcoin? Parte l – O dinheiro e a moeda

Antes de tudo, eu sou um produtor - não sou um pidão e muito menos um saqueador - há muitos anos cansado de ver o esforço do suor do meu rosto diluído por quem emite papel moeda.

Mas antes de começar vou deixar uma parte introdutória dum texto fenomenal, espero que todos leiam antes de finalizar o assunto do tópico, no link abaixo, há também o link para uma narração muito legal desse discurso.

Ayn Rand – discurso do dinheiro de Francisco D’Anconia (A Revolta de Atlas)
“– Então o senhor acha que o dinheiro é a origem de todo o mal? O senhor já se perguntou qual é a origem do dinheiro? Ele é um instrumento de troca, que só pode existir quando há bens produzidos e homens capazes de produzi-los. O dinheiro é a forma material do princípio de que os homens que querem negociar uns com os outros precisam trocar um valor por outro. O dinheiro não é o instrumento dos pidões, que recorrem às lágrimas para pedir produtos, nem dos saqueadores, que os levam à força. O dinheiro só se torna possível por intermédio dos homens que produzem. É isso que o senhor considera mau? Quem aceita dinheiro como pagamento por seu esforço só o faz por saber que será trocado pelo produto do esforço de outrem. Não são os pidões nem os saqueadores que dão ao dinheiro o seu valor. Nem um oceano de lágrimas nem todas as armas do mundo podem transformar aqueles pedaços de papel no seu bolso no pão de que você precisa para sobreviver. Aqueles pedaços de papel, que deveriam ser ouro, são penhores de honra, e é por meio deles que você se apropria da energia dos homens que produzem. A sua carteira afirma a esperança de que em algum lugar no mundo ao seu redor existam homens que não traem aquele princípio moral que é a origem do dinheiro. É isso que o senhor considera mau?”
 
https://objetivismo.com.br/artigo/ayn-ra...a-de-atlas




Quem já parou pra pensar sobre a origem do dinheiro e a sua subversão total? Eu iniciei meus estudos com um livro bastante simples e fácil de ler: “O que o governo fez com o nosso dinheiro?” de Murray N. Rothbard, até onde eu me lembro foi indicação do @Temujin, grande leitor, tradutor, chucruteiro e estimado confrade.
 
Fed’s ‘Infinite Cash’ Put to the Test in a World of Leverage
 
Após analisar o que o livro dizia de forma tão simples, passei a entender vários conceitos que antes me pareciam vagos.

Eu entrei no mundo Bitcoin tendo sorte e azar, entrei sem saber direito do que se tratava como bom bostileiro, participei de pump and damp no Telegram, @Bean e @Libertador passaram algumas madrugadas acompanhando e fazendo dinheiro também. Cheguei a ganhar 10k num único trade em pump, já perdi uma boa grana em hackeamento em corretora gringa, comprei um monte de shitcoin e ICO’s que prometiam ser o nov bitcoin com grande valorização, aprendi bastante desde 2017 pra hoje ser BTC Only.
 
A pandemia foi um fator preponderante para a minha revolta com o estado de coisas atuais. Do dia pra noite qualquer prefeitinho de merda poderia destruir tudo o que você construiu por décadas, mandando soldar a porta do teu comércio, dizendo que sua subsistência não era essencial. Como contribuir mantendo um sistema maquiavélico, imoral e satânico desses? Esse prefeitinho tinha mais poder sobre a nossa vida do que muito imperador sobre um camponês no passado.

Mesmo com todas as tiranias e trapalhadas durante esse período muitos desses políticos foram reeleitos. Apenas 1/3 dos imperadores romanos não tiveram mortes violentas, no mundo atual você pode cometer os piores atos que nada acontece.
 
Com a pandemia veio o auxilio Brasil, dívida e impressão de dinheiro, destruição da cadeia de suprimentos e um absurdo programa de empobrecimento em massa e distribuição de riqueza para grandes conglomerados empresariais e cantilionários.  (https://explicabitcoin.medium.com/efeito...ed16e6964b). Quem tinha algum Real investido conseguiu perceber o efeito devastador da impressão de moeda em seu patrimônio, quem não tinha dinheiro poupado percebeu que teria que comer menos ou pior, a crise veio para todos, principalmente os da base da pirâmide.
 
Após isso conheci o conceito de juro real negativo, como eu já conhecia bem o conceito inflacionário onde o fator principal não é índice de preços, mas sim aumento de base monetária (m2), ficou mais fácil de entender esse conceito: https://www.facebook.com/flulrich/videos...631060918/
 
O aumento da base monetária é o imposto invisível, é assim que o estado consegue aumentar seus gastos de forma exponencial, diluindo detentores de Real, já que o aumento da cobrança de imposto atualmente está em seu limite, fazendo com que qualquer aumento diminua arrecadação, Bolso provou que é verdade diminuindo impostos e aumentando a arrecadação (conceito da Curva de Laffer). Hoje o aumento de imposto pensando em aumentar arrecadação só pode significar duas coisas, completa ignorância de quem o faz ou pura maldade: manter o povo mais pobre ainda e mais controlável. Quem acha que não é a segunda opção?

O emissor de moeda ganha pela “senhoriagem”, a Coroa portuguesa cobrava 20% - o quinto dos infernos - uma única vez em taxa de cunhagem do ouro, hoje, levando-se em consideração o M2 + índice de preços, a taxa é anual. Levando-se em consideração todo o avanço tecnológico e ganho de produtividade, as coisas deveriam ficar mais baratas, o Estado confisca também esse ganho de produtividade ao emitir subversivamente sua moeda. Os bancos também criam dinheiro do nada por meio de reservas fracionárias emprestando o teu dinheiro várias e vezes. “Ah, mas existe o FGC para bancar possíveis calotes”, quem leu até aqui já deve saber o que vai acontecer pra bancar essa “segurança”: isso mesmo, irão diluir a tua moeda. Os bailouts funcionam assim:
 
[Image: ?u=https%3A%2F%2Fimages3.memedroid.com%2...ipo=images]
 
Ora, como um país pode ir pra frente diluindo os poupadores? A baixa preferência temporal é essencial para uma sociedade saudável, onde idosos conseguem se manter com o que acumularam a vida toda. A diluição da moeda subverte isso também, imagina quem acredita que o Ponzi do INSS vai suportar sua sobrevivência no futuro? Quem tem 40 anos ou menos não irá se aposentar, ou irá nos moldes venezuelanos, R$ 1,26 por mês.

O wellfare tenderá a colapsar, pois é baseado numa pirâmide onde não há mais gente suficiente entrando para bancar quem está saindo do esquema. O diagrama de Pareto funciona aqui também, são 20% produtores para 80% de pidões e saqueadores. O sistema previdenciário via título de capitalização não pode ser vantajoso levando-se em conta que vivemos num ambiente de juros real negativo onde você investe pra perder menos, é só ver o que virou esse sistema no Chile. A baixa fertilidade já é um problema em diversos países, o envelhecimento da população é uma realidade, o Brasil será o país mais velho das américas dentro de duas década, deverá perder apenas para o Canadá, que já está em situação crítica tendo que mendigar por imigrantes.

Spoiler Revelar
“A moeda FIAT é tão subversiva que o imediatista é beneficiado e o poupador prejudicado.”
 
O ouro é a reserva de valor com histórico milenar, é só analisar quanto custava o grama de ouro em 1994 e quanto vale agora, lembrando que se alguém comprou ouro em 1994 e quiser vender agora terá que pagar IR sobre toda essa “desvalorização” do real. É ou não é um sistema satânico?
 
Quando algum infeliz te disser que aumento de base monetária não causa inflação, pergunte pra ele porque o governo não imprime todo o dinheiro do qual ele precisa e não nos isenta de todos os impostos?
Obs.: Gráfico do aumento de base monetária, diluição do teu papel moeda.
 
Após a pandemia e todos os seus horrores de engenharia e controle social, quem ainda não percebeu o que está acontecendo está realmente dormente. Os agentes Smiths farão de tudo para defender a ilusão, os NPC’s apenas seguem o jogo e acham que tudo está normal. Quem ainda não está tirando seu patrimônio do Estado derramará lágrimas de sangue.

Toda a corrupção advém da separação entre controle x propriedade, portanto a corrupção é inseparável da democracia, é uma falha no código fonte, irreparável.
              
“Temos que lutar pelo nosso país, nos manifestar e cobrar as mudanças dos políticos, não podemos ser covardes e nos entregar”.
 
Tentar mudar esse sistema pobre, satânico e desumano é querer fazer parte dele, não há salvação para algo já gangrenado, a melhor forma de se proteger é “Sonegar e desinvestir”. Você pode e deve salvar você e a sua família.

Em breve pretendo continuar esse tópico com algumas informações mais práticas, então quem quiser comentar fique a vontade.
 
Obs.: Não vivo disso, não ensino nada a ninguém, não vendo bitcoin (só compro), se acha que sou maluco continue na “perda fixa ou variável” e veja teu poder de compra ruir ao logo do tempo, que será cada vez mais curto. Se acha o bitcoin uma pirâmide poupe o papelzinho do haddad ou “invista” em imóveis.

“cada cachorro que lamba sua caceta”.

Glossário do tópico:

Perda fixa = renda fixa
Perda variável = renda variável
B3 = Bolsa Bolivariana do Brasil
Legacy = Economia formal (é o sistema, em tecnologia, obsoleto, mas ainda operando, como a telefonia fixa)
Senhorinhagem = Somos forçados a usar o real (curso forçado) e o estado cobra uma taxa para isso.
Curso forçado = Moeda puramente fiduciária (fiat) que não é conversível e só é aceita por imposição legal. Como o Real.
Juros Negativos = A taxa de juros dos investimentos, com seu risco de investimento e o IR, é menor do que a inflação real. Você está ganhando dinheiro nominalmente mas na verdade está perdendo poder de compra.
Inflação real = É o aumento da base monetária (agregado monetário M2), já o índice de preços (IPCA) é consequência, é a inflação oficial, que é mais baixa.
Preço médio = DCA (Dollar cost averaging)
Welfare = Estado de bem estar social (Benefícios sociais do governo)
Cantilionários = Efeito Cantillon. Os primeiros a receber o dinheiro recém-criado por um Banco Central veem sua renda subir, enquanto os últimos a receber o
dinheiro veem seu poder de compra declinar.
Shitcoins = É um termo pejorativo usado para descrever uma criptomoeda que se tornou inútil. É uma criptomoeda sem propósito, valor ou futuro.

Veja a parte 2 aqui: Por que Bitcoin? Parte ll – A matrix fiduciária
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#2
Show.
Excelente livro o ''Revolta de Atlas'', bem como ''a Fonte'' da mesma autora, são clássicos do objetivismo.
Ótimas recomendações.

"Só os canalhas precisam de uma ideologia que os absolva e justifique." (Rodrigues, Nelsson)
Responda-o
#3
Muito bom o texto. Obrigado por trazer para nos informar...

Já investi em BTC, e a principal vantagem que achei em comparação a renda variável em geral (ações, FII) são as taxas serem infinitamente melhores... Sò achei isso no entanto.. Nada mais...

Sofre dessa volatilidade maluca... As Altcoins então, fora de cogitação qualquer hipótese de "investimento" pra longo prazo. Tornou-se, parece, terra de programador que cria uma "nova moeda promissora", reúne recursos e depois, tchau moeda.. enfim

Pretendo voltar a comprar BTC novamente, acredito ainda, é que a melhor opção disponível no mercado para investimentos programados, pouco valor e de maneira constante... E tendo como regra não sacar no curto, médio prazo, mas definitivamente sacar lucros nos períodos de substância alta, como exemplo lá nos 60k dólares...

Queria eu poder comprar uns imóveis a vista para investimento, mas nessa vida, só se eu ganhar na loteria kk, então fora de cogitação...

Aos quase 40 anos, hoje busco possuir aos 55, 60 anos, por volta de uns 500k em investimento.. Isso já bastaria, ao meu ver hj, para minha existência até o inevitável finalll rsrs

Enfim, leio sobre "investimentos" desde o ano de 2016, e apesar de já ter ganhado alguma grana com isso, no final devo ser honesto com os Senhores e dizer, se tivesse feito nada, de tudo que investi e deixado debaixo da cama, ou melhor, na velha poupança rendendo seus míseros, eu teria certamente mais dinheiro hoje...

Já acreditei muito em possibilidade de ganhos fáceis (|Ações, Opção (derivativos) Opção binária, Altcoins, Apostas Esportivas (esse mais recente) mas infelizmente NÃO EXISTE... Isso só me tirou dinheiro e me fez perder tempo....

Tenho um parente, pião de obra, solteiro, que aos 25 anos, esses dias me mostrou, não gasta com putaria, nem baladas e tals, tem já uns 50k guardados... PQPPP o cara ganha aí seus 1500 por mês só;;;

Que tapa na minha cara....
Responda-o
#4
Já investi em BTC, e a principal vantagem que achei em comparação a renda variável em geral (ações, FII) são as taxas serem infinitamente melhores... Sò achei isso no entanto.. Nada mais...

Falarei sobre o lastro do BTC e sua utilidade nas outras partes, estude sobre ele e verá que não captou sua real utilidade.

Sofre dessa volatilidade maluca... As Altcoins então, fora de cogitação qualquer hipótese de "investimento" pra longo prazo. Tornou-se, parece, terra de programador que cria uma "nova moeda promissora", reúne recursos e depois, tchau moeda.. enfim

Altcoin= Shitcoin= esquemas pra tomar seus Bitcoins. Há quem ganhe com elas? Claro.

Pretendo voltar a comprar BTC novamente, acredito ainda, é que a melhor opção disponível no mercado para investimentos programados, pouco valor e de maneira constante... E tendo como regra não sacar no curto, médio prazo, mas definitivamente sacar lucros nos períodos de substância alta, como exemplo lá nos 60k dólares...

Falarei sobre essa tática na continuação, leia sobre DCA, é o que faço. Considere BTC como reserva de valor, irrastreável, inconfiscável, sem IR, nenhuma muié toma, nenhum juiz bloqueia.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#5
Bitcoin = reserva de valor que deve ser utilizada em conjunto com outros investimentos.

É uma ilha de segurança para fugir de tiranias como o estado merdileiro. É simples, quem discorda é matrixiano.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#6
Meus estimados, chegou o momento de abrir os olhos para a revolução que o Bitcoin traz e como ele pode ser o caminho para nossa inédita liberdade financeira!

O Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada e imune ao controle de governos e bancos centrais. Isso quer dizer que você não precisa mais confiar nessas instituições corruptas e manipuladoras que tanto atrapalham nossa economia e liberdade. Em nações tirânicas ou diante de bloqueios judiciais, o Bitcoin torna-se um porto seguro para resguardar seu patrimônio. Enquanto o governo tem o poder de congelar suas contas bancárias, apreender seu dinheiro e até mesmo depreciar a moeda nacional, o Bitcoin permanece intocável. Ninguém pode controlar ou censurar suas transações, proporcionando uma liberdade financeira nunca antes vista!

Ademais, o Bitcoin é uma moeda deflacionária. Diferentemente do Real e de outras moedas fiduciárias, que padecem com a inflação devido à emissão descontrolada de dinheiro pelos governos, o Bitcoin possui oferta limitada a 21 milhões de unidades. Isso assegura que seu valor seja preservado com o passar do tempo, protegendo suas economias da corrosão inflacionária que tanto prejudica a população.

Outro benefício incrível do Bitcoin é a capacidade de enviar e receber dinheiro de maneira rápida, segura e econômica, independente de fronteiras e burocracias. Já pensou poder transferir suas economias para qualquer canto do mundo, sem ter que arcar com taxas exorbitantes e aguardar dias pelo processamento? Com o Bitcoin, isso é viável!

Se você procura uma alternativa ao sistema financeiro convencional e deseja proteger seu dinheiro das garras do Estado e dos bancos, o Bitcoin é a resposta. Não permita que o controle e a manipulação deles ditem o destino do seu patrimônio.

Já vendi metade dos meus bens e investi em Bitcoin. Com a situação deplorável em que o país vem sendo arruinado pela esquerda, estou cogitando seriamente em partir daqui. E levar meu patrimônio em Bitcoin para ser usado no exterior é a melhor opção que encontrei. Com meu dinheiro em Bitcoin, não importa o quanto eles queiram imprimir de moeda estatal. Não faz diferença a magnitude da inflação. Nem os confiscos. Nem as taxas de transferência de patrimônio de um país para outro. É muito mais liberdade. E já deixo o alerta, em breve será muito difícil comprar Bitcoin no Brasil. Eles criarão diversos obstáculos e complicações. A hora é agora!

Um aspecto negativo do Bitcoin, por ora, é a volatilidade extrema, que pode oscilar bastante em questão de dias ou horas. Porém, se comparado aos benefícios, isso é o de menos. E eu creio que, com o tempo, a volatilidade tende a diminuir.
Responda-o
#7
(11-05-2023, 11:59 AM)João de Barro Escreveu: Meus estimados, chegou o momento de abrir os olhos para a revolução que o Bitcoin traz e como ele pode ser o caminho para nossa inédita liberdade financeira!

O Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada e imune ao controle de governos e bancos centrais. Isso quer dizer que você não precisa mais confiar nessas instituições corruptas e manipuladoras que tanto atrapalham nossa economia e liberdade. Em nações tirânicas ou diante de bloqueios judiciais, o Bitcoin torna-se um porto seguro para resguardar seu patrimônio. Enquanto o governo tem o poder de congelar suas contas bancárias, apreender seu dinheiro e até mesmo depreciar a moeda nacional, o Bitcoin permanece intocável. Ninguém pode controlar ou censurar suas transações, proporcionando uma liberdade financeira nunca antes vista!

Ademais, o Bitcoin é uma moeda deflacionária. Diferentemente do Real e de outras moedas fiduciárias, que padecem com a inflação devido à emissão descontrolada de dinheiro pelos governos, o Bitcoin possui oferta limitada a 21 milhões de unidades. Isso assegura que seu valor seja preservado com o passar do tempo, protegendo suas economias da corrosão inflacionária que tanto prejudica a população.

Outro benefício incrível do Bitcoin é a capacidade de enviar e receber dinheiro de maneira rápida, segura e econômica, independente de fronteiras e burocracias. Já pensou poder transferir suas economias para qualquer canto do mundo, sem ter que arcar com taxas exorbitantes e aguardar dias pelo processamento? Com o Bitcoin, isso é viável!

Se você procura uma alternativa ao sistema financeiro convencional e deseja proteger seu dinheiro das garras do Estado e dos bancos, o Bitcoin é a resposta. Não permita que o controle e a manipulação deles ditem o destino do seu patrimônio.

Já vendi metade dos meus bens e investi em Bitcoin. Com a situação deplorável em que o país vem sendo arruinado pela esquerda, estou cogitando seriamente em partir daqui. E levar meu patrimônio em Bitcoin para ser usado no exterior é a melhor opção que encontrei. Com meu dinheiro em Bitcoin, não importa o quanto eles queiram imprimir de moeda estatal. Não faz diferença a magnitude da inflação. Nem os confiscos. Nem as taxas de transferência de patrimônio de um país para outro. É muito mais liberdade. E já deixo o alerta, em breve será muito difícil comprar Bitcoin no Brasil. Eles criarão diversos obstáculos e complicações. A hora é agora!

Um aspecto negativo do Bitcoin, por ora, é a volatilidade extrema, que pode oscilar bastante em questão de dias ou horas. Porém, se comparado aos benefícios, isso é o de menos. E eu creio que, com o tempo, a volatilidade tende a diminuir.

Muito bom. Quanto a volatilidade: ela assusta quem pensa em FIAT e não tem baixa preferência temporal.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#8
Muito interessante esse link que compartilhou sobre o Efeito Cantillon. Eu não conhecia o termo. Interessante que no final das contas, com essa impressão absurda de dinheiro que teve da pandemia para cá no Brasil e no mundo só fez enriquecer os amigos do rei e empobrecer a população em geral. Foi uma redistribuição forçada de riqueza dos pobres para os ricos. O preço das coisas só vem aumentando e o poder de compra só diminuindo. Principal motivo para o governo estar tentando acabar com a autonomia do Banco Central.

(09-05-2023, 10:59 PM)Trglodita Escreveu:
Após isso conheci o conceito de juro real negativo, como eu já conhecia bem o conceito inflacionário onde o fator principal não é índice de preços, mas sim aumento de base monetária (m2), ficou mais fácil de entender esse conceito: https://www.facebook.com/flulrich/videos...631060918/
 
O aumento da base monetária é o imposto invisível, é assim que o estado consegue aumentar seus gastos de forma exponencial, diluindo detentores de Real, já que o aumento da cobrança de imposto atualmente está em seu limite, fazendo com que qualquer aumento diminua arrecadação, Bolso provou que é verdade diminuindo impostos e aumentando a arrecadação (conceito da Curva de Laffer). Hoje o aumento de imposto pensando em aumentar arrecadação só pode significar duas coisas, completa ignorância de quem o faz ou pura maldade: manter o povo mais pobre ainda e mais controlável. Quem acha que não é a segunda opção?

Com certeza é a segunda opção. É o socialismo por impostos. Eles não estão preocupados em arrecadar mais e sim em sobrecarregar quem produz até os coitados não conseguirem mais suportar o peso e quebrarem. 

(09-05-2023, 10:59 PM)Trglodita Escreveu:
Ora, como um país pode ir pra frente diluindo os poupadores? A baixa preferência temporal é essencial para uma sociedade saudável, onde idosos conseguem se manter com o que acumularam a vida toda. A diluição da moeda subverte isso também, imagina quem acredita que o Ponzi do INSS vai suportar sua sobrevivência no futuro? Quem tem 40 anos ou menos não irá se aposentar, ou irá nos moldes venezuelanos, R$ 1,26 por mês.

E está cheio de gente inocente tentando poupar reservas. Gastar menos do que ganha e poupando na conta. Seguindo o script padrão sem perceber que se tornou loucura. Na situação que a coisa tomou, não compensa mais poupar dinheiro porque a cada mês que passa ele desvaloriza mais. Uma pessoa que tem 100k guardados, a uma inflação de uns 12% ao ano, hipoteticamente teria que juntar no mínimo 12k reais por ano, 1k reais por mês ao bolo para permanecer no mesmo lugar. 

Aposentadoria é outra ilusão gigante que todos embarcam. Vejo no trabalho NPCs direto falando disso como se fosse algo certo. Vejo colegas poupando dinheiro e investindo na perda fixa. Se planejando para daqui 30 anos como se não fossem ocorrer outras reformas da previdência até lá mudando completamente as regras, como se o poder de compra não fosse continuar caindo loucamente. 

(09-05-2023, 10:59 PM)Trglodita Escreveu: Tentar mudar esse sistema pobre, satânico e desumano é querer fazer parte dele, não há salvação para algo já gangrenado, a melhor forma de se proteger é “Sonegar e desinvestir”. Você pode e deve salvar você e a sua família.

No pé que as coisas andam eu acho que não tem muito o que fazer não. É tirar o estado do nosso dinheiro. Comprar ouro, prata e principalmente Bitcoin, para proteger o patrimônio na medida do possível. Até se for necessário uma eventual saída do país, é 10x mais fácil e barato com uma carteira de Bitcoin do que transferindo burocraticamente o dinheiro para o exterior.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#9
Os cantilionários são os que mais se beneficiam da moeda nova, pq ela só vai causar inflação após o seu início de circulação, entao eles gastam essa moeda nova quando ela ainda não causou a inflaçao.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#10
(09-05-2023, 11:50 PM)Baralho Escreveu: Show.
Excelente livro o ''Revolta de Atlas'', bem como ''a Fonte'' da mesma autora, são clássicos do objetivismo.
Ótimas recomendações.

Em português saiu como A Nascente. Pra quem não gosta muito de ler, tem Cântico da Rand também.
  • Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.
Leia: Nuvem de Giz
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Por que Bitcoin? Parte ll – A matrix fiduciária Trglodita 86 5,806 21-03-2024, 09:54 PM
Última Postagem: Diamante

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)