Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Divida o seu salário
#1
Prefácio:

Spoiler Revelar
O objetivo deste tópico é deixar um Norte para aqueles que ainda estão perdidos ou não saibam como se organizar financeiramente. No começo é trabalhoso colocar estas dicas em prática, mas, com o tempo é perfeitamente possível. Basta ter planejamento e disciplina.

Primeiramente: Faça uma planilha no Excel, ou baixe programas gratuitos de controle financeiro, ou então papel e caneta mesmo. Fica a seu critério. Tendo escolhido o método de controle; você verá para onde à sua suada renda foi utilizada.




Dívida seu salário em áreas:
  • Padrão (que acredito) ser equilibrado: 60% Para manutenção da família, 20 (ou 10%) para investimentos e poupança, 20% para gastos livres.

  • Gastos para manutenção da família: 60% (ideal) ou 70%.

  • Habitação: Aluguel ou prestação de condomínio ou casa, contas no geral (água, luz, telefone, gás, telefone; etc), IPTU e contas de começo de ano (deixe parte do seu 13º para ajudar nestas ocasiões). Supermercado, entre outras contas habitacionais.

  • Transporte: Para quem possuir um carro, use esta porcentagem para manter o seu veículo e as contas deste em dia.

  • Saúde: Planos de saúde ou consultas particulares.

  • Educação: Faculdade, escola, material, livros, cursos, entre outros.

  • Gastos particulares: Higiene pessoal, academia, barbeiro; e afins.

  • Outros: Tarifas bancárias, pensões, extras diários.


Poupança e Investimentos: 20 ou 10%:
  • 20 ou 10% para poupança e investimentos para dá inicio a sua Liberdade Financeira. OBS: Na verdade o ideal seria 20%. Sendo quê: 10% para poupança (reserva de emergência) e a outra metade para investimentos no geral. Caso você tenha feito sua reserva, direcione os 20% totais para área de investimentos.

  • Os 3 principais: Bolsa de valores, FI, Tesouro Direto. Além da poupança (que não é investimento, porém será necessária para guardar seu dinheiro em objetivos de curto prazo)


Gastos Livres: 20%:

Lazer no geral: Restaurantes, viagens, passeios; entre outros (vai de cada um).
 
Dica: Se você está com dívidas. Deixo a seguinte orientação. 60 ou 70% para gastos familiares, 10% para sua liberdade financeira e 20% (no máximo 30%) para eliminação das dívidas.

Tópicos de apoio: 
(clique nos nomes abaixo)




- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#2
Tópico interessante.
Tendo em vista que carro não é investimento (pelo menos não deveríamos pensar desta forma), ao querer trocar de veículo a toda hora, resistindo a esta tentação, podemos até definir uma nova porcentagem:

Gastos com manutenção: 50%

Gastos livres: 15 a 20%

Investimentos: 30 a 35%, tentando diversificar as aplicações.
Responda-o
#3
O segredo para economizar grana é fingir que nunca receber o salário que recebe...ex: ganha 1k e finge que só recebeu 750 R$ (ou seja, não pode gastar mais do que isso), se ganha 2k finge que recebeu só 1,5k e assim por diante...eu considero um mês no vermelho para mim quando sobra apenas 100 R$ na carteira e mês padrão quando sobra de 500 para cima e nem ganho muita coisa, apenas tenho pouco custo fixo (gasolina, condomínio, alimentação e estacionamento)...começa assim, depois aprende sobre investimento de dinheiro (no outro tópico postei lá os principais para cada tipo de risco) e quando vê, de pouco em pouco o cara acaba comprando tudo à vista, tendo disciplina compra carro e até apartamento...
Responda-o
#4
Muito bom tópico, confrade Diamante Negro!

Divisão realista e precisa. Claro que pode variar conforme cada orçamento particular. Mas, no geral, creio ser uma divisão que comporta todos os objetivos para quem almeja, de maneira realista, começar a poupar e investir.
Responda-o
#5
O mais importante é guardar no início do mês, não se deve esperar o mês acabar e guardar o que sobrar, porque geralmente não sobra nada.  Disciplina é a palavra. (corte gastos desnecessários). 

 Quando se é autonomo ai o bicho pega. É o meu caso, rs
 
Esta dicas do confrade é fantastica, muito bom mesmo. 

Parabens, Diamante gostei muito.  

salvei aqui no meu not.
Responda-o
#6
Tópico excelente confrade, 

Ainda mais em tempos de crise, todos no geral precisam fechar a mão ! É como fazer a dieta dar resultado , basta fechar a boca ! Rsrsrsrsrsrs


Responda-o
#7
Sempre guardo um pouco do que ganho por mês na conta bancária.
Responda-o
#8
Eu tento guardar 30 % dos meus ganhos. Recentemente adquiri minha casa própria e moro sozinho. A economia é absurda. Você economiza motel ,gasolina , saídas para jantar etc..Batalhe pela casa própria é muito bom em vários aspectos.

Enviado de meu XT1022 usando Tapatalk
Responda-o
#9
- Gostei do feedback de vocês. Cada um com seus propósito e perspectivas. Quem estiver com dúvidas, só deixar a pergunta.

- PS: Zod, caso você queira fazer um relato de sua experiência ao comprar um imóvel e a estratégia utilizada, fique a vontade em criar um tópico a respeito.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#10
Agora que estou acordando para esse lado financeiro. tópico muito bom.
Responda-o
#11
Tópico legal.

Realmente, o cara tem que tirar os 10 ou 20% para poupança/investimento NA HORA que recebe o salário, e não depois, pois nunca sobra.

Outro lance importante: separe o dinheiro por contas a pagar, Ex: vc tem que pagar 100 da internet, e 200 do cartão, 80 da luz. Então separe os 100 da internet com um clip, os 200 do cartao com outro clip, e os 80 da luz com outro clip, e os deixe fora da carteira, senão vc gasta.

Assim, além de vc não gastá-los, seu cérebro procurará meios para fazer o dinheiro que vc tem na carteira, render.
Responda-o
#12
Carai, eu pensei ter deixado um feedback nesse tópico, mas não sei o que houve.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#13
Lembrando que a planilha que o Diamante fez é excelente, eu uso!
Responda-o
#14
(27-01-2016, 05:49 PM)Diamante Escreveu: - Gostei do feedback de vocês. Cada um com seus propósito e perspectivas. Quem estiver com dúvidas, só deixar a pergunta.

- PS: Zod, caso você queira fazer um relato de sua experiência ao comprar um imóvel e a estratégia utilizada, fique a vontade em criar um tópico a respeito.

Seria interessante o pessoal que já adquiriu um imóvel ou está em vias de tal compartilhar dicas de como comprar, do que é bom fazer no planejamento em busca da casa própria.
Responda-o
#15
Fala, pessoal.

Excelente tópico. Tudo que fazemos ou deixamos de fazer na vida envolve grana. A organização financeira é necessária para uma vida plena, principalmente para nós homens, que somos vistos na sociedade como os provedores. O pão duro é visto de maneira pejorativa hoje em dia, se o cara não é esbanjador, pensa antes de comprar e compra o necessário, ele é pão duro. Eu me considero um baita pão duro, tenho controle das minhas finanças pessoais e registro dele desde 2009. Isso é libertador. Hoje em dia guardo 30% dos meus rendimentos, sou autônomo e essa condição me forçou a ter mais controle. Faço exatamente o que os amigos confrades relataram acima, não penso que ganho o que ganho, e sim menos, a poupança é uma conta como outra qualquer, recebeu o salário pague as contas, incluindo a poupança (poupança no sentido de guardar, não uso este tipo de "investimento").

Nunca consegui guardar 1 mísero Real que "sobrou" no fim do mês , sabem pq? Pq nunca sobra nada, você precisa fazer sobrar.

Meu pai sempre me disse:

"Rico é aquele que gasta menos do que ganha, pobre é aquele que gasta tudo o que ganha e miserável é aquele que gasta mais do que ganha."
Responda-o
#16
Ótimo tópico caro confrade Diamante.

Agora que estou iniciando minha rodada de investimentos e quitando as dívidas daí verei como vou dividir os meus ganhos.
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#17
(28-01-2016, 12:11 AM)Mandrake Escreveu: Lembrando que a planilha que o Diamante fez é excelente, eu uso!

(2)
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#18
Em tempo de não conseguir editar a resposta.

Eu divido meu salário muito bem, água, luz, mercado e próximo mês.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#19
Excelente tópico, parabéns.
Responda-o
#20
Thumbs Up 
Excelente tópico.
Já tinha o hábito de controlar meus gastos, mas não de forma tão organizada. Acabei de baixar a planilha, será de grande ajuda.
"A evolução do homem passa, necessariamente, pela busca do conhecimento." - Sun Tzu
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Portabilidade de Salário Diamante 9 4,291 31-05-2022, 07:35 PM
Última Postagem: Gordo
  Como fazer a divisão do salário? Henry Volk 4 1,819 05-12-2017, 10:06 AM
Última Postagem: Nicolau Maquiavel

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)