Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A banalização de um diploma universitário
#81
(26-04-2017, 11:26 PM)Aragons Escreveu: As fábricas que eu já vi estão todas sucateadas e as máquinas só rodam com 743578 gambiarras e mesmo assim quebram semanalmente, se alguém com grana importar máquinas de qualidade o Brasil vai tremer. O cara vai vencer por WO

Já trabalhei em indústrias, mas não no chão de fábrica. Maquinário é sucata mesmo... mas vale a pena importar? Gastar puta grana, ter dor de cabeça? Sendo que fazendo na China sai muito mais barato?

Não entendo de chão de fábrica, mas vejo que a industria brasileira só sobrevive pq utiliza máquinas de sucata.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#82
(27-04-2017, 08:58 AM)Roland Escreveu: Medicina ainda se sustenta porque é curso de elite. Direito já foi assim, e hoje banalizou tanto que qualquer um sai colocando adesivo no carro, comprando moleton do curso e carregando vade mecum debaixo do braço só pra fazer escândalo em loja.

Prevejo que, em 5 anos, talvez não haja mais condições de advogar. Daqui a 10 anos, com certeza a coisa vai pro brejo.

Uma conhecida minha, que é  professora, me disse em uma conversa que na família dela tinha uns 10 advogados. Uns 4 deles desistiram da advocacia, e olha que segundo ela, foi um sacrifício passar no curso de Direito e na OAB.

Ser advogado num país onde as leis são antigas e fracas, defendem bandidos e crimes, é uma profissão difícil. 

Sleepy

Nas faculdades públicos, o cara entra nos primeiros semestres, faz baderna, cria ilusões de vida fácil, não quer se esforçar, fica de putaria, e depois desiste ou vai para outro curso. Nesse meio tempo, tirou a oportunidade de outros que queriam ingressar e seguir no curso. 

Outra coisa que acontece é gente que fica no curso superior por 10 anos! Pegam DPs de brincadeira, ficam em festinhas, atrapalham quem quer estudar, etc. Isso gera um gasto para o governo e para todos, que pagam para eles "estudarem de graça". 

Alguns vivem de nariz empinado dependendo do curso que entra. Acham que estão com a vida ganha. Um exemplo é entrar em engenharia civil e o cara se achar o top da balada.
Responda-o
#83
(27-04-2017, 07:04 PM)Ph da Real Escreveu:
(27-04-2017, 08:58 AM)Roland Escreveu: Medicina ainda se sustenta porque é curso de elite. Direito já foi assim, e hoje banalizou tanto que qualquer um sai colocando adesivo no carro, comprando moleton do curso e carregando vade mecum debaixo do braço só pra fazer escândalo em loja.

Prevejo que, em 5 anos, talvez não haja mais condições de advogar. Daqui a 10 anos, com certeza a coisa vai pro brejo.

Uma conhecida minha, que é  professora, me disse em uma conversa que na família dela tinha uns 10 advogados. Uns 4 deles desistiram da advocacia, e olha que segundo ela, foi um sacrifício passar no curso de Direito e na OAB.

Ser advogado num país onde as leis são antigas e fracas, defendem bandidos e crimes, é uma profissão difícil. 

Sleepy

Nas faculdades públicos, o cara entra nos primeiros semestres, faz baderna, cria ilusões de vida fácil, não quer se esforçar, fica de putaria, e depois desiste ou vai para outro curso. Nesse meio tempo, tirou a oportunidade de outros que queriam ingressar e seguir no curso. 

Outra coisa que acontece é gente que fica no curso superior por 10 anos! Pegam DPs de brincadeira, ficam em festinhas, atrapalham quem quer estudar, etc. Isso gera um gasto para o governo e para todos, que pagam para eles "estudarem de graça". 

Alguns vivem de nariz empinado dependendo do curso que entra. Acham que estão com a vida ganha. Um exemplo é entrar em engenharia civil e o cara se achar o top da balada.

Vc devia ver o pessoal do Direito. Eu faço trabalhos acadêmicos como freelancer, e interajo com os universitários do curso.

É de dar nojo. Passam o dia em grupinhos debatendo questões toscas de provas, organizando a compra do moleton do curso e soltando juridiquês a todo instante. Alguns se tratam por "doutores" e dão verdadeiras aulas. Todos os dias aprendo algo novo com eles.

Mal sabem onde se meteram. Aqui fora a bala não é de festim, amigo.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#84
O brasileiro como é um povo preguiçoso por natureza acaba por vangloriar o diploma universitário, sim o diploma, não o conhecimento genuíno, verdadeiro e questionador. Como não enxergam 1 palmo na frente do nariz; entram na faculdade e acham que já terão um trabalho, que burros. 

Sem falar na falta de conhecimento deles, por exemplo, no curso de direito; todo cara que faz direito deveria passar na prova da OAB de forma fácil, sem precisar nem estudar; é o mínimo que se espera, mas o brasileiro é burro e "engana nas provas" ao invés de aprender de fato.

QUERO PROPOR AOS CONFRADES FALAR SOBRE AS HABILIDADES ESTUDANTIS E PSICOLÓGICAS EXIGIDAS EM ALGUMAS PROFISSÕES. 

Sabemos que não basta ser CDF para ser médico, o cara pode tirar 10, mas se tiver medo de sangue e for deveras cagão para o assunto, nem adianta. Não adianta ser bom em matemática para cursar engenharia civil, precisa-se entrar em construção, saber de fato as coisas na prática, tomar cuidado com as "UNIESQUINAS" e ver se existe mercado de trabalho.

Quem é bom em química, física e matemática passa "fácil" em qual curso? E a empregabilidade? Como disseram, olho nos cursos técnicos, nos cursos para dirigir máquinas agronegócio; soldador afins....
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#85
(28-04-2017, 11:36 AM)machadation Escreveu: (...)

QUERO PROPOR AOS CONFRADES FALAR SOBRE AS HABILIDADES ESTUDANTIS E PSICOLÓGICAS EXIGIDAS EM ALGUMAS PROFISSÕES. 

(...)
Quem é bom em química, física e matemática passa "fácil" em qual curso? E a empregabilidade? Como disseram, olho nos cursos técnicos, nos cursos para dirigir máquinas agronegócio; soldador afins....

Existe tópico a respeito:

http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=1617
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#86
(27-04-2017, 04:12 PM)Destruidor Escreveu:
(26-04-2017, 11:26 PM)Aragons Escreveu: As fábricas fizeram já vi estãodas sucateadas e as máquinas só rodam com 743578 gambiarras e mesmo assim quebram semanalmente, se alguém com grana importar máquinas defábrica dade o Brasil vai tremer. O cara vai vencer por WO
. á trabalhei endo ústrias, mas não no chão de fábrica. Maquinário é sucata mesmo... mas vale a pena importar? Gastar puta grana, ter dor de cabeça? Sendo que fazendo na China sai muito mais barato?

Não entendo de chão de fábrica, mas vejo que a industria brasileira só sobrevive pq utiliza máquinas de sucata.

Quem produz um produto Made in Brazil ganha privilégios e isenções fiscais.
Empresas grandes costumam burlar a lei produzindo peças na China e montando elas no Brasil. As vezes o equipamento já chega pré montado e só é necessário apertar uns parafusos e botar a etiqueta Made in Brazil
A desindustrialização brasileira é isso, estamos virando um país em que indústrias só montam. Indústria montadora, igual a indústria mexicana.

Mas eu conheço empresas que se foderam ao mover a produção pra China. Uma montadora de aviões desistiu de se mudar porque ficou com medo de abrir o projeto pro governo, e isso quando a fábrica já estava sendo montada. Tinha uma empresa que ficou décadas funcionando no Brasil sem problema nenhum, decidiu se mudar para a China e algum chinês retardado quebrou uma máquina e deu 8 bilhões de prejuízo.

Vietnam e áfrica são boas opções pra quem busca mão de obra barata, essas duas regiões serão a nova China
.
Responda-o
#87
O curso de Direito é um sonho de infância se tornando realidade, e conforme comecei as aulas, fui percebendo que a realidade era bem mais embaixo. Constatei no começo do curso que era um Analfabeto e conforme muitas cagadas que cometi ao longo dos semestres, vi que era um caminho sem volta. Mas está valendo a pena rs

Um colega me disse que não deveria fazer Direito e sim, T.I - Talvez é um mercado que crescerá muito ao longo dos anos ou talvez seja engano. 

Dou risada com o pessoal reclamando pra caralho que a matéria tá foda isso e aquilo e ficando todos eufóricos para o próximo trote, barzinho e essas futilidades. Otários, mal sabem o que lhe aguardam no futuro. 

Quem fez Fies, então, dispenso comentários. Que Deus ajude eles, pois irão precisar. È algo que mesmo antes de começar a faculdade, eu achava inviável.


Responda-o
#88
Hoje fico feliz que meu FIES tenha sido negado por falta de verba, caso contrário o governo estaria com mais uma trolha apontada para mim.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#89
O legal desse tópico é que tudo que foi escrito aqui me disseram quando entrei no curso de Direito (e fiz Federal), era tia, prima, professor da faculdade, advogados que trabalhavam comigo, não era incomum ouvir "aproveita que voce é novinho e esta no começo do curso e pula fora enquanto é tempo", hoje faço Economia e ganho mais que advogado formado, a sem contar no "imposto" de advogado que é a anuidade da OAB.
.
TODO mundo faz curso de Direito, tanto que é proibido abrir novos cursos de Direito, o Brasil é o país com mais faculdades de Direito no mundo, isso é uma indústria milionária, com livros e mais livros, apostilas, cursinhos preparatórios, concursos (onde a maioria a vaga nem existe e quando existe são vendidas ou apadrinhadas), taxas de inscrição, anuidade da OAB e por aí vai.
Responda-o
#90
Hoje em dia ter um diploma universitário não significa muita coisa, e digo isso com conhecimento de causa. Sou formado em uma universidade renomada Brasília, tenho pós em Tributário e já tenho a carteira da OAB. No meu currículo tenho a favor um inglês desenvolto, estágio em gabinete de desembargador e escritório de advocacia, trabalhei 1 ano de graça (isso mesmo) na DPU, dois dias por semana. Com um currículo razoável desses, era de se esperar que ao menos aparecesse uma oportunidade, certo? Pois já mandei meu currículo para mais de quarenta escritórios e NENHUM sequer chamou.

Infelizmente não há mais oportunidades de emprego. Acabou. Hoje em dia ou você começa como estagiário em um escritório e dá a alma para se manter lá, ou você monta seu próprio negócio, ou então meu chapa, faça o que 99% das pessoas fazem: estude para um concurso.

Tinha uma época em que eu me preocupava em qual carreira seguir; hoje em dia minha preocupação é pagar minhas contas. Há 30 anos atrás faltavam pessoas para trabalhar; hoje em dia, vagas.

Tem quase 2 meses que estou desempregado e a conclusão que chego é que, na idade que eu estou (quase 31 anos), ou eu monto um escritório com um camarada ou meto a cara nos livros e passo em um concurso.

Realmente, nutrimos várias ilusões achando que o mercado de trabalho precisa de nós... bobagem, somos nós que precisamos dele.

O trabalho, que deveria ser uma garantia, se tornou um prêmio dado a poucos felizardos.

A Real sob uma perspectiva científica.
Um novo artigo a cada semana (ou não).
Responda-o
#91
Antes da real eu me formei em RH, um curso inútil. 1- só se contrata quem é formado em psicologia, pois esse profissional é apto a aplicar testes psicotécnicos. 2- só contratam mulher, sei lá por que, deve ser por ter mais mulher formada em psicologia e para nenhum trabalhador querer dar uma de valente. 3- Nunca consegui trabalhar na área.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#92
(04-01-2018, 10:47 AM)Über Escreveu: Hoje em dia ter um diploma universitário não significa muita coisa, e digo isso com conhecimento de causa. Sou formado em uma universidade renomada Brasília, tenho pós em Tributário e já tenho a carteira da OAB. No meu currículo tenho a favor um inglês desenvolto, estágio em gabinete de desembargador e escritório de advocacia, trabalhei 1 ano de graça (isso mesmo) na DPU, dois dias por semana. Com um currículo razoável desses, era de se esperar que ao menos aparecesse uma oportunidade, certo? Pois já mandei meu currículo para mais de quarenta escritórios e NENHUM sequer chamou.

Infelizmente não há mais oportunidades de emprego. Acabou. Hoje em dia ou você começa como estagiário em um escritório e dá a alma para se manter lá, ou você monta seu próprio negócio, ou então meu chapa, faça o que 99% das pessoas fazem: estude para um concurso.

Tinha uma época em que eu me preocupava em qual carreira seguir; hoje em dia minha preocupação é pagar minhas contas. Há 30 anos atrás faltavam pessoas para trabalhar; hoje em dia, vagas.

Tem quase 2 meses que estou desempregado e a conclusão que chego é que, na idade que eu estou (quase 31 anos), ou eu monto um escritório com um camarada ou meto a cara nos livros e passo em um concurso.

Realmente, nutrimos várias ilusões achando que o mercado de trabalho precisa de nós... bobagem, somos nós que precisamos dele.

O trabalho, que deveria ser uma garantia, se tornou um prêmio dado a poucos felizardos.

Pois é, eu advogo há quatro anos e nem a anuidade consigo pagar em dia. Estou com escritório, mas os clientes não têm dinheiro, o fórum não anda, e enquanto isso o que me resta é estudar pra concurso. Como sempre digo, não façam Direito.

Esse ano vou achar algo pra fazer por fora. Tá foda.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#93
@Roland

Já pensou em dar aula em universidade, tá cheio de curso de direito por aí, eles devem precisar de professores, é o que eu pensaria em fazer se fosse vc, mas é uma ideia, não pesquisei p/ ver se é viável.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#94
Pela minha experiência pessoal com o direito, as opções são as seguintes:


1- Trabalhar pra você mesmo;

2 - Trabalhar em outra área pra se manter enquanto vai pegando algumas causas até começar a sair algum $$$;

3 - Estudar pra concurso.


Por um bom tempo eu fiz a opção 2, hoje estou na 1, com um plano B em andamento desde 2016.

Trabalhar para escritório, fazer diligências, não compensa, nem acho correto, senão você acaba sendo mais um prostituindo a profissão. Aqui em BH oferecem ao escravo associado em média R$ 1.5000 por mês, salário que dá pra ganhar facilmente em qualquer outra profissão de nível técnico por exemplo.

O grande problema da advocacia é que as causas boas demoram (isto é, se você conseguir causas boas) pelo menos uns cinco anos pra sair um $$$.
Membro Associado da Marmito Man Corporation

Quer me perguntar algo? - Visite meu Ask.fm - [Backup]
Responda-o
#95
@Über Isso só se aplica ao ramo do direito, onde só vinga quem tem muito network, lábia, dinheiro ou filha da putice.
Responda-o
#96
Acabo de me formar em engenharia de produção em faculdade particular, não consegui ingressar no mercado de trabalho na minha cidade (interior) agora vou tentar em cidades mais desenvolvidas , porem já tenho plano B, 2 concursos nível médio.Pelo que andei pesquisando vagas, a maioria de empresas estipulam nível superior cursando ou concluído pra vagas simples fora a experiência, ou seja o diploma superior passou a ser algo quase que obrigatório pra vc não trabalhar no braçal.
Graças a Deus ganhei bolsa do Prouni, fico imaginando os meu colegas da faculdade com as prestações do FIES chegando ai...
Responda-o
#97
^Creio que isso possa acontecer comigo também. Estou indo para o quarto semestre de engenharia de produção. Puxei dezenas (literalmente) de matérias da federal e pulei quase dois anos de curso.

Não sei se vou precisar fazer concurso de nível médio lá na frente. Tudo depende da famosa ''experiência''. Acho que posso conseguir um estágio sem remuneração só pra conseguir essa maldita ''experiência'' que as empresas tanto querem. Começando antes da metado do curso, talvez eu consiga entrar no mercado de trabalho.

Isso se uma vagabunda qualquer resolva dar a buceta pro sujeito e roube a minha vaga (como já aconteceu antes)
Responda-o
#98
É importante analisar sua área de formação, se é uma profissão bem demandada na região onde mora, então fazer uma pesquisa sobre alguns alvos, empresas onde esse profissional é exigido.

No caso de o mercado local ser fraco, então a saída do concurso, mesmo que temporário, pode ajudar a pavimentar outros planos (mudança de residência, cursos preparatórios pra concursos federais, por exemplo).

Se formar em algo que se identifique é ótimo, o fator idade ajuda se tiver tempo pra tentar investir em negócio próprio (nesse caso, um curso de consultoria como o do Sebrae, ou similar, é interessante), mas é imprescindível lembrar que idealismo não tem lugar no mercado.
Responda-o
#99
(06-01-2018, 02:28 AM)Digons Escreveu: ^Creio que isso possa acontecer comigo também. Estou indo para o quarto semestre de engenharia de produção. Puxei dezenas (literalmente) de matérias da federal e pulei quase dois anos de curso.

Não sei se vou precisar fazer concurso de nível médio lá na frente. Tudo depende da famosa ''experiência''. Acho que posso conseguir um estágio sem remuneração só pra conseguir essa maldita ''experiência'' que as empresas tanto querem.  Começando antes da metado do curso, talvez eu consiga entrar no mercado de trabalho.

Isso se uma vagabunda qualquer resolva dar a buceta pro sujeito e roube a minha vaga (como já aconteceu antes)
Isso amigo uma experiência de estágio já ajuda muito, depende de onde vc morar arruma sim, fica de olho naquele site vagas.com , tem bastante coisa e boa sorte pra gente.
Responda-o
(04-01-2018, 10:47 AM)Über Escreveu: Hoje em dia ter um diploma universitário não significa muita coisa, e digo isso com conhecimento de causa. Sou formado em uma universidade renomada Brasília, tenho pós em Tributário e já tenho a carteira da OAB. No meu currículo tenho a favor um inglês desenvolto, estágio em gabinete de desembargador e escritório de advocacia, trabalhei 1 ano de graça (isso mesmo) na DPU, dois dias por semana. Com um currículo razoável desses, era de se esperar que ao menos aparecesse uma oportunidade, certo? Pois já mandei meu currículo para mais de quarenta escritórios e NENHUM sequer chamou.

Infelizmente não há mais oportunidades de emprego. Acabou. Hoje em dia ou você começa como estagiário em um escritório e dá a alma para se manter lá, ou você monta seu próprio negócio, ou então meu chapa, faça o que 99% das pessoas fazem: estude para um concurso.

Tinha uma época em que eu me preocupava em qual carreira seguir; hoje em dia minha preocupação é pagar minhas contas. Há 30 anos atrás faltavam pessoas para trabalhar; hoje em dia, vagas.

Tem quase 2 meses que estou desempregado e a conclusão que chego é que, na idade que eu estou (quase 31 anos), ou eu monto um escritório com um camarada ou meto a cara nos livros e passo em um concurso.

Realmente, nutrimos várias ilusões achando que o mercado de trabalho precisa de nós... bobagem, somos nós que precisamos dele.

O trabalho, que deveria ser uma garantia, se tornou um prêmio dado a poucos felizardos.
Não é que não tem emprego, é que voce fez curso de Direito, que nada mais é que Ciências sociais aplicadas, não é curso pra pobre, ou voce faz só por fazer e dizer que tem diploma (até porque é um curso bobo,no caso de rico que está com a vida ganha) ou tem envolvimento político, Direito foi a perdição da minha vida, se eu pudesse, voltava no tempo só pra bater em mim mesmo 5 anos atrás.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)