Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A importância da Alimentação para ter Saúde!
#21
(29-03-2023, 10:33 AM)fantasmático Escreveu: Por que fala como se arroz e feijão não fosse algo "ideal" em uma dieta?

O Arroz e feijão não são ruins, da dieta do Brasileiro que só come pão com margarina (pior lixo que existe) e cafe, o feijão e arroz no almoço é a única coisa que salva.

Contudo o Arroz Branco é puro amido, com quase nada de nutrientes, e o feijão tem pouco poder nutritivo também, sem contar que o feijão precisa deixar de molho sempre antes de preparar para remover os anti-nutrientes que prejudicam nosso corpo, por isso muita gente que come feijão e se sente inchado e com gases. 

Só pra você ter uma ideia, o Fígado bovino é MUITO mais rico em ferro do que o feijão, que o pessoal fala tanto que é rico em ferro.
Responda-o
#22
Ótima resposta do @Héracles, muito conhecimento acumulado em uma só mensagem, como sempre.

Concordo 100% que cada organismo funciona de um jeito, logo não há uma dieta universal benéfica para todos. Eu tenho 1,87cm se fizesse essa alimentação aí do Gil eu sumia de tão magro.

Comecei a treinar com 65kg, hoje depois de 2 anos estudando bastante sobre alimentação, colhendo muita informação principalmente do fórum hipertrofia, estou conseguindo manter 91 kg com um bom volume e baixa gordura.

Porém o que funciona pra mim também é uma dieta rica em carbo, é quase 1kg de arroz por dia sem frescura, fora as frutas como banana e maçã.

Como tudo na vida, dietas precisam ser testadas para ver se dá certo, pra eu acertar minha alimentação de uma forma que não ficasse tão gordo nem tão seco, demorou muito tempo. Hoje consigo manter a mesma alimentação encaixada na minha rotina todos os dias e comer um x salada bacon de food truck no sábado numa boa.

Uma parada que troquei recente foi a farinha de aveia pela farinha de arroz no shake, aveia estava sendo meu ponto fraco gasoso, era uma podridão absurda. Troquei pela farinha de arroz, que contém mais carbo e melhorou. Porém perdi os benefícios intestinais que a aveia proporciona.
Responda-o
#23
(29-03-2023, 10:52 AM)Héracles Escreveu: Bem, analisando o tópico proposto como um todo, são dicas genéricas que lemos em qualquer site "saúde e bem estar" espalhado na internet ... em todo caso vou fazer algumas observações - como sempre, baseadas na minha experiência pessoal - sobre alguns pontos levantados pelo autor. 

Provavelmente é um erro "endeusar" as tais gorduras boas, da mesma forma que é idiota considerar as "gorduras ruins" o próprio demônio encarnado. Pode ser surpreendente para muitos, mas os óleos omega 6 tem algumas funções bastante importantes para o organismo humano, e o excesso de gorduras omega 3 não promovem tantos "benefícios" assim como é propagado... e também caso seja o objetivo de alguém que estiver lendo, dietas muito rigorosamente baixas em gorduras seguramente causaram uma queda nos níveis de hormônios sexuais. 

Acho que é desnecessário dizer que comer coisas que foram mergulhadas em óleo fervente é uma atitude, no mínimo, idiota. E logicamente seu corpo PRECISA de micronutrientes ...  

Eu fiz por um tempo a dieta proposta pelo Dr Mauro di Pasquale que é, em linhas gerais, rigorosamente baixa em carboidratos, e alta em alimentos de origem animal e verduras e frutas, mais ou menos conforme a ideia do autor do tópico... e passei mal mas mal de verdade de uma forma que eu não lembro de ter passado antes. Achei que tinha contraído um doença auto imune ou coisa do tipo. 

Bem, o que eu quero dizer com isso: que a dieta "saudável" não pode ser proposta, simplesmente devido ao fato que a individualidade biológica governa todas as funções dos organismos humanos. Fazendo uma retrospectiva, eu mesmo já defendi e já fiz dietas muito altas em carne, especialmente as vermelhas, tendo o cuidado de evitar todas as outras coisas óbvias ditas anteriormente, e também fiquei ruim...

Da mesma forma, e isso foi bem recente inclusive, já comi muita verdura, e muita fruta, e também não foi legal... diarreia e desconfortos intestinais constantes. 

A questão é que cada metabolismo será adaptado a um tipo de alimentação seguramente muito especifica. No meu caso, por exemplo, eu preciso de uma dieta rica em carboidratos simples, média/alta em gordura - de todos os tipos - e média/baixa em carne, especialmente as vermelhas... essas questões de quantidade e tipo de macronutriente ideal para cada pessoa advém das influencias genéticas e obviamente, do nível de atividade que você possui. Compartimentar dietas pode - e será - um tiro no pé... como eu mesmo descobri ao longo dos anos. Como vocês sabem, eu já defendi ferozmente dietas ricas em carnes, e baixas em caboidratos... imaginem a minha surpresa e decepção quando cheguei finalmente a conclusão que eu definitivamente não me adapto bem a esse tipo de rotina alimentar. 

Enfim... falando de dieta eu acho que a questão mais fundamental é, em primeiro lugar, conhecer o seu organismo e entender como ele funciona. 

Se você não sabe por onde começar, comece se comprometendo a comer todos os dias na mesma hora e as mesma coisas, não importa o que nesse primeiro momento. A partir disso vá prestando a atenção nos seus desconfortos intestinais e evacuações ruins após as refeições. Fazendo isso você terá uma pequena noção de coisas que são ruins para o seu corpo, aí sim é inteligente promover mudanças. 

Não preciso dizer que mudanças drásticas não são sustentáveis. Se você não tem o hábito de comer praticamente nada do que foi sugerido, não pense que simplesmente ler esse tópico ou qualquer outro sobre dieta, saber que é errado comer coisas industrializadas, ter em mente que agora você está motivado para mudar de vida e etc, que esse "conhecimento" e essa nova "vontade" irão fazer com que você siga um novo plano. Não, isso não vai acontecer, e eu falo isso com uma certa dose de certeza pq vejo esse tipo de acontecimento desde o início da minha carreira nessa área de atividade física. 

Outra dica importante que eu daria, e que é bem simples de entender é que carboidratos simples são energia rápida. Se você não se sente seguro de fazer muitas mudanças, coma carboidratos simples tendo por base o seu nível de atividade física e entenda que o que causa todos os problemas de saúde não é o carboidrato simples em si, mas sim o acúmulo do seu substrato no organismo, devido a excessos, sedentarismo, questões genéticas, enfim ...

Boa resposta Heracles, contudo quero frisar que esse tópico por mais simples que pareça, não é o que divulgam em mídia tradicionais e site de ”bem estar”, a regra na nutrição é dizer que gordura saturado é faz mal, que carne vermelha causa câncer e que carboidratos (seja lá qual for) são tudo de bom! 

Tenho que concordar com você, alguns pessoas precisam ajustar a dieta de acordo com a resposta do organismo, o intestino e as fezes são um indicador importante para notar se está tudo ok, mas uma coisa que acho importante dizer é que dietas ricas em carnes e baixas em carboidratos tendem a levar o sujeito menos vezes ao banheiro, justamente pq nosso organismo aproveita muito dos alimentos de origem animal e fica pouca coisa pra ser jogada fora através das fezes.

Bom, você parece já ter testado as dietas mais recomendadas pelos nutricionistas que considero realmente bons, você conhece o Dr. Souto? Acho uma ótima fonte de conhecimento adequado quando o assunto é nutrição, pioneiro no Brasil na dieta Paleo Low carb, que tratou e trata pessoas pré diabéticas e até mesmo diabéticas em todo mundo, entre outras condições, enfim, o que quero passar com esse tópico simples é uma dieta Paleo adequada aos nossos dias atuais, que para a maioria das pessoas é uma boa alimentação para se manter saudável ao longo da vida.

Quanto aos carboidratos simples, tenho certo receio, então terei que discordar desse ponto, quais carboidratos simples você está falando? Por que se está falando de pães e massas por exemplo não acho que são ideias para a saúde, pois eles tem papel importante no desenvolvimento da inflamação sub-clinica ao longo do tempo, lógico que você pode comer de vez em quando, mas colocar esses carboidratos simples na dieta do dia a dia, particularmente não considero a melhor estratégia pra quem visa saúde.

Enfim, essa é só a minha opinião baseada em alguns estudos científicos e no conhecimento passado pelos médicos e nutricionistas que considero muito bons quando o assunto é saude através da nutrição.
Responda-o
#24
(29-03-2023, 11:13 AM)BarbaNegra Escreveu: Ótima resposta do @Héracles, muito conhecimento acumulado em uma só mensagem, como sempre.

Concordo 100% que cada organismo funciona de um jeito, logo não há uma dieta universal benéfica para todos. Eu tenho 1,87cm se fizesse essa alimentação aí do Gil eu sumia de tão magro.

Comecei a treinar com 65kg, hoje depois de 2 anos estudando bastante sobre alimentação, colhendo muita informação principalmente do fórum hipertrofia, estou conseguindo manter 91 kg com um bom volume e baixa gordura.

Porém o que funciona pra mim também é uma dieta rica em carbo, é quase 1kg de arroz por dia sem frescura, fora as frutas como banana e maçã.

Como tudo na vida, dietas precisam ser testadas para ver se dá certo, pra eu acertar minha alimentação de uma forma que não ficasse tão gordo nem tão seco, demorou muito tempo. Hoje consigo manter a mesma alimentação encaixada na minha rotina todos os dias e comer um x salada bacon de food truck no sábado numa boa.

Uma parada que troquei recente foi a farinha de aveia pela farinha de arroz no shake, aveia estava sendo meu ponto fraco gasoso, era uma podridão absurda. Troquei pela farinha de arroz, que contém mais carbo e melhorou. Porém perdi os benefícios intestinais que a aveia proporciona.

Então, a dieta que eu faço é calculada para mim, dei apenas o exemplo dos alimentos.

Eu como frutas ricas em carboidratos e Batata doce suficiente para manter meu peso, sem contar as carnes gordas que são mais calóricas que os carboidratos.

Então é tudo uma questão de ajustes para o seu organismo e objetivo corporal como eu deixei claro no passo 3, quer ganhar massa muscular? Coma mais dos bons carboidratos e carnes gordas, se quer perder peso diminua os carboidratos e aumente as proteínas e gorduras, para tais objetivos tudo deve ser calculado adequadamente.

Mas no geral para quem quer somente manter a saúde, o simples funciona para a maioria.
Responda-o
#25
Quero frisar que o tópico no geral é "simples” mas o intuito é passar de forma básica o que seria uma alimentação saudável para a MAIORIA das pessoas, médicos que nada entendem de Nutrição fazem um desserviço a população que é preciso sempre voltar ao básico de uma alimentação saudável.

Como deixei claro no PASSO 3, ajustes serão necessários, e isso vai depender da individualidade do organismo de cada um, e também do objetivo corporal. Contudo a alimentação saudável não foge muito disso, os alimentos naturais SEMPRE serão a melhor opção, disso não tenha dúvidas.
Responda-o
#26
(29-03-2023, 11:24 AM)Gil_23 Escreveu: você conhece o Dr. Souto?

É sério isso? Ou você está me zoando ... Gargalhada Yaoming sim amigo, conheço sim ...

Bem, tendo por base esse informação da pra entender o porque dessa sua leve tendência ao que denominamos nos ambientes de performance atlética de "terrorismo nutricional" ...

(29-03-2023, 11:24 AM)Gil_23 Escreveu: não é o que divulgam em mídia tradicionais e site de ”bem estar”

Curiosamente, é consenso entre nutricionistas e demais "profissionais" que desenvolvem trabalhos visando performance atlética que as ditas "dietas paleo" se tornaram uma moda... dada a sua afirmação e a crença de que a tal dieta paleo é o ideal, evidentemente você não participa desses ambientes... então vou desconsiderar. Numa coisa concordo, uma alimentação com esse viés talvez seja mais adequada do que o excesso de comidas processadas que a maioria das pessoas consomem.

(29-03-2023, 11:24 AM)Gil_23 Escreveu: justamente pq nosso organismo aproveita muito dos alimentos de origem animal e fica pouca coisa pra ser jogada fora através das fezes.

Por favor, tome cuidado para não confundir constipação com saúde. Obviamente proteínas levam mais tempo para serem digeridas pelo organismo, esse seu argumento é no minimo leviano pq absorção e aproveitamento de nutrientes são coisas bastante distintas e mais complexas do que tempo de digestão... ou seja, ir menos no banheiro não quer dizer seguramente que a sua saúde está melhor.  Eu mesmo quando comia 3-4g/kg de proteínas praticamente não ia ao banheiro... pois estava com o intestino travado. Da mesma forma, comer poucas fibras também irá travar o intestino - e quando digo travar é travar mesmo, não é brincadeira...

E as funções de absorção nutricional estão relacionadas a população bacteriana da flora intestinal, e se tratando especificamente de proteínas também estão fortemente relacionadas com a capacidade do organismo em questão de promover síntese proteica que muda conforme o grau e intensidade de atividade física, doenças, danos teciduais, etc ... isso que entra no ponto que eu argumentei acima, onde desconfortos gástricos evidenciam alimentos desfavoráveis a flora, por isso uns quando comem feijão passam o dia inteiro peidando e em outros não acontece nada. isso se repete a qualquer alimento "polêmico" ou mágico como o ovo que você argumentou. Existe pessoas que simplesmente não podem com albumina - proteína do ovo - .

É claro, o homem moderno come muito mal, e a sua flora está toda "cagada" - literalmente - e faz-se necessário mudanças, principalmente nos fulanos que se sentem muito letárgicos, possuem alergias, odor ruim, imunidade na casa do caralho, muitos gases, etc... mas o meu ponto aqui é que é preciso tomar cuidado nas afirmações de dietas ideias, pq numa dessas a flora pode ser piorada, conforme eu descrevi no meu breve relato.

Mas isso você deve saber uma vez que alega ser um estudioso da nutrição e provavelmente só usou esse argumento como viés de confirmação das suas propostas. 


(29-03-2023, 11:24 AM)Gil_23 Escreveu: quais carboidratos simples você está falando?

Das fontes de monossacarídeos em geral... pq no meu ponto de vista, metabolicamente falando não faz muito sentido você demonizar o arroz e endeusar a batata por exemplo... é meio que querer complicar e mistificar o simples... tudo bem que você considera muito importante a questão das fibras e não sei o que, mas uma vez entendido que o excesso e acúmulo de glicose no sangue e organismo é o principal problema, esses detalhizinhos são meio que desnecessários. Também tem a questão de que quem procura e treina de fato para performance - que não deve ser o seu caso - monossacarídeos são meio que fundamentais. Agora se o fulano só quer dar uma emagrecida e parar de peidar, talvez o seu viés seja adequado...  e como eu disse, acho que todo mundo sabe que micronutrientes são importantes, não comem pq são vagabundos.

Aliás, eu fiz um tópico uma vez argumentando que a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, ou mais naturais ao organismo humano começa pela disposição do sujeito em se colocar em situações de grande desgaste físico. Pegando o gancho no seu exemplo dos nossos avós, eles precisavam de uma comida mais nutritiva pois passavam o dia todo na roça. Porém, se por acaso você tenha avós colonos - eu tive, e colonos do interior do paraná - deve saber que a alimentação deles também era cheia de doces e açucares e passava longe de ser paleo, mas nem por isso a incidência de diabetes era alta. Pq? evidentemente por causa do desgaste físico, o que corrobora a minha afirmação.

Dito isso, pro fulano que só vive na frente de um computador é muito difícil ou muito mais difícil assimilar uma dieta mais condizente com o seu organismo ancestral.

Bem, agora sabendo das suas "fontes de conhecimento" só posso te desejar boa sorte na sua jornada em busca de saúde... como eu sempre digo, o nosso melhor professor são os nossos erros vividos e as nossas ilusões que foram superadas. Boa sorte meu nobre.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#27
@Héracles Bacana sua resposta confrade, realmente não faço parte do ambiente de perfomance atlética, fisiculturismo etc. No passado cheguei a ser ativo nesse meio.

Mas enfim, estamos ai pra agregar, e o meu ponto principal que concordamos é:

"Numa coisa concordo, uma alimentação com esse viés talvez seja mais adequada do que o excesso de comidas processadas que a maioria das pessoas consomem.”

Só um adendo eu não demonizo o arroz não, pelo contrário, acho que ele faz um papel muito bom pra uma dieta visando ganho de massa muscular, só o vejo como um alimento no sentido nutricional que nem fede e nem cheira, entende? Meu problema mesmo são com os pães, massas e biscoitos (problema entre aspas por que ainda consumo eles aos finais de semana kkk).

Obs: Citei o Dr. Souto só como referencial mesmo, mas ele não é minha única fonte de conhecimento não, acompanho outros médicos e nutricionistas muito bons também que inclusive são de outras abordagens nutricionais, médicos dos EUA como Paul Saladino, Shawn Baker, médicos brasileiros como o Paulo Muzy (referência no meio maromba) e o Dr. Victor Sorrentino (referência em Medicina Funcional Integrativa), dentre outros.
Responda-o
#28
Como funciona essa dieta paleo?
Responda-o
#29
(29-03-2023, 08:26 PM)Joxokhanurs Escreveu: Como funciona essa dieta paleo?

A dieta paleo é uma dieta baseada em alimentos naturais, como os citados no tópico, a palavra Paleo é só pra ilustrar o tempo Paleolítico, antes da agricultura, em que nos éramos caçadores-coletores, que retirávamos os alimentos todos da natureza e dos animais.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)