Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Capitalismo, Ciência e Feminismo
#1
Capitalismo, Ciência e Feminismo
(Postado por The Truth na Quarta-feira, 9 de março de 2011)

[Image: H6euS5Sr_t.jpeg]



As feministas acreditam que as conquistas femininas são mérito exclusivamente delas! Esse é um dos grandes mitos do feminismo. Hoje eu vou explicar, de forma sucinta, como os homens ajudaram a criar o feminismo! Este tema é muito complexo e voltarei a escrever sobre ele mais vezes no futuro! 

O feminismo não seria possível sem algumas transformações sociais fundamentais. A minha tese é que os homens foram responsáveis pelas transformações sociais e científicas que deram origem ao feminismo. Nesse sentido, sem a ajuda dos homens, o feminismo jamais existiria! 

E quais são essas transformações fundamentais? Elas são 3 basicamente: 

1. Avanço tecnológico e científico 
2. Divisão do trabalho 
3. Expansão do sistema capitalista! 

Essas 3 condições só foram possíveis graças aos homens! Se não fossem os homens, jamais o feminismo existiria! Isso quer dizer que o feminismo só é viável numa sociedade tecnológica e capitalista! Qualquer sociedade que não seja tecnológica e capitalista decreta quase que automaticamente a morte do feminismo! 

Dentre esses 3 fatores, eu destaco o avanço científico como o fator fundamental das mudanças sociais! Sem o avanço da ciência, a tecnologia capaz de engendrar revoluções não seria possível! Os grandes cientistas da era moderna foram homens e eles contribuíram sem saber para a criação do feminismo. Newton e Leibniz contribuíram para o surgimento do feminismo. Como eles fizeram isso? A ciência que eles ajudaram a avançar foi decisiva para as transformações sociais dos séculos posteriores! 

Sem o avanço científico não haveria divisão do trabalho! Sem a divisão do trabalho, uma mesma pessoa passaria por todos os estágios da produção e isso tornaria a produção mais lenta e o trabalhador seria mais exigido! O feminismo jamais existiria sem a divisão do trabalho, pois as mulheres se recusariam a fazer as partes mais pesadas da produção artesanal! 

A divisão do trabalho permitiu que a produção fosse hierarquizada. Assim, os trabalhos mais pesados seriam separados dos trabalhos mais leves. Assim, os trabalhos mais mecânicos seriam separados dos trabalhos mais intelectuais. A divisão do trabalho criou empregos mais leves e mais intelectuais! Desse modo, o mundo de trabalho se tornou mais atraente para elas! 

A tecnologia permitiu a melhora das condições ergonômicas e do esforço realizado no trabalho. Com o avanço tecnológico, o trabalho ficou cada vez mais fácil e isso permitiu novamente a criação de inúmeros empregos, cujas condições ergonômicas possibilitaram o trabalho feminino!

Não podemos separar a divisão do trabalho do avanço tecnológico! Sem avanço tecnológico não haveria divisão do trabalho. E sem avanço da ciência não haveria avanço tecnológico! 

Jamais haveria feminismo numa sociedade agrícola e de modo de produção artesanal. A razão disso é simples. Nessa sociedade, a maioria dos trabalhos seriam muito mais pesados do que os trabalho da dona de casa. Numa sociedade agrícola e sem divisão do trabalho, é muito melhor para a mulher ser apenas dona de casa! 

As condições da emancipação da mulher e do trabalho feminino foram criadas justamente pelos homens! O espantoso é que as feministas nunca darão os devidos créditos aos homens. Sem a ciência, cuja construção foi majoritariamente masculina, jamais haveria feminismo! Só há feminismo porque há um mundo de trabalho de condições facilitadas. É porque há cada vez mais divisão de trabalho e empregos leves para as mulheres, que as mulheres querem trabalhar cada vez mais fora e abandonar a casa! A dona de casa só pode ser demonizada numa época em que o trabalho fora de casa é mais leve do que o trabalho doméstico! 

O terceiro fator é o sistema capitalista! Então, todas as peças se encaixam. O sistema capitalista foi dependente totalmente dos 2 outros fatores! Sem divisão do trabalho e avanço tecnológico o sistema capitalista não se expandiria! Mas qual é a relação do sistema capitalista com o feminismo? O sistema capitalista tornou a mulher uma consumidora e um trabalhador a mais no exército de reserva que o sistema usa para rebaixar o valor dos salários! A relação disso com o feminismo, é que agora a mulher lucra com a exploração capitalista mais do que a vida doméstica! O capitalismo tornou o mundo fora da casa da mulher muito mais interessante. 

Agora, a mulher trabalha num mundo de facilidades e é independente do homem. Dessa forma ela impõe condições aos homens, uma vez que eles não as controlam mais pela dependência financeira! 

Mas esse mundo que é tão bom para as mulheres não seria possível, se ele dependesse unicamente das mulheres. O feminismo jamais existiria se ele dependesse exclusivamente das mulheres! Se elas não fossem capazes de construir sozinhas, a ciência, então o feminismo jamais existiria. Sem a tecnologia, a divisão do trabalho e a melhoria das condições de trabalho, as mulheres não iriam desejar o mundo fora de casa! 

O mundo criado pela divisão do trabalho e pelo avanço científico e tecnológico possibilitou todas as condições necessárias para a entrada da mulher no mercado de trabalho e no mundo acadêmico! Na medida em que a mulher passou a trabalhar num mundo de divisão de trabalho, o ganho dos outros direitos foi uma conseqüência automática! 

A mulher agora pode ter acesso a trabalhos especializados, já que a divisão do trabalho criou inúmeros trabalhos não braçais para as mulheres! A mulher que trabalha também é um eleitorado importante, logo ela pode ser favorável a um tipo de política específica do empregador capitalista! O surgimento de novos trabalhos especializados criou ofertas de vagas acadêmicas para as mulheres nas mais diversas áreas! 

O mundo científico, tecnológico e capitalista criou todas as condições necessárias para que as mulheres fossem incluídas num novo modelo social e jurídico. Ainda que a sociedade agrícola reconhecesse todos os direitos da mulher, o que ela faria com esses direitos? O ela iria reivindicar numa sociedade agrícola? O direito de lavrar a terra? O direito de caçar animais? O direito de negociar propriedades com homens poderosos e perigosos? 

Só existe feminismo, porque a sociedade capitalista e tecnológica de hoje oferece inúmeras opções às mulheres. Se elas não tivessem tantas opções, o que elas iriam reivindicar?

Este texto faz parte do projeto: Segunda das Relíquias Perdidas.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  O capitalismo e o poder das mulheres Guardião 0 75 30-07-2023, 06:32 PM
Última Postagem: Guardião

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)