Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
APRENDA A APRENDER
#1
Apenas o conhecimento liberta. Quer ter um emprego melhor? Aprenda algo importante, como fazer as coisas. Quer passar em um concurso? Aprenda, crie calos nos dedos de tanto estudar. Você é um animal racional, comece a agir como um.

Pensando nisso, e com plena consciência na qualidade pífia da educação brasileira, trouxe algumas dicas para aplicar durante seus estudos e ser mais efetivo nas suas anotações.

(Um bom complemento que recomendo é toda a série de livros do Prof. Pierluigi Piazzi - Aprendendo Inteligência)

Aqui estão 8 técnicas de anotação para você lembrar de TUDO o que estuda:

Método de Cornell

Esse método é fácil de revisar e exige que você pense enquanto faz, o que vai ter dar uma compreensão mais profunda

Spoiler Revelar
[Image: FdISQA5WQAABLBO?format=jpg&name=4096x4096]

Método Outline


Se você precisa anotar informações rapidamente, essa é a melhor forma. A informações fica clara e é fácil ver como as ideias se relacionam.

Spoiler Revelar
[Image: FdISdXtWQAEEfVi?format=jpg&name=4096x4096]

Bullet journal

Se você precisa organizar melhor seus estudos, o Bullet Journal vai te ajudar a ter clareza mental e a acompanhar seu progresso.

Spoiler Revelar
[Image: FdIS5S5XkAEmlIK?format=jpg&name=900x900]

Notecard system

Bom para quem estuda através de livros e quer ter uma fonte para recordá-los depois, esse método é para você.

Spoiler Revelar
[Image: FdITGRuXEAAukz6?format=jpg&name=900x900]

O Método das Caixas

Se você quer uma visão rápida e geral do seu tópico. Esse aqui é ótimo para fazer revisões.

Spoiler Revelar
[Image: FdITWEYWYAA-HCs?format=jpg&name=small]

O Índice

Isso te ajuda a acompanhar melhor os seus estudos e achar informações rapidamente quando você precisa.

Spoiler Revelar
[Image: FdITo0AWIAEby_A?format=jpg&name=small]

Gráficos e Tabelas

Comparar ideias e conceitos é uma ótima maneira de você aumentar o aprendizado.

Spoiler Revelar
[Image: FdIT_7AXkAIFIxs?format=jpg&name=900x900]

Mapa Mental

Esse aqui permite que você organize suas notas em ramificações que mostram a relação entre os tópicos.

Spoiler Revelar
[Image: FdIUQUJX0AAcW7V?format=jpg&name=900x900]
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#2
Obrigado pelas dicas.
Vou anotar e tentar usar alguns desses métodos nos meus estudos de programação.
Banni Définitivement
Responda-o
#3
Eu sempre usei esse método cornell e nem sabia que era um metodo, valeu bro, mt bom
Oitavo anjo do apocalipse
Responda-o
#4
Muito bom este tópico, em particular, gosto dos métodos Outline e Mapa mental, pois facilita em meu dia a dia de trabalho.
Spoiler Revelar
"Quando um homem quebra seus grilhões e correntes; jura jamais servir a outro senhor, é aí que ele se torna verdadeiramente livre." (Spartacus)

“O amor-próprio não é um pecado tão grande quanto a auto-negligência.”  (Henry V.)

"...Fui grandemente encorajado, segundo a boa mão do SENHOR, meu Deus..." (Esdras 7:28)
Responda-o
#5
Tópico fera demais. Vou testar pra descobrir com quais eu me adapto melhor e ir implementando na minha rotina.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#6
Isso que é um tópico de qualidade
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)