Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Guerras do século 21
#1
Photo 
Se o século XX deu origem à era da guerra total, como afirmou o historiador inglês Eric Hobsbawm, o século XXI inaugura a era da insegurança e da eminência mundial de uma nova onda de guerras. Esse receio diante da possibilidade de novos conflitos tem início com a simbólica data de 11 de Setembro de 2001, com o atentado terrorista de Osama Bin laden às torres gêmeas do World Trade Center. Dessa forma, o primeiro ano do terceiro milênio começou com uma grande catástrofe, em que o medo trouxe instabilidade na defesa da paz mundial.

Diante de uma serie de acontecimentos que mundo tem presenciado, vamos focar aqui no tópico sobre. 

Favor, sem teoria da conspiração
Responda-o
#2
Os russos só querem proteger sua fronteira; a Ucrânia sempre foi um estado tampão. A OTAN é satânica.
Responda-o
#3
Não tenho conhecimento para discussões profundas de guerra e geopolítica, mas pela minha percepção a Rússia arrombou toda a Europa com essa questão do gás, e isso tende a criar vários conflitos internos, como já está pipocando ai na internet, se o mundo não entrar em um período de conflito com a nova era escassez (proposital ou não), acho que não entra nunca mais, não sei o que vai acontecer, mas ainda sim não apostaria em nenhum conflito armado em larga escala, somente vários pequenos por toda Europa
Oitavo anjo do apocalipse
Responda-o
#4
Guerra do Afeganistão foi um desgaste para os EUA. Quem ganhou foram as empresas que foram para lá ganhar dinheiro, no final o Talibã ganhou uma guerra de 20 anos
Responda-o
#5
(31-08-2022, 08:50 PM)Solomon Escreveu: Guerra do Afeganistão foi um desgaste para os EUA. Quem ganhou foram as empresas que foram para lá ganhar dinheiro, no final o Talibã ganhou uma guerra de 20 anos

Ainda desfilaram com o que os EUA deixou para trás
Responda-o
#6
E a Guerra do Iraque, que tirou o Saddam Hussein, e se arrastou por anos, terminou sem mais nem menos, com trocas de acusações sobre as tais "armas químicas" , foi jogada para debaixo do tapete.
Spoiler Revelar
"Quando um homem quebra seus grilhões e correntes; jura jamais servir a outro senhor, é aí que ele se torna verdadeiramente livre." (Spartacus)

“O amor-próprio não é um pecado tão grande quanto a auto-negligência.”  (Henry V.)

"...Fui grandemente encorajado, segundo a boa mão do SENHOR, meu Deus..." (Esdras 7:28)
Responda-o
#7
Acredito que dentro de 100 anos os chineses estarão comandando a porra toda. A China está dando financiamentos bilionários para África, estão comprando tudo o que veem pela frente (até mesmo no Brasil) e aumentaram MUITO suas forças armadas, principalmente a Marinha pois em caso de Guerra pelo poder global, o meio de atacar as grandes potências será pelo mar, pois a ameça está fora do continente (EUA/UE/OTAN/JAPÃO/TAIWAN). Os países vizinhos por terra não são grandes ameaças para eles no momento (fora a Rússia, que provavelmente será sua aliada em algum momento visando o poder global).
Responda-o
#8
Dom Juan José Aguirre é bispo de Bangassou, na República Centro-africana. O prelado espanhol chegou ao Brasil neste mês (abril) para denunciar a terrível situação de guerra civil na República Centro-africana e divulgar o incrível trabalho da missão católica em meio a tanto sofrimento.

Nesta entrevista ele conta histórias inimagináveis. Vale assistir cada segundo do seu testemunho.

E se você puder, ajude a sustentar a Missão dele acessando:
http://acn.org.br






O perigo de falsas promessas para a Ucrânia

Na quarta-feira, os EUA entregaram suas respostas por escrito às demandas de segurança da Rússia em meio à atual crise Rússia-Ucrânia. Uma dessas exigências foi o reconhecimento formal de que a Ucrânia não se tornaria membro da OTAN. Embora o conteúdo das respostas escritas dos EUA fosse confidencial, a pedido do governo dos EUA, quando questionado sobre a OTAN, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, permaneceu inflexível que “a porta da OTAN está aberta, permanece aberta, e esse continua sendo nosso compromisso”. No entanto, desde que prometeu a adesão à OTAN em 2008, a OTAN não forneceu à Ucrânia ou à Geórgia um Plano de Acção de Adesão – o primeiro passo necessário para iniciar formalmente o processo de adesão à OTAN.

Olhando para o registro histórico, fica evidente quão pouco Washington se preocupa em defender os valores liberais quando os EUA não têm interesse de segurança nacional para justificar o envio de tropas. Washington deve abandonar seu padrão de virtude vazia sinalizando em suas falsas promessas à Ucrânia sobre a possível adesão à OTAN. No mínimo, esses países merecem uma avaliação honesta das intenções e interesses dos EUA, limitando nossa obrigação à defesa dos aliados do tratado e da realidade daqueles que se tornarão aliados.

Francamente, a porta está fechada, pelo menos para a Ucrânia e a Geórgia. Quando vidas ucranianas estão em jogo, é um desserviço para os EUA apoiar nominalmente um passo que, na prática, eles nunca darão. É contra nosso interesse e deles fingir apoio quando os EUA não têm intenção de cumprir essas promessas. Isso coloca em risco a segurança de Kiev e dificulta sua capacidade de avaliar tanto sua realidade geopolítica quanto os riscos potenciais que enfrentam. A credibilidade de Washington entra em questão se os Estados Unidos continuarem a fingir que os países serão tratados ou se tornarão aliados do tratado que protegeriam, quando os EUA não possuem interesse estratégico ou de segurança vital , como na Ucrânia.

Em 2008, a Europa testemunhou a primeira “ agressão de grande potência ” desde 1945, quando a Rússia invadiu a Geórgia em agosto de 2008. No início daquele ano, na Cúpula de Bucareste, os aliados da OTAN forneceram um compromisso vagamente redigido anunciando o apoio à adesão da Ucrânia e da Geórgia à OTAN. Além disso, as nações se comprometeram com a “integridade territorial, independência e soberania da … Geórgia”. No entanto, ambas as declarações não tinham obrigação de defesa da Geórgia. A retórica de apoio dos EUA deu à Geórgia falsas garantias e, portanto, ao calcular os riscos potenciais de escalada em meio à ameaça da Rússia, a Geórgia calculou mal e enviou tropas para a Ossétia do Sul. Washington não tinha a intenção de colocar as tropas dos EUA em perigo e suas falsas promessas de uma possível adesão à OTAN não eram inocentes em causar o conflito que levou à morte de 850 georgianos e 35.000 deslocados.

Em 1994, a Rússia, o Reino Unido e os EUA se reuniram para discutir a Ucrânia e seu significativo estoque de armas nucleares de seus dias como membro da União Soviética. Todos os três países concordaram em “respeitar a independência e soberania e as fronteiras existentes da Ucrânia” e “abster-se da ameaça ou uso da força” contra a Ucrânia. No entanto, enquanto a Ucrânia era um estado não pertencente à OTAN, o compromisso americano com a defesa ucraniana equivalia, na melhor das hipóteses, à dissuasão. O Memorando de Budapeste nunca teve a intenção de comprometer os EUA a defender militarmente a Ucrânia. Não importa quão pouco os EUA se importem em admitir isso, sua ajuda à Ucrânia seria limitada à ajuda militar , e não às forças militares dos EUA ou da OTAN. O presidente Obama admitiuno final de sua presidência, a triste verdade de que “a Ucrânia, que é um país não pertencente à OTAN, será vulnerável à dominação militar da Rússia, não importa o que façamos”, porque a Ucrânia é um interesse central da Rússia, embora não seja um um americano. Isso continua sendo verdade hoje, e Biden está agindo de acordo.

Um último exemplo de palavras americanas vazias na história recente foi a retórica do governo Obama sobre a Guerra Civil Síria. Em 2011, logo após Assad reprimir os protestos democráticos em andamento, Obama, assim como vários outros líderes europeus, pediu que Assad “se afastasse” por “bem do povo sírio”, uma posição que ele ecoaria até 2015 . . Pouco depois, em 2012, Obama articulou uma “linha vermelha” de “armas químicas … sendo utilizadas”, dizendo que esse movimento “mudaria [seu] cálculo”. Um ano depois, em 2013, quando a inteligência americana informou que o governo sírio estava por trás do ataque químico em Ghouta, os EUA não agiram e, em vez disso, negociaram um acordo . com a Rússia para eliminar as armas químicas da Síria. Ficou claro que, além da leve ajuda militar aos rebeldes sírios durante a guerra, os EUA não interviriam contra Assad, apesar de suas objeções nominais.

Este é o peso da retórica de Washington – a segurança dos países para os quais mentimos e o futuro dos países em conflito. À medida que os EUA olham para Taiwan e avaliam a probabilidade de intervenção dos EUA, se a China invadir, devemos olhar para trás em nossa história de retórica e ação incompatíveis e conceder a Taiwan um esboço realista das intenções e compromissos dos EUA. Como na Ucrânia, a capacidade de Taiwan de se defender, armar e preparar-se adequadamente para as concessões que está disposta a fazer e os riscos que está disposto a assumir depende da honestidade de Washington. Os EUA devem prestar atenção às suas palavras.

Fonte: https://www.realclearworld.com/articles ... 13975.html
Responda-o
#9
(01-09-2022, 11:31 AM)E.SCORPION Escreveu: Acredito que dentro de 100 anos os chineses estarão comandando a porra toda. A China está dando financiamentos bilionários para África, estão comprando tudo o que veem pela frente (até mesmo no Brasil) e aumentaram MUITO suas forças armadas, principalmente a Marinha pois em caso de Guerra pelo poder global, o meio de atacar as grandes potências será pelo mar, pois a ameça está fora do continente (EUA/UE/OTAN/JAPÃO/TAIWAN). Os países vizinhos por terra não são grandes ameaças para eles no momento (fora a Rússia, que provavelmente será sua aliada em algum momento visando o poder global).

Acredito que será a Índia. Eles vem passando por uma industrialização absurda, e se não me engano, eles possuem tretas com a China, e também possuem a bomba nuclear.
Responda-o
#10
As guerras dos tempos modernos são mais por procuração. O mundo é muito mais globalizado economicamente em comparação aos tempos das duas grandes guerras. Ou seja: Países de hoje são muito mais dependentes um dos outros. Por que à China não invadiu Taiwan ainda?! Pois é.

Veja à Rússia: Achou que seria fácil invadir um país e está tomando um prejuízo monstro. Tanto no aspecto Militar, Moral - e o principal: Econômico. 

Pode parecer óbvio, mas o pessoal deixa passar batido: "Guerras são caras". Muitos acham que é só entregar um fuzil para um soldado qualquer e pronto.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)