Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Qual idioma estudar?
#41
Alguém aqui já fez algum trabalho ou intercâmbio para o exterior por meio do espanhol? Vi que muitas empresas e faculdades exigem uma certificação oficial (e não essas nacionais aprovadas pelo MEC). Os certificados que encontrei foram o DELE e o SIELE.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
#42
(29-03-2022, 01:03 AM)MacGyver Escreveu:
(24-03-2022, 02:29 PM)Libertador Escreveu: Meu objetivo é dominar o inglês e o espanhol. Só esses dois idiomas são mais do que o suficientes para mim. Eu já falo ambos mas com dificuldade. Agora é só aperfeiçoar até ficar fluente.

Minha situação é parecida.

Sou formado em inglês pelo Brasas e espanhól pelo CCAA, mas apesar de ter certificados tenho uma grande insegurança pra falar e enfrento dificuldades com vocabulário em ambos os idiomas.

Língua estrangeira conta muito mais falar, compreender e escrever bem, do que certificado. Diploma é só papel, eu que o diga. E o treinamento e prática diária são fundamentais.

Qdo precisei dos idiomas em viagens ou situações de trabalho, me virei, mas tenho consciência de que estou muito aquém pra quem passou anos em curso. Quem vivencia a experiência de morar fora e aprender na prática, larga muito na frente, sem dúvida.

Comecei o curso de francês e parei pra me dedicar ao inglês e ao espanhól. Não adianta lá muita coisa, aprender meia boca 10 idiomas. Melhor dominar um, e bem. É infinitamente mais útil.

Hoje tenho tentado dominar o inglês e o espanhól, que na minha opinião como na maioria dos demais confrades que comentaram são as mais úteis pra nós brasileiros: o inglês é uma língua universal, e o espanhól porque é falado em praticamente toda a America do Sul. Pra quem gosta de viajar por aqui, e essencial.

É justamente essa a minha dúvida. Você viajou a serviço da empresa, esta que aceitou o seu certificado. Porém, se eu fosse fazer um intercâmbio, por exemplo, será que seria o suficiente? Daria para "desenrola" mostrando fluência no idioma?

2 - Estava refletindo sobre os cursos e escolas de idiomas no BR. E sendo bem honesto, acho que não importa tanto a escola, porque o que de fato conta é o esforço do cara fora da classe. Como já foi citado muitas vezes.

Curiosidade: A maioria das pessoas que querem aprender algum instrumento já possuem a intuição de que somente com a prática chegará a determinado nível. Adquirem o instrumento em questão e praticam em casa. Nos cursos de idiomas não é muito diferente, todavia muitos se limitam apenas as aulas do curso. Talvez seja porque a pessoa não sabe (método de estudo) como estudar e o que estudar, o que fazer, etc. Já com instrumentos, bom, basta aprender notas básicas que os iniciantes já querem tentar tocar tal  música.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
#43
É justamente essa a minha dúvida. Você viajou a serviço da empresa, esta que aceitou o seu certificado. Porém, se eu fosse fazer um intercâmbio, por exemplo, será que seria o suficiente? Daria para "desenrola" mostrando fluência no idioma?

2 - Estava refletindo sobre os cursos e escolas de idiomas no BR. E sendo bem honesto, acho que não importa tanto a escola, porque o que de fato conta é o esforço do cara fora da classe. Como já foi citado muitas vezes.

Curiosidade: A maioria das pessoas que querem aprender algum instrumento já possuem a intuição de que somente com a prática chegará a determinado nível. Adquirem o instrumento em questão e praticam em casa. Nos cursos de idiomas não é muito diferente, todavia muitos se limitam apenas as aulas do curso. Talvez seja porque a pessoa não sabe (método de estudo) como estudar e o que estudar, o que fazer, etc. Já com instrumentos, bom, basta aprender notas básicas que os iniciantes já querem tentar tocar tal  música.



Quanto ao item 1, vou esclarecer a minha situação. Quando viajei, foi a turismo pro exterior. Precisei do inglês e do espanhól, a depender do destino. Eu estava formado e consegui me virar nos aeroportos, hotéis, restaurantes, pontos turísticos e questões básicas. De forma útil, porém superficial. Eu tb conseguia ler e entender o que falavam, mas o problema era na hora de me expressar. Saía a fala, às vezes até rápido, mas não com uma naturalidade e fluência de quem realmente domina o idioma respectivo. Pura falta de prática.

Já no meu trabalho, usei o inglês aqui no Brasil quando precisei atender a chineses que falavam inglês.

Então eu não fui ao exterior a serviço da minha empresa. O uso de outro idioma em viagens e situações de trabalho foram em contextos distintos. Por isso nunca precisei de papel, mas sim de me virar quando a necessidade apareceu.

Sobre o intercâmbio, meu irmão fez. Ele já tinha uma noção qdo foi pra Nova York. Ficou morando lá um ano, e chegou se virando bem, e em poucas semanas só falando, ouvindo e escrevendo inglês ficou fluente. Foi impressionante.

Mas hj em dia a pessoa faz intercâmbio e continua falando português no whats e demais redes sociais. Numa viagem que fiz para a França, vi pessoas trabalhando e se comunicando com amigos e parentes frequentemente na língua nativa. Antigamente uma ligação internacional era o olho da cara. Vc fazia intercâmbio e SÓ FALAVA o idioma do país. Hj em dia a pessoa sai e continua falando e escrevendo boa parte do tempo em português (ou língua materna), o que logicamente atrapalha.

Quanto ao item 2, vc está coberto de razão. O esforço pessoal é determinante, sendo indiferente o curso, que será um mero facilitador, nada mais. Tenho colegas que se formaram comigo e não se aprimoraram e pararam de praticar. Parece hj em dia que nem fizeram curso. Já outros tem fluência e domínio total do idioma, pois se dedicaram e praticaram constantemente. E tem os meia-bocas como eu, que tem noção, se viram, às vezes com facilidade, às vezes no aperto.
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
#44
Você precisa aprender a formatar posts @MacGyver
Responda-o
#45
(30-03-2022, 11:41 AM)Novo Mundo Escreveu: Você precisa aprender a formatar posts @MacGyver

Pode deixar que a próxima formatação vai ficar top, pra acabar com o bullying
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
#46
Quem puder aprenda Chinês. Está pagando muito bem.
[Image: tumblr_p57e59wuF91qd2dewo1_400.gif]
Responda-o
#47


Responda-o
#48
Me viro bem no espanhol, tô querendo passar um tempo na Espanha ou no Uruguai para desenvolver mais o idioma.

O ideal pra mim seria o inglês, espanhol e a minha língua materna mesmo. Talvez eu aprenda alguma língua asiática, como o Chinês tradicional.

Fora isso eu sei falar mais ou menos um dialeto romani caló do Brasil chamado Chibi ou "lingua cigana", uma língua àgrafa, que geralmente é passada entre família e que é bem pouco conhecida. Quem tiver interesse em saber, dá uma pesquisada. É um dialeto interessante, mas é uma pena que esteja morrendo no bostil, junto com as comunidades tradicionais.
Responda-o
#49
(17-07-2022, 10:55 AM)Joxokhanurs Escreveu: Me viro bem no espanhol, tô querendo passar um tempo na Espanha ou no Uruguai para desenvolver mais o idioma.

O ideal pra mim seria o inglês, espanhol e a minha língua materna mesmo. Talvez eu aprenda alguma língua asiática, como o Chinês tradicional.

Fora isso eu sei falar mais ou menos um dialeto romani caló do Brasil chamado Chibi ou "lingua cigana", uma língua àgrafa, que geralmente é passada entre família e que é bem pouco conhecida. Quem tiver interesse em saber, dá uma pesquisada. É um dialeto interessante, mas é uma pena que esteja morrendo no bostil, junto com as comunidades tradicionais.

Tu tem alguma dica/exercício para solta a língua, principalmente com as letras J, R (e RR) e G? 

O foda do espanhol é que não vejo um nicho como no inglês para buscar informação ou imersão.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)