Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vendendo a casa para investir
#1
Eu sei que aqui tem alguns realistas que entendem de investimentos, vou postar a minha dúvida, se puderem dar uma ajuda eu agradeço.

Eu tenho um apartamento financiado alugado. Alugo por 1600 reais. Tirando o condomínio, prestação, taxa do corretor, iptu, me sobra limpo 340 reais por mês.
A vantagem é que o financiamento está se pagando e eu não estou gastando nada para quitar o imóvel (faltam 19 anos) e o apartamento está valorizando aos poucos. Durante a pandemia a região teve muita procura.
 
A inquilina do imóvel está interessada em comprar e me fez a oferta de 350 mil reais nele. Pesquisei na região, conversei com o corretor e estão vendendo nessa faixa mesmo de 340 mil a 370 mil. Mas ,ainda me faltam pagar 70 mil reais do financiamento. Tirando o valor para quitar, a taxa do corretor, impostos, acredito que deva sobrar uns 250 mil reais.
Eu já estava bem incomodado em ficar pagando esse condomínio do apartamento que é de 500 reais por mês, 6 mil por ano, o que eu acho um desperdício de dinheiro. 

A minha dúvida é: vale a pena vender para investir esse dinheiro? Se eu investir 250 mil reais em algumas coisas conservadoras, é possível ganhar com segurança mais de 340 reais limpo por mês? Com o risco baixo como o de ter um imóvel físico como esse meu? O que vocês acham?
Responda-o
#2
Alguns conhecidos meus venderam seus imóveis pra investir e entenderam o seguinte: imóvel é dinheiro parado e dá despesas. A liquidez conta muito em tempos de crise e a SELIC já aumentou 9 vezes consecutivas pra conter a inflação, atraindo investidotes estrangeiros.

Vou vender minha casa e aplicar em rendimentos de renda fixa, pois eles tem rentabilidade vinculada à SELIC e o cálculo do rendimento paga um aluguel modesto pra mim, e sobra uma boa grana, além do que vou estar com liquidez à disposição caso pretenda partir para outro tipo de investimento.

Morar de aluguél é ruim e o sonho da casa própria surge qdo o aluguél sufoca sua renda mensal e vc não tem outra saída. Por isso, muitos financiam pra pelo menos pagar algo que é seu, e acabam extorquidos pelos juros.

Morar de aluguél por escolha em investir seu capital, me parece uma excelente opção, pois vc fica com o psicológico em paz, sabendo que tem recursos pra adquirir um imóvel qdo quiser, está com o dinheiro investido de forma que suas despesas com moradia estão cobertas e ainda sobra pra vc guardar ou reinvestir, e ainda possui liquidez.

E sobre pagar condomínio, é algo que detesto. Apesar da maior segurança, odeio essa mensalidade infeliz que acaba equivalendo a um aluguél eterno qdo já se comprou algo, muitas vezes pra sair do aluguél, e ainda não costumo usufruir dos serviços  e vantagens disponibilizados aos condôminos.
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
#3
Quando falo que imóvel não é investimento... Os 2 parágrafos já mostram na prática todo o "malabarismo" financeiro que o proprietário deve ter.

Vamos lá, vou tentar simplificar.

Caso você venda, e quer "proteger" seu valor de venda... TD será a única opção. Eu dividiria assim: 20% atrelado à Selic; 30% em pré-fixado e o restante (50%) alocaria no papel atrelado ao IPCA.

- E os FII's? (Alguém diria).

Respondo: FII's são apenas um nome bonitinho para enganar os incautos. Ele junta dois fatores bem ruins: O baixo rendimento da Renda Fixa + todas às tempestades de uma Renda Variável. Yaoming
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#4
(29-04-2022, 02:08 PM)Psicodelico1 Escreveu: A minha dúvida é: vale a pena vender para investir esse dinheiro? Se eu investir 250 mil reais em algumas coisas conservadoras, é possível ganhar com segurança mais de 340 reais limpo por mês? Com o risco baixo como o de ter um imóvel físico como esse meu? O que vocês acham?

Com certeza amigo tiraria mais que 340 reais. Considerando o valor de 250 mil reais, e considerando que a taxa de selic de 11,75% a.a e uma taxa de CDI de 11,65% a.a, com um investimento simples em um titulo de CDB que pague 100% do CDI (considerando um titulo de baixo risco) no valor de 250 mil reais você teria cerca de 27 mil ao ano (considerei 11% ao a.a) que dividindo mensalmente teria um valor de 2.292 reais.

                Passei, vi e, ao contrário deles, venci.
Responda-o
#5
Do seu relato só acho estranho você pagar o condomínio de um imóvel alugado, isso quem paga é o inquilino.

Por outro lado, um investimento de 250 mil tem alta probabilidade de render mais que R$ 340,00 por mês, apenas como um exemplo seguro (risco soberano), o tesouro direto IPCA com juros semestrais que pode ser simulado pela calculadora do site, o ideal, porém, é diversificar entre outros ativos.

Só por comparação, 100 mil na conta com picpay (105% do CDI) com liquidez e rendimento diário 'rende" uns 800 reais por mês (em torno de R$ 36/37 por dia), ou seja, 250 mil (que é o máximo aceito para rendimento) daria uns 2k mensais, porém é importante dizer que isso não é tudo rendimento, uma boa parte é mera reposição de inflação, o que no imóvel seria a valorização.
"Only women, children, and dogs are loved unconditionally. A man is only loved under the condition he provide something." -Chris Rock
Responda-o
#6
Lendo as respostas de vocês eu acho que vale a pena vender e estudar com calma as opções de investimentos. Muito obrigado pelas respostas de todos.

Vi um curso chamado viver de renda do Bruno Perini que vai lançar em breve, vou comprar e estudar tudo para entender melhor das opções de investimentos. Acho que vai custar uns 3 mil reais. https://sp.cursoviverderenda.com/BP0001/index.html

@Mr. Mike eu prefiro pagar o condomínio porque está no meu nome e não tenho o risco de o inquilino não pagar e ainda ter que ficar tendo trabalho com isso. Os juros são muito altos e eles estão colocando na justiça os imóveis do lugar com apenas alguns condomínios atrasados. Porque na região está tendo muita procura. Não quero correr risco.
Responda-o
#7
(30-04-2022, 07:38 PM)Psicodelico1 Escreveu: Vi um curso chamado viver de renda do Bruno Perini que vai lançar em breve, vou comprar e estudar tudo para entender melhor das opções de investimentos. Acho que vai custar uns 3 mil reais. https://sp.cursoviverderenda.com/BP0001/index.html

Caralho, tem é dinheiro pra gastar eim ? Paga 2K de Bonoros pro Bastardo aqui que te dou não só uma aula de investimentos como de economia geral.

                Passei, vi e, ao contrário deles, venci.
Responda-o
#8
Meu amigo, se eu fosse você, não pensaria duas vezes em vender o imóvel se o seu objetivo é obter renda passiva.
Qualquer investimento de renda fixa te dará bem mais que 340 reais com 250 mil investidos. Até a Poupança, que é o pior investimento, te daria, no cenário atual, cerca de 1.500 reais, por mês.
Enquanto isso, não me leve a mal, vá estudando sobre Finanças Pessoais, pois está precisando.
Não precisa pagar curso nenhum: no Youtube está cheio de vídeos informativos, como do Gustavo Cerbasi, Primo Rico, Me Poupe e Primo Pobre (acho que vai gostar começando por este).
E boa venda.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#9
O pessoal respondeu bem sobre os ganhos. Só esqueceram 1 detalhe: A flutuação da Selic. Até pouco tempo atrás estava na casa dos 2%. 2% de 250k é praticamente nada. Obs: A maioria dos CDBs são atrelados à Selic.

Ou seja, como falei: A única opção "segura" é o TD.

O TD também é válido uma diversificação.

Pergunta: Esses 250k serão somente seus? Ou terá que dividir com algum familiar? Caso sim, às contas terão que ser refeitas e a estratégia, mudada.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#10
Sim, esses 250k são só meus. Não tenho que dividir nada com ninguém da família e nem sou casado para ter uma mulher dando palpite sobre como usar o dinheiro.
Responda-o
#11
Acredito que você deva ver isso antes de qualquer decisão:



Responda-o
#12
250k em fundo imobiliário te garante uma boa renda pingando na tua conta todo mês.
Responda-o
#13
(01-05-2022, 10:44 PM)NiDeW Escreveu: Acredito que você deva ver isso antes de qualquer decisão:




Assisti o video inteiro e gostei muito. Algumas frases como: 
- As pessoas por causa de dinheiro perdem coisas que o dinheiro não compra. 
- Quando o dinheiro é o seu deus a sua vida é um inferno.

Ele falou que só do aluguel pagar o condominio, prestação, iptu, água e luz, mesmo que não sobre nada já vale a pena alugar porque se ganha com a valorização do imóvel. E que no longo prazo os imóveis tendem a acompanhar a inflação.

Ele já diz que vender para comprar outra coisa é sempre ruim porque tem muitas taxas e o dinheiro vai ficando pelo caminho e que colocar em renda fixa acaba sendo comido pela inflação e que no final sai perdendo dinheiro. Isso sem contar que aparece alguma coisa pedindo o dinheiro que é difícil negar e vai dilapidando o valor inicial e acaba ficando no final sem o imóvel e sem o dinheiro. Ele diz que todo mundo que conhece que vendeu o imóvel terminou assim.

E que tem que buscar investimentos que tragam paz e com o aluguel eu tenho paz, a corretora cuida de tudo e eu nunca nem vi a cara dos inquilinos nem falei com eles.

E que quitar financiamento tem que ser prioridade sempre e atualmente o imóvel está financiado com o juros de 4,57% ao ano. Fiz o calculo que se eu amortizar com 20% do meu salário em vez de investir esse dinheiro eu quito ele em 5 anos e ai eu me livro da prestação de 600 reais mensais e fico com o imóvel quitado.

Essa visão contrária que você mostrou com o video é algo que está me fazendo repensar tudo.
Responda-o
#14
Aproveitando a oportunidade: LCA e LCI, são atrelados a Selic? Pelo que pesquisei seria o CDI que é quase a mesma coisa. Seriam opções viáveis?
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#15
Pessoal, esqueçam essa sopa de letras da Renda Fixa. Todas tem um rendimento pífio (isso quando tem). É à Selic que rege essa orquestra toda.

Se for para aportar seu dinheiro na Renda Fixa, TD é a "melhor" opção.

Um exemplo de diversificação nos papéis do TD: No momento, todos os papéis estão ganhando fôlego devido a alta da Selic. Quando ela começar a cair, será à hora de comprar o papel pré-fixado.

- Por quê?

Pelo motivo que o pré-fixado se manterá na taxa que você comprou (alta) até o seu vencimento. Enquanto à Selic vai morro abaixo. Sacaram o esquema?

No meu caso, compraria BTC. Quando dobrasse de preço, venderia à metade e o restante deixaria por lá mesmo. Mas, esse sou eu, cada um deve analisar sua condição e contexto financeiro.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#16
(02-05-2022, 10:02 PM)Gorlami Escreveu: Aproveitando a oportunidade: LCA e LCI, são atrelados a Selic? Pelo que pesquisei seria o CDI que é quase a mesma coisa. Seriam opções viáveis?

Sim, CDB, LCI e LCA são atrelados ao CDI, que consequentemente é ligado a Selic. Um pouco abaixo, mas elas sempre andam juntas.

Para mim o ruim é ter só liquidez no vencimento.
Nisso o Tesouro Direto é melhor. Precisou do dinheiro, só pedir resgate em qualquer dia útil e tá na conta.
Responda-o
#17
Fica com o imóvel de boas ai.

Vai vender e vai gastar só com putas.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#18
Se você tem uma fonte de renda que garanta seu sustento, vender pode ser sim uma boa ideia para deixar os juros compostos rolando ao longo do tempo.

Hoje com a SELIC atual em 12.65%, com 250k você tiraria facilmente aí 1,5 salário líquido por mês num CDB 100%. MAS, vale lembrar que ela não permanecerá nesse patamar para sempre ao ponto de você se sustentar com isso.

Na minha opinião é bem válido você estudar comprar títulos de RF atrelados ao IPCA caso o TD IPCA+ não esteja com taxas tão atrativas. A única vantagem no TD com taxas menores que o mercado, é que você pode resgatar a qualquer momento ou então aproveitar o longo prazo para o dinheiro gerar cada vez mais.


OBS: Lembrando que eu só faria isso se já tivesse um emprego ou outra renda que garantisse meu sustento, 250k não é um valor que vai gerar garantia de sustento sem correr riscos, o máximo que você pode conseguir de rentabilidade sem muitos riscos seria aí 1%(R$2500), porém o dinheiro ficaria travado até o prazo do vencimento de anos.
"Mens Sana in Corpore Sano"  - Décimo Júnio Juvenal




Responda-o
#19
O que o @Bean disse é real. Vc precisa de muita disciplina pra deixar o dinheiro parado rendendo juros. O mais provável é vc ir torrando a grana aos poucos e no final acabar sem o dinheiro e sem o imóvel. Ainda é bom considerar a valorizacao do próprio imóvel, que pode superar esses rendimentos fixos.

Bitcoin não é investimento.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."


Responda-o
#20
Nunca mais relatou se vendeu ou não.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)