Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] Retiro Espiritual em um mosteiro [RELATO DE COMO MUDOU MINHA VIDA]
#1
O quão importância você dá para a sua vida espiritual?

Começo com essa pergunta, pois meu intuito aqui é te mostrar o quanto isso pode mudar a sua vida, que todas as dúvidas que você tem, pode estar dentro de você mesmo, só não está sabendo encontrar

Desde criança tive uma vida religiosa ativa, fiz catequese, fui coroinha, ia na missa sozinho na minha adolescência (até levava minha namorada da época na igreja, mesmo ela sendo ateia).

Por fim, vem a correria da vida, trabalho, faculdade e tudo mais, e sem perceber você acaba se afastando de tudo isso.

Único momento que eu me aproximei, fui em 2018 que frequentei grupos de oração, e digo e repito com muita convicção: foi a época que melhor eu me senti.

Por fim, ultimamente eu andava trabalhando por demais, passava finais de semana vidrado trabalhando, morando sozinho, não saia e nem via ninguém.

Isso me fez um mal que nem eu percebia, estressado, sem paciência. Pra ajudar, sou atleta profissional, estou com uma luta marcada, e isso mexe mais ainda com as emoções, fora a dieta restrita que acaba com a gente.

Há umas duas semanas, minha mãe muito religiosa, me chamou para fazer um retiro espiritual no mosteiro de Itaici (procura ai no google pra você ver que lugar maravilhoso)

Por conta da luta, preocupado com a dieta, recusei o convite. Mas faltando uma semana pra minha mãe ir, me veio uma mensagem do nada de dentro de mim que eu tinha que ir nessa parada, e sem pensar duas vezes, adiantei meus treinos, e peguei estrada com ela para esse mosteiro

No caminho, fui com uma grande dúvida, será que isso é pra mim mesmo? Sem contar o fato que eu estava torcendo para chegar lá, e não ficar rezando só.

Enfim, cheguei lá, e logo na entrada já me deu um impacto. Tem uma mensagem assim:

Ó, TU, QUE BUSCAS A PAZ, SEJA BEM VINDO (A)

Eu pensei, meu Deus, a parada deve ser sinistra.

Chegamos lá, peguei um quarto separado da minha mãe, achei que seria melhor cada um ficar no seu canto. Antes de começar qualquer coisa, não sabíamos as regras, já logo cheguei trocando ideia com umas mulheres lá, por coincidência tinha um casal que mora na minha cidade vizinha, então já fiz amizade.

Tomei um café, andei por tudo lá com minha mãe para conhecer o lugar, e realmente é muito lindo mesmo. Um lugar meio aqueles palácios antigo da Europa, no meio de uma floresta, plantas para todo lado, só escutava barulho das maritacas.

O role começou de fato as 18 horas com uma missa. Fizeram uma leitura, eu não prestei muito a atenção. Mas na homilia do padre, o bicho começou a pegar.

O padre disse que na leitura tinha duas palavras, PROCURAR e ENCONTRAR. E ele já lançou uma pergunta.

O que você tem procurado e encontrado em sua vida?

Aquela pergunta me pegou de um jeito que já me desconcertou, eu fiquei pensando e não sabia a resposta (AINDA) do que eu estou procurando em minha vida. Já fiquei reflexivo.

Fomos para o jantar, uma maior barulheira no refeitório, e depois fomos para a primeira “aula”. Era uma senhora nossa orientadora da primeira turma de retiro espiritual para leigos. La ela já deu a orientação que não era pra conversar, e que silencio não é cochichar, e sim não dizer nenhuma palavra.

Ela indicou duas leituras da bíblia, e mandou cada um para o seu quarto.

1° lição que eu tive com o silencio: essa não é muito importante se tratando do tema de espiritualidade, mas vale a pena eu a ressaltar aqui.
Eu entendi a real importância de prestar atenção no comportamento humano.

Tinha gente de todas as idades lá, desde criança de 14 anos, até idoso de 70. Eu com meus 24 anos, posso dizer que tenho meu estilo, minhas tatuagens, roupas bem good vibes, meu jeitão bem relaxado, notei que as pessoas estavam se abrindo muito pelos seus comportamentos, suscetíveis que queriam trocar ideia comigo. Desde homens a mulheres, e não deu outra, no final que podia conversar, eles vieram falar comigo.
Tinha uma menina da minha idade, que no dia que a gente compartilhava o que aprendemos lá, era separado grupo de 10 pessoas (na minha turma tinha 41), ela estava na minha sala. Ela deu o testemunho dela, dei o meu, normal. No último dia que podia conversar, ela veio até me abraçar, e ainda me deu uma mensagem da bíblia bem interessante sobre o meu testemunho.

Um senhor veio me indicar leituras da bíblia baseado no que falei. La posso dizer que a maioria era de um patamar de classe média alta pra cima. Tinha um casal que estava nítido que eles eram ricos, e não paravam um minuto de me olhar, e ficar me analisando.

Mas o mais engraçado, fui uma mulher que notei ela no penúltimo dia. Ela não parava de me olhar, e começava a sentar cada vez mais perto. Quando reparei mesmo, ela deveria ter no máximo uns 28. Mano, no último dia ela sentou na minha frente, teve uma hora que ela virou pra trás, e jogou os braços só pra eu ver as tatuagens dela. Ficou muito um animal pavão que abre as penas para mostrar a sua beleza.

Enfim, o comportamento humano entrega muitas coisas, mesmo sem dizer uma palavra (sorte delas que não podia conversar, se não uma delas eu tinha pego kkkk).


2° lição e a mais importante

Cara, já reparou em quantos lugares nós procuramos respostas para a nossa vida

Pedindo conselhos, procurando na internet, procurando em livros, em diversos lugares

Tem gente que compra curso, paga mentoria, frequenta faculdade

Mas sabe o que eu realmente aprendi com esse retiro?

Não importa até onde você vai procurando a resposta para a sua vida, a verdadeira resposta está dentro de você mesmo
Você só não está sabendo encontrar

A lição que ela passou no sábado de manhã, eram três leituras, dessa você tinha que escolher uma, e dessa que você escolheu, você teria que escolher somente uma palavra

E passar mais de uma hora refletindo somente em cima dessa palavra

Eu pensei comigo mesmo, como que vou ficar uma hora pensando em uma palavra

Isso não é pra mim

O que estou fazendo aqui?

Mas resolvi tentar, desci em um lugar lá embaixo, achando que não ia ter ninguém

De repente, BUUMM

Foi incrível ter aquela visão, uma galera sentada pelo gramado, cada um no seu canto, na sua brisa, na sua leitura, no seu momento, em total silencio

Ninguém estava nem aí pra ninguém, parecia que ao mesmo tempo que tinha várias pessoas, cada um estava no seu mundo particular
Andei mais um pouco e achei um lugar

Eu li as três indicações

Ate que achei uma, Isaias 41, 8-10

Achei muito interessante, fala que Deus escolheu você para viver, e para você não temer que nada acontecesse, que ele estaria ali do seu lado te dando suporte

E essa foi a minha palavra, ESCOLHIDO

Pensei, que de todos os momentos ruins da minha vida, todas as coisas que eu estava passando, as pessoas ruins que tenho do meu lado (meu pai no caso, que é meio que um trauma para mim), deus me escolheu para viver tudo isso

E me escolheu porque ele sabe que eu dou conta do recado, e por mais que seja difícil, tenha todas as dificuldades, não é para eu temer nada disso, que ele vai estar do meu lado.

Acho que foi umas das únicas vezes em minha vida que eu realmente estava acolhido

Que por mais que eu tivesse passado tempo longe de Deus, que não estava cuidando da minha vida espiritual

Ele sempre esteve ali, me esperando de braços abertos por mais que eu tenho feito muita coisa errada por ai

E mesmo assim Ele me perdoou por tudo, me acolheu, e mostrou e vai continuar me mostrando sempre a essência da vida

E por base nisso, eu concluo que estou no caminho certo, entendi a verdadeira missão da minha vida, que já é o que estou fazendo, e eu continuar firme porque ele me deu capacidade para tudo que vou enfrentar

E quando toda aquela resposta veio de dentro de mim, eu cai em choro

Chorei muito, e tudo essas respostas veio surgindo, eu pensava em cada momento difícil, e pensava, DEUS me escolheu viver isso, e não posso tentar percorrer outro caminho e desviar do que Ele escolheu para mim.

E a resposta estava aqui mesmo, dentro de mim

Eu só não sabia como encontrar

E cara, parece brincadeira

Mas foi tão engraçado, começou a vir uma onda de informações, e eu sentia, vindo diretamente do meu coração

Foi uma experiencia que eu nunca senti na minha vida, tanto com Deus como comigo mesmo

Dava até pra eu escrever um livro de tanto que aconteceu lá em dois dias de silencio, e do tanto que experienciei

No dia de dar o testemunho, o meu acho que foi o que mais marcou

Uma mulher chorou, um senhor me indicou a leitura da bíblia, outro veio trocar ideia comigo me dando conselhos, a mina que falei já lá em cima também veio me abraçar e me dar uma mensagem

E sabe qual foi o proposito da minha vida que eu aprendi lá?

Que é fazer a diferença na vida das pessoas, o que pelo esporte e pelo meu trabalho, eu já fazia, e agora vou fazer mais ainda, começando por esse artigo que você está lendo

Procure a Deus, procure a igreja, procure a bíblia, procure pela palavra do Senhor, os ensinamentos de Jesus Cristo (ler a bíblia e entender os ensinamentos é mil vezes mais eficaz na sua vida que perder tempo lendo vários livros de auto ajuda “modinha” por ai)

Isso vai fazer muito diferença na sua vida, você não tem noção

Cuide de você, cuide da sua alma e da sua vida espiritual

Isso é mais importante que qualquer coisa, que dinheiro, bens materiais, relacionamentos, corpo físico

Sua alma estando bem, você vive bem em todas as outras coisas, vai por mim
Quanto mais você estuda você mesmo, quanto mais você entende quem você é, mais confiante se tornará em sua capacidade de fazer seja lá o que você está fazendo
Responda-o
#2
Só o tempo para dedicação ao silêncio e a contemplação, longe dessa maluquice de notificações eletrônicas e de informações nas quais pelo menos 80% são futilidades, é o suficiente para fazer bem a alma.

Responda-o
#3
Um relato raro nos fóruns.

Confesso que estou relapso na vida espiritual.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [ESPIRITUALIDADE] Inteligência Espiritual: vida de equilíbrio e êxito Major Lobo Honrado 3 2,053 24-07-2017, 01:40 PM
Última Postagem: Melancton

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)