Enquete: Concursos ou Sair do país?
Esta enquete está fechada.
Concursos
45.45%
15 45.45%
Sair do país
54.55%
18 54.55%
Total 33 voto(s) 100%
* Você votou neste item. [Exibir Resultados]

Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sair do país ou concursos públicos?
#54
Sobre sair do país ou ficar no Brasil


Considero que você precisa (de novo: precisa) pelo menos 1 vez na vida viver a experiência de morar fora do Brasil. Existem diversas opções, e a mais barata entre elas é fazer intercâmbio voluntário, onde você vai trabalhar e ter a alimentação no local que você está. Melhores opções são fazer alguma graduação ou pós-graduação com bolsa de estudos, ou imigrar buscando um trabalho fora. 

A depender da sua idade e projeto de vida, é válido buscar viver uma experiência fora trabalhando lá. Assim você faz seu pé de meia, ganha sua grana e gasta com putas europeias, cachaça e curtição usa para fazer sua independência financeira, preferencialmente num período em que o câmbio estrangeiro (ex.: dólar, euro ou libra) estiver alto. Ou seja, agora. 

Grosso modo, a matemática é a seguinte: imagine que você está em algum país da Europa ganhando um "salário mínimo" lá de mais ou menos 1000 euros. É como se estivesse ganhando 5 ou 6k reais. Dá pra viver com 1000 euros? Dá. Dá pra comprar uma Mercedes C200? Depende. Mais rápido do que aqui no Brasil, sim. Uma Mercedes ok no estrangeiro (Europa, que é o que eu sei alguma coisa) você consegue encontrar por uns 18 mil, isso se você quiser já pagar de patrão. Se não fizer muita questão, deve encontrar uma fácil por menos que isso, tipo uns 10 mil (claro que não será uma ano 2017, suave?!). Tu encontra um Golf lá (que aqui tu não compra por menos de 60 mil, colocando bem, bem pra baixo) por uns 15 mil. 

Ou seja, não é que indo para lá (Europa) você vai ficar rico, mas você vai viver bem, melhor do que in Brazil.

PS.: não estou colocando as moedas no final dos valores de propósito. Considere os valores 10 mil, 15 mil, 18 mil, 60 mil como "dinheiros". 

Agora vem a melhor parte. Deveis saber que o custo de vida no Estrangeiro (vou colocar a Europa como exemplo) é demasiado inferior ao custo de vida no Brasil. O que quer dizer que com 1000 ou 1200 você vive ok lá, podendo até fazer uma farra aqui e ali, curtir aqui e ali e ainda sobrar dinheiro pra comprar o que você quer, comer o que gosta. É diferente daqui do Brasil que o custo de vida é alto. 

Outra coisa melhor ainda é que a qualidade de vida no Estrangeiro é muito melhor do que no Brasil, nos quesitos segurança, educação, saúde e custo de vida (como citado antes), por exemplo. Não é aquela nóia de ficar preocupado com segurança o tempo todo, de sair e ser assaltado, de precisar ter carro blindado pra se proteger de vagabundo, e coisas do tipo; a educação infantil, média e superior lá é boa; os hospitais funcionam e você é bem atendido. (PS.: tudo isso dito é de forma geral; exceções existem em tudo na vida)

É o famoso Estado de bem-estar social europeu que os reacionários fascistas e anarco-capitalistas alguns não gostam muito. O "ponto negativo" ali é que a taxa de impostos é pesada (se achas que no Brasil é alto, dá uma checada pra ver como é por lá), mas os serviços públicos chegam com qualidade para a população. Grosso modo, o cidadão europeu vive bem e com qualidade de vida, de modo que não é por acaso que tem um monte de idosos por lá. A desigualdade social, apesar de existir, não é tão gritante quanto no Brasil ou nos EUA, por exemplo. 

Dito tudo isso, é válido pelo menos viver uns 6 meses no estrangeiro, pra sentir a vibe. Se seu projeto é sair para nunca mais voltar, vá em frente. Qualidade de vida, custo de vida, segurança, educação e saúde são coisas bem melhores lá do que aqui en Brasil. 

Como algum cavalheiro escreveu em posts anteriores, o custo de vida no Brasil só aumenta, de modo que para viver bem é preciso ganhar pelo menos uns 4k por mês e decidir não se casar por um bom tempo (e nem ter companheira). E olhe lá.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Sair do país ou concursos públicos? - de Gardenzio - 25-02-2022, 11:34 AM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)