Enquete: Concursos ou Sair do país?
Esta enquete está fechada.
Concursos
45.45%
15 45.45%
Sair do país
54.55%
18 54.55%
Total 33 voto(s) 100%
* Você votou neste item. [Exibir Resultados]

Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sair do país ou concursos públicos?
#48
Tenho alguns comentários que irão contribuir:

1- boa parte dos meus familiares são funça público estadual e quase todos mais velhos. Uma boa parte entrou para o estado em meados da década de 80 e tenho 2 parentes que entraram na década de 70. O que me disseram é que teve alguns que nem foi preciso fazer concurso público, era só chegar na repartição e pedir o emprego. Anos depois, essas pessoas foram legalizadas e são reconhecidas como funça e tem todos os direitos garantidos.

2- morei fora por 1 ano. É bom, mas é uma bosta. A medida que envelhecemos, já vamos ligando o foda-se para um monte de coisa e o que passamos a buscar realmente na velhice é companhia (achismo meu, afinal, n sou idoso). É bom para ganhar dinheiro e voltar, pq no fim das contas, nd melhor do estar perto da família e falar a sua língua onde quer que vá. No mais, é como um confrade ai colocou, lá fora vc n é ninguém e mesmo que saia daqui pósgraduado, tem grandes chances de passar uns 2 anos limpando privada ou recolhendo copo sujo nas mesas de bar (meu caso e alguns amigos). 

3- tenho outros parentes que moram fora, boa parte nos EUA. Na época em que se mudaram, no aeroporto nem olhavam direito seu passaporte. Fácil de mais de entrar. Hj está quase impossível. Além dos mais, a galera acha que ir para morar nos EUA é bastante simples. Vamos lá: Costa leste é tomado por imigrantes e está disputado até as vagas de limpador de privada. Região central n aceita fácil imigrante, são bastante conservadores (tem alguns ai falando do Texas, mas n conhecem o texano). Costa oeste tá virando o caos, vide CA. 

4- Minha opinião: estamos num caminho sem volta. Há 50 anos já falavam do problema do aumento da população e agora estamos vendo pessoas graduadas, pós-graduadas e essas qualificações ainda torna essas pessoas desinteressantes para muitas empresas. Outro dia vi um vídeo de um americano comentando o quão absurdo está sendo para se arrumar um estágio por lá, onde empresas estão exigindo 3-5 anos de experiência + outras qualificações, ou seja, nd diferente do que estamos vendo no Brasil.

Não acho que os problemas (saúde, economia e etc) que o Brasil tem e está passando esteja ocorrendo somente por aquil, mas é mundial. E uma vez que os países sub-desenvolvidos vão se tornando sub-sub-sub-desenvolvidos (Argentina, Venezuela, países africanos, países da Américas Central e partes da Ásia), aumenta bastante o fluxo migratório para os países ainda considerados de primeiro mundo, mas como mts países de primeiro mundo tem suas fragilidades, vão se fragilizando como os países de sub-desenvolvidos.

Enfim, neste momento, estou preferindo investir boa parte do meu salário (cripto, RV e RF), estudando por conta própria e fazendo cursos de curta duração, nos quais são mt mais baratos e possuem menor tempo do que um MBA ou pós-graduação. Não sonho mais em ser chefe, gerente ou qualquer outro cargo no qual é necessário suar sangue para conquistar e deixar de viver para manter.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Sair do país ou concursos públicos? - de Roris Morfí - 09-01-2022, 05:16 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 4 Visitante(s)