Enquete: Concursos ou Sair do país?
Esta enquete está fechada.
Concursos
45.45%
15 45.45%
Sair do país
54.55%
18 54.55%
Total 33 voto(s) 100%
* Você votou neste item. [Exibir Resultados]

Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sair do país ou concursos públicos?
#63
(24-01-2023, 01:09 PM)Novo Mundo Escreveu: Tentei serviço em duas industrias locais e fui reproado em ambas, assim como um monte de gente.
Quando fui para capital, poderia até conseguir um emprego como MEI em uma empresa de material de construção, mas estaria longe de casa e como não sei nada de material de construção, poderia simplesmente perder dinheiro enquanto aprendia para depois de 3 meses ser mandado embora.

Parece que nem em empregos simples, de industria, estão sendo uma porta de entrada ou valvula de escape para quem está em uma situação difícil.

Negócio seria concursos mesmos, mas a pressão para sair de casa já está cada vez maior.

Estou seriamente pensando em tentar a vida na Austrália quando receber minha herança.

Primeiro ponto: Tentar serviço e ser reprovado em entrevistas de duas empresas é MUITO POUCO,  um número MUITO BAIXO para quem procura emprego. Idem a questão de ir para a capital com risco de ser mandado embora: Parecia mais investimento para ganhar experiência e ser aceito em futuras entrevistas. Se ainda falasse "fiz 10, 20 entrevistas e não consegui nada, beleza". 

Segundo ponto: Tentar concurso não é moleza. Se tratam de pessoas que estão estudando há anos para bons concursos. Se você é do tipo que tem capacidade de estudar bem, se preparar e condições de passar em um bom concurso, em geral é o perfil que também arrumaria emprego em empresas privadas. Se seu perfil é: "Acho ruim trabalhar ganhando pouco no início de carreira, meus pais pagam tudo, e é confortável estudar em casa", bom, ok, foco em concursos.

Mas vou colocar meu ponto pessoal, sem entrar no mérito de quanto eu ganho: Por quase 10 anos eu olhava alguns colegas que passaram em concursos com bons salários e tinha certa inveja das altas cifras, (mas digo, inveja boa, do tipo, vou batalhar e vou conseguir algo igual). Hoje ganho mais que a maioria deles, porém, sem a estabilidade do concurso.
E pra não desanimar, digamos que você passe num concurso bom, de 15.000 reais. Pela média Brasileira, você seria um cara destacado financeiramente falando, inclusive destacado para muitas mulheres. Mas não vai viver como rico não. Primeiro com os descontos de impostos. Depois se você quiser uma casa de alto padrão, aquelas acima de 2 milhões, estão fora da sua alçada. Se quiser um Honda HRV 0km, pões uns 170.000. Aí você pode até falar "ah, mas consigo morar num apartamento bom de 80 metros quadrados, consigo ter um bom carro usado de 80.000 e viver confortável. Sim. Padrão classe média boa, até talvez classe média alta dependendo do estado e cidade onde mora. Mas não sonhe que vai ser um ricasso.

E por último, se for morar no exterior, seja pé no chão. Se você não tem qualificação aqui, não vai ter lá.
Se tem dinheiro de herança pra morar bem lá, também teria para morar aqui.
 Já vi dezenas de amigos indo para o exterior. Todos os aventureiros que foram sem emprego qualificado, eventualmente voltaram para o Brasil. No passado criaram muita fantasia sobre morar no exterior. Por exemplo, na Austrália, um garçom tira 1500 dolares australianos de salário, mais 1000 extras de gorjetas. E com 2500 dá pra alugar um apartamento pequeno, pagar as contas e curtir um pouco. Sem luxo. Quase padrão classe média baixa, mas aí é aquilo, por alguns anos o efeito de estar num país com segurança melhor, visitar um lugares novos, acabam compensando para quem tem uma vida sofrida no Brasil. E o Latino lá vai ter que batalhar muito pra crescer. Vai receber dezenas de propostas que vão te olhar como mão de obra barata. Vai conseguir sucesso? Sem batalhar, difícil.
Se for, vai com o pé no chão.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Sair do país ou concursos públicos? - de Jota Jr - 24-01-2023, 08:19 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)