Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Aprendendo a usar a inveja a seu favor!
#1
O título pode incomodar, o sentimento em questão é negativo, mas é necessário aprender a lidar com ele numa perspectiva REALística das coisas... ( isso envolve a opinião de todos aqui!)

Bem, recentemente em minha vida pessoal, acompanhei inúmeros amigos e conhecidos alcançando seus objetivos. Só pra dar alguns exemplos: amigos que prestaram o mesmo concurso que eu passaram e eu não. fiz planos e amigos também de começar o mestrado juntos e abandonei pra estudar pra concursos resultado, eles entraram e eu não. Sem contar o fato de alguns amigos possuírem carro e eu com uma simples bizinha... Por conta disso,me vi com o sentimento da inveja. Por ser cristão, procurei na palavra de Deus um conforto, uma maneira de como lidar com esse sentimento. Não pense que cristãos são santos... Na palavra, encontrei vários estudos sobre inveja: Foi a inveja de Lúcifer em relação a Deus que  o condenou. Foi a inveja que fez Caim matar Abel dentre inúmeras outras histórias...

Nos textos realistas, encontrei discursos que  diziam que não se deve fazer comparação com outras pessoas.

Mas mesmo assim, não conseguia controlar esse sentimento, ainda que soubesse que é errado sentir isso. Então  depois de refletir e pesquisar um pouco,encontrei algumas possíveis respostas, nada de conclusivo, mas gostaria de compartilhar com os confrades e se possível acrescentem mais ideias ao tópico! Pois como disse não cheguei a ter uma conclusão sobre o assunto.

Cheguei as seguintes "ideias" gerais sobre inveja:

1. É natural sentir inveja.

Esse sentimento irá surgir por mais que vc diga que não. Por mais que se declare imune a isso. Pense bem, na sua realidade e no seu cotidiano e verá que vc já teve esse sentimento.  A real é que você não quer ver o outro numa situação melhor que a sua. O mesmo vai acontecer com os outros quando assistirem o seu crescimento profissional e pessoal.  Portanto, se acostume.

2. Use-a a seu favor

Quando esse sentimento surgir e pode ter certeza que irá surgir, não se compare com os outros. Isso vai te colocar em uma posição inferior aos demais. O que é uma mentira! pois cada um tem uma história de vida diferente e condições diferentes para atingir um objetivo. Se for comparar, veja o seu antes e o seu hoje! Veja se está mais próximo do seu objetivo! Aprenda a canalizar a inveja para dar um gás nos seus objetivos. Pense da seguinte forma: tenho que conseguir também! Eu posso fazer melhor! Ele fez posso fazer também! 


3. Nenhuma mudança é da noite pro dia.

Aprenda que nesta vida as coisas acontecem de forma lenta. Começou um projeto hoje? Tenha calma, mantenha-se firme no seu objetivo uma hora vc alcança. A bíblia diz que: "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" por isso acredite que Deus tem planos pra vc e ele está te preparando para o seu objetivo.

4. Não comente sobre suas conquistas

Se vc não tem crença, acredito que o melhor a fazer é não divulgar suas vitórias. Não conte seus planos, não atraia comentários maldosos e negativos sobre os seus sonhos que pode te colocar em desmotivação. Se for compartilhar alguma vitória ou sentimento, compartilha com quem esteve do seu lado nos momentos difíceis e que estão sempre do seu lado ( cuidado nisso!)


Espero que essas palavras possam ajudar a todos os confrades !
Paguei o preço.
Responda-o
#2
A tática de usar a inveja como uma forma de motivação é extremamente desaconselhável. 
A inveja é como se fosse uma comida prestes a estragar: depois de um tempo todos os benefícios acabam se transformando em tristeza e desmotivação.
O confrade pode até notar que sua vontade de estudar aumentou com esses pensamentos, mas se continuar assim irá ter de começar a tomar remédios antidepressivos e também consultar um psicólogo.

Eu tenho conhecidos que foram estudar nos EUA, que entraram em grandes empresas, que estão ganhando muito dinheiro. Enfim, se eu ficasse olhando a grama do vizinho o tempo todo iria acabar ficando louco e depressivo.

Que se foda se as pessoas ao seu redor estão tendo sucesso ou fracasso. O que importa é você e suas metas.
Responda-o
#3
Aqui um video sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=udHImv7IM6U
Paguei o preço.
Responda-o
#4
(15-11-2015, 02:05 PM)Aragons Escreveu: A tática de usar a inveja como uma forma de motivação é extremamente desaconselhável. 
A inveja é como se fosse uma comida prestes a estragar: depois de um tempo todos os benefícios acabam se transformando em tristeza e desmotivação.
O confrade pode até notar que sua vontade de estudar aumentou com esses pensamentos, mas se continuar assim irá ter de começar a tomar remédios antidepressivos e também consultar um psicólogo.

Eu tenho conhecidos que foram estudar nos EUA, que entraram em grandes empresas, que estão ganhando muito dinheiro. Enfim, se eu ficasse olhando a grama do vizinho o tempo todo iria acabar ficando louco e depressivo.

Que se foda se as pessoas ao seu redor estão tendo sucesso ou fracasso. O que importa é você e suas metas.

A questão não é "olhar a grama do vizinho" Aragons. Não é inveja do objeto conquistado. Afinal, se o individuo conquistou foi com base no seu próprio esforço, mérito etc.. O lance é mais profundo, na verdade se trata da percepção de quando todos parecem estar progredindo e vc não. Isso não quer dizer que nós estamos parado sem fazer nada entende? Acho que fez uma leitura rápida ou eu não consegui passar a informação direito...mas tranquilo.
Paguei o preço.
Responda-o
#5
Eu so sentia 'inveja' quando estava na matrix, depois que conheci a real, nunca mais senti. Pra nao sentir inveja, basta que tu viva a sua realidade. E em relaçao aos seus 'amigos', nao vai demorar muito pra eles jogarem na tua cara de uma forma indireta, as conquistas deles.
Responda-o
#6
Não vejo como usar um sentimento negativo a seu favor possa trazer algo positivo em nossas vidas.

Prefiro eliminar a inveja dentro de mim, não me preocupar com a vida dos outros e cuidar do meu que eu ganho mais.
Responda-o
#7
(15-11-2015, 12:20 PM)José Machuca Escreveu: 2. Use-a a seu favor

Quando esse sentimento surgir e pode ter certeza que irá surgir, não se compare com os outros. Isso vai te colocar em uma posição inferior aos demais. O que é uma mentira! pois cada um tem uma história de vida diferente e condições diferentes para atingir um objetivo. Se for comparar, veja o seu antes e o seu hoje! Veja se está mais próximo do seu objetivo! Aprenda a canalizar a inveja para dar um gás nos seus objetivos. Pense da seguinte forma: tenho que conseguir também! Eu posso fazer melhor! Ele fez posso fazer também!
Concordo.
Uma motivação para seguir seus objetivos, e não o caminhos e conquistas dos outros.
Mas é tipo de sentimento que às vezes pode ser confundido com admiração ou referência que vc tem por pessoas bem-sucedidas.
E exemplo bacaninha é CR7 e Messi, o quanto Messi contribui para que CR7 não retrocedesse fisicamente, mesmo ronaldo estando "velho" no mundo do futebol.
Mas o recomendável mesmo é não depender muito desse tipo de sentimento.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Como usar as regras do jogo das aparências a seu favor Mr. Rover 45 25,135 14-02-2019, 06:50 AM
Última Postagem: Big Evil

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)