Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda com Enem
#1
Desejo cursar Sistema da informação ou Engenharia da computação.

Faltando pouco tempo para o Enem, em quais matérias devo realmente focar/me dedicar nos estudos/revisões gerais dos assuntos?

Sim, procurei no google a respeito e encontrei mais dúvidas ainda. Estou perdido rsrsrs
Tempo, o seu bem mais preciso.
Responda-o
#2
(08-10-2015, 12:59 PM)Hulk Escreveu: Desejo cursar Sistema da informação ou Engenharia da computação.

Faltando pouco tempo para o Enem, em quais matérias devo realmente focar/me dedicar nos estudos/revisões gerais dos assuntos?

Sim, procurei no google a respeito e encontrei mais dúvidas ainda. Estou perdido rsrsrs

Matemática e redação.

Pegue assuntos diversos (crise grega, crise brasileira, belo monte, sistema da cantareira etc) e faça uma redação por dia até a prova.

A pontuação da redação vai de 0 a 1000.

E a mesma quantidade de acertos em matemática comparado com os acertos de qualquer outra matéria rendem em média 100 pontos a mais.
Responda-o
#3
Tinha uma parte para ENEM no fórum antigo e lá um tópico recente explicando a prova, com todas matérias que caem no ENEM. Alguém poderia upar esse tópico na parte de estudos daqui.
Responda-o
#4
(08-10-2015, 03:43 PM)Foxy Escreveu:
(08-10-2015, 12:59 PM)Hulk Escreveu: Desejo cursar Sistema da informação ou Engenharia da computação.

Faltando pouco tempo para o Enem, em quais matérias devo realmente focar/me dedicar nos estudos/revisões gerais dos assuntos?

Sim, procurei no google a respeito e encontrei mais dúvidas ainda. Estou perdido rsrsrs

Matemática e redação.

Pegue assuntos diversos (crise grega, crise brasileira, belo monte, sistema da cantareira etc) e faça uma redação por dia até a prova.

A pontuação da redação vai de 0 a 1000.

E a mesma quantidade de acertos em matemática comparado com os acertos de qualquer outra matéria rendem em média 100 pontos a mais.

A redação do Enem consiste em problemas sociais no Brasil. Você pode pegar todas as redações dos anos anteriores que em todas o tema abordado é um problema (mesmo que alguns pareçam que não, mas é)

De preferência deixe sua redação ''equilibrada'' quanto as linhas de cada parágrafo, as redações nota 1000 são divididas em 4 ou 5 parágrafos:
- 1° Introdução: você vai dar pistas do que vai descrever ao decorrer do texto - não caia na mesmice, JAMAIS comece um texto com ''nos dias de hoje'', ''atualmente'' ... - Existe umas introduções que a maioria das pessoas desconhece, ou seja, o corretor olhará pra sua redação de uma forma diferente e possa perdoar alguns errinhos. Não exagere no número de linhas, umas 4~6 está de bom tamanho.
- 2°, 3° (4° se for 5 parágrafos): Os parágrafos mais importantes da redação, onde você vai comprovar a tese. SEMPRE comece eles utilizando mecanismos de ligação (além disso; o fato referido; esse problema; como comprovação desse problema...) a grande parte das pessoas não usam esse mecanismo e novamente ganhará pontos com o corretor - eles adoram quando usam mecanismos de coesão, sério.
OBS: Se houver 3 parágrafos de argumento, você poderá começar o último de argumento com: Vale ressaltar ainda que; Outro fator que também atesta a existência desse problema é ... 
- 4° ou 5° parágrafo: Conclusão. Parágrafo de encerramento da redação, onde você vai mostrar para o corretor uma solução medida que diminuirá o problema descrito no decorrer do texto (jamais use a palavra ''solução'').O que fazer para diminuir esse problema? A proposta de intervenção DEVE com mecanismos de coesão também como: Portanto; Dessa forma; Uma ação viável que pode ser adotada a fim de coibir o problema abordado é; Sendo assim, uma ação governamental viável que pode ser adotada é ... NÃO CAIA NA MESMICE DE TODOS. 

Relacionar o problema com um fato histórico é uma boa forma de aumentar a pontuação, apresentar dados estatísticos -verdadeiros, claro- também é uma ótima forma de garantir uma boa nota. Deixe o corpo da sua redação balanceada (Ex: Você não vai fazer uma introdução com 10 linhas e uma argumentação com 4 e o final com 2; Faça 4~6, 6~8, 6~8, 4~6, dê mais ''corpo'' para os parágrafos de argumentação)

____________

Em relação a matemática, a maior parte da prova da pra fazer por regra de 3, os teoremas de Tales e Pitágoras e outros conceitos básicos. 
Quem quer passar em medicina se destaca por não somente acertas as difíceis, mas também deixar de errar as fáceis. As questões possuem peso, ou seja, sua nota será maior se você acertar 10 fáceis do que acertar 10 difíceis 
- Por que??
Porque de acordo com a correção é praticamente obrigatório acertar as fáceis, já que todo mundo acerta, se você errar, estará fudido, você simplesmente saiu da média. Porém, os que querem medicina ou cursos disputados em federais, logicamente irão se destacar e ganhar nota por essas questões difíceis. Os mínimos detalhes te colocarão dentro ou fora da federal.
Em relação ao tempo, se você ver que é uma questão difícil, pule para a próxima, não perca tempo fazendo o que não sabe, garanta o que você sabe pra depois voltar nessas questões. Algumas gigantescas possuem textos meramente informativos, não serve pra nada, as ''coisas'' que você precisa está no enunciado, então, LEIA O QUE A QUESTÃO ESTÁ PEDINDO, ANTES DE LER AQUELE TEXTO DE 2 PÁGINAS. Uma boa parte da prova é interpretação de texto, então se você ler o que a questão quer, você automaticamente focará quando ver a resposta.

No mais, boa sorte.
'' If you've been playing poker for half an hour and you still don't know who the patsy is, you're the patsy.'' Warren Buffett


Responda-o
#5
Um ex-membro (odesenvolvedor) criou em conjunto com outros um guia para realistas prestarem o enem ainda no antigo MR, e ao que me consta, o pessoal que o utilizou teve excelentes resultados. Alguém o tem ae?
Responda-o
#6
Já fiz três ou quatro provas do Enem e a experiência confirma que o que mais ajuda com a média geral é o foco na redação e estudos voltados pra disciplina que você mais tem conhecimento, isso quando falta pouco tempo de preparo, mas de forma geral deve-se focar na redação, que vale mil pontos e te salva quando você tem nota mediana em alguma das matérias cobradas. No meu caso sempre fui bom em matemática, e nesse mesmo dia tinha a redação, primeiro eu separava um tempo pra fazer o melhor na redação, depois garantia nota em matemática e fazia a parte de português por último. Meu resultado sempre foi bom e melhorava nas provas seguintes, já que conforme os anos passavam minha escrita melhorava, assim como obtia mais conhecimento, tanto é que hoje tenho bolsa integral numa faculdade particular num curso de meu interesse. Portanto, a dica que eu deixo é pra que você foque na redação e na disciplina que você mais tem conhecimento nessa reta final de preparação.
Responda-o
#7
Veja bem, o segredo pra quem não quer cursos muito concorridos é acertar o que tudo mundo acerta e um pouco das médias.
Indico que te foque em humanas, acerte matemática básica e interprete o que puder no resto.
A questão de ter bastante regra de 3 foi só ano passado, isso tende a mudar este ano pois provas pouco especializadas são terríveis pra quem estuda sério.
Procure na internet sobre a localização das questões fáceis, isso é fundamental pra ti.
No mais eu já tinha mandando o link de um material que eu revisei no ask do War (http://www.retafinaldoenem.com.br/2015/b...isao-enem/) se tu quer algo com uma média não tão alta estude com afinco este material.
http://ask.fm/VirideMR

A vida é insignificante se não está inspirada por uma vontade indomável de superar os limites. - José Ortega y Gasset
Responda-o
#8
(09-10-2015, 10:13 PM)Viride Escreveu: Veja bem, o segredo pra quem não quer cursos muito concorridos é acertar o que tudo mundo acerta e um pouco das médias.
Indico que te foque em humanas, acerte matemática básica e interprete o que puder no resto.
A questão de ter bastante regra de 3 foi só ano passado, isso tende a mudar este ano pois provas pouco especializadas são terríveis pra quem estuda sério.
Procure na internet sobre a localização das questões fáceis, isso é fundamental pra ti.
No mais eu já tinha mandando o link de um material que eu revisei no ask do War (http://www.retafinaldoenem.com.br/2015/b...isao-enem/) se tu quer algo com uma média não tão alta estude com afinco este material.

Desde 2010 (ou 2011) o Enem busca contextualizar a sua prova com problemas reais, porém, como a grande parte da população estuda em escola pública -nem preciso comentar a qualidade de ensino da esmagadora maioria né- não recebem uma boa base. Um dos macetes básicos aprendidos é a regra de 3 e sim, esse ano também a maior parte da prova de matemática poderá ser resolvida com Regra de 3, Interpretação gráfica (só ver o que quer), poucas serão as questões que vai pedir uma P.A e/ou P.G.
O Enem não foi feito pra quem estuda sério, até porque uma prova daquele tamanho com aquele pouco tempo, não vai mostrar quem estuda mais ou quem estuda menos e sim quem estará menos cansado e focado. Se fosse uma prova realmente séria e ser feita pra quem realmente estuda, poderia diminuir drasticamente o número de questões e colocar questões que um detalhezinho pode te fazer marcar a alternativa errada.
Prova pra quem estuda sério, era a 2° Fase das faculdades federais, por mais que seja do governo, esquerda e etc, as 2° provas sempre colocavam questões abertas, de nível alto, para que assim a faculdade pudesse escolher o aluno que quisesse. Hoje em dia, ninguém quer nada com nada e infelizmente essas provas estão sendo extinguidas (salvo exceções)
'' If you've been playing poker for half an hour and you still don't know who the patsy is, you're the patsy.'' Warren Buffett


Responda-o
#9
(09-10-2015, 10:13 PM)Viride Escreveu: Veja bem, o segredo pra quem não quer cursos muito concorridos é acertar o que tudo mundo acerta e um pouco das médias.
Indico que te foque em humanas, acerte matemática básica e interprete o que puder no resto.
A questão de ter bastante regra de 3 foi só ano passado, isso tende a mudar este ano pois provas pouco especializadas são terríveis pra quem estuda sério.
Procure na internet sobre a localização das questões fáceis, isso é fundamental pra ti.
No mais eu já tinha mandando o link de um material que eu revisei no ask do War (http://www.retafinaldoenem.com.br/2015/b...isao-enem/) se tu quer algo com uma média não tão alta estude com afinco este material.
Tempo, o seu bem mais preciso.
Responda-o
#10
Como se saíram nas provas ?
http://ask.fm/VirideMR

A vida é insignificante se não está inspirada por uma vontade indomável de superar os limites. - José Ortega y Gasset
Responda-o
#11
Quem esquerdou passou.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Responda-o
#12
É só esquerdar na prova, e depois rir na cara dos comunas otários quando vierem puxar esses assuntos.
Wake up Neo... Follow the white rabbit. 

https://ask.fm/Groo_Real
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
Thumbs Down [DÚVIDA] Ajuda para o ENEM Pietro Sartori 10 4,948 03-10-2018, 08:54 PM
Última Postagem: Viride

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)