Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como melhorar meu linguajar?
#21
Falar é uma habilidade, e que por sinal é bastante ignorada, não há nenhuma pílula mágica que lhe oferte o poder da fala excepcional, não de um dia para a noite. Eu moro e sempre morei no interior no Ceará, estou submerso em uma exímia cultura interiorana desde o berço, sai de um lugar praticamente remoto da humanidade, e dos braços de uma família bastante pobre, não tive acesso as melhores escolas e muito menos aos melhores livros, aliás, só os lia quando recebia de doações, em casos me contentava com revistas velhas mesmo, quando criança meu primeiro brinquedo fora um papel e uma caixa de giz em cera, sempre tive contato com pessoas muito humildes e tradicionais com pouca ou nenhuma escolaridade, gírias? Inúmeras, infinitas, a cada dia surgia uma nova. Influência cultural? Sempre existiu, principalmente nestas regiões nordestinas onde a cultura é predominantemente forte e padrão.

Enfim, eu tinha todos os requisitos suficientes e ainda um pouco mais, para falar errado, ser "matuto" ou então "camponês", porém, meu apreço pelo conhecimento e minha visão de mundo um pouco diferenciada da grande maioria, permitiram-me não se deixar influenciar pelo meio a qual eu estava e ainda estou submetido, quando digo que sou do Ceará, percebo até certo espanto. Eu não posso te dizer o que fazer porque de nada irá adiantar, isso tem que partir de você, como leu anteriormente, falar é uma habilidade, assim como qualquer outra que podemos adquirir ou aprimorar, portanto, deve ser trabalhada e aperfeiçoada do mesmo modo, já deram inúmeros conselhos muito bons no tópico, realmente a leitura te abre inúmeros novos horizontes, mas não só isso, você precisa ter contato com cultura, tu precisas sair do cubículo social em que está inserido ou da pequena realidade que você chama de mundo. Quando eu era criança, gostava de conversar com adultos ou idosos, achava muito interessante as histórias que me contavam, aprendia bastante, talvez isso te possa ofertar um panorama, observe o público que você costuma socializar, são adolescentes bizarros que falam feito retardado? Ou pessoas com um vasto conhecimento e experiência pessoal de vida? A grande questão aqui é que você fala de acordo com o que você pensa, não existe fórmula para mudar o seu modo de falar, mas existe inúmeras possibilidades de mudar o modo como você pensa.

Outra questão é que você não precisa ler montanhas de livros para falar corretamente, eu mesmo conheço inúmeros intelectuais que falam mais palavrões que todos os integrantes deste fórum juntos, o caminho é se interessar pelo o que está sendo lido, aí você pergunta, "Tá, mas se até um intelectual costuma falar palavrão, então é impossível falar corretamente?", a resposta é: os intelectuais necessitam da atenção do público para repassarem suas ideias e pensamentos, a grande massa só consegue se concentrar com determinados estímulos, você prefere escutar 1 hora de palestra técnica sobre o funcionamento de um motor industrial? Ou 10 minutos de humor negro? Acredito que sei a resposta, e é exatamente por isso que palavrões são usados quotidianamente, e não há nada de errado nisso, a grande questão é que os intelectuais fala de modo consciente, a grande massa não, esta age de modo automático porque foi condicionada a agir deste modo, ou seja, você precisa antes de tudo, ter contato amplo com a cultura, estimular seu cérebro a processar informações distintas e mesclá-las, e assim se adequará a qualquer ambiente possível e inimaginável sem turvar seus próprios valores, esteja acima dos preceitos sociais, busque aprimorar seu acervo cultural.
 

Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)