Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
José e à importância dos 20%
#1
Introdução:

Milênios atrás, José, um exímio administrador e filho de Jacó; foi traído por seus irmãos, vendido aos mercadores de escravos e levado ao Egito.

No Egito, tempos depois, José é preso após ter sido incriminado injustamente. Na prisão, ficou conhecido como o "Interpretador de Sonhos"; esse conhecimento por sua vez, chegou até o Faraó; Faraó, atormentado pelo sonho que se repetia todas as noites, ordenou para que trouxessem José ao seu palácio.



18:15 - link direto para o trecho da conversação

História Completa e trecho da revelação

Spoiler Revelar

E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas.

E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.

Então disse Faraó a José: Eis que em meu sonho estava eu em pé na margem do rio,

E eis que subiam do rio sete vacas gordas de carne e formosas à vista, e pastavam no prado.

E eis que outras sete vacas subiam após estas, muito feias à vista e magras de carne; não tenho visto outras tais, quanto à fealdade, em toda a terra do Egito.

E as vacas magras e feias comiam as primeiras sete vacas gordas;

E entravam em suas entranhas, mas não se conhecia que houvessem entrado; porque o seu parecer era feio como no princípio. Então acordei.

Depois vi em meu sonho, e eis que de um mesmo pé subiam sete espigas cheias e boas;

E eis que sete espigas secas, miúdas e queimadas do vento oriental, brotavam após elas.

E as sete espigas miúdas devoravam as sete espigas boas. E eu contei isso aos magos, mas ninguém houve que mo interpretasse.

Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.

As sete vacas formosas são sete anos, as sete espigas formosas também são sete anos, o sonho é um só.

E as sete vacas feias à vista e magras, que subiam depois delas, são sete anos, e as sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental, serão sete anos de fome.

Esta é a palavra que tenho dito a Faraó; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.

E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito.

E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra;

E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima.

E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la.

Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito.

Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura,

E ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem.

Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome.
Gênesis 41:1-57


Conclusão:

Nesta passagem Bíblica, aprendemos à importância de guardar e zelar pelas provisões para tempos de escassez e/ou colapso. Por esta razão a necessidade de guardar pelos menos 20% de tudo o que ganhar.

Para os tempos atuais, podemos utilizar o ano de 2020 como exemplo técnico.
Aqueles que ficaram despreparados, acabaram desguarnecidos, e, dependentes de findáveis auxílios governamentais.



Tópico de inicialização e complementação
No link postado, há tópicos complementares.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#2
Gargalhada   o cidadão paga em media 6 meses em tributos para o ESTADO. Restam 50% de renda para o bostileiro comprar tudo pelo dobro e triplo do que vale,  logo esse 20%  são a metade, então o que se pode poupar seriam 10%, isso senão tiver pensões etc.


Nem o Regime Egípcio era tão voraz nos tributos.... Heart


Ta precisando de dinheiro, não exploda um caixa eletrônico, passe na casa de FUNÇAS ligados a politica e peça um empréstimo.... Girafales   A mesada do COVID está gorda e a grana das eleições e caixas 2 ,3 ,4 e 5 também.... Exclamation


Preparados para a próxima onda de fraude e destruição econômica e envenenamento em massa com vacinas?


O Abençoado Jovem Kyle está.....

[Image: NINTCHDBPICT000604467662.jpg?w=620]

Grande dia para os apoiadores do armamento civil, a promotoria de Illinois anunciou que irá remover e arquivar todas as queixas contra Kyle Rittenhouse (17), e foi provado que a Colt AR-15 usada pelo rapaz era de porte/posse legitimo com tudo documentado e que foi utilizada para auto-defesa adequadamente.
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#3
Minerim respondeu um segundo tópico meu em 5 anos de fórum. Agora acredito que o mundo vá acabar em 2020.  Big Grin

Traduzindo o que ele falou: Nem as pragas Bíblicas superam o BR. Yaoming
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#4
Pedir para alguém da Staff remover este tópico.

Motivo: O vídeo que era base de todo o texto foi excluído do youtube.

Desde já, agradeço.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#5
Hum , a idéia dos 20 % realmente pode parecer de início para muitos bastante difícil, porém e se a quantia a ser guardada fosse 10 % ?
Assim como naquele livro o Homem mais rico da Babilônia de George S. Clason .
Comecei assim certa vez , e realmente me surpreendi , pois tenho bastante dificuldades em economizar.
Utilizo este sistema até hoje , e confesso , está indo muito bem ...é como uma espécie de um bom jogo ( vai ficando mais interessante a cada etapa , ou fase) no caso dos 10 % do livro a cada ano o objetivo e somar o determinado montante X doze meses e ao final do prazo fazer um investimento seguro de forma que sua grana comece a trabalhar para você ... cada centavo ajudando a construir novos montantes...
Dê uma pesquisada o livro é curto e de fácil entendimento.
Responda-o
#6
Negativo.
Permita discordar, Diamante, mas a moderação não deveria excluir o tópico.

Um pouco de leitura faz bem.
Toda a história da saga de José, filho de Jacob, desde sua venda como escravo até sua ascensão como administrador do Egito estão descritas no livro de Genesis.
Do capítulo 37 até o 45, já dá pra ter base e comentar (bem) no tópico.

"Só os canalhas precisam de uma ideologia que os absolva e justifique." (Rodrigues, Nelsson)
Responda-o
#7
25% pra independência financeira
25% para sonhos curto e médio prazo
5% pra educação voluntária
35% p/ gastos correntes essenciais
10% p/ gastos correntes com entretenimento

É assim que tenho feito e tem funcionado bastante comigo, bom equilíbrio entre sonhos do futuro e lazer no agora.
"É preferível arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espirito, que não gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta, que não conhece vitória nem derrota."
Responda-o
#8
Eita porra. Yaoming

Não imaginei que fosse fazer o tópico andar.

Pedir a adm excluir porque o texto ficou sem sua espinha dorsal. Até posso pegar passagens da Bíblia e tal, mas terei que fazer um resumo. E não ficará nível Libertador de qualidade pentecostal. Yaoming

Sobre sua pergunta: @Cafamante; é um ótimo livro. Se você puder guardar mais, melhor. No próprio tópico há links de outros tópicos que podem ajudar. E ainda tem uma tabela na própria seção de Finanças.

Thanks, @Baralho.

@iSko já prefiro 20% para objetivos de IF, 20% para lazer e 60% para gastos gerais.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#9
33% IF.

o resto é livre.
Responda-o
#10
Um terço da renda só para aqueles que realmente ganham bem acima da média ou queiram sacrificar à parte do Gasto Livre. Sendo assim, dá até para guardar 40%.

Ah, um aviso ao público geral: o tópico não é uma receita de bolo, apenas um "Norte" usando um exemplo Bíblico. Yaoming
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#11
Como ganho pouco, aporto quase 50% do salário, eu acho que o mais importante é o tamanho do aporte, infelizmente não tem jeito,  20% é um bom número, quando eu tiver um salário razoável, e uma patrimônio considerável, vou ficar por isso ai, mas como sou afobado, até vou nos aportes de 50% ou quase isso pra acelerar o inicio da acumulação.
Responda-o
#12
Se você ganha pouco procure uma forma de ganhar mais e pare de perder tempo pensando em investimentos.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#13
(08-12-2020, 02:47 AM)Reale Escreveu: Como ganho pouco, aporto quase 50% do salário, eu acho que o mais importante é o tamanho do aporte, infelizmente não tem jeito,  20% é um bom número, quando eu tiver um salário razoável, e uma patrimônio considerável, vou ficar por isso ai, mas como sou afobado, até vou nos aportes de 50% ou quase isso pra acelerar o inicio da acumulação.

minha sugestao:

https://scantsa.blogspot.com/2020/07/gue...-e-os.html
Responda-o
#14
excelente tópico...

inclusive, eu tinha visto um tal de "mestres do capitalismo", curso promovido por nando moura e que o rafinha bastos ficou debochando... tretinha divertida... também vi que o udemy tem diversos cursinhos de finanças, tanto para a esfera doméstica quando para a esfera micro empresarial.

Vendo esse material, somente evidencia como nos brasileiros, diferente de outros paises, somos carentes de educação financeira - não aprendemos nada na escola, aprendemos que o governo faz as coisas e temos "direitos".

A maioria dos meus amigos, que tem entre 20 e 30 anos, nao querem saber de economizar... pensam em carros de 100 200 mil, rolês , bebidas caras e coisas do genero... Falam que temos que viver a vida, o famoso carpe diem. Mas eu tenho convicção que eles vao mudar de ideia quando amadurecerem mais... o sofrimento e as dificuldades da vida nos obrigam a amadurecer..

Saber poupar é fundamental, eu diria que quando a pessoa adquire essa mentalidade (eu consegui 'acordar' com 25 anos), ela começa a ver como o 'low profile' é importante, porque o low profile converge para inteligência financeira.

O exemplo bíblico (sabedoria milenar é foda) diz 20%, um bom numero... se vc ganha 5 mil, vc guarda mil.... Mas o low profile é foda pq esse 20% podem virar 40% facilmente sem muito alarde. Evidentemente que cada um aqui dispõe de uma realidade social, e também de ambições, mas juntar dinheiro é um exercicio mental muito bom, nos ajuda a amadurecer, nos obriga a sermos inteligentes e a valorizar o trabalho.

Eu gosto de pensar por ano, por exemplo: 20% de 5 mil por mes da 12 mil no ano.. eu quero investir em tal coisa que é x e entao tenho tantos anos para alcançar... dai o 20% tem q aumentar... acho mais facil pensar assim, pq vc consegue ter uma meta... poupar por poupar é mais complicado pra mim.
Responda-o
#15
lokoman.

BR além de não ter um conhecimento financeiro, muitos não fazem questão de aprender.

Tem o oposto: Quando o cara quer aprender, mas quer saltar etapas. Tipo se aventurar na Renda Variável sem ao menos ter um colchão financeiro e um conhecimento de Gerenciamento de Risco.

Nos dois casos, a chance de aparecer resultado é praticamente zero.

Edit: @lokoman caso esteja interessado, o próprio tópico tem links para outros tópicos. Acredito que você poderá ter uma base melhor a respeito deste tópico.

Grato pelo retorno positivo ao texto.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#16
Muito bom o tópico! Muito edificante!
Lembrar e comentar sobre José é sempre bom!



"O mais forte espadachim não necessariamente é o que vence. É a velocidade! Velocidade da mão, a velocidade da mente." Abade Faria
Responda-o
#17
Tentei achar esse vídeo e não conseguir com uma imagem boa.

Thanks por incrementar o tópico.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#18
(08-12-2020, 02:32 PM)Bean Escreveu: Se você ganha pouco procure uma forma de ganhar mais e pare de perder tempo pensando em investimentos.

Discordo, perfeitamente possível fazer os dois ao mesmo tempo, a vida não é um jogo de RPG onde você onde as opções são limitadas.
Responda-o
#19
Muitos confundem os investimentos com cassinos ou algo do tipo, que só os milionários podem investir. Investimentos nada mais são que ferramentas para potencializar os lucros da força do seu trabalho e/ou de outros investimentos.

Muitos pensam que tem que ganhar "x" valor, ou passar naquele concurso foda para começar investir.

Muitos esquecem à regra principal: Pagar à si mesmo.

Pagam a todos, menos o próprio. No fim, vivem de salário em salário.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#20
Meu pensamento é o mesmo do @Diamante, primeiro invista em você, pra depois prestar conta aos outros. E aportar hoje é fundamental para ter segurança quando idoso, pois quem depender da previdência social estará fudido.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)