Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dicas para a prática de ciclismo
#1
Information 
Há muito tempo que eu não andava de bicicleta, mas esses dias resolvi alugar uma bicicleta e percorri alguns km, me senti um pouco melhor, na hora da comida, não fico mais com aquela sensação de barriga pesada. Em breve, irei comprar uma bicicleta.

O que diz a Lei sobre andar de bicicleta? Tem que andar nas ciclovias¹ / ciclofaixas² quando houver, se não houver, andar na faixa da direita das ruas / avenidas, próximo ao rolamento. Evite ruas / avenidas que contenham ciclovias¹ (calçada / canteiro central) por causa dos assaltos. Ande pelas ciclofaixas² (que é junto com os carros). Quando houver ciclovias¹, ande por caminho alternativo.

Acessórios obrigatórios: retrovisor, campainha (se não me engano), farol (reflexivo) na frente (branco) e atrás (vermelho), e aqueles negócio reflexivo que se coloca entre os aros (nas 2 rodas, pode ser branco ou amarelo³). Capacete não é obrigatório mas é recomendado.

Apesar da regulagem dos freios, ser recomendado que as sapatas do freio fiquem bem próximos do aro... não é aconselhável, pois se a roda descentralizar um pouco, fica tocando nas sapatas, precisando de mais esforço pra pedalar e gastando as sapatas.

Vi uma dica bem interessante sobre a regulagem dos freios V-Brake¹¹... aperte a alavanca¹² do freio pela metade, nessa posição amarra na manopla¹³. Vá no garfo / rabeira superior e aperte o cabo do freio até as sapatas do freio tocarem no aro. Assim, ficará a metade pra deixar a sapata longe do aro e metade pra apertar bem (frenagem). Os parafusos do lado... sentido horário = afasta sapata, sentido anti-horário = aproxima a sapata. Tem que ir vendo os 2 lados, até as sapatas ficarem mais ou menos a mesma distância dos aros.

No mapa do Google, tem trajetos pra bicicletas (evitar subida de lombas).

1
Spoiler Revelar
[Image: plano_cicloviario___paulo_pires__22_-3646793.jpg]

2
Spoiler Revelar
[Image: imagesCAULO1W9.jpg]

3
Spoiler Revelar
[Image: luz-de-advertencia-da-bicicleta-mtb-bici...cletas.jpg]

11
Spoiler Revelar
[Image: images?q=tbn%3AANd9GcQ6edbaswtLxSJKbTbHs...N&usqp=CAc]

12
Spoiler Revelar
[Image: Pe-a-alavanca-de-freio-de-bicicleta-aces...pg_q50.jpg]

13
Spoiler Revelar
[Image: manopla-para-bmx-flange-alta-western.jpg...6672830000]
Responda-o
#2
...é "nóiz" hyoga!

[Image: 43387419-1-GG.png]
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
#3
No curto tempo que andei a dica que posso passar é comprar uma bicicleta no tamanho adequado para a altura de cada um.

Existem diferentes tamanhos de quadro para uma mesma bicicleta e o tamanho influencia diretamente no peso e no esforço pra conduzir ela.

Teria outras mas daí é frescura que nem vale a pena escrever. Vou deixar para quem entende.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#4
Dizem que a bicicleta de gaúcho, um povo avançado, é meio progressista. Parece que vão eleger a Manuela Prefeita Big Grin


Spoiler Revelar









Os confrades que fizeram um Fórum para concorrer com esse eram adeptos do uso de sunga e óleo no corpo na hora de pedalar, o Forum deles não virou, mas continuam no pedal até hoje....



OLD BUT GOLD
[Image: WCT_17+de+dezembro+de+2011_0039.jpg]

1º grande encontro dos Incelciclismo do Brasil.

[Image: WCT_17+de+dezembro+de+2011_0026.jpg]
 
Grupo heterogêneo livre de preconceitos Rolleyes
[Image: WCT_17+de+dezembro+de+2011_0041.jpg]
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#5
Bom, aqui onde eu moro o ciclismo é o mais popular dos esportes (principalmente mtb) algo que mesmo não praticando me fez aprender muito. Dentro do ciclismo existem 2 principais modalidades, o speed, e o Mountain bike (que pode ser chamado de mtb). A primeira modalidade é a mais barata, pois com uns R$1000-1500 você já consegue montar uma bike melhorzinha
com peças medianas, mas em contra partida, se onde você for praticar não for asfaltado não vai dar, pois o pneu é bem fino justamente porque ela é feita para asfalto ou pistas propicias.
Exemplo de bike de speed:
[Image: 20180716_151412.jpg]
pneu da bike de speed:
[Image: Speed_espaco_pneu_traseiro.jpg]


Já na modalidade do MTB é bem diferente, se você quer praticar terá que desembolsar uns 3k só na bike. fujam dessas bikes já montadas, os grupos de câmbio é uma porcaria, sendo a única coisa que presta as vezes é o quadro. primeiro se atente ao tipo de trilha aonde você quer praticar se for uma daquelas leves, uma bike aro 26 já da conta, o que vai baratear muito preço da bike. esse negócio de ´´aihh, não existe fazer MTb com bike aro 26, no mínimo é aro 29`` é pura viadagem e provavelmente essa pessoa quer te vender algo. Aonde eu moro as trilhas são muito difíceis morros, pedras, rios... Mas mesmo assim tenho um colega que participa de competições e a bike dele é aro 26, e não perde para nenhuma dessas de aro 29. Se o lugar onde você quer praticar tem trilhas pesadas é melhor uma aro 27,5 ou 29, porque se você não tiver pratica e o pneu travar em alguma pedra você vai cair de cara no chão, por isso é melhor um pneu maior. Também tem a possibilidade de comprar uma bike montada e ir melhorando, nesse caso recomendo caloi ou oggi.
bike de mtb:[Image: MTBs-intermediarias-Trek.jpg]

Uma coisa importante é se atentar no tamanho do quadro pois faz muita diferença:
[Image: tamanho-tabela-quadros.jpg]

É também importante ter um bom grupo de câmbio, pois ele é o coração da bike. Nesse quesito, os da Shimano são os melhores a lista do pior ao melhor é:
  • Tourney;
  • Altus;
  • Acera;
  • Alivio;
  • Deore;
  • SLX;
  • Deore XT;
  • XTR.
Para uma bike mediana é do Alivio para baixo, os outros são mais para bikes urbanas e bikes de MTB lixo. é claro que não é só isso, existem muito mais coisas a se atentar em relação a uma bike (Freios, suspensão, guidão, mesa...) mas isso que eu passei é o básico do básico.
Responda-o
#6
(08-10-2020, 08:48 AM)Callahan Escreveu: ...é "nóiz" hyoga!
[Image: 43387419-1-GG.png]

Antes de voltar a andar de bicicleta, tinha o pensamento mais ou menos parecido com o teu, a diferença, é que achando que era coisa de adolescente. Mas na infância / adolescência, a gente não podia pedalar pela cidade.


(08-10-2020, 12:38 PM)Mindingo Escreveu: No curto tempo que andei a dica que posso passar é comprar uma bicicleta no tamanho adequado para a altura de cada um.

Existem diferentes tamanhos de quadro para uma mesma bicicleta e o tamanho influencia diretamente no peso e no esforço pra conduzir ela.

Teria outras mas daí é frescura que nem vale a pena escrever. Vou deixar para quem entende.

Falam das de aro 29... dizem que precisa de mais esforço pra subir uma lomba.


(08-10-2020, 03:05 PM)SirKeira Escreveu: Bom, aqui onde eu moro o ciclismo é o mais popular dos esportes (principalmente mtb) algo que mesmo não praticando me fez aprender muito. Dentro do ciclismo existem 2 principais modalidades, o speed, e o Mountain bike (que pode ser chamado de mtb). A primeira modalidade é a mais barata, pois com uns R$1000-1500 você já consegue montar uma bike melhorzinha
com peças medianas, mas em contra partida, se onde você for praticar não for asfaltado não vai dar, pois o pneu é bem fino justamente porque ela é feita para asfalto ou pistas propicias.
Exemplo de bike de speed:
[Image: 20180716_151412.jpg]
pneu da bike de speed:
[Image: Speed_espaco_pneu_traseiro.jpg]

Já na modalidade do MTB é bem diferente, se você quer praticar terá que desembolsar uns 3k só na bike. fujam dessas bikes já montadas, os grupos de câmbio é uma porcaria, sendo a única coisa que presta as vezes é o quadro. primeiro se atente ao tipo de trilha aonde você quer praticar se for uma daquelas leves, uma bike aro 26 já da conta, o que vai baratear muito preço da bike. esse negócio de ´´aihh, não existe fazer MTb com bike aro 26, no mínimo é aro 29`` é pura viadagem e provavelmente essa pessoa quer te vender algo. Aonde eu moro as trilhas são muito difíceis morros, pedras, rios... Mas mesmo assim tenho um colega que participa de competições e a bike dele é aro 26, e não perde para nenhuma dessas de aro 29. Se o lugar onde você quer praticar tem trilhas pesadas é melhor uma aro 27,5 ou 29, porque se você não tiver pratica e o pneu travar em alguma pedra você vai cair de cara no chão, por isso é melhor um pneu maior. Também tem a possibilidade de comprar uma bike montada e ir melhorando, nesse caso recomendo caloi ou oggi.
bike de mtb:[Image: MTBs-intermediarias-Trek.jpg]

Uma coisa importante é se atentar no tamanho do quadro pois faz muita diferença:
[Image: tamanho-tabela-quadros.jpg]

É também importante ter um bom grupo de câmbio, pois ele é o coração da bike. Nesse quesito, os da Shimano são os melhores a lista do pior ao melhor é:
  • Tourney;
  • Altus;
  • Acera;
  • Alivio;
  • Deore;
  • SLX;
  • Deore XT;
  • XTR.
Para uma bike mediana é do Alivio para baixo, os outros são mais para bikes urbanas e bikes de MTB lixo. é claro que não é só isso, existem muito mais coisas a se atentar em relação a uma bike (Freios, suspensão, guidão, mesa...) mas isso que eu passei é o básico do básico.

Acredito que seria o ideal uma de passeio pra andar pelas ruas / avenidas. As Speed serve pra apostar corrida (profissional). Não entendo qual é a graça andar em lugares com chão irregular (trilhas, areião, etc), pois requer mais esforço pra pedalar e mais fácil de cair.
Responda-o
#7
(10-10-2020, 01:57 AM)Hombre de hielo Escreveu:
(08-10-2020, 03:05 PM)SirKeira Escreveu: Bom, aqui onde eu moro o ciclismo é o mais popular dos esportes (principalmente mtb) algo que mesmo não praticando me fez aprender muito. Dentro do ciclismo existem 2 principais modalidades, o speed, e o Mountain bike (que pode ser chamado de mtb). A primeira modalidade é a mais barata, pois com uns R$1000-1500 você já consegue montar uma bike melhorzinha
com peças medianas, mas em contra partida, se onde você for praticar não for asfaltado não vai dar, pois o pneu é bem fino justamente porque ela é feita para asfalto ou pistas propicias.
Exemplo de bike de speed:
[Image: 20180716_151412.jpg]
pneu da bike de speed:
[Image: Speed_espaco_pneu_traseiro.jpg]

Já na modalidade do MTB é bem diferente, se você quer praticar terá que desembolsar uns 3k só na bike. fujam dessas bikes já montadas, os grupos de câmbio é uma porcaria, sendo a única coisa que presta as vezes é o quadro. primeiro se atente ao tipo de trilha aonde você quer praticar se for uma daquelas leves, uma bike aro 26 já da conta, o que vai baratear muito preço da bike. esse negócio de ´´aihh, não existe fazer MTb com bike aro 26, no mínimo é aro 29`` é pura viadagem e provavelmente essa pessoa quer te vender algo. Aonde eu moro as trilhas são muito difíceis morros, pedras, rios... Mas mesmo assim tenho um colega que participa de competições e a bike dele é aro 26, e não perde para nenhuma dessas de aro 29. Se o lugar onde você quer praticar tem trilhas pesadas é melhor uma aro 27,5 ou 29, porque se você não tiver pratica e o pneu travar em alguma pedra você vai cair de cara no chão, por isso é melhor um pneu maior. Também tem a possibilidade de comprar uma bike montada e ir melhorando, nesse caso recomendo caloi ou oggi.
bike de mtb:[Image: MTBs-intermediarias-Trek.jpg]

Uma coisa importante é se atentar no tamanho do quadro pois faz muita diferença:
[Image: tamanho-tabela-quadros.jpg]

É também importante ter um bom grupo de câmbio, pois ele é o coração da bike. Nesse quesito, os da Shimano são os melhores a lista do pior ao melhor é:
  • Tourney;
  • Altus;
  • Acera;
  • Alivio;
  • Deore;
  • SLX;
  • Deore XT;
  • XTR.
Para uma bike mediana é do Alivio para baixo, os outros são mais para bikes urbanas e bikes de MTB lixo. é claro que não é só isso, existem muito mais coisas a se atentar em relação a uma bike (Freios, suspensão, guidão, mesa...) mas isso que eu passei é o básico do básico.

Acredito que seria o ideal uma de passeio pra andar pelas ruas / avenidas. As Speed serve pra apostar corrida (profissional). Não entendo qual é a graça andar em lugares com chão irregular (trilhas, areião, etc), pois requer mais esforço pra pedalar e mais fácil de cair.

Sim, uma bike de passeio é o ideal para andar nas ruas e avenidas, principalmente pq não chama muita atenção da bandidagem. Aqui os caras usam as speed para trajetos mais longos, tipo ir para outra cidade/povoado e voltar. Nesse ponto de não achar graça em andar em lugares de chão irregular, eu discordo, acho enfadonho pra kct ficar andando pelas ruas e avenidas.
Existem trilha mais leves e mais pesadas, que assim como todos os esportes faz com que tenhamos de correr riscos e ir sempre além do que a última vez, e também tem a vantagem de aproveitar as paisagens enquanto anda, desenvolver técnica e coordenação motora para transpor certos obstáculos, desenvolver resistência. De todos acho o MTB o melhor, pois trabalha as qualidades que citei e permite que conheça vários lugares da hora. Ainda não pratico pq não tenho uma grana pra investir numa bike, mas se algum de vocês tiverem, recomendo!
Responda-o
#8
Se for para andar esporadicamente, recomendo a caloi pelo quadro. As demais peças são da China e durabilidade duvidosa. Mas não investiria em nada caro. O problema é que, com a variação do dólar, uma bike que você comprava por 800 no Natal passado, hoje não compra por menos de 1100 (caloi)
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o
#9
Ando de bicicleta já a alguns anos, recentemente montei minha mountain bike pensada pro deslocamento urbano
Quadro 21" Absolute desses de mercado livre
Grupo Shimano Acera 3x8 simples mas bom pra subida íngreme e velocidade alta
Aro VZAN Deeper nacional feito pra descer montanha
Freios Bengal Helix 7b hidráulico muito bom melhor que esses Shimano de entrada que estoura pistão
[Image: 760055791669624.jpg]
 Rm 8:28
Responda-o
#10
Detesto bancar o advogado do diabo. Mas alguém já viu algum alpha chad pedalando durante o dia? (que não fosse fitness).

Ser visto pedalando durante os horários mais quentes, te faria ser visto como beta?
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o
#11
(10-10-2020, 02:27 PM)SirKeira Escreveu:
(10-10-2020, 01:57 AM)Hombre de hielo Escreveu: Acredito que seria o ideal uma de passeio pra andar pelas ruas / avenidas. As Speed serve pra apostar corrida (profissional). Não entendo qual é a graça andar em lugares com chão irregular (trilhas, areião, etc), pois requer mais esforço pra pedalar e mais fácil de cair.

Sim, uma bike de passeio é o ideal para andar nas ruas e avenidas, principalmente pq não chama muita atenção da bandidagem. Aqui os caras usam as speed para trajetos mais longos, tipo ir para outra cidade/povoado e voltar. Nesse ponto de não achar graça em andar em lugares de chão irregular, eu discordo, acho enfadonho pra kct ficar andando pelas ruas e avenidas.
Existem trilha mais leves e mais pesadas, que assim como todos os esportes faz com que tenhamos de correr riscos e ir sempre além do que a última vez, e também tem a vantagem de aproveitar as paisagens enquanto anda, desenvolver técnica e coordenação motora para transpor certos obstáculos, desenvolver resistência. De todos acho o MTB o melhor, pois trabalha as qualidades que citei e permite que conheça vários lugares da hora. Ainda não pratico pq não tenho uma grana pra investir numa bike, mas se algum de vocês tiverem, recomendo!

Ficar invisível aos ladrões é uma boa mesmo. Aquelas de quadro triangular fechado, e NÃO com freios a disco. E de cor escura.


(10-10-2020, 03:59 PM)Lelouch Escreveu: Ando de bicicleta já a alguns anos, recentemente montei minha mountain bike pensada pro deslocamento urbano
Quadro 21" Absolute desses de mercado livre
Grupo Shimano Acera 3x8 simples mas bom pra subida íngreme e velocidade alta
Aro VZAN Deeper nacional feito pra descer montanha
Freios Bengal Helix 7b hidráulico muito bom melhor que esses Shimano de entrada que estoura pistão
[Image: 760055791669624.jpg]

Uma bicicleta dessas é um íma pra ladrão.


(10-10-2020, 09:06 PM)Sagitario Escreveu: Detesto bancar o advogado do diabo. Mas alguém já viu algum alpha chad pedalando durante o dia? (que não fosse fitness).

Ser visto pedalando durante os horários mais quentes, te faria ser visto como beta?

O único problema que eu via em relação a andar de bicicleta (não lembro onde eu li), é uma suposta infertilidade... como não quero ter filhos... dá na mesma.
Responda-o
#12
Que isso cara, não querer ter filhos ok, mas ficar infertil é osso.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#13
Spoiler Revelar
(11-10-2020, 08:23 PM)Hombre de hielo Escreveu:
(10-10-2020, 02:27 PM)SirKeira Escreveu: Sim, uma bike de passeio é o ideal para andar nas ruas e avenidas, principalmente pq não chama muita atenção da bandidagem. Aqui os caras usam as speed para trajetos mais longos, tipo ir para outra cidade/povoado e voltar. Nesse ponto de não achar graça em andar em lugares de chão irregular, eu discordo, acho enfadonho pra kct ficar andando pelas ruas e avenidas.
Existem trilha mais leves e mais pesadas, que assim como todos os esportes faz com que tenhamos de correr riscos e ir sempre além do que a última vez, e também tem a vantagem de aproveitar as paisagens enquanto anda, desenvolver técnica e coordenação motora para transpor certos obstáculos, desenvolver resistência. De todos acho o MTB o melhor, pois trabalha as qualidades que citei e permite que conheça vários lugares da hora. Ainda não pratico pq não tenho uma grana pra investir numa bike, mas se algum de vocês tiverem, recomendo!

Ficar invisível aos ladrões é uma boa mesmo. Aquelas de quadro triangular fechado, e NÃO com freios a disco. E de cor escura.


(10-10-2020, 03:59 PM)Lelouch Escreveu: Ando de bicicleta já a alguns anos, recentemente montei minha mountain bike pensada pro deslocamento urbano
Quadro 21" Absolute desses de mercado livre
Grupo Shimano Acera 3x8 simples mas bom pra subida íngreme e velocidade alta
Aro VZAN Deeper nacional feito pra descer montanha
Freios Bengal Helix 7b hidráulico muito bom melhor que esses Shimano de entrada que estoura pistão
[Image: 760055791669624.jpg]

Uma bicicleta dessas é um íma pra ladrão.


(10-10-2020, 09:06 PM)Sagitario Escreveu: Detesto bancar o advogado do diabo. Mas alguém já viu algum alpha chad pedalando durante o dia? (que não fosse fitness).

Ser visto pedalando durante os horários mais quentes, te faria ser visto como beta?

O único problema que eu via em relação a andar de bicicleta (não lembro onde eu li), é uma suposta infertilidade... como não quero ter filhos... dá na mesma.

Vish, pior que já colocaram uma arma na minha cara e tentaram levar ela embora, graças a Deus consegui afugentar o bandido

Aqui na minha cidade noia rouba qualquer coisa pra trocar por pedra

O bizu é SEMPRE sair de casa armado e NUNCA andar por um lugar onde você não consiga dar meia volta ou desviar de qualquer situação

E claro, muita fé em Deus
 Rm 8:28
Responda-o
#14
Gostei do topico, estou voltando de andar de bike a 2 semana. Em 2018 eu cheguei a fazer trajetos de mais 30km constantemente.
Agora estou indo aos poucos pra tirar a ferrugem, mas to bem motivado a voltar aquele ritmo.

Vou tentar compartilhar algumas experiencias e ideias relevantes que obtive pedalando, mas lembrando que não sou profissional e não quero bancar o majador supremo.

Pra quem esta fora de forma e quer perder gordura corporal, pedalar é um excelente meio.
Também diria que é ótimo pra quem já esta bem mas quer se sentir melhor no dia-a-dia, aumentar a produtividade e coisas do tipo, só acordar cedo e pedalar,
o dia, sem dúvida, rende muito mais.

Li ai alguns cogitando a infertilidade, não vejo isso um problema, me parece mais coisa de senso comum. Hoje em dia tem bancos muito confortaveis que tu pode escolher.
Acho que a bike é um exercicio excelente de baixo impacto que tem muito potencial. Tem muito obeso que com um habito desses se livraria da possibilidade de um infarto.

Pra quem gosta de bater metas, analisar dados, há vários aplicativos que podem ajudar, o que eu uso pessoalmente uso e recomendo é o Strava.

Quanto ao trajeto procure se informar com conhecidos, outra possibilidade é fazer link com suas redes sociais no Strava, talvez tenha alguém na sua
cidade que pedale e voce pode analisar as rotas que ele faz. Tem muito lugar realmente tenso de se pedalar tanto por causa do Tráfego de veiculos
como pela criminalidade.

Pedalar com um grupo grande é furada, na minha opinião (talvez seja interessante pela socialização), talvez 3 e no máximo 4 pessoas. Eu pedalei em dupla por muito tempo, era bacana pela competividade, 1 vai tentando ir melhor que o outro e no fim os 2 ganham.

Algumas considerações durante a pedala:

- Planeje com bastante antecedencia sua rota, procure sempre se hidratar antes de ir e use o bom senso pra saber quanto de água será nessário levar. Se sua bicicleta não tem espaço pra água leve numa mochila que também deve conter os aparatos basicos de reparo.
- Nunca baixe seu nivel de atenção, qualquer bobeira pode ser fatal, passar em cima de um buraco ou objeto na pista são coisas recorrentes que é necessário ter muita atenção.
Vale citar que se tiver muito transito sua atenção deve ser redobrada, alguém pode por exemplo abrir a porta de um carro estacionado, fique de olho nisso.
- Construa sua confiança: Não vá de cara numa puta trajeto longo muito menos se arrisque em lugares sem acostamente onde voce precisa ficar muito proximo dos veiculos,
pode acontecer de um veiculo estar muito rapido e voce se assustar ou talvez um caminhão passar perto e tu perder o equilibrio por isso.

No geral é isso, se voce curtir pedalar existe uma cultura infinita sobre assunto.
Responda-o
#15
(12-10-2020, 11:21 AM)Bean Escreveu: Que isso cara, não querer ter filhos ok, mas ficar infertil é osso.

Só espero que tu não esteja confundindo infertilidade com impotência.



@Lelouch, para com essa estória de 'bizu'!



(13-10-2020, 03:06 PM)thereturn_ Escreveu: Pra quem gosta de bater metas, analisar dados, há vários aplicativos que podem ajudar, o que eu uso pessoalmente uso e recomendo é o Strava.

Pedalar com um grupo grande é furada, na minha opinião (talvez seja interessante pela socialização), talvez 3 e no máximo 4 pessoas. Eu pedalei em dupla por muito tempo, era bacana pela competividade, 1 vai tentando ir melhor que o outro e no fim os 2 ganham.

Algumas considerações durante a pedala:

- Planeje com bastante antecedencia sua rota, procure sempre se hidratar antes de ir e use o bom senso pra saber quanto de água será nessário levar. Se sua bicicleta não tem espaço pra água leve numa mochila que também deve conter os aparatos basicos de reparo.
- Nunca baixe seu nivel de atenção, qualquer bobeira pode ser fatal, passar em cima de um buraco ou objeto na pista são coisas recorrentes que é necessário ter muita atenção.
Vale citar que se tiver muito transito sua atenção deve ser redobrada, alguém pode por exemplo abrir a porta de um carro estacionado, fique de olho nisso.
- Construa sua confiança: Não vá de cara numa puta trajeto longo muito menos se arrisque em lugares sem acostamente onde voce precisa ficar muito proximo dos veiculos,
pode acontecer de um veiculo estar muito rapido e voce se assustar ou talvez um caminhão passar perto e tu perder o equilibrio por isso.

No geral é isso, se voce curtir pedalar existe uma cultura infinita sobre assunto.

Num eventual assalto, o ladrão já vai te levar a bicicleta, por que levar celular junto? Melhor só a chave e já era.

Pedalar é sozinho e acabou! Até pra não adquirir rejeição gratuita dos motoristas.
Responda-o
#16
Citação: Acessórios obrigatórios: retrovisor, campainha (se não me engano), farol (reflexivo) na frente (branco) e atrás (vermelho), e aqueles negócio reflexivo que se coloca entre os aros (nas 2 rodas, pode ser branco ou amarelo³). Capacete não é obrigatório mas é recomendado.

O capacete deveria ser obrigatório. Um ciclista mediano ultrapassa os 30 km por hora com facilidade. Uma queda nessa velocidade pode ter consequências devastadoras.
Capacete sempre.
Responda-o
#17
(14-10-2020, 08:05 AM)Aricton Escreveu:
Citação: Acessórios obrigatórios: retrovisor, campainha (se não me engano), farol (reflexivo) na frente (branco) e atrás (vermelho), e aqueles negócio reflexivo que se coloca entre os aros (nas 2 rodas, pode ser branco ou amarelo³). Capacete não é obrigatório mas é recomendado.  

O capacete deveria ser obrigatório.  Um ciclista mediano ultrapassa os 30 km por hora com facilidade. Uma queda nessa velocidade pode ter consequências devastadoras.
Capacete sempre.

Camarada, aproveitando sua empolgação em participar nos tópicos propostos, nos faça um favor em nome da boa educação e regimento das normas da casa e se apresente neste tópico...
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
#18
(14-10-2020, 08:05 AM)Aricton Escreveu:
Citação: Acessórios obrigatórios: retrovisor, campainha (se não me engano), farol (reflexivo) na frente (branco) e atrás (vermelho), e aqueles negócio reflexivo que se coloca entre os aros (nas 2 rodas, pode ser branco ou amarelo³). Capacete não é obrigatório mas é recomendado.  

O capacete deveria ser obrigatório.  Um ciclista mediano ultrapassa os 30 km por hora com facilidade. Uma queda nessa velocidade pode ter consequências devastadoras.
Capacete sempre.

Nunca cai de bicicleta em rua / avenida (andei algumas vezes na adolescência) de grande movimento, mas um capacete só seria útil se fosse capaz de aguentar que uma roda de carro passasse por cima. As chances são muito raras de tu cair de cabeça no cordão da calçada (provavelmente tu vai colocar as mãos pra proteger).

Inmetro fez alguns testes com os capacetes:

http://g1.globo.com/fantastico/quadros/i...istas.html
Responda-o
#19
(14-10-2020, 08:31 AM)Callahan Escreveu:
(14-10-2020, 08:05 AM)Aricton Escreveu: O capacete deveria ser obrigatório.  Um ciclista mediano ultrapassa os 30 km por hora com facilidade. Uma queda nessa velocidade pode ter consequências devastadoras.
Capacete sempre.

Camarada, aproveitando sua empolgação em participar nos tópicos propostos, nos faça um favor em nome da boa educação e regimento das normas da casa e se apresente neste tópico...

Perfeitamente. Por favor, aceite o meu pedido de desculpas pela falta de tato.
Responda-o
#20
(15-10-2020, 12:14 AM)Hombre de hielo Escreveu:
(14-10-2020, 08:05 AM)Aricton Escreveu: O capacete deveria ser obrigatório.  Um ciclista mediano ultrapassa os 30 km por hora com facilidade. Uma queda nessa velocidade pode ter consequências devastadoras.
Capacete sempre.

Nunca cai de bicicleta em rua / avenida (andei algumas vezes na adolescência) de grande movimento, mas um capacete só seria útil se fosse capaz de aguentar que uma roda de carro passasse por cima. As chances são muito raras de tu cair de cabeça no cordão da calçada (provavelmente tu vai colocar as mãos pra proteger).

Inmetro fez alguns testes com os capacetes:

http://g1.globo.com/fantastico/quadros/i...istas.html

Sua argumentação tem lógica. De uma maneira geral, o ser humano coloca instintivamente os braços/mãos em posição de proteção. Mas numa queda que envolve velocidade, o corpo frequentemente rola, invalidando a proteção que os membros superiores oferecem e batendo tudo o quanto é parte da anatomia... cabeça inclusa.
Quanto o aguentar o peso de um carro... não sei se existe um capacete que aguente isso. Capacetes de motociclistas, por exemplo,  foram feitos para aguentar uma batida (e de certa maneira, rachar/quebrar absorvendo a força do impacto), não um esmagamento. O próprio desenho do capacete de ciclista impede qualquer proteção nesse sentido, mesmo que fosse feito de titânio.
Vou ver o material da globo.
Um abraço.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)