Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A Importância de se Afastar dos Velhos Amigos
#1
Saudações confrades!

1. Introdução

Faz um tempo que surgiu um papo na caixa de mensagens do fórum sobre a questão dos amigos no desenvolvimento pessoal. O Dominador, Rider, Eu e outros que não me lembro agora acabamos rendendo um pouco o assunto e, naquela oportunidade, senti a necessidade de escrever um pouco sobre isso. Hoje (06/06/2014) fiz uma pesquisa prévia no fórum utilizando a palavra "amigos" e depois a palavra "amizade", mas todas as buscas direcionavam para a amizade homem-mulher, que não é o foco desse texto.

Aqui pretendo expor alguns motivos pelos quais aqueles que querem realmente evoluir como pessoa terão que se afastar de alguns ou vários dos amigos que tem agora. Não que sejam más pessoas, mas a companhia deles pode atrasar muito o desenvolvimento.

2. Acordando Para a Realidade - "Tomando a Pílula Vermelha"

Todos aqueles que conhecem a Real e a entendem, mudam radicalmente a sua forma de ver o mundo. Se antes culpava o governo e o capitalismo por todos os males, agora assume a responsabilidade de ditar o rumo da própria vida, põe fim ao vitimismo, e consequentemente passar a ter uma visão política de direita, reprovando o assistencialismo estatal que permeia nossa sociedade. Se antes só queria saber do futebol na quarta-feira e da novela, agora procura se tornar um homem mais completo e um cidadão mais consciente.

Nossos amigos nessa nova fase são os mesmos de quando tínhamos essa visão de mundo. Eles que irão te incentivar a gastar uma boa grana em baladas achando que vão "pegar mulher", irão desconversar quando você quiser conversar sobre algo mais sério e mais profundo que o futebol e a novela, irão defender os pontos de vistas feminazis quando o assunto surgir na roda, etc., de todos os aspectos haverá uma enorme incompatibilidade de idéias, onde nos tornamos uma brasa isolada.

Isso não quer dizer que você deixará de considera-los seus amigos, mas a tendência será de passar menos tempo com eles, pois a companhia deles lhe acrescenta muito pouco ou mesmo nada, o que não deixa de ser um afastamento.

3. Buscando Novos Amigos - Interesses em Comum

Diante da grande mudança na forma de ver o mundo uma nova necessidade surge: encontrar pessoas que compartilham das mesmas opiniões para juntos aprimorarem no desenvolvimento pessoal. Dentro desse novo grupo ainda haverão incompatibilidades, por isso vemos os juvenas serem frequentemente criticados por criarem tópicos apenas falando sobre o lado obscuro das mulheres, pois para aqueles que estão em um estágio mais avançado no desenvolvimento é um assunto já superado e que pode prender o aspira numa eterna fase de revolta.

No Fórum do Búfalo encontramos tópicos sobre sobrevivencialismo, economia, frugalidade, evolução da consciência, interações sociais, soft skills, polí­tica, dentre outros. Esses são alguns dos novos interesses que infelizmente são desinteressantes para a grande massa. Portanto a tendência é pessoas assim comecem a procurar pelos mesmo temas e acabem se agrupando, daí­ que surgem os fóruns e no caso da Real os EDRs também.

A amizade também acaba tendo uma finalidade diferente, pois se antes tínhamos o amigo como aquele que está lá quando precisamos, que nos socorre na necessidade, etc. Agora queremos partilhar ideias, ajudando uns aos outros, aconselhando, abandonando a visão egoí­sta da amizade, onde apenas queremos obter algo do outro.

4. Perder Amigos Não é Nada Diante da Evolução Pessoal

Uma das coisas que eu percebi na minha jornada foi que perder amigos não é tão ruim como fazem parecer ser. Eu tinha uma amizade de mais ou menos 17 anos de existência. Com o tempo fui percebendo que esse amigo me prejudicava imensamente, tive problemas de autoestima na adolescência e no iní­cio da juventude nos quais ele contribuiu grandemente. Vivia desfazendo daquilo que eu fazia, sejam cursos, trabalhos, visava se destacar acima de mim em tudo, como se fosse uma competição, mas estava ali em todos os momentos para me ouvir.

Um dia me dei conta de que a amizade dele atrapalhou meu desenvolvimento e comprometeu minha auto estima, coisas que eu almejava conseguir e que mantendo as coisas como estavam nunca iriam resultar. Então em uma certa oportunidade rompi com a amizade, me senti mal por uns dias, mas a longo prazo me fez muito bem.

Hoje vejo os confrades da Real como os mais aptos para se ter amizade, no meu caso em especial, os cristãos realistas e aqueles que compartilham da moral cristã. Atualmente conto com os conselhos dos confrades quando quero uma segunda opinião sobre algo, pois sei que entre os matrixianos não encontrarei boas respostas.

Fiquem a vontade para comentar, criticar, acrescentar, exporem dúvidas.

Fé e Honra,

Raito.
Membro Associado da Marmito Man Corporation

Quer me perguntar algo? - Visite meu Ask.fm - [Backup]
Responda-o
#2
Concordo com a importância de se afastar de velhos amigos e hábitos, mas não acredita que deve haver um retorno para resgatar alguma alma que queira ? Ou acredita que a curiosidade humana e o exemplo por si só já são suficientes ?






Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.


1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#3
Amizades que não foram provadas no fogo das dificuldades e não superaram a barreira do tempo não passam de coleguismos.

Algumas amizades, geralmente a grande maioria, caem no polo feminino do utilitarismo: pessoas são egoístas e narcisistas, ficarão próximos a você enquanto considerarem lucrativo. E não falo apenas em dinheiro, as vezes você pode oferecer outras coisas, desde uma cola em uma prova, até um conselho na sua área de atuação profissional.

Amigo de verdade, apenas Jesus Cristo e, em alguns casos, seus pais. Para quem chegou aqui com dúvidas, considere seus "amigos" apenas como companhias temporárias, assim não vai se frustrar quando desaparecerem no seu primeiro momento de dificuldade.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#4
Como referência cristã, sugiro a leitura do livro: A Imitação de Cristo de Tomás de Kempis
Responda-o
#5
Top valeu mestre Senna!
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)