Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] A gloriosa arte de morar sozinho
#61
(12-10-2022, 10:42 AM)Memento Mori Escreveu: [quote pid='101996' dateline='1665581508']
Spoiler Revelar
Myers

Conta aí tua trajetória confrade, por quanto tempo estudou e sobre o concurso

Cara estudava já há mais de 2 anos, passei nesse já alguns anos atrás, mas com a pandemia atrasou a chamada e agora que vai dar bom. Foi logo após me formar na faculdade, ali vou ganhar relativamente bem e bom plano de carreira, mas pretendo tentar outros melhores. Pensava em investir a grana e aumentar a renda antes de passar pra parte de morar sozinho, entretanto penso que já passou da hora de vazar, mas não quero meter a carroça na frente dos bois e tentar fazer tudo bem planejado pra não passar aperto com financiamento e esse tipo de coisas. 

Não tenho qualquer dívida grande, pensão ou compromisso que gere muito gasto. Ajudo em casa com as contas e no máximo um gasto com algum produto, jogo ou ida a restaurante/passeio de vez em quando.
[/quote]

O único conselho que posso te dar no momento: fuja das balzacas e msols suburbanas , você é um pote de mel para elas agora.
Responda-o
#62
(12-10-2022, 10:21 AM)Memento Mori Escreveu:
Spoiler Revelar
(29-09-2020, 10:47 PM)Merdingo Escreveu: Saí com 29 anos. Estava só estudando, porque me formei e a iniciativa privada pagava uma esmola a ponto de não valer a pena ter efeito faculdade.

Sinceramente não tinha pressão em casa para sair porque era nítido meu esforço. Meu pai, que não morava comigo, me dava um auxílio mensal bacana para me manter. Estando em casa eu gastava por volta de 200 reais por mês, e aportava o restante, totalmente low profile. O que me fez guardar uma grana legal que facilitou muito a compra dos móveis.

Não sei explicar ao certo, mas acredito que cada um tem uma hora de sair de casa, e a minha hora estava batendo.

De resto eu passava muitas horas fechado no quarto estudando e fazia todos os afazeres de minha responsabilidade, era se como praticamente eu nem existisse lá. Minha mãe achou que eu estava pirando e mandava eu parar de estudar Yaoming

Minha única chance de sair de casa era passando em concurso, então a cada prova era um coliseu pra mim.

Custear uma casa quando se mora sozinho não é tão difícil como pra quem tem família. Você tem controle de todos os gastos e toca o ritmo conforme quer. O único cuidado é para não dar o passo maior do que a perna permite.

Curiosidade: desde que me mudei ainda estou no primeiro botijão de gás, acredite quem quiser.

Cara estou numa situação parecida, passei em um concurso que vai pagar relativamente bem acima de 3k e abaixo de 10k, e estou pensando em morar sozinho, não sei se guardo a grana (o que vai levar anos) ou financio.

Tenho outra questão também que é minha mãe, a casa que moramos dividimos as contas, porém é uma casa bem merda que não está acabada e não quero deixa-la morando aqui, queria deixar ela num lugar decente, mas se pra financiar uma casa já é foda imagina duas. Nessa caso acabo me mudando pra um lugar bom, mas ainda morando com ela. O terreno aqui é bem grande, (apesar da casa merda) talvez vender pra alguma construtora seja viável.

Se alguém quiser dar uma opinião ai sobre soluções estou aceitando.

Parabéns irmão, seja bem-vindo à teta estatal.

Faça as contas. Eu moro de aluguel há 3 anos e não faz o menor sentido adquirir imóvel no preço que eu pago aqui. Talvez por outras questões, mas financeiramente não vale a pena.

No cenário político atual eu não faria grandes dívidas. 

Se for mudar de cidade vá de aluguel no começo, passe pela adaptação e decida depois. Nunca se dá um passo grande e definitivo logo no começo. 

E ajude sua mãe dentro das suas possibilidades, independente da decisão.

É isso.

E vê se não sai namorando com a primeira vagabunda que aparecer na frente né.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#63
(30-09-2020, 02:03 PM)ChumLee Escreveu: Chegar da rua, tomar um banho, sentar no seu local favorito em silêncio para apreciar a paisagem não tem preço !

Viver sozinho é maravilhoso. Eu gosto de viver sozinho. a casa está sempre limpa Big Grin
Responda-o
#64
Estou indo morar sozinho e estou comprando coisas usadas pra começar, mesmo assim já gastei 1325 reais e só estou começando! Veja o que comprei e o que ainda falta abaixo.

Fogão usado = R$230
Geladeira usada = R$530
Bujão novo + gás + registro de gás = R$350
Conjunto de panelas Turim = R$215

Ainda falta: chuveiro, cano de chuveiro, conector triplo de chuveiro, fita isolante, tesoura, fita veda rosca, prato, garfo, faca, pano de prato, flanela, esponja, detergente, sabão neutro, desinfetante, esponja de aço, papel higiênico, sabonete, rodo, vassoura, pano de chão, lâmpada, colher de panela, varal de chão, prendedor de roupa no varal, cestos de lixo pequenos, shampoo, pasta de dente, espelho, isqueiro, alicate, chave estrela, chave de fenda, cama, colchão, roupa de cama e guarda-roupa solteiro. Depois disso comprar conforme necessidade.

É muita coisa pra comprar e muito gasto! Mas vou comprar conforme a necessidade o máximo que puder para não comprometer o orçamento dos próximos meses.
"O mundo continuará, pois, a mergulhar nesse vazio, nessa barbárie, e esses sonhadores maravilhosos, jamais vão acordar dos seus sonhos." 
- Esther Vilar, em O Homem Domado
Responda-o
#65
meu mano geladeira a 530 mesmo usada é um achado hein
Oitavo anjo do apocalipse
Responda-o
#66
Bom tópico e acho que já foi dito quase tudo.

Uma coisa que acrescento é evitar tomar decisões que não sejam facilmente reversíveis.

Isso inclui optar por aluguel em de vez financiar ou comprar o imóvel.

Comprar o mínimo de mobília e ir aumentando conforme o plano de morar sozinho vai dando certo. Ou mesmo alugar um apartamento mobiliado.

Evitar pagar adiantado por muitos meses ainda que tenha desconto.

Enfim, deixar uma porte de saída caso as coisas deem errado.
Responda-o
#67
Sinceridade pura, eu jamais compraria apê, ainda mais aqui em SP. Pagar uma fortuna num apartamento pra depois passar o resto da vida pagando condomínio é de fuder.

Eu moro de aluguel hj por ter encontrado um achado dos grandes, uma casa de 3 comodos e quintal por menos de 500 conto, sendo que aqui em SP é quase impossível achar por menos de 600. 

A mobília é toda comprada de segunda mão e de quebra eu tenho espaço pra academia caseira q eu montei (110 kg de anilhas halteres e kettlebells, uma barra fixa e um banco que eu fiz de madeira pra treinar e agr um saco de boxe), tudo isso em 3 anos morando sozinho.

Reserva de emergência não deve ser um luxo e sim OBRIGAÇÃO sua de montar, pq se tu ficar doente e tiver q depender do SUS pra não morrer, vai precisar ao menos de remédios. 

Uma coisa na qual eu gosto muito de estar morando só é do fato de eu poder ter mais liberdade de fazer as marmitas e a vantagem de ser prático sem fugir da dieta.

Outra coisa importante: Caso alguém venha a levar marmita muié pra casa, certifique-se que ela não deixe absolutamente NADA dela na tua casa, ou ela vai começar a se instalar no teu cafofo aos poucos.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#68
(29-09-2020, 09:39 PM)Merdingo Escreveu:
14 - Eventualmente você se sentirá sozinho. Principalmente caso esteja longe da sua família, mesmo que não seja a melhor família do mundo. O sentimento de estar sozinho no mundão é ruim, diria até assustador. Mas faz parte, como aparece, vai embora. Depois que eu mudei de cidade e saí de casa entendi o verdadeiro significado de família, mesmo sendo a bosta que foi muitas vezes.

Eu não tive esse problema da solidão, mas eu também não me mudei para outra cidade, aliás, primariamente mudei para outra cidade, mas depois de um ano me mudei para a mesma cidade da minha família, então, estou sempre perto para socorrer quando alguém precisa de ajuda. E almoço na casa dos familiares nos almoços de sábado e de domingo que é quando reúne vários na casa do patriarca para jogar conversa fora.

(29-09-2020, 09:52 PM)Novo Mundo Escreveu: As vezes penso em morar sozinho, pura e simplesmente para ter mais silêncio e tranquilidade mesmo.

Para mim uma das maiores vantagens de morar sozinho é essa. Absolutamente ninguém para me dizer o que fazer ou quando fazer. Ninguém gritando pela casa. Ninguém tentando esfregar nada na minha cara por estar morando na casa dos outros. Ninguém reclamando se chego tarde ou se nem volto pra dormir em casa. Ninguém reclamando quando quero ouvir música alta o dia todo. Ninguém criando confusão por besteira. Ninguém tentando me convencer a ir em eventos que não tenho interesse em ir. Nem tentando me forçar a fazer coisas que não quero. Sem discussões e brigas. Apenas uma paz absoluta.

No início essa paz de espírito é a melhor coisa que existe. Mas, depois de algum tempo, a gente já nem lembra como ela é boa porque passa a ser normal viver em paz. Hoje eu só relembrei como tudo isso é bom quando fui na casa de um familiar e vi duas mulheres lá vermelhas gritando uma com a outra e se xingando feio por uma besteira qualquer (uma pessoa desconhecida tocou a campainha e a outra achou que era perigoso abrir) e aquele clima insuportável de se viver, uma acusando a outra e a discussão começou a falar de situações de anos atrás que não tinham nada a ver com a história e foi ficando cada vez pior. Fui lá pegar um utensilio e fui embora. E isso me fez lembrar desse tópico e valorizar mais ainda "a gloriosa arte de morar sozinho".

Não existe nada melhor que ter a paz de espírito. De poder dormir e acordar em silêncio na hora que quiser sem ninguém importunando.

Outro dia, no feriado recente, meu amigo veio aqui em casa e para tentar zerar um jogo novo que comprei. Jogamos videogame o dia inteiro e a madrugada quase inteira. Tudo isso comendo pizza e hamburguer o tempo todo. Obviamente, ninguém apareceu para reclamar que estávamos a tempo demais jogando videogame ou que estávamos comendo porcaria demais. Isso não é algo que eu faça com frequência, mas para mim essa liberdade de fazer o que tenho vontade quando eu quero não tem preço.
Responda-o
#69
(29-09-2020, 10:18 PM)hjr_10 Escreveu: Vocês esperava que sustentar uma casa teria tantos gastos (internet, energia, água, gás, etc.)?

Baita tópico, aguardarei mais relatos dos outros camaradas que moram sozinhos também.

Sustentar uma casa não é lá muito caro não. Uma coisa que eu faço que pode parecer sovinagem, é sempre tomar banho na academia. E como eu treino quase todo dia, eu raramente tomo banho em casa. No final das contas, o que eu economizo de energia e água, acaba tornando o valor que pago na academia muito vantajoso pra mim.

(30-09-2020, 01:19 PM)Héracles Escreveu: Um ponto fundamental é a organização da casa... uma das coisas mais prazerosas da minha vida hoje, é chegar em casa e estar tudo no lugar e sem sujeira. 

Por mais trabalhoso e caro que seja as vezes, ficar em silêncio sozinho em casa é uma coisa que não tem preço... trabalhem por isso.

Hoje em dia não tenho lá muito mais coisas, mas já vivo sem passar perrengues como esses. Tento não ser desses idiotas que acham que o valor da existência está na quantidade de coisas coisas que tenho em casa.

Saber cozinhar é fundamental também, até pq faz você economizar um monte, fora de ser requisito obrigatório se tu quiser levar uma vida saudável.

Esses dois pontos foram o que mais me deram trabalho quando comecei a morar sozinho: Cozinhar e limpar a casa.

No início eu comia muito fast-food e coisas prontas. Depois decidi que estava me fazendo mal e passei pela fase de comer muita fruta. E isso foi um achado. Frutas não precisam cozinhar e estão sempre prontas para o consumo imediato e não sujam panelas. Então, eu comia muita fruta de manhã antes de ir para o trabalho e de noite ao voltar e almoçava em algum restaurante por lá. O mesmo não ocorreu com verduras porque essas aí requerem mais trabalho para serem preparadas. Depois de algum tempo fui aprendendo a cozinhar algumas coisas e fui mesclando a dieta. Então, para quem não sabe cozinhar, viver de fastfood não é desculpa. É possível comer saudável mesmo sem saber cozinhar.

A limpeza no início era muito difícil de fazer e a casa ficava sempre suja. Depois de algum tempo isso foi me incomodando cada vez mais e fui pegando o jeito e a casa agora fica sempre limpa e tudo sempre organizado. Até mesmo as gavetas das prateleiras e dos armários estão organizados. O que é muito bom para a saúde mental.

Além disso, eu acumulei muita coisa ao longo dessa vida. E de uns dois anos para cá, influenciado por alguns autores estoicos, eu acabei decidindo levar uma vida mais rústica e espartana e desde então tenho doado e jogado muita coisa fora (mais da metade das minhas coisas já foram) reduzindo assim bastante a quantidade de coisas que carrego e acumulo na vida. E priorizando em qualidade e utilidade prática. E pelo menos para mim isso está gerando uma sensação de bem estar muito boa. Um desapego material e mais liberdade de espírito.
Responda-o
#70
Estou pensando em comprar um imóvel no litoral e viver no interior, creio que no litoral eu possa comprar algo e cobrar um aluguel mais salgado, de uns 1500, 2 mil reais, enquanto vivo no interior pagando algum aluguel de 700 e reembolsando o resto da grana.
Será que é uma boa?
Também gostaria de saber como os confrades moradores de sozinho estão lidando com o governo do amor, as coisas subiram demais ou está relativamente tranquilo?
Responda-o
#71
Estou pensando em ir morar sozinho, pois já passei em um concurso, só que não sei quando serei chamado, mesmo assim, não estou a fim de esperar ser chamado no concurso para ir morar sozinho, pois já passei dos 25 e não quero esperar ter quase 30 para sair de casa, quero ter essa experiência enquanto alguma juventude ainda corre nas minhas veias, pois a convivência com minha mãe não é algo que me agrada e como meu omisso pai morreu, tenho uma grana sobrando pra me sustentar por um tempo mesmo sem trabalhar.

Obviamente minha mãe já começou a tentar me dissuadir a não ir, para ir apenas quando for chamado, mas quero sair de casa logo, nem que seja por uns 6 meses.

(21-10-2022, 07:56 PM)War Escreveu: meu mano geladeira a 530 mesmo usada é um achado hein

Com o governo do amor as geladeiras novas agora só custarão de 5 mil para cima, pois apenas algumas empresas poderão fabricar geladeiras aqui no brasil.
Se o @Hombre de hielo quiser geladeiras mais baratas agora, ele terá que comprar usadas, pois as novas estarão todas acima de 5 mil.
Responda-o
#72
Outro ponto interessante para acrescentar nesse tópico é que bem quando chega a MINHA VEZ de virar adulto, eles botam um imbecil no poder que começa afundar o país, pelo menos eu ainda consegui pegar o inicio da crise e estou conseguindo me ajeitar.

Até sentiria pena de quem hoje ainda tem menos de 20 anos, mas dai eu lembro que eles são majoritariamente esquerdistas, lacradores e arrogantes e esse sentimento passa.
Responda-o
#73
(22-12-2023, 02:10 PM)Novo Mundo Escreveu: Outro ponto interessante para acrescentar nesse tópico é que bem quando chega a MINHA VEZ de virar adulto, eles botam um imbecil no poder que começa afundar o país, pelo menos eu ainda consegui pegar o inicio da crise e estou conseguindo me ajeitar.

Até sentiria pena de quem hoje ainda tem menos de 20 anos, mas dai eu lembro que eles são majoritariamente esquerdistas, lacradores e arrogantes e esse sentimento passa.

Em epoca de Eleições  não haverá lavagem e nem desvios de receitas  junto a capilaridade dos movimentos sociais e militancia partidarias, ongs e fundações nos municipios para fins eleitorais abusivos junto as populações vulneraveis locais Gargalhada via secretarias de cultura e anexos afins. Caixa, 3,4,5..... Big Grin

Pagar imposto faz bem para pele, além de ser uma forma de ajudar os menos favorecidos. Creio que a velocidade de aprovação de projetos cumprirá a função original e atenderá a demanda represada que o Bostil tem por cultura Joinha  Éli


Spoiler Revelar

[Image: lei-rouanet-recorde-drive-20-dez-2023-1536x1536.png]
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#74
Por mim que taxem, posso pegar cidadania italiana e quem vai pagar a conta serão os adolescentes que só pensam em bisexualidade e lacração, depois que o povo colocou lula de volta eu não me considero mais como parte do brasil.
Responda-o
#75
(22-12-2023, 09:30 PM)Novo Mundo Escreveu: Por mim que taxem, posso pegar cidadania italiana e quem vai pagar a conta serão os adolescentes que só pensam em bisexualidade e lacração, depois que o povo colocou lula de volta eu não me considero mais como parte do brasil.


Gargalhada  O Bostil nunca sai do Bostileiro, ainda que vá para Europa, Japão ou até USA este sempre terá um espirito de porco, invejoso, lacrador e vitimista...

A juventude progressista arrota e vomita: vamos acabar com a desigualdade e concentração de renda Big Grin  senão fico triste... 

Só a União irá arrecadar 2,2 trilhões em impostos no ANO DE 2023,onde está a concentração de renda?

1-na iniciativa privada ou na máfia do ESTADO? Big Grin

2- Quem é o fator limitador de mercado, economia e geração de prosperidade:o empresário malvado e capitalista ou o Estado bandido comunista?
Éli

A arrecadação total das receitas federais alcançou R$ 1,907 trilhão no acumulado entre janeiro e outubro de 2023. Esse resultado representa elevação de 3,88% em termos nominais e retração de 0,68% em termos reais (já descontada a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo — IPCA) em comparação a igual período do ano passado, quando o montante atingiu R$ 1,836 trilhão (valores em preços correntes).

Considerando dados referentes exclusivamente a outubro, a arrecadação total das receitas federais foi de R$ 215,602 bilhões, ou seja, altas de 4,93% em termos nominais e de 0,10% em termos reais na comparação com outubro de 2022 (R$ 205,475 bilhões).
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#76
(22-12-2023, 09:51 PM)Minerim Escreveu: Considerando dados referentes exclusivamente a outubro, a arrecadação total das receitas federais foi de R$ 215,602 bilhões, ou seja, altas de 4,93% em termos nominais e de 0,10% em termos reais na comparação com outubro de 2022 (R$ 205,475 bilhões).

Quem vai se foder são os cidadãos com menos de 20 anos que não terão tempo hábil para se preparar para a merda que está por vir, mas foram eles mesmos que quiseram assim.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)