Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] As três coisas mais importantes
#1
Passados quase 6 meses após o cataclisma pandêmico, acredito que todos nós em algum momento neste período deva ter refletido, de modo sensato e racional, vários pontos essenciais sobre a nossa vida e o quão relevante temos sido no papel de protagonistas dela - tarefa simples, não é mesmo? Bom... não é!

Aproveitando já este bom ensejo para deixar meu complemento de nota pessoal sobre o tema proposto a seguir, acredito piamente que cada um, através de suas crenças, valores e princípios, avaliou, mensurou e ponderou inúmeros fatores dessa gigantesca equação, e posso imaginar que os resultados foram os mais variados e inusitados possíveis...

Agora se questionem se há alguns fatores semelhantes para todos nós... Pois bem, refletindo e perfazendo sobre esses insights, trago um artigo recebido de um amigo querido e gostaria de compartilhar com todos, que vai exatamente de encontro destes pontos de vista.

-x-

Por Ed Bispo (Fonte original).

Para você, o que são as três coisas mais importantes?

Acredito que, devido à realidades diversas, as respostas serão diferentes.

A maioria dirá que é a família. Outros dirão que é o cônjuge, os gatos ou os cachorros, a vida, o salário, o trabalho, enfim, cada um irá se apegar naquilo que preza e ama e classificará como sendo a coisa mais importante. Já é um exercício mental homérico dizer qual a mais importante, o que dizer de três!

Elas existem! Entretanto, por uma questão de escolhas e decisões inadequadas, muitas vezes, deixamos de lado uma, duas delas ou, em casos mais trágicos, as três.

Posso afirmar que, mesmo que você não concorde, as três coisas mais importantes para você, é para mim, para seu cônjuge, filho, vizinho, colega de trabalho, todas as pessoas!

Vamos à primeira...
  • TEMPO
Assistam ao filme _IN TIME_ (ele tem um título em português mas não me recordo) com Justin Timberlake. Prestem atenção à trama e terão uma noção da importância do tempo em nossas vidas.

Imagine que sua vida é contada pela areia de uma ampulheta descendo (isso não tem a ver com o filme sugerido, parei de escrever sobre ele na frase anterior). Você não sabe quanta areia ainda resta. Não sabe quanto tempo tem. Imagine agora que você sabe quanto tempo tem. O que faria? O mundo viraria de "cabeça pra baixo" e, de repente, muita coisa que era prioridade já não é mais. E o que não era, repentinamente passa a ser. Louco isso não?

É assim que a maioria de nós vive, como se tivéssemos tempo infinito. Mas não temos. De todos os três, o tempo é o ativo mais importante.

O americano valoriza muito seu tempo e o dos outros. É costume deles, ao encerrar uma reunião, uma conversa de negócios, etc, dizerem - thanks for your time - OBRIGADO PELO SEU TEMPO.

Em Senhor dos anéis, na sociedade do anel, Gandalf, a certa altura de uma conversa com Frodo, diz:

- Não importa quanto tempo nos é dado mas sim, o que fazemos com tempo que nos é concedido.

Você, como anda tratando da coisa mais valiosa que possui? Em que anda investindo seu tempo?

Com a família?
Com o cônjuge?
Filhos?
Estudando?
Ajudando?
Ou você é daqueles que fica vendo o "tempo passar" ?

A areia está caindo!

A segunda coisa mais importante é...
  • PALAVRA
Se todos soubessem o peso que tem uma palavra dita ninguém neste mundo diria besteiras, bobagens e mentiras, muito menos falsas promessas.

Quem disse, lá início do texto, quando perguntei qual era a coisa mais importante e disse que era a família, deve saber, ao menos deveria saber, o quão catastrófico é mentir para quem se ama.

Não se esqueça de sempre medir as palavras, mesmo que para um estranho. Se disser que daqui a dois minutos irá ligar para dar uma resposta, ligue. Se disser que fará, faça. Se disser que volta em menos de uma hora, cumpra, e se não conseguir cumprir, por motivo de força maior, ao menos ligue justificando que irá falhar, mas não por que quis. Honre sua palavra, ela é sem dúvida a segunda coisa mais importante que você possui. Pessoas que não cumprem a palavra são indesejáveis, perdem oportunidades, o círculo de pessoas que o cerca acaba tendo a mesma sintonia, ou seja, que não honram com a palavra, desonestas e mentirosas. Não menos importante, faça bom uso. Elogie, incentive, conforte, use as palavras para ajudar as pessoas. Você tem esse poder.

Suas palavras valem ouro para sua família, amigos, colegas de trabalho e até estranhos.

Não desperdice ofendendo, agredindo ou diminuindo.

Finalmente chegamos à terceira coisa mais importante....
  • CARÁTER
Caráter diz tudo de uma pessoa. Afinal, é a essência do que realmente você é.

Existe uma diferença entre caráter e reputação.

Reputação é aquilo que você é e faz quando os outros vêem. Caráter é o que você é e faz mesmo quando ninguém está olhando.

Costumo desconfiar daquela "celebridade" que faz questão de registrar que está doando uma quantia para um descamisado ou uma instituição de caridade. Está buscando reputação.

Como você é quando ninguém está olhando?

Se preocupa com a reputação?

Para você é importante o que os outros pensam de você? Se você tem essa preocupação, sinto em dizer que, isso significa que até você mesmo duvida de si.

Quem está seguro de seu caráter, não sente necessidade de mostrar.

Simplesmente é! E essas pessoas sempre estão em paz consigo.

  1. TEMPO - podemos usá-lo com as pessoas que amamos, a coisas que gostamos e utilizar de forma útil a nosso favor.
  1. PALAVRA - incentivamos e ajudamos as pessoas que amamos. Com as promessas cumpridas, fazemos amizades leais, estabelecemos laços de confiança que nunca mais serão rompidos. Passamos a ser importante para os em nossa volta.
  1. CARÁTER - a sociedade não precisa ver quem é você realmente. Mas seus filhos, amigos, colegas de trabalho falarão com orgulho da pessoa incrível e íntegra que você é, sem a necessidade de auto promoção. Quer propaganda melhor do que o boca a boca, e de forma espontânea e de coração?
Entendeu por que essas são as coisas mais importantes para todos nós?

-x-

Forte abraço!
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
#2
Acrescentaria mais um: Saúde.

É desolador você ter uma vida limitada por falta dela. Na juventude, tem que fazer o máximo possível para preservá-la (tanto física, espiritual e mental) e consequentemente passar o item 1 com mais prosperidade.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)