Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Benjamin Franklin: lições valiosas extraídas de sua rotina diária
#41
(04-08-2017, 10:00 AM)MenteFantastica Escreveu: Pelo menos o Aragons entendeu a essência do tópico.

Eu discordo do Héracles, pra mim a aleatoriedade da vida é doença, morte, e coisas desse tipo, fora do alcance do controle humano.
Mas também não creio numa disciplina e gerenciamento de tempo infindáveis, do tipo tudo cronometrado eternamente. Eu mesmo não sou tão rígido com isso, atletas também não são rígidos o tempo todo, mas assim como eles, há momentos perto da "competição" que é preciso aumentar a disciplina e usar o tempo a favor.

Enfim, quem achar que é melhor seguir o padrão Zeca pagodinho "deixa vida me levar", vai firme, não sou cagador de regras, só compartilhei algo que me ajudou e continua me ajudando. Tem até o tópico do Matty aqui mesmo no fórum muito mais completo sobre esse tema.

Concordo com vc. Penso que tempo é algo que encontramos quando queremos. O cara faz a madrugada render se não tiver outra saída.

Gerenciamento de tempo nada mais é que aproveitamento de oportunidades. 

Sobre a natureza desbravadora do homem, lembro que não vivemos as mesmas condições do passado, o que torna necessário adaptar-nos.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#42
(03-08-2017, 12:07 PM)MenteFantastica Escreveu: O que levou Benjamin Franklin a entrar pra história foi: o valor que ele dava para o tempo. 
Já ouviu aquela famosa frase: "tempo é dinheiro" foi ele que disse.[...]
Quem entende o valor do tempo, não perde tempo, muito pelo contrário, se organiza pra melhor aproveitar o tempo que se tem. [....]

A diferença entre pessoas bem sucedidas e fracassadas, está na forma de como utilizam seu tempo.
[....]
Agora preste atenção, no topo da agenda do lado esquerdo ele colocava uma meta: o que eu vou fazer de bom hoje? Agora reparem na parte inferior do mesmo lado: o que eu fiz de bom hoje?

Essas duas perguntas são a chave pro desenvolvimento pessoal. O desejo de fazer algo, mas não apenas na mente. Desejo programado, escrito, claro, definido. Franklin não acordava e dizia: o que a vida tem pra mim hoje? Ele acordava querendo criar a vida dele!
E no fim do dia ele se cobrava sobre o que ele fez.

[....]E o que você precisa pra isso? Dar valor ao seu tempo e se organizar.

1 - Estabeleça uma meta (meu caso estabeleci passar num concurso público e sair do desemprego)
2 - Separe quanto tempo diariamente você vai gastar pra alcançar essa meta (1h, 2h, 6h você define)
3 - Corte todas as distrações que estão ao seu alcance cortar (celular, rede social, jogos etc) o que você não pode controlar não pode e pronto (uma notícia ruim chegar na hora, algo quebrar em casa etc)
4 - Manter um controle estatístico e escrito, seja numa agenda como Franklin, ou numa planilha, ou em algum app (hoje em dia existem vários) 
5 - Durma bem e se alimente bem, isso é importante
6 - O tempo pra diversão não pode ser cortado completamente porque sua mente precisa sentir o prazer da recompensa pelas metas diárias, mas esse tempo deve ser controlado e não te controlar.
7 - Revise diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente seus planos e metas

Não tenho medo de mudar rotas ou decisões, você só não pode ficar a mercê da vida esperando o tempo se encarregar de dar um jeito nela, porque isso não vai acontecer confrade, você e apenas você que deve usar o tempo a seu favor pra construir seu futuro.

Parafraseando Benjamin Franklin: tempo é desenvolvimento e crescimento.

Tópico foda! fuckyou
Já te mandei o seu bitcoin realista pelo tópico! Big Grin

Ele disse que tempo é dinheiro, é uma frase boa, mas eu prefiro a frase: Tempo é vida.

Cada hora que você perde em algo inútil, é uma hora a menos na sua vida que nunca mais voltará, está perdida para sempre.


Citação:Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado. Provérbios 6:9-11 Bíblia Sagrada

A forma de gerir o tempo é uma das grandes diferenças entre os bem-sucedidos e os fracassados.

(03-08-2017, 03:08 PM)Bean Escreveu: Uma vez que rotina é liberdade, disciplina e foco são essenciais uma programação do dia a dia é fundamental para todas as coisas.

Concordo. Ter disciplina é Libertador! Big Grin

Nós somos frutos dos nossos hábitos, e devemos lembrar que bons hábitos são edificantes, influenciando no nosso caráter e no bem da nossa vida como um todo. E maus hábitos, uma vez estabelecidos, exercem um poder despótico, nos escravizando.

(04-08-2017, 09:17 AM)Héracles Escreveu: [....] Acho esse negócio de "gestão" e "produtividade" um engano.

Eu acredito que o ser humano, assim como nossas vidas é algo altamente aleatório e caótico. Agir dentro de cronogramas pré estabelecidos, como se nós fossemos uma espécie de máquina vai totalmente contra ao espírito desbravador do homem. [...]

Parece que vcs estão equivocados em algumas coisas, pq se analisar mais de perto, as pessoas bem sucedidas, principalmente as que vieram do nada, souberam se beneficiar da ALEATORIEDADE DA VIDA, e não da "gestão de tempo e cronogramas. [....]

Citação:[....] Como se faz isso? Se arriscando. Aprenda a gostar das incertezas e tire proveito disso. Pare de fazer cálculos e planos sobre tudo e aproveite a viagem. Metas devem ser apenas um plano de fundo altamente maleáveis, afinal, vc não sabe o que vem por ai. Ponto final.

Como citado, me parece que por trás de querer "gerir tempo", há na verdade uma vontade inerente de querer se retirar a aleatoriedade da vida, pois na nossa visão cartesiana e cosmopolita, é uma coisa perigosa e prejudicial. Mas não...

A disciplina e o domínio próprio, na verdade, são fundamentais para você ter o próprio controle da sua vida e alcançar boas conquistas. Quem não tem disciplina, metas e um objetivo claro de vida, se torna um mero joguete das circunstâncias. Acontece um problema, ele corre para um lado, acontece outro, ele foge pra outro lado, parece um barco que fica a flutuar sem leme, só seguindo o fluxo dos ventos, para onde o vento soprar mais forte ele vai (mesmo que o vento o leve em direção a rochedos).

Se eu não tivesse a disciplina e maturidade mental, eu tinha sucumbido no relato do TAF. Porque as circunstâncias e aleatoriedades surgiram aos montes. Então, eu tive que reajustar o meu cronograma várias vezes para os novos problemas que surgiram. Mas me mantive disciplinado e no controle da situação (na medida do possível). Então, eu acho que não tem que ser completamente rígido com um cronograma criado, mas você tem que ter um objetivo claro e ir se adaptando até encontrar a melhor maneira de alcança-lo. Temos que ter uma bússola com um norte definido pra seguir, se aparecer alguma montanha no meio do caminha, a gente desvia, e continua na direção que a bússola indica.

Existe um certo fator de aleatoriedade que está fora do nosso controle. E você diz que os bem-sucedidos sabem se aproveitar das aleatoriedades da vida, e concordo, e vou além, quando as oportunidades surgem, eles estão preparados, porque eles tiveram a disciplina de se prepararem antes. Eu já vi familiar perder boas oportunidades porque não se preparou (e dizem que são azarados), e gente que conseguiu excelentes oportunidades porque se prepararam mesmo sabendo que poderia nunca ocorrer (e dizem que são sortudos).

Então, se algo está fora do nosso controle, nós temos que nos preocupar com o que nós podemos mudar em nós mesmos para caso surja a oportunidade estaremos preparados. Por exemplo: Um jogador de futebol, pode passar 40 minutos sem tocar na bola ali perto do gol, e as vezes a partida inteira sem surgir uma boa oportunidade, ele não tem o controle de definir com que frequência pode receber uma boa jogada, está fora do alcance dele, mas quando fizerem um cruzamento pra ele e a bola vem no ar na sua direção, ou fazem um passe bem feito perto do gol, é agora que a aleatoriedade está a favor dele, se ele treinou bastante este movimento para este momento, ele vai conseguir pegar a oportunidade e marcar um gol. Ocorreu algo aleatório, fora do alcance dele, mas ele estava preparado para quando a bola tocasse nos pés dele.

Então, o fato de existir aleatoriedade não justifica que devemos deixar o que está no nosso alcance despreparado, o nosso barco a deriva, temos que fazer a nossa parte.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#43
No liberts, [Image: applause+10.gif]
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#44
2 no Rei Leão
Responda-o
#45
(05-08-2017, 12:49 PM)Gângster Escreveu: No liberts, [Image: applause+10.gif]


3 no rei leão
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#46
Simplesmente, edificante!


Responda-o
#47
Valiosas lições. E não são difíceis de colocar em prática, adaptando sempre no estilo de vida de cada um.
Pilares como organização, sono e meditação já eram utilizados por ele muitos anos atrás.
Hoje em dia temos uma gama de apps que auxiliam a prática dos 3, que fazem a diferença para a vida de quem quer performar em alto desempenho.

Gostei abordagem menos "workaholic", dando espaço para si mesmo e para outras atividades. As vezes focar no macrossistema ajuda mais do que apostar tudo no micro.
The more fucks you give, the less fucks you get. But the less fucks you give, the more fucks you get. So fuck it.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)