Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ser prospero é ajudar quem precisa: Doe seu dinheiro
#1
Ser prospero é ajudar quem precisa: Doe seu dinheiro


[Image: partilha.jpg]

Doe seu dinheiro, isso mesmo doe seu dinheiro, estou indo direto ao ponto, aprendi essa lição com o Rabino David Weitman, existem argumentos religiosos, morais e psicológicos para isso, na verdade pouco importa se você é ateu, religioso, se você tem qualquer tipo de ideologia, não interessa nada disso, qualquer um pode ajudar em uma ação de caridade.


Como qualquer coisa na vida doar dinheiro é um habito que se desenvolve e que de forma disciplinada se conserva, sobre doar dinheiro a abordagem é faça e faça sempre ou não faça, quem precisa do seu dinheiro precisa agora e precisa sempre. Vou falar um pouco da minha experiência com isso, depois de assistir os vídeos do Rabino David Weitman fui procurar alguma instituição para doar dinheiro, e digo não foi fácil.


Infelizmente existem instituições, principalmente Ong’s que na verdade usam o dinheiro da doação para algo mais que sua ação humanitária, usam para fazer propaganda de ideologias esquerdistas, eu me decepcionei, descobri que doar dinheiro para um local que faz um trabalho sério é difícil, como tudo nesse país, até auxiliar financeiramente uma instituição é complicado, muitos espertos, muita nuvem de fumaça e muita politica.


Devido essa situação eu me retrai inicialmente, até que fui convidado a ir em um orfanato da minha região e descobri que eles possuem um site e pude finalmente doar meu dinheiro para um lugar que eu sei que chegará na ponta, nesse caso crianças órfãs e abandonadas nesse mundo, se você como eu tem dúvida sobre os locais o que recomendo é isso, procure um local na sua região que possa ver o trabalho pessoalmente e depois doe de forma anônima.


Existe um erro que eu cometia e que é muito comum, muitos se imaginam enriquecendo e ficando podres de rico para poder doar milhões de reais para algum lugar, na minha opinião muitos ricos usam isso como forma de promoção pessoal, sinceramente, para mim é repugnante, por outro lado se isso esta ajudando de fato alguém é isso que interessa, não vou ter excesso de pudores para quem certo ou errado esta ajudando seu próximo.


Esse erro de pensar que precisa ser rico é falacioso e vou demonstrar porque, se você doa 5 reais, e mais 1000 pessoas doam 5 reais isso se tornará 5000 reais, quantias pequenas que não fazem falta para nós no dia a dia, somado a uma corrente de auxílio são cumulativas e se convertem em benefícios para quem necessita lá na ponta.


Eu quase não bebo hoje em dia, mais percebi que minha doação as vezes equivale a duas ou três garrafas de cerveja e um maço de cigarro, podemos usar o mesmo dinheiro para cultivar um futuro problema de saúdo ou ajudar pessoas que precisam desse mesmo recurso para comer, se vestir e fazer a manutenção básica da sua existência física, eu escolhi ajudar mesmo que com pouco, é um compromisso pessoal é intransferível não posso delegar isso a mais ninguém.


Para quem possui algum tipo de fé, os benefícios da doação são conhecidos, não vou chover no molhado, na verdade não vou fazer nenhum tipo de argumentação no sentido de que quando você doa dinheiro para um local correto isso vai se converter em algum tipo de coisa benéfica, o bem e o certo devem ser feitos, saber disso é argumento suficiente e isso basta.


Já me acostumei desde já, antes de ser aprovado e empoçado em um cargo público a doar dinheiro, não espere sua posição chegar no status que você programou, faça agora, faça sempre, quem tem fome, frio, sede, precisa da sua ajuda hoje, não em um futuro imaginário, futuramente minha intenção é separar um percentual do meu salário para doar todo mês para caridade, investir no ser humano é seu melhor investimento, essa é a melhor ação que existe e não esta listada na bolsa de valores.

Palestras do Rabino David Weitman:

Palestra Com Rabino Y. David Weitman (1/3)

Palestra Com Rabino Y. David Weitman (2/3)

Palestra Com Rabino Y. David Weitman (3/3)

Palestra sobre crise financeira
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o
#2
[Image: sai-fora-to.jpg]

Doem para o fórum, via BTC.

Não doem pra putas, governo e vagabundos, pastores e etc.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#3
Pensei nisso recentemente. Mesmo não tendo muito, quero ser fiel aos meus valores e fazer algo em prol de ajudar o próximo.

Como poderia eu criticar os estatistas que querem usar o estado para fazer caridade, ou então as aborteiras que amam mais um cão do que um ser humano? São apenas alguns exemplos.

Como moro em uma região fria, pensei em arrecadar umas roupas e doar para moradores de rua, tudo eu mesmo (talvez chamar um amigo para ajudar). Problema foi esse corona. Perigoso algum agente estatal me multar por doar "roupa infectada com coronga" para os caras que estão morrendo de frio (literalmente).

Se for para doar para organizações, melhor fiscalizar de perto o trabalho deles. Existem algumas sérias, até iniciativas individuais. Um parente próximo tem um projeto muito bacana com crianças portadoras de deficiência.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#4
Eu também sugeriria essa modalidade de "doação" de foro intimo:


Vejo a Contratação de  serviços temporários e limitados de pais de família desempregados, ainda que não exista muita necessidade do serviço e da mão de obra, como uma forma de  doação e caridade afim de preservar a dignidade e a família de quem apenas precisa trabalhar.

pedreiro, encanador, serralheiro, pintor, azulejista,jardineiro etc.

Procure escutar a voz de Deus de vez em quando, ainda que a haja a resistência de um coração avarento, lógico e mesquinho. Resultados surpreendentes podem acontecer, que fazem a percepção se questionar sobre se na cadeias de fatos houveram apenas coincidências ou algo mais.

[Image: l7xQoNq5Bolk2T05aK4752V32grItPAmADMz3cxa..._5vcQUpQ3g]




Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#5
É cientificamente demonstrado que o ato de doar para causas ou pessoas que são significativas para você é uma das ações que mais traz felicidade. O ser humano evoluiu de uma forma que a comunidade é essencial para a sobrevivência de cada indivíduo, portanto nos adaptamos e ter sensações boas, tanto imediatas quanto de longo prazo, quando ajudamos alguém.

Entretanto, como em tudo, muitos se aproveitam disso e o ato de ajudar o próximo acaba sendo desacreditado. Eu colocaria dois requisitos para que essa ajuda seja feita de maneira racional:
1) ter condições/abrir mão apenas do que não fará diferença para você;
2) escolher algo/alguém que realmente valha a pena, já que ingratidão é uma droga e enriquecer domadores de imbecis deve fazer o altruísta se sentir um idiota.
Responda-o
#6
Seus tópicos são excelentes.

Doar para o próximo, tirando toda a questão da ciência, é sublime ato de amor, humildade e reconhecimento das graças de Jesus Cristo em nossas vidas, que nos permitem que sejam estendidas ao semelhante.

O amor diz respeito à coisa concreta, real, que é palpável ou que se manifesta na realidade. Não adianta amar a humanidade porque este amor simplesmente não existe. Quem diz amar a humanidade não gosta do seu próximo.

Aliás gosto muito da frase de um monge ortodoxo que diz que quando um pedinte está nos pedindo algo, ele está nos estendendo a mão para o céu.

Ótimo tópico.
Responda-o
#7
Não sou uma pessoa muito religiosa, mas acho importante a caridade.
Não dá pra ajudar todo mundo, mas tento ajudar um outro colega que está num momento difícil.

Essa ideia do Minerim é muito boa de ajudar pagando por serviços simples. Ajuda nas finanças e na dignidade também.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#8
Grande @Ares, tópico sensacional, confrade!

Essa é uma reflexão importantíssima e que raríssimas pessoas praticam, aliás, arrisco a dizer que a caridade não é e nunca será uma das nossas virtudes e, não querendo soar como negativo da minha parte, infelizmente o egoísmo está arreigado no nosso comportamento.

"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)