Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] A negação impede a dor, mas também impede a mudança
#1
Citação:
Quando você encara a verdade, muda sua vida e aprofunda seus relacionamentos.

Quando eu era criança, uma vez ouvi minha mãe no telefone, dizendo: "Jason fica fingindo que não pode me ouvir quando eu ligo para ele para ajudar com a louça". Meus próprios filhos às vezes adotam essa mesma estratégia. Você ignorou uma convocação para acelerar e ser responsável? E-mails dispensados para evitar algo desagradável? Rejeitou as notícias sobre os perigos do açúcar, bebida ou nicotina?

Esquivar-se da realidade para viver em negação é um forte de nossa espécie. Alguns anos atrás, eu estava em um brechó e encontrei um livro usado da década de 1950 discutindo vigorosamente os benefícios à saúde do fumo. Quando não queremos mudar, enfiamos a cabeça na areia e usamos a negação. A revista satírica The Onion escreveu o artigo: “Novo estudo não encontra nada que realmente o convença a mudar seu estilo de vida, então esqueça:” Ele dizia:

   “Embora contenha várias descobertas significativas com relação direta à saúde humana, um estudo abrangente publicado esta semana no The Journal Of The American Medical Association não encontrou nenhum dado que de fato o convença a mudar seu estilo de vida de qualquer maneira. Ponto de sequer falar sobre isso?”

Quanto mais queremos algo, mais somos tentados a ignorar a verdade, se ela interferir em nossa maneira de tê-la. Em programas de doze etapas, como Alcoólicos Anônimos, o primeiro passo é superar a negação. Isso ocorre porque, como escreve o autor Stephen King, "[os viciados] constroem defesas como os holandeses constroem diques". King conhece isso em primeira mão, enquanto lutava com álcool e drogas. Ele disse a si mesmo que "apenas gostava de beber" ou, como artista sensível, precisava das drogas para enfrentar a dor e o desafio de escrever. Como a maioria dos viciados, ele achava que era a pessoa excepcional que poderia lidar com isso. Não foi até que sua esposa e família o confrontaram, incluindo despejar um saco de lixo de evidências (latas de cerveja, cocaína colheres, bitucas de cigarro, Valium, Xanax, Robitussin, Nyquil e enxaguatórios bucais), que suas paredes de negação desmoronaram.

Encarar a realidade é doloroso, mas é melhor abordar os sinais de alerta em vez de fechar os olhos. Às vezes, os cônjuges ignoram sinais de vício (ela continua voltando para casa atrasada), infidelidade (por que ele fecha abruptamente o laptop quando eu entro na sala?) Ou mentiras (essa história mudou novamente). As desculpas são montadas e a negação se torna capacitadora. É mais fácil ignorar avisos do que ter conversas difíceis, mas isso deixa os problemas livres para crescer sem controle.

Alguns dos danos causados pelo abuso infantil são causados por quem olhou para o outro lado e ignorou os sinais de alerta. Muitas vítimas tentaram contar aos pais ou professores sobre maus-tratos e foram desconsideradas ou pressionadas a não falar. Quando isso acontece, as vítimas duvidam de sua própria realidade, e a verdade se perde.

Essa distorção ocorre na violência doméstica, onde os agressores minimizam suas ações e as ameaças de serem feridas causam confusão e insegurança naqueles que são abusados. Um dos meus projetos examinou como a culpa de um agressor pode convencer uma vítima a duvidar do que aconteceu e se culpar. Uma mulher disse: "[Ele me convenceu que] se eu tivesse feito isso, ele não teria retirado meu cartão de débito ou ... ele não teria gritado comigo ou dito que eu era estúpido."

Os sobreviventes também usam a negação para lidar, porque é difícil admitir que ocorra abuso ou sair. A negação dá à vítima a chance de chegar a um acordo com uma situação terrível enquanto tenta não se sentir inútil. Como outro participante da pesquisa disse: “Se você não consegue se concentrar no negativo, as coisas sempre são melhores. Se você vive no mundo dos sonhos com o arco-íris, tudo isso, é sempre muito mais fácil lidar com isso. Se ele era ruim em tudo, então eu também tinha que ser ruim."

A negação da realidade pode ser compreensível, mas os problemas geralmente não mudam sozinhos. Se você está desconsiderando preocupações importantes, é hora de um respingo frio da verdade. Pergunte a si mesmo: estou evitando um problema difícil? Às vezes, reescrevo a realidade de uma maneira que se torna desonesta?

Nesse caso, talvez seja hora de romper a negação e aceitar os fatos. É assim que as mudanças ocorrem e os relacionamentos se tornam mais autênticos.

psychologytoday . com
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)