Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Perguntas e Respostas Realistas 15 - Tatuagem e as Escrituras
#1
Perguntas e Respostas Realistas 15 - Tatuagem e as Escrituras
(Por Lobo, respondido por Ice)

[Image: unMjQu5.jpg]

Pergunta: A bíblia condena tatuagem, o que acha das pessoas que tem uma ou mais e seguem a Deus? 

Resposta: É importante entender duas coisas quando o assunto é tatuagem, piercing, brincos etc. Primeiro é o contexto bíblico, na época histórica bíblica, pessoas tatuadas, marcadas e/ou com adereços geralmente eram escravas, aliás, um sinal muito comum para identificar um escravo era ele ter a orelha furada.

No entanto, a bíblia fala que um dos patriarcas da antiguidade colocou pendentes (argolas se não me engano) no nariz de sua esposa para adorná-la, não lembro exatamente quem foi e não tô com saco pra procurar agora. De forma que EU (é minha opinião, só minha, não quer dizer que estou certo) penso que atualmente PODE não ter nada a ver usar um brinco ou fazer uma tatuagem, como também pode ser altamente prejudicial.

Isto porque o segundo ponto a se entender é que marcas e sinais pelo corpo, especialmente tatuagens, denotam cultos e/ou devoção a divindades pagãs.

Era muito comum os sacerdotes dos cultos pagãos e os devotos de deuses-demônios se tatuarem. Os "tribais" usados em tatuagem geralmente derivam da religião de algum povo, são marcas religiosas em sua maioria.

Piercings também tem significados obscuros, ligados a ocultismo e rituais místicos. 

Pessoalmente não sou contra tatuagem, mas há coerência em alguém se dizer cristão e tatuar um dragão (animal que representa simbolicamente o diabo) ou até um demônio no corpo?!

Outra coisa é que somos responsáveis por nossos atos, se você não conhece o significado, como vai fazer alguma coisa?


Comentário do Guardião: Sou suspeito para comentar, afinal também sou cristão, particularmente não gosto de tatuagem mas por incrível que pareça tenho razões cristãs e mundanas para evitá-las.

As cristãs:
"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?" - Levítico 19:28.
"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor". - Levítico 19:28.
Não vou manchar as paredes do templo, inclusive correr o risco de desenhar algo com um significado oculto, ou até mesmo completamente pagão, que com certeza desagradará a Deus. 

Agora as mundanas:
Tatuagens envelhecem e ficam feias, se fez, é um caminho sem volta para mantê-las bonitas. No entanto nosso corpo envelhece também! Meu vizinho Agenor é um velho marinheiro que em sua mocidade tatuou uma sereia em seu antebraço, mas ele envelheceu muito, sua pele curtida de sol ficou toda enrugada, a sereia mais parece agora uma mancha verde, um peixe mal desenhado se a olharmos mais atentante.

Tatuagem é cara de se fazer, você deverá escolher o desenho e o local do corpo corretamente, o tatuador deve ser competente ou ficará marcado de forma grosseira pro resto da vida. Tattoos são uma espécie de modismo, e alguns desenhos não sobrevivem ao teste do tempo, virando motivo de piada depois. 

Tatuar mãos, braços, pescoço e rosto é como rasgar o seu RG, ou mesmo a carteira de trabalho! Não caia na conversa do vendedor descolado do shopping, vários setores da sociedade ainda são muito conservadores, e muitos bons postos de trabalho podem ser perdidos só por portarmos tatuagens na entrevista, se disserem que o mundo está mudando afirmo que é balela! Onde trabalho isso é muito mal visto por quem comanda a coisa toda.

Muitas tatuagens como dito anteriormente tem significados ocultos, podem ser utilizadas até mesmo para representar facções, atividades criminosas e delitos! Sou de SP, não sei se isso é comum no restante do país, aqui vai um exemplo: Se você tiver uma aparência suspeita na visão de um policial, ou mesmo estiver passando pela quebrada e for parado por um, se tiver uma tatuagem de palhaço (não importa se ela é bem feita, se é o Bozo, o palhaço Carequinha ou até mesmo o Joker interpretado pelo Heath Ledger), tattoos de palhaços por aqui significam matadores de policiais, e dependendo de como foi o dia do policial, você terá muito o que se explicar! Vale a pena arriscar sua vida por isso?        

A lista prossegue, mas acho que já citei o mais importante. Lembre-se: Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém.

Esse tópico faz parte do projeto Segunda das Relíquias perdidas.
Responda-o
#2
Eu, como cristão, vou deixar minha visão sobre isso. Longe de mim querer ditar regras na vida alheia.

Uma tatuagem e um piercing, de maneira isolada, não podem ser considerados intrinsecamente maus. Mas é importante relembrar sobre a virtude da temperança (moderação, comedimento), exemplifico - uma pequena tatuagem em um local menos destacado do corpo é uma situação, já tatuar um símbolo pagão no rosto é outra situação completamente diferente.

Eu não fiz/farei uma tatuagem por acreditar ser um desperdício financeiro e de tempo, além de estar correndo o risco de, na velhice, vir a me arrepender.

Em relação à religião especificamente, é interessante lembrar que os próprios cavaleiros da Ordem de Cristo e cruzados de diversas ordens, possuíam tatuagens:

Por que há 700 anos existe a tradição de tatuar cristãos em Jerusalém?
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#3
MEU CORPO MINHAS REGRAS
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#4
(22-06-2020, 12:44 PM)Mindingo Escreveu: MEU CORPO MINHAS REGRAS

Que lacrada, hein fofa  trollface
Responda-o
#5
Embora eu concorde que exista a discriminação implícita sobre tatuagens, piercings ou qualquer outra modificação corporal, hoje em dia tudo isso está banalizado e em cada esquina tem um estúdio de tatuagem, mas e daí?

Sou de uma geração que tatuagem era "arte marginal", sendo esta uma característica principal do underground (...diga-se de passagem, no meio punk, metal e etc!) e era feita para chocar que as visse, e não entrando no mérito da questão, pois além de desvirtuar o tópico, ficaria imenso e não é esse o foco do debate, hoje em dia é mais fácil encontrarmos uma pessoa com uma tatuagem do que uma pessoa que não a possui (...e convenhamos que são desenhos "modinhas" só porque (o) a vagabundo (a) da novela tem!).

Eu possuo algumas, não as deixo à mostra e assumo a responsabilidade e consequências de cada desenho que eu tenho e vida que segue, porém sou contra o (a) imbecil, que por influência da mídia, assim como já foi dito, rabisca o corpo todo parecendo um gibí e depois reclama que é discriminado...

Enfim, cada um sabe de sí e que assuma as consequências dos seus atos.
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Perguntas e Respostas Realistas 45 - Como conheci o deserto da Real Guardião 2 913 02-07-2023, 05:56 PM
Última Postagem: Baralho
  Perguntas e Respostas Realistas 51 - Namoro Pós Real 10 Guardião 0 547 10-01-2021, 04:55 PM
Última Postagem: Guardião
  Perguntas e Respostas Realistas 50 - Casamento e as Escrituras Guardião 0 484 03-01-2021, 06:29 PM
Última Postagem: Guardião
  Perguntas e Respostas Realistas 49 - Namoro Pós Real 9 Guardião 0 465 03-01-2021, 06:16 PM
Última Postagem: Guardião
  Perguntas e Respostas Realistas 48 - Mundo Pós Real 2 Guardião 0 567 21-12-2020, 03:39 AM
Última Postagem: Guardião

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)